domingo, 21 de maio de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#31) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


E como de vez em quando acontece, hoje escolhi homenagear mais uma pessoa no nosso "blogobairro" que TODOS, os que por aqui passam habitualmente, poderão facilmente reconhecer.

Para descobrirem de quem se trata vou dar-vos uma vez mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então o NOME da pessoa que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.



ENIGMA nº 31




Quem acham que estará a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------


REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº31




Como sabem, dá-me um prazer especial quando construo um enigma em que a chave central é o nome de um dos nossos amigos da BLOGOSFERA, uma das pessoas que costuma acompanhar-me a mim e a todos nestes meus devaneios de domingo à noite.

Esta semana coube em sorteio homenagear o nosso amigo Prof. João Paulo de Oliveira, um lusófilo assumido e que disso tem dado provas irrefutáveis.
Para os seus amigos não precisa de grandes apresentações mas quem não costuma visitá-lo pode encontrá-lo no seu blogue «CELULOIDE SECRETO, OUTROS VIESES».

Quanto às cinco PISTAS, confesso que tive alguma dificuldade em escolhê-as porque me lembrei de imensas mas eram todas diretas demais. E então ficou assim:
Este nosso amigo da BLOGOSFERA, nascido em 1953, teve na sua formação académica de estudar PEDAGOGIA visto ter feito sua a nobre profissão de professor. Quem o conhece sabe que adora CINEMA (o título do blogue diz isso mesmo) e tem partilhado connosco não só esse seu gosto pela sétima arte como também nos revela os pequenos artigos, que escreve como PERIODISTA para dois jornais de São Paulo, a "Folha de São Paulo" e o "Jornal Diário do Grande ABC".

Muitos beijinhos querido amigo e Professor João Paulo, espero que tenha gostado deste pequeno mimo.


ACERTARAM:
Fernanda Maria - Rui Espírito Santo - YellowMcGregor - Catarina - Prof. João Paulo - Elvira Carvalho - Luísa Pedro Coimbra - Ricardo Santos - Teresa (Ematejoca) - Manu - Papoila - Lis Costa - Gábi - Graça Sampaio - AvoGi.

Um abraço especial à Angela, à Laura Ferreira e ao Kok

Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  



  :))

113 comentários:

  1. Querida amiga, estes desafios são os mais difíceis para mim, mas vou arriscar ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Então não é costume dizer que quem não arrisca não petisca!?? :))
      Estes desafios também servem para ajudar a conhecer melhor aqueles que não conhecemos tão bem.


      Beijinhos aos pares porque um não basta
      (^^)

      Eliminar
    2. E será que a Fê acertou?

      Eliminar

    3. Gábi,

      Acertou sim, aliás é esta semana a "camisola amarela"! :)))

      Eliminar
  2. Eu que nem costumo atinar muito com estes desafios, hoje acho que este é de caras, bastou-me olhar para a data :)

    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Por acaso a data é curiosa porque há muitos amigos e amigas bloguers nascidos em 1953...
      Vou ler a tua resposta e já saberemos ambas se acertaste ou não.


      Beijinhos com data marcada
      (^^)

      Eliminar
    2. Not me... que nasci em 48.... :)))

      Eliminar

    3. Graça,

      Há lá duas pistas que te assentam como uma luva... a 1 e a 3 !! :)
      (atenção pessoal que este comentário tem pistas!!)


      Beijinhos pedagógicos
      (^^)

      Eliminar
    4. Como é de caras, Manu?!!!
      Não faço ideia, não estou a ver a cara ainda :(
      portanto haverá uma pista na resposta...
      será pista "uma luva"?

      Eliminar

    5. Gábi,

      Eu esclareço e a Manu vai-me decerto perdoar esta espécie de inconfidência: ela disse que era "de caras" porque viu o ano e precipitou-se pois achou que era outra pessoa.

      Eliminar
  3. Estou fora de casa. Assim, torna-se mais difícil, até chegar a casa. ... Mas, ...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Tu és um viciado em enigmas e desafios! O que te vale é existirem as novas tecnologias que podemos trazer no bolso das calças ou na carteira! :))


      Até já
      (^^)

      Eliminar
    2. Tenho que confessar que sim, pronto. rsrs... Sou viciado ! rsrsrsrs
      ... mas olha que estando lá fora (de casa), não é a mesma coisa ! :(
      Por ex. não dá para pesquisar facilmente o que for necessário ! Tem que funcionar mais a intuição e (neste caso de homenagens) um razoável conhecimento das amigas e amigos desta "Família" da blogosfera.

