domingo, 10 de setembro de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#45) (POST REEDITADO)


(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)



Desculpem-me o atraso... 
Cheguei agora numa pressa... hoje quase não havia desafio!!

Mesmo feito "às três pancadas", não vou fugir ao que é hábito, vou dar-vos como sempre uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem a palavra que, desta vez, faz a ligação entre as cinco pistas: a CHAVE do enigma.




ENIGMA nº 45




Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------



REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº45




1. Scorpions - esta banda rock alemã, originária de Hannover e fundada em 1965, tem um tema muito conhecido de título «Rock You Like a Hurricane», que como sabem, "hurricane" quer dizer FURACÃO em português;
2. Mar - É no mar que um FURACÃO se forma, normalmente em águas com temperaturas acima dos 27º;
3. José - é o nome dado ao FURACÃO que se formou na zona do Mar das Caraíbas, logo a seguir  a ter-se formado o IRMA e antes da formação do KATIA;
4. Caraíbas - região da zona central do Continente Americano afectada e devastada pelo FURACÃO IRMA;
5. Philip Klotzbach – é um meteorologista especializado no estudo e previsão da ocorrência de FURACÕES na região do Atlântico.



ACERTARAM:
Janita - Elvira Carvalho -  Papoila - Rui Espírito Santo - Prof. João Paulo - Luísa - Ricardo Santos - Gábi - Pedro Coimbra - Catarina - Observador - Teresa (Ematejoca) - Maria Araújo - Yellow MacGregor - Graça Sampaio - Flor de Jasmim.

Um abraço especial ao Victor Beirão que ainda não foi desta que se aventurou a participar :)


Resumindo... os meus sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


  :))

58 comentários:

  1. Já tinha estranhado :))) e preparava-me para perguntar ao Rui se estarias de férias sem que eu me tivesse apercebido!!!
    Segue o meu palpite.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Já é a segunda vez que, chegando muito tarde a casa e não tendo tido oportunidade de deixar o post feito e agendado para sair à hora certa, tenho de vir a correr (e fora de horas) criar, construir e publicar o Enigma de domingo à noite!

      Obrigada pela espera... e parabéns! Acertaste em cheio, mesmo no "olho" do dito!


      Beijinhos com pontaria
      (^^)

      Eliminar
  2. Já seguiu o meu palpite.

    Ia falar-te para colocares o texto a branco - como costume - mas vi que já o fizeste.

    Um beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Janita,

      Sabes bem que a pressa é inimiga da perfeição!
      Mas como já era tão tarde, publiquei sem ter feito a revisão do texto.
      Mas depois lá fui espreitar... e vi que o blogger me tinha trocado as voltas!
      Obrigada, já está corrigido!

      E quanto ao teu palpite... não precisas de corrigir nada porque está tudo bem! :D


      Beijinhos sem culpas nem desculpas!
      (^^)

      Eliminar
  3. Isto hoje está atrasado e mais difícil e não admira ! ... As coisas não estão nada boas para muita gente ! :(
    ... Meia hora de pesquisas ! ... e o JOSÉ quase morria no MAR das CARAIBAS, se não fosse o PHILIP e os SCORPIONS darem-lhe uma ajuda ! ... UFFFA , foi preciso ter olho ! :)))

    Beijinhos ainda a rodopiar, Afrodite !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Pistas não faltam no teu comentário!
      É o que eu sempre digo... um mãos largas! :D
      Sabes que sempre que se fala do Mar das Caraíbas me lembro do Jack Sparrow!?? Só que hoje aqui não há piratas!


      Beijinhos no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio
      (^^)

      Eliminar
    2. Desta vez é tão fácil, que NINGUÉM precisa de pistas.

      Eliminar

    3. Teresa,

      Eu bem prometo a mim mesma, a cada semana, que o enigma seguinte vai ser mais difícil... mas nunca consigo fazer o que prometo a mim mesma! :D

      Eliminar
    4. Com a minha má disposição, se o desafio fosse difícil não teria participado. Um desafio com um tema actual e assustador.

      Eliminar
    5. É assustador sim!
      Dizem que depois da tempestade... vem a bonança. Neste caso a bonança só se for para aqueles que têm negócios que estejam ligados à limpeza e reconstrução. :(

      Eliminar
  4. Poderosa deusa Afrodite.
    Tomo a liberdade de deixar uma pista, porque poderia ter a palavra Doroty.
    Que gozo mor saber o desafio com três palavras das pistas.
    Caloroso abraço Saudações brisaianas.
    Até breve...
    Jardineiro JP
    Um jardineiro em busco do adubo afrodisíaco, conhecimento, bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      A pista extra que nos deixou é uma boa pista sim! Quem quiser (e souber) que a agarre! :)
      Certíssimo, e conseguiu decifrar o enigma com apenas três das cinco pistas. Até me aventuro a tentar adivinhar... que foram as três centrais!
      Acertei?


