domingo, 2 de julho de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#36) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


O tempo já é de férias... o mês de Julho já começou e a praia convida a uns mergulhos.
Mas mesmo assim os Enigmas continuam por cá. Hoje confesso que num registo um pouco mais difícil para ser um pouco mais desafiante e onde possa ser útil utilizar um pouco a pesquisa.


Seja mais fácil ou mais difícil, não vou fugir ao que é hábito, vou dar-vos como sempre uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem a palavra (ou frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco pistas: a CHAVE do enigma.



ENIGMA nº 36




Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------




REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº36




1. Divisão - o QUARTO é um compartimento, é uma divisão de uma casa. Numa perspectiva Matemática, podemos entender UM QUARTO (1/4) como uma parte de um todo que foi sujeito à divisão em 4 partes;
2. James Ivory - «QUARTO com vista sobre a cidade» ("A room with a view" no original) é um filme de 1985 realizado por este cineasta norte-americano baseado na obra do escritor britânico  E. M. Forster;
3. Quinze - tomando a hora como unidade de medida, 15 minutos corresponde a um QUARTO de hora;
4. Jorge Palma - é deste músico o álbum «QUARTO Minguante», de 2005;
5. Marte - este é o QUARTO  calhau planeta a contar do sol.


Ora bem, esta é a minha versão do Enigma... porque afinal havia outra! É verdade, voltou a acontecer mais um caso em que as cinco pistas em causa levam a outras soluções.
O Rui e a Papoila conseguiram provar que VERMELHO também encaixava. Ambos concordaram que:
  • Marte... é o Planeta VERMELHO
  • Jorge Palma... tem uma música de nome "VERMELHO Redundante
  • James Ivory... realizou em 1983 o filme "Verão VERMELHO"
  • (...)
... e o Rui ainda descobriu provas para a palavra OPERAÇÃO.


Quer numa quer na outra palavra...
ACERTARAM:
Esmeralda Martins - Elvira Carvalho - Yellow MacGregor - Janita - Rui Espírito Santo - Luísa - Ricardo Santos - Pedro Coimbra -  Maria Araújo - Fernanda Maria - Gábi - Papoila - Ju Ribeiro - Manu.

Um abraço especial à Teresa que também enviou mail.



Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


  :))

88 comentários:

  1. Eh lá....esta foi pura dedução!
    A ver se acerto!

    Miminhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Muito bem! E tenho de te dar os parabéns pois a explicação das cinco pistas está impecável!

      Este Enigma já honra o seu nome... não achaste!? :D
      Espero que te tenha dado gozo decifrá-lo!!


      Um beijão sem qualquer enigma
      (^^)

      Eliminar
    2. As duas trabalham com números, estamos feitos !!! :( .... :)))

      Eliminar
  2. Certo ou errado, já seguiu.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Parabéns querida amiga!
      Está uma craque!! Já nenhum lhe escapa!


      Obrigada e muitos beijinhos!
      Boa semana
      (^^)

      Eliminar
    2. Elvira por acaso não és professora de Matemática, pois não ??? :( ... :))

      Eliminar
    3. Portanto a resposta estará relacionada com números..

      Eliminar
    4. Eu Ricardo? Nem de matemática nem de coisa nenhuma...

      Eliminar

    5. Gábi,

      olha, aqui tens uma pista muito interessante! :)

      Eliminar
    6. mas onde?
      professora? matemática? coisa nenhuma? :(

      Eliminar

    7. Gábi,

      Como já pudeste confirmar a pista a que eu me referia tinha a ver com a Matemática, já que indirectamente, a solução tem a ver com FRACÇÕES! :))

      Eliminar
  3. Mesmo sem grande fé, vou enviar palpite, Afrodite!

