sábado, 26 de maio de 2018

ALGUÉM ME SABE EXPLICAR??...




Desde ontem à noite que dei conta de que deixei de receber na minha conta de Gmail as notificações dos comentários que chegam aos Jardins de Afrodite. Nem recebo as notificações dos comentários que os meus amigos lá me deixam nem tão pouco dos meus próprios comentários de resposta.

Isso também acontece convosco?

Eu sei que cada um de nós tem a sua própria maneira de se mover neste grande mundo dos blogues - e neste caso em concreto estou a referir-me em particular ao mundo da BLOGSPOT.

Uns não utilizam a caixa de correio do Gmail, só trabalham directamente no blogue pois não querem a sua caixa de e-mails "entupida" com os assuntos da Blogosfera, razão pela qual também não subscrevem os comentários que fazem nos blogues dos amigos (o que implica que depois se quiserem saber se tiveram resposta dos seus anfitriões, têm de voltar a entrar post a post que comentaram)

Outros, grupo onde me incluo, depende do Gmail para saber se alguém comentou no seu blogue e utiliza as notificações de mail para estar informado dos subsequentes comentários feitos nos posts por si comentados.

Ora o que eu gostaria de saber é porque é que eu continuo a receber na caixa de e-mails as notificações dos comentários feitos em posts que subscrevi (na casa dos outros, portanto) e todos os feitos no meu próprio blogue, na minha própria casa, deixei de receber?!

Querem ver que isto tem alguma coisa a ver com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados ??  

Ou com isto ??




Espero que não... porque a ser, desculpem-me a franqueza mas é uma treta sem pés nem cabeça.
Estou... piurça!!... :/


34 comentários:

  1. EU não utilizo a caixa de correio do Gmail, só trabalho directamente no blogue.

    Aqui, só se fala do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados. Confesso, que me sinto como uma tonta no meio de uma ponte.

    Achei muita piada "Estou... piurça!!... :/". É um termo que eu uso frequentemente.

    Bom fim-de-semana.





    EU não utilizo a caixa de correio do Gmail, só trabalho directamente no blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Eu sei que trabalhas directamente no blogue... aliás, o não ires sequer à tua caixa de correio foi um grande problema que felizmente já foi ultrapassado.

      Estou chateada de facto porque é através do telemóvel que eu leio (e por vezes respondo) aos comentários e dependo das notificações que recebo no Gmail para saber quem comentou.


      Um beijinho amiga e obrigada pelo teu testemunho
      (^^)

      Eliminar
  2. Respondi por e-mail. Espero que ajude.

    Beijocas tantas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. NN,

      Eu li logo que o recebi e com avidez... mas como já te expliquei no mail de resposta a minha realidade é muito diferente da tua, eu não modero os comentários e não é na página dos comentários do Blogger que me inteiro se tenho novos comentários ou não. Eu dependo do Gmail para poder acompanhar tudo pelo telemóvel pois é muito mais prático e rápido. Mesmo que esteja a trabalhar no computador, tendo aberta a janela do Gmail mesmo que esteja a fazer outra coisa qualquer (a comentar nos blogues dos amigos, por exemplo) sei de imediato quando entra algum comentário.


      Obrigada amiga, agradeço-te de coração porque foste incansável!
      Beijinhos imensos
      (^^)

      Eliminar
  3. Tenta ver se não estão a ir inadvertidamente para a caixa de Spam :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Cláudio,

      Fui ver isso também, obrigada. Mas não se trata disso, a questão é outra e só pode ser uma de duas coisas: ou foi um "bug" qualquer, como muitos que de vez em quando acontecem nesta plataforma... ou então tem alguma coisa a ver com esta cena marada da histeria da proteção de dados.

      No imediato já resolvi o problema porque subscrevo agora também os meus próprios posts... mas gostava de perceber o que se passou aqui. Talvez ainda se consiga saber. Eu não tive ainda grande tempo para estudar o problema e ler sobre a experiência das outras pessoas.


      Obrigada pela força...
      Beijos do teu tamanho
      (^^)

      Eliminar
  4. Não faço a mínima ideia. Será alguma coisa temporária?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Madalena,

      Espero que seja temporário.
      Estou numa de esperar para ver o que daqui sai! :)


      Beijinhos madrinha...
      (^^)

      Eliminar
  5. Está a acontecer a mesma coisa comigo.
    No meu caso, nem à caixa de spam chegam.