      Beijinhos, três... que foi a conta que Deus fez
      (^^)

      Eliminar
  5. Seguiu já a minha resposta. Espero que chegue sem estragos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Pois... :(
      Mas chegou cá tudo certinho, numa simples rajada de vento vinda de Sul para Norte!


      Beijinhos sem mais perguntas
      (^^)

      Eliminar
  6. Li philip e pensei que sabia qual seria a chave. O Rui diz que é difícil... e agora estou na dúvida. Ora vou continuar a ver as notícias. Dias inteiros sobre o mesmo tema. Trump ficou em segundo plano. Nem é mencionado.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Hoje até eu, que vejo tão pouca televisão e notícias muito poucas, estive "agarrada" à CNN a acompanhar as reportagens em directo.


      Beijinhos em diferido
      (^^)

      Eliminar
    2. O Rui é um fingidor como um certo poeta português, Catarina, portanto não tenhas dúvidas. A deusa do amor, desta vez, ficou com a mente da deusa da destruição.

      Eliminar
    3. Ele, o Rui, faz a sua parte e nós fazemos a nossa, ematejoca, para dar mais drama à coisa! :)) Embora já tenha acontecido não fazer a mínima ideia de qual será a chave.
      :))

      Eliminar
  7. Prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Apreciei a pista que deixaste no comentário de tua lavra.
    Também aprecio sobremaneira teu olhar sagaz.
    Caloroso abraço. Saudações assustadoras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
  8. Seguiu palpite.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Seguiu daí... e chegou cá direitinho como um fuso! :)
      Obrigada minha querida amiga!


      Beijinhos e votos de boa semana também
      (^^)

      Eliminar
  9. Seguiu palpite. Penso ter descoberto com três pistas, mas no final vou verificar as outras duas que me deixaram confuso.
    Obrigado Afrodite por mais este enigma

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Apesar de não utilizares as mesmas três pistas que o Professor utilizou, também não precisaste de todas para chegares à resposta certa!
      Parabéns!
      Prometo que desta vez faço a reedição no timing certo... para não ficares muito tempo intrigado! :D


      Beijinhos enigmáticos
      (^^)

      Eliminar
  10. Cheguei agora e comecei pelos comentários antes de comentar que para já não faço ideia...vou olhar de novo para as pistas e para os comentários que terão pistas...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Redonda,

      Como temos de começar por algum lado... e depois de ler as pistas principais, as dos comentários (quando as há) também ajudam bastante.

      (^^)

      Eliminar
  11. Acho que já sei (se estiver cerca a pista fundamental foi a do Prof. porque adorei o livro e o filme)
    um beijinho e boa-noite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      E sabias sim :)
      Cá chegou direitinha a encomenda, perdão, a resposta! :D


      Beijinhos enviados num Postal dos Correios
      (^^)

      Eliminar
  12. Cara jardineira Gábi.
    Creio que agora estás sob a égide de Morpheu.
    Folgo saber que a pista que deixei foi um "FIAT LUX".
    Apesar de estar amuadíssimo por não ser um dos felizardos ruinetes no encontro, na capital do reino distante além-mar, no dia 8 vindouro, espero - no primeiro semestre do ano de 2018 - conhecê-la pessoalmente.
    Caloroso abraço. Saudações dorotyanas.
    https://www.youtube.com/watch?v=bRB8qUOewgI
    Até breve...
    Jardineiro JP
    Um jardineiro em busca do adubo afrodisíaco, conhecimento, do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
  13. Este é de caras.
    Muito ventoso

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      É de caras e de coroas!
      Pra reconstruir e pôr depois tudo no lugar são necessárias umas coroas valentes! :(
      E infelizmente estão na moda, como tu disseste!


      Beijinhos soprados numa brisa suave
      (^^)

      Eliminar
  14. Ora bem ! ... De caras, de caras, só pela intuição com duas das palavras, mas que poderiam ter outras interpretações !? ...
    Para ter a certeza, há uma delas que é decisiva e explícita e a partir daí, sim, já dá para pesquisar !

    Acontece é que nos últimos desafios não me contento em chegar à palavra, pela intuição e tenho enviado as 5 provas ! Ora isso é que dá gozo, embora atrase a resposta ! :)))

    Beijinhos do hemisfério norte !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem vê a TV alemã, vomita logo a palavra chave e as 5 provas.

      Eliminar
    2. E também para quem conhece os escorpiões de Hannover.