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Janita,

      Às vezes a resposta está mesmo à frente do nosso nariz... e nós é que complicamos!
      Mas quem complicou desta vez (e a sério)... foi o Rui!
      hehehehe


      Parabéns Amiga! Já estás no rol dos acertantes!
      Muitos beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  4. Já gastei 3 tiros ! rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu não sei se gastei dois se três...
      o que sei é que já foi de vez. Lol

      Boa semana para todos! :)

      Eliminar
    2. Rui está numa de "bluff" de póker ! :))

      Eliminar

    3. Rui,

      Aqui podes dar os tiros que quiseres... não há limite de tentativas.
      Na reedição vou ter de explicar a tua "versão", quanto a mim um pouco rebuscada, mas que segundo as regras do jogo terei de aceitar porque justificaste (e com provas) as cinco pistas.
      O Que te vale é que fizeste uma "dobradinha" porque também chegaste à palavra que idealizei.


      Beijinhos e parabéns a dobrar!
      (^^)

      Eliminar

    4. Janita,

      Tu e as rimas... hehehe

      Eliminar

    5. Ricardo,

      Olha que não, olha que não!
      Acreditas que desta vez o Rui só acertou na palavra que eu queria ao QUARTO tiro? :D

      Mas fez um feito maior (e esse mérito ninguém lho tira)... que foi encontrar uma resposta alternativa e que tive de aceitar, já que a justificou pista por pista.
      Depois na reedição digo qual é.

      (^^)

      Eliminar
  5. Andava aqui às voltas e não atinava com a palavrinha. Agora acho que cheguei lá. Vou enviar mail, a ver... :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Tu não és de desistir!
      E como viste, afinal não era assim tão difícil! Eu é que quis "assustar"!! hehehe


      Muitos beijinhos e boa semana
      (^^)

      Eliminar
    2. Faltou deixar uma pequena pista Luisa...

      Eliminar

    3. Gábi,

      já te fiz a vontade e já andei na sementeira de pistas.

      (^^)

      Eliminar
    4. Espero que a sementeira seja daqui para baixo...

      Eliminar

    5. Gábi,

      Agora é por todo o lado! hehehe

      Eliminar
  6. Essa pista do quinze é "manhosa" :)) !!!... Não me pareceu difícil o desafio !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Manhosa!? E eu que estive para colocar o numeral 15... mas à última da hora mudei e escrevi a pista por extenso. Não sei se ajudei... ou dificultei! É que normalmente a maior parte das pessoas são alérgicas a números... :)))


      Beijinhos à dúzia... que é mais barato
      (^^)

      Eliminar
    2. Ricardo,curiosamente a pista do quinze foi a ultima que descobri, afinal os números não são assim tão óbvios.
      Mas primeiro ainda fui deitar os filhotes a dormir e passado um bocado, voltei a justifcar tudo!
      Gabi, vai aqui uma pista de graça!

      Eliminar

    3. Esmeralda,

      Verdade sim! Foste a primeira a acertar e entretanto foste ao quarto deitar os teus filhotes e voltaste ainda a tempo de enviar a tua justificação de cada uma das pistas!
      Obrigada!

      E pistas já não faltam... quem quiser que as aproveite :D

      Eliminar
    4. Obrigada, obrigada Esmeralda...mas parece-me que talvez precisa de uma pista para entender a pista...
      Será filhotes? Dormir? Passado um bocado?

      Eliminar

    5. Gábi,

      Precisamente por eu achar o mesmo que tu, voltei a comentar para reforçar a ideia que a Esmeralda quis transmitir! :)

      Eliminar
  7. Bluff de poker, Ricardo ?... Sem bluff, palavra ! ... e se eu te disser que há pelo menos duas soluções para o desafio ?... Daí mais que uma resposta ! ... eheheh...
    3 ou 4 ! rsrsrsrs
    ... mas agora vou-me recolher no meu sitinho habitual como faço todos os dias por esta hora !
    Até amanhã ! :)) ... Um Abraço a todos !
    ... E na próxima semana a Afrodite vai inventar um com 3 soluções !!! eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Que exagero!!
      Já fico aflita quando um enigma (involuntariamente) é "bicéfalo", quanto mais se sugerisse três respostas alternativas!
      Quem também costuma ser "exímio" em inventar alternativas é o Yellow MacGregor! Felizmente hoje foi direitinho ao assunto!


