domingo, 9 de julho de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#37) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


E como de vez em quando acontece, hoje sorteei homenagear mais uma pessoa do nosso "blogobairro" que muitos, senão TODOS os que por aqui passam habitualmente, poderão facilmente reconhecer.

Para descobrirem de quem se trata vou dar-vos uma vez mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então o NOME da pessoa que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.

PODEM VER AQUI (ou no separador ali em cima) A LISTA DOS HOMENAGEADOS EM EDIÇÕES ANTERIORES.


ENIGMA nº 37




Quem acham que estará a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------




REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº37




Como sabem, é para mim um prazer enorme construir um enigma em que a chave central é o nome de um dos nossos amigos da BLOGOSFERA, uma das pessoas que costuma acompanhar-me a mim e a todos nestes meus devaneios de domingo à noite.

Esta semana coube em sorteio homenagear a nossa amiga LUÍSA do blogue «À Esquina da Tecla», talentosa "artista" que nos deleita a todos nós seus seguidores com a sua criatividade e imaginação. 
Para quem a conhece bem, não preciso de dizer muito mais... para quem não a conhece, poderá precisar de interpretação para as cinco pistas que escolhi.

Então vamos lá: 
Esta nossa amiga da BLOGOSFERA tem imensas rubricas deliciosas, uma delas de nome PALAVRAS AO VENTO, onde deixa a sua sensibilidade para a escrita voar, e tem posts fantásticos de FOTOGRAFIA (um dos seus hobbies favoritos), de onde se destacam os seus Passeios de Domingo.
Escolhi o HENRY MILL (que me deu um trabalhão para acertar com a grafia do seu nome) por ter sido o responsável pela invenção da Máquina de Escrever, um dos símbolos do cabeçalho do blogue desta nossa Amiga. 
"Mãe soberana" é outra denominação pela qual é conhecido o Santuário mariano dedicado a Nossa Senhora da Piedade e que fica no concelho de Loulé de onde a nossa amiga é originária.

Agora para ti Luísa:
Muitos beijinhos querida amiga, espero que tenhas gostado deste pequeno mimo que me deu muito gosto preparar.


ACERTARAM:
Rui Espírito Santo  - Ricardo Santos - Janita - Papoila - AvoGi - Luísa - Elvira Carvalho - Gábi - Graça Sampaio - Prof. João Paulo - Manu Maria Araújo - Fernanda Maria - Lis Costa - YellowMcGregor - Esmeralda Martins - Julia Ribeiro - Teresa (Ematejoca).


Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  



  :))

58 comentários:

  1. Penso que sei quem é ! Enviei mail !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      E acertaste!
      Mesmo com um gaffe que eu cometi na pista 4. Só para tirares a tua dúvida, peço-te então que olhes de novo para a pista nº 4.


      Beijinhos à francesa
      (^^)

      Eliminar
    2. E já agora Ricardo o que é que estava no email enviado?

      Eliminar
  2. Estas homenagens matam-me. Não conheço ,muitos dos homenageados, nem quem já foi.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Hoje isto está a correr-me tudo mal... há dias assim! Até já tive de mudar umas das pistas porque me tinha enganado! (isto não é nada meu!) :(
      Além disso, já queria ter colocado uma etiqueta que conduza APENAS aos posts das homenagens... mas ainda não consegui.
      A ver se o consigo ainda fazer esta noite.


      Um grande beijinho com amizade
      (^^)

      Eliminar
    2. Parece-me que seria uma óptima ideia colocar assim umas pistas com as iniciais do nome do/a homenageado/a...

      Eliminar
  3. ehehehe... Tenham cuidado que a nossa Deusa, hoje está muito exigente !!! rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Exigente mas trapalhona!
      Ainda estou para entender como é que no lugar de Henri Mill escrevi Henry Miller. É o que dá estar a fazer uma coisa mas com a cabeça absorvida por outra!


      Beijinhos condescendentes
      (^^)

      Eliminar
    2. de onde eu estou, tanto pesco a pista com Henry Miller como com Henri Mill :(

      Eliminar
    3. A culpa não foi tua ! Inicialmente, tive quase a certeza de quem se tratava, pelo menos por duas das Palavras e dei logo o meu palpite.
      Logo de seguida pretendi justificar todas as pistas, o que gosto de fazer sempre e "esbarrei" com a de Henry Miller ! :(
      Quando te apercebeste do engano e alteraste a Palavra, eu, ao tentar pesquisar Henry Mill, o corrector ortográfico do Google assumiu Miller !!! ... Ora deve ter sido isso mesmo que aconteceu contigo ! Só que não reparaste na "troca" ! :)

      Eliminar

    4. Rui,

      Deve ter sido isso sim.
      Mas o que lá vai, lá vai! :))

      Eliminar
    5. O último desafio do RUI tem a ver com HENRY MILLER, não é verdade?