      Eliminar

    3. Rui,

      Com as três pistas centrais, para quem (como diz a Teresa) vê notícias, é de caras. As outras duas das pontas são para dar a certeza, como bem disseste, e é aí que entra a pesquisa.

      (^^)

      Eliminar

    4. Teresa,

      Quando construo um enigma tento que haja pistas que levem à resposta apenas com o que nós sabemos da nossa cultura geral, mas tento incluir sempre algumas mais indirectas e que levem as pessoas a pesquisar para se certificarem de que estão certas.
      Eu nunca pedi, nem vou pedir, às pessoas para me darem respostas completas justificando as pistas todas... mas a haver algum interesse didáctico nesta minha brincadeira, ele está precisamente aí... ir mais além e completar a cultura geral com mais alguma coisa que nos enriqueça.

      Quanto aos escorpiões de Hannover, essa pista foi a contribuição do meu filho para a construção deste enigma.

      (^^)

      Eliminar
    5. Desta vez todas as pistas eram conformes com a palavra chave, sem pesquisas. Como tu sabes, sou demasiado burra para fazer pesquisas na NET.

      Penso que o Dr Philip Klotzbach tem raízes alemãs, embora trabalhe numa universidade americana. Confesso, que ao ler o seu nome sabia a resposta, mas gostei de recordar os velhinhos de Hannover.

      Beijinhos da amiga muito stressada 🌽

      Eliminar
  15. Tempestade?
    Boa semana, beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Observador,

      Não posso confirmar nem desmentir! :)
      Não tenho comentários moderados aqui nos Jardins... e por isso peço às pessoas que queiram participar nos passatempos que enviem as respostas por mail.
      Sendo assim... quando quiseres participar, por favor envia mail, ok?


      Beijinhos tempestuosos
      (^^)

      Eliminar
  16. O José, nome de meu falecido pai, trouxe-me ao teu enigma.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Trouxe-te até cá e ajudou-te a acertar :)
      E com resposta completa e tudo! Muitos parabéns!
      Na minha família também há imensos Josés. O meu rapaz tem o José do pai e, por coincidência, do padrinho também.


      Beijinhos de Maria para Maria
      (^^)

      Eliminar
  17. Mesmo a propósito da série que vi durante as férias: Emerald City ;-)

    Com um ramo de :-)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      Não conhecia a série.
      (mas também não admira... vejo tão pouca televisão...!)
      Obrigada!


      Beijinhos em tons de verde
      (^^)

      Eliminar
  18. Respostas

    1. Graça,

      Aqui não...! Felizmente vivemos num cantinho do globo onde este tipo de fenómenos devastadores não costumam ocorrer.
      E a tua resposta... TOP! :)


      Beijinhos de calmarias
      (^^)

      Eliminar
  19. Um poema, os Scorpions que adoro e tenho os seus álbuns e as Caraíbas onde nunca fui, penso ter chegado até à palavra. Vai seguir mail.

    Boa semana Amiga, um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      E o mail cá chegou! :)
      Os Scorpions ainda aí estão para as curvas.
      Estiveram este verão no Festival "Marés Vivas" e deram um fantástico concerto! O Meu filho teve oportunidade de ir e adorou!


      Boa semana minha querida!
      Carpe Diem...
      (^^)

      Eliminar
  20. Um destes dias ainda me tomo da liberdade de participar destes desafios, mas por agora ainda me abstenho, até porque me parecem parte duma comunidade blogger já relativamente consolidada, de que eu (ainda!?) não me sinto ou constato devidamente intergando!
    Acima de tudo excelente resto de semana
    Beijo desafiante :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Victor,

      (e vamos passar a tratar-nos por tu, pode ser? Duas pessoas praticamente da mesma idade não precisam de tanta cerimónia!)
      O que é isso da "comunidade blogger"? Os Jardins é um blogue ABERTO que recebe e acarinha quem vem por bem... e uma vez comentador, ficaste automaticamente a pertencer a este grupo de amigos! Aliás, há nomes por aqui que já conheces, mais uma razão para te sentires à vontade!

      Gostaria imenso que participasses...
      Só faço uma chamada de atenção: peço a quem quiser participar que o faça por mail já que tendo eu os comentários livres, não dá interesse nenhum tentar decifrar um enigma se a resposta já lá estiver escancarada na cx de comentários.
      De resto... é um jogo como outro qualquer, tem a sua "mecânica" própria... e uma vez por dentro do modo de como isto funciona, quem quiser participar deixar-me-á muito feliz!


