domingo, 4 de dezembro de 2016

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#10) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


Hoje é Domingo e, nos meus Jardins, isso significa que é dia de desafio! Só que hoje há uma diferença... porque o ENIGMA que tenho para vos mostrar foi-nos oferecido pelo nosso amigo Professor João Paulo de Oliveira.
Espero que não achem muito difícil... e que participem no desafio para honrarmos a sua simpatia!


Vou dar-vos então mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco. Não se esqueçam que essa(s) palavra(s) é a solução do ENIGMA que vos proponho, um a cada semana.


ENIGMA nº 10



Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------



REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº10






1. Terramoto - O Marquês de Pombal foi o reconstrutor da cidade de Lisboa após o TERRAMOTO de 1755 ;
2. Iluminismo - Foi uma das figuras marcantes e proeminentes do ILUMINISMO em Portugal ;
3. Estadista -  Foi um ESTADISTA, como é por demais sabido ! Conde de Oeiras e Marquês de Pombal ;
4. Língua Geral - Foi o responsável pela imposição do uso da Língua Portuguesa no Brasil, proibindo o uso da LÍNGUA GERAL, uma miscelânea das línguas nativas com o Português;
5. Inglaterra - Foi embaixador em INGLATERRA,  Londres durante 7 anos (1738-1745).


ACERTARAM:
Rui Espírito Santo - YellowMcGregor - Papoila - Elvira Carvalho - Fê Blue Bird Luísa - Maria Antonieta - Catarina - Maria Araújo Pedro Coimbra - Gábi- Ricardo Santos - Teté.


Agradeço hoje em especial ao Professor João Paulo que teve a amabilidade e o engenho para construir tão interessante Enigma e também ao Rui Espírito Santo que deu uma resposta tão direitinha que me facilitou o trabalho da reedição.

E também... os meu sinceros agradecimentos a TODOS os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  



No próximo Domingo há mais  :)



54 comentários:

  1. Seguiram 2 mail. Um com a solução palpitada e outro com a justificação de cada ponto !

    Beijo a ti e parabéns ao Professor !
    À primeira vista fiquei mesmo "abalado" a pensar na possível grande dificuldade !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abalado será uma pista?

      Eliminar

    2. Rui,

      Desta vez, se é fácil ou difícil... queixem-se ao Professor! :)
      Os dois mails cá chegaram e só te tenho a agradecer o segundo... pois poupaste-me o tempo da reedição! heheheh


      Beijinhos sem abalos
      (^^)

      Eliminar
  2. Já tentei a minha sorte...

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será ramo uma pista?

      Eliminar

    2. YM,

      Tu tens sempre "sorte" nestas coisas! Ainda não falhaste um... e este não fugiu à regra!
      Obrigada!


      Beijinhos campiões
      (^^)

      Eliminar
  3. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Grato pelos parabéns.
    Acho que nossa querida Amiga, a minha Madrinha Afrodite, sem querer, deu uma pista ao citar o meu nome. Muitíssimo obrigado pela deferência!
    Saudações lusófilas.
    Caloroso abraço. Saudações lusófilas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome do Prof é uma pista?

      Eliminar

    2. Professor,

      Mas meu amigo... eu tinha de lhe dar os créditos da construção do Enigma desta semana! E se houver dicas extra, ninguém se vai importar!
      Obrigada pela iniciativa que teve em me oferecer a sua contribuição.


      Beijinhos lusos
      (^^)

      Eliminar
  4. PS - Ché, a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse que sou tão lusófilo, que reiterei as saudosas.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ela que não se viesse meter no assunto... hehehehe

      Eliminar
  5. Seguiu mail com o meu palpite.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não me parece que haja uma pista :(

      Eliminar

    2. Elvira,

      Obrigada querida amiga, o palpite não podia ser mais certeiro!
      Beijinhos e boa semana com pouco frio aí para o sul!
      (^^)

      Eliminar
  6. Querida amiga, segue email com o meu palpite :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aqui também não :(

      Eliminar

    2. Fê,

      Tu também és "mestra" nisto, seja o desafio mais fácil ou mais difícil, tu não falhas nunca!


      Obrigada minha querida, e votos de uma semana com paz e saúde!
      (^^)

      Eliminar
  7. Hum, nem ideia...vamos lá à procura de pistas nos comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Minha linda, acho que desta vez este pessoal não deixou mais nenhuma pista de jeito!

      (^^)

      Eliminar
  8. Vamos lá olhar de novo para as palavras com as pistas recolhidas em comentários...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Foca-te apenas nas 5 pistas! São essas que contam... e mais um bocadinho de cultura geral... e tá feito!

      (^^)

      Eliminar
  9. Nada, arranjei mais palavras-pistas e continuo sem fazer ideia :( talvez esteja a precisar de jantar...e depois tentarei regressar
    um beijinho e uma boa semana e quiçá até já...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Tenho a certeza absoluta que sabes! É só abrires o livro de História de Portugal.


      Um beijão... e uma semana fixe para Ti
      (^^)

      Eliminar
    2. Pista, História de Portugal :)

      Eliminar
  10. Estou como a Gabi, desesperadamente à procura de pistas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      É caso para cantarolar... «juntaram-se as duas à esquina» ♫ ... e desta vez é mesmo à esquina da tecla! hehehe

      Eliminar
  11. Entretanto palpitei por mail.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ora viste... eu sabia que não ias ter dificuldades. As 5 pistas que lá estão chegam e sobram!


