domingo, 13 de agosto de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#41)




Hoje é Domingo e, mesmo durante a Silly Season, nos meus Jardins isso significa que é dia de desafio!... 
Só que hoje há uma diferença... porque o ENIGMA que tenho para vos mostrar foi-nos oferecido pelo nosso amigo Professor João Paulo de Oliveira
Espero que não achem muito difícil... mas pelo sim pelo não eu deixo uma pista EXTRA: trata-se de um escritor português.


Vou dar-vos então mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco. Não se esqueçam que essa(s) palavra(s) é a solução do ENIGMA que vos proponho, um a cada semana.


ENIGMA nº 41



Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------


DIVIRTAM-SE...  :))


29 comentários:

  1. Já seguiu o meu palpite, aliás DOIS palpites e o menos plausível devidamente justificado ! :)) ... É a tal questão ! rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê lá se acertas Rui...eu já acertei! eheheheh

      Até amanhã, que se faz tarde!

      Beijocas para ambos.

      Eliminar
    2. Está certo, Janita. :)) ... depois de ti, creio eu ! rsrs
      ... mas realmente, um deles (o segundo), faz muito mais sentido que o primeiro. :)

      Eliminar

    3. Rui,

      Bom dia, desculpa a demora na resposta... mas ontem não pude vir ao computador.
      Dos três nomes que apontaste, só o terceiro está certo.

      A partir de hoje, e peço já desculpa a TODOS se esta minha resolução não agradar, só considerarei certa a resposta se a chave do Enigma for a idealizada. Aliás, este Enigma nem foi construído por mim... o que me tira qualquer legitimidade de aceitar outras respostas mesmo que estejam impecavelmente justificadas como plausíveis.

      Obrigada e parabéns por teres conseguido chegar à resposta certa. E como tu próprio admites, a resposta certa é a que de facto faz sentido e tudo o que se afastar dali é rebuscado.


      Beijinhos rabujentos
      (^^)

      Eliminar

    4. Janita,

      Obrigada amiga, foste um Ás!!
      Impecável, rápida e certeira a tua resposta.
      Parabéns! :)


      Muitos beijinhos e boas férias
      (^^)

      Eliminar
  2. Escritor que lê compulsivamente não deve ser raro. Há um, porém, que frequentava a biblioteca noite fora. Será? :)

    Beijos duplicados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ... Que me desculpe a Afrodite (isto serve de dica), que não é nada comigo, mas pelo que escreves, parece-me que acertaste. :)
      É que a pessoa em causa diz que não tinha livros em casa e que tinha que os ler na biblioteca até às tantas !! rsrs

      Eliminar

    2. Maria Eu,

      Claro que é! Foste lá direitinha! :))
      A tua dica é excelente e ajudará certamente quem precise.
      Aliás, o Rui também concorda e completa a tua dica.


      Obrigada aos dois
      Beijinhos (e estes também) a dobrar
      (^^)

      Eliminar
  3. Para já só com pistas ocorrem-me vários...vamos lá ler comentários...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Concordo desta vez se achares que este Enigma precisa de mais pistas.
      Eu já deixei a sexta pista no texto do post... e vou tentar acrescentar mais algumas ou reforçar as que entretanto forem aparecendo.
      Vou deixar mais uma: a pessoa em causa nasceu num concelho muito conhecido devido a uma famosa feira de cavalos

      Beijinhos equestres
      (^^)

      Eliminar
  4. Só me vem um nome à memória.
    Por acaso de alguém que não gosto nada.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Tenho a dizer-te que a tua memória continua impecável!
      Não só tens a resposta certa como a minha solidariedade: também nunca fui lá muito com a maneira de ser deste senhor...