    Bom fim de semana, Afrodite.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Observador,

      Como já respondi ali em cima ao Cláudio, no meu caso também não foram para Spam e sim, estou a ver que isto está a acontecer a mais pessoas.
      Só não sei se é a toda a gente ou se é só a alguns. É que, como me vou apercebendo agora, há pelos vistos muita gente que apenas trabalha e acompanha o blogue quando está mesmo lá dentro da plataforma.
      Já eu dependo do Gmail e das notificações de comentários para poder estar "em cima do acontecimento" onde quer que esteja e a qualquer hora.
      É que a minha vidinha não é só isto... e só com esta ajuda preciosa das notificações consigo fazer rentabilizar o pouco tempo que tenho para me dedicar à Blogosfera.


      Obrigada pelo teu testemunho.
      Boa semana...
      (^^)

      Eliminar
  6. Não lhe sei explicar. Só tenho três blogues que costumam responder aos comentário pelo correio e de dois deles que comentei, recebi a resposta.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Há aqui um equívoco qualquer! Ou eu não estou a entender o comentário que me escreveu... ou a minha amiga não entendeu o que pretendo saber.
      E o problema é que vai demorar a explicar :))

      Eu não me refiro aos comentários que eu faço na casa das outras pessoas. Fora raras excepções, eu sempre que comento um post de alguém, subscrevo os comentários isto é, coloco um "visto" no quadradinho ali ao fundo da caixa de comentários que diz "Notificar-me". Fazendo isso, recebo na caixa de entrada do Gmail não só o comentário que fiz como também todos os que entrarem depois do meu. Assim saberei quando me responderem.
      A Elvira disse que tem «três blogues que costumam responder aos comentário pelo correio»... e eu por acaso sou uma delas :)) ... porque eu, sabendo que muitas pessoas não subscrevem comentários, preocupo-me em fazer chegar a minha resposta à pessoa que fez a gentileza em me comentar. É que para mim é tão ou mais importante o que se escreve na caixa de comentários de um post do que o que está escrito no corpo do post propriamente dito. E ainda digo mais: se uma resposta não chegar ao seu destinatário, de que me valeu o esforço e toda a entrega em escrevê-lo?? Bom mas isso já são outros quinhentos.

      O que me fez escrever este post foi o facto de ter deixado de receber no meu e-mail as notificações dos comentários que entram nos meus Jardins e no meu outro Blogue, o Smooth Latitude. É por esse sistema que sou informada quando um novo comentário é feito e isso acontece no segundo logo a seguir a alguém clicar no botão "publicar".
      Só que... qualquer coisa aconteceu de sexta para cá... e fiquei com uma espécie de apagão nas comunicações ! :D
      Logo de seguida descortinei um remedeio para o problema... mas ainda não encontrei respostas para a causa.


      Desculpe se fui maçadora... mas isto de querer sempre explicar tudo bem explicado são os "ossos do (meu) ofício"!! :))
      Muitos beijinhos e bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  7. Desconfio que me está a acontecer a mesma coisa. Há pouco comentei (em resposta) em dois posts meus. Os comentários estão nas caixas do blog mas não caíram na minha caixa de correio.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Como já expliquei em respostas mais acima, a solução a que podemos deitar mão é a de, a partir de agora, subscrever as notificações dos nossos próprios posts.
      Claro que se não recuarmos um pouco mais lá atrás e clicar nos quadradinhos dos posts (pelo menos) de um passado mais recente, qualquer comentário de um post mais antigo nunca chegará ao nosso conhecimento.

      O Blogger está em remodelação. Podes aguardar mais novidades. Só espero que as próximas sejam boas.


      Beijinhos em expectativa
      (^^)

      Eliminar
  8. :((( ... Precisamente o mesmo está a acontecer comigo ! ... E pelos vistos, tenho um sistema de acompanhamento dos meus posts tal como tu ! :(
    Inicialmente nem me apercebi.
    Achei estranho, ao libertar os comentários que estavam sob moderação no post anterior (Casinho do Estoril), não os ver na caixa do mail. (??) ... mas não liguei muito, porque ao libertá-los, eles apareceram no post.

    O problema foi posterior, que não via entrar novos comentários na caixa dos mails, mas via-os depois no post ! (?)
    Só me dei conta, porque me chamaram a atenção relativamente a um comentário que eu tinha recebido no post, mas que não sabia que tinha entrado. :((

    Isto vai ser uma "chatice", principalmente quando se comentar posts já passados, que não temos maneira de saber que entraram. :((

    Agora porque é que isso está a acontecer é que não sei. O facto de estar a acontecer a outros é sinal que o mal não nos diz respeito individualmente !
    Ah. E é verdade. Relativamente aos que subscrevo de outros blogs, esses entram direitinhos !