      Beijinhos Amiga, boa semana... e obrigada!
      (^^)

      Eliminar
    2. Então Luisa já não estás mais comigo à esquina :)

      Eliminar
    3. Fiz um pequeno desvio e olha, Gabi, passei por Lisboa e por Vila Real de Santo António. :)

      Eliminar
  12. O meu já seguiu mas esqueci-me de vir aqui dizer que ele tinha ido...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Não é obrigatório... há pessoas que enviam palpite sem comentar... outras comentam e não enviam palpite...
      Está sempre tudo OK! :))


      O teu nome já lá canta nos créditos finais!
      Beijinhos minha linda e boa semana
      (^^)

      Eliminar
  13. Respostas

    1. Catarina,

      Cá chegou! Estava tudo em ordem e trazia os selos todos! :D

      Eliminar
  14. Será possível que eu tivesse chegado ao resultado esperado assim que acabei de ler as 5 palavras?!!! Mas eu estou a ficar um ás!!! Gaba-te cesto...
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ah pois estás! E podes gabar-te sim! Já semanas houve que não acertaste à primeira... mas não desististe! E com treino tudo se consegue!


      Obrigada minha amiga, olha que isto sem ti não era a mesma coisa!
      (^^)

      Eliminar
  15. Eu até estudei, e o meu pai trabalhou, com Jesuítas :)))
    Beijinhos que a resposta segue via Mail

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Deixaste uma boa pista para a Gábi. :)
      E não estás a falar dos famosos jesuítas da confeitaria Moura de Santo Tirso!


      O teu mail cá chegou certinho e direitinho!
      Obrigada... e muitos beijinhos
      (^^)

      Eliminar
    2. Obrigada, obrigada pela pista!

      Eliminar
  16. Voltei para ver se temos mais pistas...

    ResponderEliminar
  17. Vou enviar email (entretanto fui boicotada porque fiquei sem luz) só espero não ser a única a enviar um email com a resposta errada...
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Sem luz não vale... foi boicote mesmo! :(
      Para já todos enviaram mail com resposta certa... e tu foste mais um caso!
      Parabéns minha linda!


      Beijinhos agradecidos
      (^^)

      Eliminar
  18. Gabriela
    Eu acho que ele era do Sporting (haja alguém mesmo importante, que não aquele presidente !).
    Sabes porquê ?
    Foi visto a passear com um Leão !!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      "Escaquei-me" a rir com o teu comentário! :)))
      E podes bem dizê-lo: alguém mesmo importante!

      Depois da reedição logo à noite vou deixar-te aqui um link do Blogue «Restos de Colecção», que tu conheces, com um post soberbo onde poderás ver o tamanho real da cabeça do leão.


      Beijinhos pintados de verde (só para te fazer feliz)
      (^^)

      Eliminar

  19. TODOS,

    Logo à noite, como de costume, farei a reedição com a solução do Enigma desta semana... mas desde já agradeço a todos o convívio proporcionado.


    Beijos e abraços...
    (^^)

    ResponderEliminar
  20. Já enviei mail. Beijocas a ambos!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teté,

      E ainda chegou a tempo, antes da reedição.
      Vê por favor o link de que te falei de tarde.


      Beijinhos sem gripes nem constipações
      (^^)

      Eliminar

  21. TODOS,

    Post reeditado com a solução unânime a que todos chegaram!

    Aproveito para deixar aqui um LINK muito interessante que vos levará ao blogue RESTOS DE COLECÇÃO, de José Leite, onde podem apreciar uma fabulosa reportagem sobre a construção da estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa.

    ResponderEliminar
  22. Respostas

    1. Elvira,

      O blogue que indiquei merece ser visitado e o post em questão vem mesmo a propósito.

      Um beijinho
      (^^)

      Eliminar
  23. Que fantástico a coincidência do post / desafio ter origem no Professor e tu teres contigo esse notável documento histórico, de que já tinhas conhecimento desde Nov de 14 !!! ... Esse post (link) está um espanto, de trabalho e pesquisa, a que tu muito justamente fizeste juz em comentário, na altura !
    Muito bem, Afrodite ! ... Foi muito oportuna a introdução deste link !!!
    Já o li, mas voltarei para o ler com muito mais pormenor !

    Beijo de parabéns !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Sigo há já bastante tempo o blogue RESTOS DE COLECÇÃO, que aconselho a irem apreciar pois o trabalho de pesquisa e construção dos artigos é de verdadeiro valor. Já tive oportunidade de agradecer ao próprio José Leite, autor do blogue, pois ele presta, como lá referi, um verdadeiro serviço público.

      Fico feliz por teres apreciado.
      Beijinhos para ti também e boa noite
      (^^)

      Eliminar
  24. A «Língua Geral» é que me tramou... Tudo o resto apontava para o Marquês... Falta de atenção e pouca aplicação... Levei muitas da minha mãe por ser assim... eh eh eh


    Beijinhos aplicados...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      A maior parte das vezes não é necessário usar as pistas todas! Com duas ou até três chega-se normalmente à resposta e as restantes duas são apenas para confirmar ou para um tira-teimas que faça falta.

      Tu podes não ter pachorra para ser aplicada... mas tens óptima intuição! É só usá-la :))


      Beijinhos intuitivos
      (^^)

      Eliminar