      Eliminar

    3. Ora ora... quando são enigmas/homenagem a pesquisa de pouco serve!
      Claro que pessoas como tu e como eu, que já têm "em carteira" um vasto leque de amizades virtuais que passaram a reais, têm mais vantagens!!


      Beijinhos intuitivos
      (^^)

      Eliminar
    4. E espero Rui que aqui à frente tenhas deixado algumas pistas...

      Eliminar

    5. Gábi,

      E deixou! E até deixou um link que é uma verdadeira "bíblia"! :))

      Eliminar
  4. boa noite amiga!
    assim de caras, não vejo que será !
    mas amanhã terei talvez um melhor entendimento das ligações entre palavras, penso que talvez !!!
    beijinho
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela,

      Eu esta semana vou ter de ir largando mais pistas pois não é propriamente dos desafios mais fáceis. Mas eu sei que tu vais saber quem é! :))


      Beijinhos frescos como o primeiro pão da manhã
      (^^)

      Eliminar
    2. Mais uma comentadora a falar de "caras", será "caras" uma pista?

      Eliminar

    3. Gábi,

      Não achas que estamos a fazer publicidade a mais a uma famosa revista da nossa praça!?

      :D

      Eliminar
  5. E eu conheço-o/a? Não estou a ver...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      Se conheces!? Então não conheces!?! E até conheces em carne e osso!
      (atnção que esta é mais uma pista!)


      Beijinhos "mãos largas"
      (^^)

      Eliminar
    2. Só mesmo se a Graça nos fizer o favor de nos dar a lista de amigos de carne e osso é que eu chego lá :)))
      bjs

      Eliminar

    3. Papoila,

      O Rui deu uma importante ajuda, lembrando aqui a Todos o link do post onde ele tem todo o historial dos Encontros já realizados.
      Quem ainda não souber a resposta, tem lá material de pesquisa.

      Eliminar
    4. Sim, sim já li :)))
      Obg

      Eliminar
    5. Grande ideia Papoila, espero que aqui à frente já tenhamos a lista facultada pela Graça....
      ou pelo Rui...dá muito trabalho ir ao post no Coisas da Fonte, seria melhor uma lista em comentário aqui!

      Eliminar

    6. Dá muito trabalho? Com um link com hiperligação e todo jeitoso?
      Preguiçoooosa!! :)))

      Eliminar
  6. Para isto, entre coisas, se fazem os nossos Encontros/Almoços bi anuais !

    No Desafio 29 a Afrodite escreveu :
    "uma citação de Benjamin Franklin que a Catarina aqui em boa hora lembrou: «Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.»

    Ora nós não seremos assim tantos IRMÃOS !!! ... Talvez uns 30 !!!
    Não é verdade que todos nós nos devemos conhecer minimamente ao ponto de nos podermos identificar com 4 dicas ??? ... :)) ... Reparem que a Afrodite acabou de dar agora uma pista muito boa, mesmo ! Já esteve presente em Encontros !!! :)))
    (Desculpa, Afrodite, meter a colherada, mas foste tu que deste a pista ! rsrs

    Beijinhos Manas e Manos !!! :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Essa pista fui eu que a dei sim pois até aceito que esta semana tenha de começar a semear mais pistas para quem precise.

      Tudo o que tu disseste, e que vem de encontro ao que te disse ali mais em cima, acaba por ser apenas uma vantagem relativa porque mesmo para quem tenha chegado aos meus Jardins há pouco tempo e que só conheça a grande parte dos nossos amigos por ler os seus comentários aqui semanalmente, não é impossível chegar à resposta. Basta ser-se atento e saber interpretar pelo menos alguma das minhas pistas. E claro, um pouco de pesquisa pode vir a ser necessário sim!


      Beijinhos fraternos
      (^^)

      Eliminar
    2. Eu estive em três encontros, com o meu azar deve ter sido alguém que foi aos outros...

      Eliminar
    3. Sem tirar nem pôr Gábi ! Nem tu nem o Paulo estavam e não conheceram essa pessoa, que por acaso tem algo comum comigo !