    Também estou "pior que urso" !!! :((( ... gggrrrrr ... Não se aproximem ! :((
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Falaste precisamente onde eu me quero focar: na solução deste problema, se não total, pelo menos parcialmente. Se ao subscrevermos os comentários dos posts dos nossos amigos, individualmente post a post, as notificações lá vão chegando... então fazemos isso também às nossas próprias publicações e assim fica a coisa remediada.

      Só há um grande senão... e tu sabe-lo bem porque o estás a sentir na pele: Tu tens os teus desafios a decorrer com o comentários moderados e a urgência com que é necessário moderá-los não se compadece com esperas... e o método de subscrever as notificações por mail só se aplica aos que são publicados e não aos que ficam retidos sob moderação.

      Grande F#&%... :((
      Tu sim tens motivos para estares piurso!


      Teremos de nos habituar a fazer as coisas de forma diferente...
      Beijinhos pacientes
      (^^)

      Eliminar
  9. Minha querida Clarinhamiga

    Não sei nada, não percebo nada, não vejo nada e até tenho raiva a quem perceba, saiba ou veja. O blogger é um mistério pior do que o velho Fantomas da minha meninice. É ver o que aconteceu com o URL do meu blogue que continuava a dar raia por ter parado no tempo e dali não saía nem com uma "metralhadeira" apontada até que o deletei

    Por isso só te posso desejar boa sorte e paciência e esperar deitada...

    Muitos bjs e qjs deste muito teu amigo casal Ferreira
    _________
    Tal como havia avisado acabo de publicar na Nossa Travessa um novo artigo de minha autoria intitulado É difícil viver com um mongoloide. Com ele inicio uma saga que se inspira nas narrativas da nossa Amiga Elvira Carvalho a quem agradeço o “empurrão”…

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Henrique,

      E eu lá sou de ficar sentada à espera?
      Eu sempre fui autodidacta nestas coisas das bloguices, como a quase retumbante maioria dos que por aqui andam, mas pretendo sempre saber mais e estar informada das coisas. Tenho um "defeito" que é o de ter de entender as coisas que me rodeiam. E também não me canso de partilhar e passar aos outros o que sei e aprendi. Só assim podemos melhorar e viver melhor nesta grande comunidade.


      Obrigada pelos beijinhos... que retribuo aos dois
      (^^)

      Eliminar
  10. Pelos vistos está a acontecer com todos os que têm blogues da Blogger. Comigo passa-se o mesmo ! :(((
    A solução é subscrever logo quando é publicado o "post". Chato por causa dos programados. Penso que isto poderá ter a ver com a confidencialidade dos dados... um treta como diz a Afrodite !
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Giro 3 blogues da blogger e tudo está certinho. Mas, certo é que está muita gente a queixar-se, alguma coisa coisa estará a acontecer.

      Eliminar

    2. Ricardo,

      Para quem como eu e como tu tem os comentários livres, essa solução da subscrição de notificações resolve sim. Não resolve o problema dos posts com comentários moderados nem daqueles que entram por agendamento.

      E está-se-me a parecer que as novidades que a Blogger tem não vão ficar por aqui. Há funcionalidades que estão a retirar... para dar lugar a outras novas que estão a caminho.
      Ainda não tive quase tempo para me dedicar a ler sobre esta onda de modificações mas de vez em quando passo pelo Fórum de Ajuda do Blogger para ver se apanho mais alguma informação.


      Beijinhos com notificação
      (^^)

      Eliminar

    3. NN,

      A tua informação induz em erro! (malandreca...) :))
      A única razão pela qual dizes que nos teus está tudo certinho... é porque tu não utilizas a funcionalidade (que até este momento o Blogger nos facultava) que permite recebermos no nosso endereço de mail as notificações de todos os comentários que entram no nosso blogue. O que me irrita... é que no painel de controlo continua tudo igual, quem for às DEFINIÇÕES ao submenu EMAIL, continua lá a permitir colocar um ou mais endereços para receber notificações. O que levaria a supor que essa funcionalidade será para manter.
      Hope so!!


      Beijinhos com esperança
      (^^)

      Eliminar
  11. Eu só os teus comentários é que recebo por mail os outros é directamente no blog...
    Não sei mais como te ajudar. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Minha flor, preciso de te pedir um favor se não me levares a mal: por favor lês o comentário que deixei em reposta à Elvira? É que ela também interpretou o problema que eu aqui trouxe tal como tu... e a minha resposta lá também dá para te esclarecer.