      Fico à espera de próximas participações tuas
      Beijinhos expectantes
      (^^)

      Eliminar
    2. Deixa-me dar uma colherada, Afrodite !
      O (recente amigo) Vitor Barão, tem razão ao dizer que se sente aqui uma COMUNIDADE BLOGGER CONSOLIDADA e isso é verdade ! Vários anos nos ligam, entre todos, numa sã Amizade, que se estende noutros campos, como por exemplo os nossos "Encontros/Almoços" de 6 em 6 meses ! :)
      O lema é "amigos dos amigos, amigos são" e por isso é uma questão de integração e este nosso amigo é sempre bem vindo. Isto se passa entre todos nós que aqui comentamos e nos comentamos mutuamente !
      Por isso venha lá o próximo desafio e contamos consigo ! :)
      Só será (para já), um bocadinho mais complicado quando a Afrodite "homenageia" um/uma amigo/a e o desafio incide sobre ele/a ! :)
      De resto, estamos todos em pé de igualdade ! :)
      Bem vindo ao Grupo, Vitor ! :) ... Abraço .

      Eliminar
    3. Obrigado a ambos, à AFRODITE e ao RUI _ que vou tomar-me da liberdade de vos tratar apenas pelo nome próprio e/ou que no caso aqui vos identifica, no caso da AFRODITE porque assim o solicitou e no caso do Rui porque apesar de ser o primeiro contacto directo entre nós, no entanto não deixará de me merecer todo o positivo respeito e consideração, além de que ao ser amigo da AFRODITE e ao estarem gratamente a acolher-me em amigável pé de igualdade, espero desde logo e no caso do amigo Rui não estar a exagerar.
      A partir de que quando aludi a "comunidade blogger já relativamente consolidada" fazia-o com relação ao desafio e não propriamente ao Jardim... que inclusive tal como o desafio sei ser um blogue aberto, pelo que a minha alusão deveu-se a que num meu primeiro contacto com estes desafios há já algum tempo atrás, me deu na altura a entender que o enigma aludia a um amigo da comunidade, tal como a referi, e com a quem em muitos individuais casos não estou familiarizado; enquanto pensado eu que o desafio se baseava sempre nalgum elemento da comunidade, o como tal não seria em muitos casos fácil ou no limite sequer viável para mim! Logo como que coincidindo com o que escreve o Rui: _ "Só será (para já), um bocadinho mais complicado quando a Afrodite "homenageia" um/uma amigo/a e o desafio incide sobre ele/a ! :)".

      Global sequência de que da minha parte e tendo eu agora entendido um pouco melhor a mecânica do desafio, na respectiva medida do possível e/ou por si só das minhas capacidades não deixarei de tentar participar em próximas oportunidades.

      Com gratidão pela disponibilidade, abertura e amabilidade, fica um beijo para a AFRODITE e um abraço para o Rui, incluindo ainda um particular cumprimento à Janita por inerência do seu comentário que também já li abaixo, com não menos amigável referência a mim... em todos os casos até um próximo desafio! :)
      VB

      Eliminar

    4. Victor,

      Olha que o prometido é devido, já dizia o Rui Veloso! :))

      Eliminar
    5. Independentemente de em sequência dessa música do fenomenal Rui Veloso eu costumar dizer em tom de brincadeira: "o prometido é de vidro"!!! No entanto procurarei que o vidro seja inquebrável e respectivamente corresponder o melhor que me seja possível ao prometido!... :)

      Eliminar

    6. heheheh
      Eu também uso esse trocadilho! :)

      Eliminar

  21. TODOS,

    Reedição feita e explicações de todas as pistas dadas. Quem ainda tiver alguma dúvida pode vir desfazê-la.
    Esta semana o tema foi um bocado "duro"... mas confesso que por vezes uso temas da actualidade para me inspirar... e este fim de semana passado o IRMA e os restantes furacões activos foram assunto primordial.

    Obrigada por poder continuar a contar convosco para estas minhas brincadeiras de domingo à noite. E quem nunca participou e tem vontade de o fazer... pelas almas não se acanhem! :D
    Bem hajam!


    Beijinhos e abraços a todos
    (^^)

    ResponderEliminar
  22. Tem graça que, quando pesquisei, pensei que a tua escolha da banda Scorpions se devesse ao tema "Wind of Change"... :)

    Beijinhos, Afrodite!

    PS- se me permites deixo uma palavrinha ao blogger Victor Barão, venha tranquilo, que isto aqui é tudo gente boa e hospitaleira. Como tu costumas dizer:
    « Bem-vindo seja quem vier por bem »
    O que, obviamente, é o caso.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Janita,

      Por acaso não me lembrei, mas "Wind of Change" também dava ligação.
      E obrigada, pois quantos mais ajudarem a pôr o Victor à vontade, melhor! :)


      Beijinhos e boa Quinta-Feira...
      (^^)

      Eliminar