      Quanto ao teu desafio, AFRODITE, não vejo luz ao fundo do túnel.

      Beijinhos que o vento te leva...

      Eliminar
    6. Não Teresa. Nem com o Trópico de Câncer, nem com o de Capricórnio ! :
      É 100% português !!! :))
      Alguém que é Lobo d'Alma ! ... A sério, Teresa ! :)

      Eliminar
    7. O meu problema foi: eu estava convencida que o autor era do género masculino, mas ao saber que afinal era do género feminino, gritei: EURECA!!!

      Eliminar

    8. Teresa,

      Os desafios de homenagem nunca são difíceis... para quem conhece as pessoas em destaque e consegue aperceber-se das subtilezas que as pistas contêm.
      Logo à noite vou fazer a reedição e ficarás a saber se conheces a pessoa em causa ou não.

      Ah... e posso dizer que aqui (tal como no desafio do Rui) TAMBÉM se trata de uma mulher :)


      Beijinhos femininos
      (^^)

      Eliminar

    9. Rui,

      Ainda a propósito da questão do nome do Senhor Henry Mill, tu sabes que a Wikipédia tinha o nome errado e eu escrevi «Henri» e o correcto é mesmo «Henry»!?
      Está empecilhada esta coisa! :)
      Mas já corrigi de novo!


      Beijinhos sem erros ortográficos
      (^^)

      Eliminar
  4. Mesmo sem qualquer pesquisa vou arriscar um palpite.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Janita,

      Os primeiros palpites, os por instinto, não costumam falhar!
      Parabéns! É isso mesmo!!


      Beijinhos sem qualquer risco
      (^^)

      Eliminar
    2. E já agora Janita qual era o palpite?

      Eliminar
  5. Para já não faço ideia...vou procurar pistas nos comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
  6. Já seguiu o meu palpite....eu sou sempre muito apressada e a pressa é má conselheira!!!!
    Mas pelo menos justifiquei o meu raciocinio :)))
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      às vezes precipitas-te, é verdade, mas desta vez até justificações apresentaste! Não havia como enganar!
      Parabéns! Mais um enigma de Domingo decifrado! (eu escrevi "enigma", mas estava para pôr... passeio!) hehehe


      Beijinhos minha querida, boa semana
      (^^)

      Eliminar
  7. Quem é Henri Mill?
    Vou googlá-lo...

    ResponderEliminar
  8. "Henry Mill was an English inventor who patented the first typewriter in 1714. He worked as a waterworks engineer for the New River Company, and submitted two patents during his lifetime." Wikipedia
    Portanto, será um/a blogger que utiliza máquina de escrever...
    ou é engenheiro...
    ou inventor...

    ResponderEliminar
  9. Preciso de mais pistas!!!
    Por exemplo ele/a esteve em algum encontro de bloggers e qual?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Dou-te UMA ÚNICA pista extra: é mulher! :)

      Eliminar
    2. É um/uma verdadeira artista....ninguém fica indiferente quando lá vai
      de visita...
      Será que ajudei???
      bjs

      Eliminar

    3. Papoila,

      Corroboro as tuas palavras! É uma verdadeira artista e com vários dons!

      :)

      Eliminar
  10. Ai deusa... Anda assim a. MOdos que cheia de trabalho sem tempo de me por a a teclar... Olha passeia nà esquina quando fui ao passeio.... Sabes que passeio ao domingo não sabes?
    Kis:=)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gi,

      heheheh
      És sempre a mesma pagodeira!!


      Beijinhos de Domingo à noite
      (^^)

      Eliminar
  11. Ultima tentativa antes de desistir... seguiu por mail
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Parabéns por nunca desistir!
      É a prova que consegue sempre superar-se!


      Um beijo enorme
      (^^)

      Eliminar
  12. Acabo de enviar e-mail. Terei acertado?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Ainda está para nascer enigma que tu não consigas decifrar! :))
      Claro que acertaste! :)


      Beijinhos ao espelho
      (^^)

      Eliminar
  13. Acho que já sei :)
    vou enviar email

    obrigada pelas pistas (se eu estiver certa e se não estiver também :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Não tens de agradecer! Faz parte da brincadeira este "jogo do gato e do rato"!
      Prova superada!!