      Beijinhos só para ti
      (^^)

      Eliminar
  12. Grande confusão que para aqui arranjaram!!!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Mas não nos contaste se foste afectado ou não. É que tinha bastante interesse em saber se isto está a afectar apenas parte dos usuários ou se é global.


      Beijinhos à espera de resposta
      (^^)

      Eliminar
    2. Ficas a saber que é global. :) Eles "andem" a ver se descobrem qual é o problema! :)

      Eliminar

    3. Cláudio,

      Então será mesmo "bug"...
      Parece que a solução é aguardar para ver como vai ser daqui para a frente.
      Entretanto tenho estado com um olho no que se passa no FÓRUM DE SUPORTE do BLOGGER e também por lá se esperam respostas.


      Obrigada pelo feedback.
      Beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  13. Olá Afrodite ! tenho de vir ler isto a sério para tentar perceber se há problema ?! olha que a minha inocência ficou abanada, ao ler que ficaste "piurça"! isso a mim deixou-me preocupada :( já que mistérios na blogo dizem que há muitos e segredos secretos e desvendados não há quem dê conta disso tudo que por ai vai e vem ! bom espero que não nos tirem as ligações com os amigos já que nos habituaram à coisa, como se me tirassem o cafezinho da manhã, um pesadelo que seria!
    beijinho, feliz dia e as coisas se hão de recompor penso que eu que assim será, mas vou ler mais um pouco mais tarde,
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela,

      Lê com tempo.
      Sei que este problema não afecta toda a gente pois muitos não utilizam a funcionalidade de receber as notificações de comentários no mail (e que agora não está a funcionar) e por isso nem se deram conta de nada. Não sei qual é o teu caso.


      Beijinhos minha linda, boa semana
      (^^)

      Eliminar
  14. Pois minha estimada amiga AFRODITE, da minha parte não sei explicar o que se possa estar a passar, de resto comigo também se têm passado coisas estranhas ao longo do tempo aqui no Blogger em concreto. Além de que eu sou um daqueles mais torpes, que por exemplo utilizo muito pouco o e-mail, inclusive chego a ser tão auto reconhecida e confessamente básico nisto da blogosfera, que muitas vezes nem entendo objectivo-tecnicamente ao que outras pessoas se estão a referir, como no caso agora aqui da AFRODITE. Houve até um tempo inicial deste meu blogue em que eu tinha moderação de comentários, mas tendo-me esquecido objectivamente disso e não acreditando muito que alguém comentasse por aqui, até porque tão pouco sou grande divulgador do meu próprio blogue, um determinado dia surpreendi-me com uma série de, muito estimáveis e honrosos, comentários a aguardar moderação.

    Enfim, para além de eu mesmo poder estar a perder algo de momento, começo a preocupar-me se alguém mais está a perder algo pela minha própria torpeza ao respeito, em associação ao por vezes incompreensível mau ou pelo menos estranho funcionamento do blogger face à norma!

    No fundo com tudo isto, estou a dizer que não sei como ajudar, inclusive podendo ser também eu a eventualmente necessitar de ajuda _ em suma: vou :), para não :(

    Apesar de e/ou até por tudo, ficam os meus votos dum excelente resto de semana e que tudo resolva o mais breve e plenamente possível.

    Beijo solidário, ainda que praticamente pouco ou mesmo nada útil

    VB

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Victor,

      A situação ainda se mantém... e já perdi a fé de que volte a funcionar nos molde anteriores.
      Temos de nos adaptar... mas que prejudica, isso podes acreditar.


      Beijinhos e bom fim de semana que se aproxima a passos largos
      (^^)

      Eliminar
  15. Também me acontece, mas não dou especial importância a isso.
    Até porque desde o início houve sempre comentários que caíam no mail e outros não... deve haver uma razão... de qualquer forma, habituei-me a 'resolver' das duas maneiras e isso dá-me maior sensação de leveza em relação a 'isto'.

    Bom fim-de-semana, Afrodite!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Isabel,

      Há sempre maneira de contornar os problemas. Eu já contornei os meus mas, quem tem comentários moderados porque precisa de os ter assim mas necessita de uma forma expedita de deles ter conhecimento... nesse caso já é uma grande maçada.


      Beijinhos leves
      (^^)

      Eliminar