      Beijinhos sem bluff
      (^^)

      Eliminar
  8. Querida amiga
    Só agora me sentei em frente ao Pc, já que o dia esteve fabuloso e quase saí da praia de noite.
    Prometo que logo que tenha tempo me vou dedicar com muito carinho a este enigma
    Boa semana

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Minha linda, tens tempo... ainda a procissão nem chegou ao adro! :))


      Beijão e até amanhã
      (^^)

      Eliminar
  9. Como mais difícil?!
    Já eram suficientemente difíceis... :(

    vou procurar pistas nos comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Eu só falei em mais difícil, comparando com o anterior que era mesmo muito fácil :))
      Mas sabes que isto do fácil ou difícil depende de pessoa para pessoa... e até da inspiração do momento.

      (^^)

      Eliminar
  10. Isto de pistas nos comentários está uma pobreza...:(
    vou olhar para as cinco pistas em cima...

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Gábi,

      Tenho de te dar razão... vou ver se consigo introduzir mais pistas nos comentários. Talvez daqui por mais uns 15 minutos surja mais alguma coisa... :)

      Eliminar
  11. Como 1, 2, 4 e 5 me conduzem para uma palavra vou enviar email...

    um beijinho e uma boa semana

    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Cá chegou... mas não te levou pelo "caminho" certo.
      Mas se conseguires encontrar justificação lógica para as cinco pistas, envia as provas pois por vezes pode existir mais do que uma resposta. No enigma desta semana o Rui encontrou uma outra possível resposta.


      Beijinhos inspiradores
      (^^)

      Eliminar
  12. Falhei :( a vida é tão injusta! :(
    amanhã volto a tentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Lá está, como eu acabei de dizer ali em cima... é tudo uma questão de inspiração.
      Hoje já vais estar mais inspirada!


      Beijinhos e boa segunda-feira!
      (^^)

      Eliminar
  13. O meu corpo pede que me desloque até à resposta deste enigma e que por lá permaneça um bom bocado :)))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Tu não me baralhes com as horas...
      À hora que escreveste isto, nem sequer era (para ti) hora da sesta! :))


      Beijinhos matinais
      (^^)

      Eliminar
    2. Teremos aqui pistas?
      Deslocação, sesta?

      Eliminar

    3. Gábi,

      Estás a ver!? Todos acabam por deixar pistas!...
      O Pedro deixou uma pista e eu reforcei-a.

      (^^)

      Eliminar
  14. Deusa Querida:
    Vê lá se "amandas" para aqui umas pistas! Tu ou os que já acertaram! Caso contrário está difícil!
    Beijocas confusas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Já há imensas pistas nos comentários... e até eu própria já escrevi a resposta!
      Mais do que isto não posso dizer!... :))


      Beijão minha querida!
      (^^)

      Eliminar
    2. Hum...como já escreveste a resposta?
      vou descer até lá abaixo e depois volto de novo até cima...

      Eliminar

    3. Gábi,

      Por acaso era lá mais em cima...

      Eliminar
  15. Olá.
    Vim cá à noite, hora de fazerr óó.
    Estou na praia, está um excelente dia. Vim, agora, tomar café.
    Isto para dizer que não vejo boi neste enigma.
    Vou ver e a tarde de.sol e mar me inspira.
    Até logo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Boa praia Amiga! Mas tem cuidado com o sol... que está cada vez mais perigoso!


      Beijinhos inspiradores e até logo!
      (^^)

      Eliminar
  16. Querida Afrodite, com um dia de atraso vou tentar adivinhar, este não é fácil :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Chegaste super a tempo... e com a resposta certa! :)
      Obrigada minha querida!


      Um beijo enorme
      💙

      Eliminar
  17. Voltei! Vamos lá à procura de novas pistas...

    ResponderEliminar
  18. Cheguei cá abaixo e continuo sem saber, :( vou de novo até lá acima...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      És um exemplo de determinação!
      Parabéns Amiga!