      Beijinhos parabenizadores
      (^^)

      Eliminar
  14. Desta vez estás mesmo virada para o sul.... vou enviar a minha proposta de resposta.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      Até parecias a Mafaldinha a cantar «Pássaros do Sul, bando de asas soltas...»
      Tiro certeiro! Submarino ao fundo! :))


      Beijinhos certeiros
      (^^)

      Eliminar
  15. Querida amiga
    Apesar da hora tardia, não vou deixar de participar, até porque este enigma me parece fácil.
    Envio amanhã mail.
    Tem uma boa semana

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Ainda bem que achas fácil! :))
      Depois amanhã oficializas a coisa! :)
      Dorme bem!


      Beijinhos e até amanhã
      (^^)

      Eliminar

  16. TODOS:

    Se não me enganei na contagem, onze respostas certas já cá cantam.
    De qualquer modo para ajudar quem ainda precise mas sobretudo para edições futuras, arranjei um modo de poderem de forma rápida saber a quem já tocou em sorte ser homenageado. Para tal, criei um novo SEPARADOR que poderão encontrar por baixo do cabeçalho do blogue de título «Homenagens». Assim, caso seja necessário tirar alguma dúvida, fica lá o registo para memória futura.


    Obrigada e bom início de semana
    (^^)

    ResponderEliminar
  17. Adoro o blog que escolheste para esta mão cheia de lindas palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      E não és só tu que adoras! :))
      E claro, estás de parabéns! Mais uma resposta certa!


      Beijinhos escolhidos para ti
      (^^)

      Eliminar
  18. Ontem vim cá mas não me pude demorar, vou tentar sendo que, assim que li as pistas associei de imediato a esta pessoa! Espero acertar...

    Miminhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Tu és a pessoa que mais em desvantagem está porque ainda não tiveste tempo de conhecer toda a gente! Mas já faltam menos de 3 meses para o 6º Encontro, o TAL onde vamos finalmente estar TODOS reunidos! :))


      Beijinhos teclados
      (^^)

      Eliminar
  19. Oi Afrodite
    Ontem nao pude passar aqui e estou chegando agora. Não sei se vai dar tempo para
    pensar , Assim,de pronto nao estou sabendo _só deduzindo _ mas ainda incerta.
    De qualquer modo, deixando meu abraço e se descobrir mando email.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Normalmente faço reedição no terça depois do jantar... mas não é obrigatório que o faça.
      Posso deixar para fazer isso no outro dia.
      Se precisares de mais tempo, me avisa, tá?


      Beijinhos temporizados
      (^^)

      Eliminar
    2. Seguiu email,amiga
      Fui rápida dessa vez. Pura intuição rs
      Agora é esperar o resultado,
      Abraço grande

      Eliminar

    3. Lis,

      Neste enigmas onde os AMIGOS são as estrelas, funciona muito mais a intuição que a pesquisa! :))


      Beijinhos intuitivos
      (^^)

      Eliminar
  20. Querida amiga, penso que sei quem é mesmo sem pesquisa :)
    Segue email!

    Beijinhos a todos e um muito grande para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Tu é só chegar, ver... e vencer!
      Ah guerreira! :)


      Quero ver-te (escutar-te) sempre com garra!
      Beijinhos do tamanho do teu 💙
      (^^)

      Eliminar
  21. Com uma pista aqui e outra acolá, acho que já cheguei lá...
    Miminhos teclados ;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Nunca ouviste dizer que é grão a grão que enche a galinha papo? :)


      Beijinhos para encheres o papo
      (^^)

      Eliminar
  22. Pelos vistos ainda cheguei a tempo de acertar!
    Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Chegas sempre! Eu antes de Terça à noite nunca reedito! O que muitas vezes acontece é o contrário... eu não ter tempo e reeditar com atraso!
      Fechas se calhar a conta! Parabéns! Desafio superado!


      Beijinhos a tempo e horas
      (^^)

      Eliminar

  23. TODOS:

    Mais um posts reeditado, mais uma homenagem feita!
    Um abraço enorme a todos vocês... e hoje os beijinhos especiais são para a "nossa" Luísa.


    Bem hajam e obrigada por tudo
    (^^)

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada, querida Afrodite, por me incluíres nesta tua iniciativa e pelas tuas palavras tão gentis. Tenho que fazer por merecê-las. :)

    Obrigada também a todos os amigos que se associaram a este enigma e através dele me "procuraram". :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Mereces só palavras lindas!
      Enquanto fores tu própria... não terás de fazer nada mais do que isso.


      Um abraço com muita amizade
      (^^)

      Eliminar