      Beijinhos e parabéns!
      (^^)

      Eliminar
  5. Por favor não façam "caixinha":))) eu não faço ideia, lembrei-me de um mas não estou nada convencida, preciso mesmo de ajuda que estas pistas são muito vagas :))) Help!!!!
    obg. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero ajudar, papoila ! "Autor" (muitíssimo vago); "premiado" é vago embora,... ) ; mas vê a resposta da Mª Eu ; vê a do Pedro Coimbra, que eu estou de acordo com ele !
      "Cético" e "Controverso", sem a menor dúvida, "até dizer chega" !!!

      Eliminar

    2. Papoila,

      As pistas até podem ser muito vagas... mas olha que já foram acrescentadas muitas mais pistas entretanto. Deixei agora mesmo uma num comentário ali mais em cima feito à Gábi... que se calhar vai ajudar-te.
      Colecciona as pistas e dicas... e conseguirás chegar à resposta.


      Beijinhos coleccionáveis
      (^^)

      Eliminar

    3. Rui,

      A pista que diz "premiado" refere-se ao facto de ser alguém MESMO muito premiado e com os maiores galardões da literatura, quer a nível nacional quer internacional!
      (e olha que aqui deixei (se calhar) a DICA mais importante de todas!)


      Beijinhos agradecidos por estares a ajudar
      (^^)

      Eliminar
  6. Põe difícil neste... Não é bem o ser difícil é que as pistas bem podem assentar em vários. Com os comentários e as ajudas que vão deixando penso poder encaixá-lo no nome que, por sinal, me veio primeiro à ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      É como dizes! Se parece mais difícil à partida, conjugando a informação toda fica-se logo com certezas!
      Como vês... a tua intuição nunca te engana! :)


      Obrigada!
      Beijinhos e boa semana
      (^^)

      Eliminar
  7. Poderosa Afrodite, boa semana.
    Peço-vos escusas por adentrar nos sempre perfumados Jardíns de Afrodite somente hoje.
    Fico honrado com a deferência.
    Sou fã de carteirinha deste saudoso e nobilíssimo escritor lusitano, que deixou marcas indeléveis entre nós. Quando ele embarcou, de maneira compelida, no Expresso do Oriente, enviei uma missiva a viúva.
    Acho que publiquei no livro de bordo do vagão do Expresso do Oriente sob meu comando. Verei se encontro e depois da resolução peço-vos anuência para publicar aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Encontrando o link certo, ele ajudará a completar a reedição.
      Obrigada pela oferta deste enigma que, suscitou algumas dúvidas iniciais... mas agora já vai "de vento em popa"! :)


      Beijinhos deferidos
      (^^)

      Eliminar
  8. Caloroso abraço. Saudações leitoras.
    Até breve...
    Jardineiro JP
    Um jardineiro em busca do conhecimento, do adubo, do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ou não fosse o meu amigo, um Professor amante da nossa língua Portuguesa
      (^^)

      Eliminar
  9. Já aí tens a resposta certa !... depois de ter sido induzido em erro pela minha leitura do texto inicial do enigma.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Recebido... e desta vez sem erros!
      Obrigada por não teres desistido.


      Beijinhos sem errar
      (^^)

      Eliminar
  10. Vou enviar mail sem pesquisa, só seguindo a minha intuição, as palavras controverso e céptico e premiado, deram-me alguma luz.

    Beijos iluminados

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Luz clarividente... pois iluminou-te correctamente.
      A tua intuição não te falhou.


      Beijinhos com a luz da manhã
      (^^)

      Eliminar
  11. ola Amiguinha,
    já descobriram o homem ?
    beijinho mais que caloroso
    já vi que chamaste a chuva no post seguinte !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela,

      Chuva??
      Mas aquilo são refrescantes salpicos do mar. Por acaso ontem apanhei com uns... apesar de não tão generosos!

      Quanto ao homem... Já o descobriram sim!! Eu é que ainda não descobri uma hora de tranquilidade na minha "agenda" para conseguir fazer a reedição.
      (Já tenho três enigmas em atraso para fazer a reedição...) :(


      Beijinhos para ti, sempre a tempo
      (^^)

      Eliminar