      Eliminar
  19. Cheguei agora, leio, inspiração, sementeira, pistas, pocker, números ahahaha e eu com um nó nos neurónios :)))
    Vou ver se estudo...até já.
    Amiga Redonda, não guardes segredo, pf. "amanda" pista logo que descubras :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro que não guardo segredo Papoila, comigo o que me ajudou foi ler com atenção as respostas da Afrodite e pensar no título de um livro de James Ivory (se estiver certa na resposta que enviei)

      um beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada!! Também já enviei um palpite mas parece não ser exactamente o pretendido embora seja considerado certo...estou ansiosa pela solução.
      beijinho

      Eliminar

    3. Papoila,

      Acabei de reeditar NESTE preciso momento! :))

      Eliminar
  20. Acho que consegui chegar lá...mas não foi nada fácil

    um beijinho
    e boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Conseguiste sim!
      Muitos parabéns! Não foi fácil... mas também não foi assim tão difícil! :))


      Beijinhos e muitos sorrisos
      (^^)

      Eliminar
  21. Enviei agora a minha sugestão, veremos se não me espalhei :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Tu vieste provar que há enigmas que não têm uma única solução.
      Quando construo um enigma penso numa palavra, ou frase, ou pessoa... e vou procurando pistas que se encaixem naquilo em que pensei. E como estou focada naquela ideia, não me consigo aperceber que pode haver outras situações que, mais rebuscadamente ou mais directamente, têm também ligação com as cinco pistas.

      Foi o que aconteceu desta vez. Tu e o Rui encontraram uma segunda solução possível... e eu na reedição falarei disso.
      Claro que o Rui até chegou a uma terceira possibilidade... mas já bem mais rebuscada! :))


      Depois vês a palavra que eu pedia.
      Beijinhos e até mais logo
      (^^)

      Eliminar
    2. Até já, estou expectante!!!
      Bja e obrigada.

      Eliminar

    3. Já podes ir espreitar :D

      Eliminar
  22. Sem certezas, vou enviar email.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Na mouche!
      A Matemática, tal como pensaste inicialmente, lá está... mas indirectamente!


      Beijinhos bem medidos
      (^^)

      Eliminar

  23. Todos,

    E como hoje é Terça (e se mais ninguém precisar de tempo extra), farei logo à noite a reedição!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. A Reedição já está feita...

      Obrigada por nunca desistirem, mesmo achando o desafio mais difícil de superar!


      Beijos e abraços para TODOS
      (^^)

      Eliminar
  24. Não chegaria lá mas está muito bem argumentado!!!
    Não há dúvida que "cada cabeça sua sentença" :)))
    Bjs, foi muito giro.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Ora agora é que disseste tudo! É mesmo "cada cabeça sua sentença"... por isso estou sempre a lembrar que o que pode ser considerado fácil para uns, pode ser muito difícil para outros.


      Beijinhos e obrigada
      (^^)

      Eliminar
  25. :)) ... BOOOOOA ! ... Foi (talvez) para mim o mais complicado dos 36 desafios ! :)) ... o que me deu mais luta ! :)
    Demorou-me mais de uma hora e meia a chegar ao "QUARTO" e o meu apartamento é um T3 . eheheh

    Sabem como é ! ... Ao olhar dei imediatamente de caras com "Divisão" ! Ora divisão é um "OPERAÇão aritméticas" !... Lembrava-me da "OPERAÇÃO Marte" ; fui ver James Ivory e tinha o filme "OPERAÇÃO Dumbo". A partir daí foi procurar as justificações para as outras e encontradas sem grande convicção enviei a resposta !
    Informação : Errada ! :((( ... "Não era esta a palavra em que tinha pensado" !
    :(( ... Bolas !!! :(
    Voltando a olhar, vi o Planeta Marte - VERMELHO !... Alto lá ! :) ... Jorge Palma o tema "VERMELHO redundante" e James Ivory o filme "Verão VERMELHO" ! ... Bingo ?... Não É esta a palavra ! :(( ... mas que chatice ! :(
    Perante duas "meias" negas" (pelo menos não a PALAVRA pretendida) lá me apliquei até entrar no QUARTO ! eheh
    Três em hora e meia (respostas) foi demasiado para mim, confesso ! :((

    Depois da resposta positiva ainda deixei uma dica : "... mas agora vou-me recolher no meu sitinho habitual como faço todos os dias por esta hora !
    Até amanhã ! :)) ... Um Abraço a todos !"

    Ora "o meu sitinho habitual para me recolher" era a minha dica para "Quarto" !!! :)

    Fiquem Bem ! ... e Parabéns por este Desafio, Afrodite ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      «Três em hora e meia»?
      Isso é mesmo um record!... hehehe
      Até porque tu normalmente acertas na resposta logo aos primeiros minutos.

      Ah, mas não te esqueças que não foram só duas "negas"... porque ainda chegaste a dar um terceiro tiro... e só chegaste ao QUARTO, precisamente ao QUARTO tiro. Eu até cheguei a escrever isso "branco no vermelho" para servir de pista a quem a quisesse ler. Ou seja, eu dei a resposta do Enigma nos comentários! hehehe

      Obrigada por também teres contribuído para as dicas. É este ambiente divertido que se vive nos comentários que partilhamos entre todos que me deixa feliz!


      Parabéns a ti também... e muitos beijinhos
      (^^)

      Eliminar
    2. :))) .. É isto que eu adoro na blogosfera ! :)
      Este "estar à vontade", "brincalhão", com uma pitadinha de "condimento" aqui e ali, num ambiente, como que em roda de amigos à mesa !!! :)
      E tu, querida amiga, és fantástica a "receber os teus amigos, nesta tua e "nossa casa" !!! ... é maravilhoso andar por aqui, por estes teus belos jardins, mesmo que só uma vez por semana ! Tu és mais moderada que eu !
      Lá no meu sítio habitualmente não me contento com menos que dois a três posts por semana ! ... Acho que tenho que me moderar mais, que não é a quantidade que conta, mas sim a qualidade, principalmente nas "conversas" ! :)
      Quantas vezes temos dito que os comentários são o que mais valoriza um post !?... :))

      Um Grande Abraço, como que a apreciar um vinho raro e excelente ! ;)
      Afinal,... só de meio em meio ano o poderemos dar ! :(

      Eliminar

    3. Essa moderação de que falas tem sido fruto de um ano de trabalho bastante duro e exigente que me sugou quase todo o meu tempo e energia.
      Mas agora vou aproveitar para regar, enfeitar e cuidar melhor dos meus Jardins.

      Obrigada pelas tuas palavras, sabes bem que partilhamos do mesmo pensar e modo de estar na Blogosfera.


      Um forte abraço
      (^^)

      Eliminar
    4. Eu sei bem quanto te tem custado esta "ausência" forçada, Afrodite.
      Enfeita-o, cuida dele, que os teus jardineiros estarão sempre presentes para o regar ! :)

      Abraço

      Eliminar
  26. Quando as coisas estão muito na frente dos olhos tendemos a não as ver e a procurar outra solução. Deve ter sido o que aconteceu com o Rui. Eu cheguei lá em dois minutos, só pesquisei o James Ivory, mas já convencida que era o quarto.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      O que pode ser óbvio para nós, não tem de facto de ser também para os outros.
      Mas curiosamente são estas situações que causam mais discordância que acabam por ser as mais interessantes para entender os diferentes modos de entender a mesma realidade.


      Beijinhos com nuvens a Norte
      (^^)

      Eliminar
  27. por acaso antes de chegar à palavra quarto também andei às voltas com o vermelho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      A pista óbvia para ligar a VERMELHO era de facto MARTE por ser considerado o Planeta Vermelho.

      Beijinhos e bom dia aí a Sul
      (^^)

      Eliminar
  28. Ainda pensei no "quarto", mas não me deste tempo para confirmar.

    Beijinhos quadrantes, AFRODITE.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Desculpa... penalizo-me por não me ter apercebido que ainda querias tentar acertar!
      Por norma, estes enigmas duram 48 horas, idealizei este modelo assim e confirmei que é nas primeiras 24 horas que o post desperta interesse. Claro que imensas vezes eles ficaram por reeditar muitos mais dias... por causa da minha falta de disponibilidade para me dedicar ao computador.
      (há até um que não consegui sequer fazer a reedição)

      Numa próxima avisa-me... e eu espero o tempo que fizer falta!


      Beijinhos penitentes
      (^^)

      Eliminar