      Eliminar
  7. Caríssima Amiga Afrodite.
    Ché, não faço ideia qual a palavra chave que dá liga as pistas, mas lembrei que no ano de 1953 a película, que estreou no reino - no ano seguinte - fazia sucesso estrondoso na Fascinante Arte das Imagens em Movimento:
    https://www.youtube.com/watch?v=KOpHTQOYA1o
    https://www.youtube.com/watch?v=b4AfqbA9cwQ
    Também no ano de 1953 fez 43 anos que o reino distante além-mar deixou de ser reino, mas para este vosso amigo parvo continua a ser reino, porque meus amados reis e rainhas - exceto a detestável Megera de Queluz (1775-1830) - até o dia 6 de setembro de 1822 foram meus venerados reis.
    Bisbilhotarei na carteira da minha estimada patrícia, a Lis, para ver se ela sabe qual palavra chave que liga todas as pistas.
    Darei um tiro, como uma das pistas é a palavra Pedagogia será que a palavra chave é leitor piagetiano?
    Aproveito o ensejo para oferecer esta enternecedora canção a leitora voraz Gabriela:
    https://www.youtube.com/watch?v=tJucR8_dxJA
    Caloroso abraço. Saudações deboistas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.




    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querido amigo,

      Estive a ver os vídeos com as sugestões cinematográficas que nos deixou e pude ver que a grande diva Marilyn Monroe estava nessa altura em grande esplendor.

      E quanto à música de abertura da telenovela que imortalizou Sónia Braga, gosto muito, como gosto aliás de toda a banda (trilha) sonora dessa telenovela.


      Beijinhos especiais
      (^^)

      Eliminar
    2. Também pode ser aqui o PROFESSOR o homenageado. Não sei, se o conheces pessoalmente? 😗😗😗

      Eliminar

    3. Teresa,

      Já tive o gosto de abraçar o nosso amigo Professor sim.
      Ele esteve em Portugal aquando do primeiro Encontro de Bloguers, realizado em Abril de 2015.

      Sonho com o dia em que consigamos reunir Düsseldorf, Toronto, São Paulo, Rio de Janeiro e Macau à nossa mesa.


      Beijinhos em Diáspora
      (^^)

      Eliminar
    4. muito, muito obrigada pelo link Prof. fiquei super feliz e emocionada ao ver aqui um link dedicado a mim (...espero que seja a mim e não a outra Gabriela) e já a seguir vou espreitar o link...
      um beijinho para o prof

      Eliminar

    5. Gábi,

      Eu não te disse que ias gostar!??
      :))

      Eliminar
    6. Querida amiga Gabriela.
      Fiz a homenagem para ti. Lastimo não tê-la conhecido - em carne e osso - no encontro em Monte Real.
      Caloroso abraço. Saudações lusófilas.
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em buscado conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

      Eliminar
  8. Hum, tinha-me esquecido que é dia de enigma. Lembrei-me agora. Mas parece-me que fico de fora. O facto de ser um amigo, e eu não conhecer a maior parte dos seus amigos...
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Que ideia a sua... conhece sim... pois os homenageados serão sempre aqueles que costumam aparecer por aqui aos serões de domingo à noite e esses a Elvira também já vai conhecendo.
      O meu objectivo ao longo destes já mais de quatro anos que cuido destes Jardins (e que celebro com especial relevo a cada aniversário deste meu cantinho), tem sido sempre o de fazer multiplicar as amizades promovendo formas de dar a conhecer todos a todos.

      (e aqui para nós, não se saiu nada mal no palpite certeiro que cá chegou à cx do correio)


      Beijinhos e boa semana também aí a sul
      (^^)

      Eliminar
    2. Eles aparecem aqui, mas eu não sei se eles gostam de cinema, pedagogia e do ano do seu nascimento. Desta vez passo 😅

      Eliminar

    3. Teresa,

      A verdadeira piada de um desafio não está em SABER a resposta... mas sim em ENCONTRAR a resposta. :))


      Beijinhos desta vez para Norte
      (^^)

      Eliminar
    4. Aqui aparece tanta gente que eu não conheço, portanto, a resposta à Elvira Carvalho não me ajuda absolutamente nada.

      Caso fosse a Elvira a ser homenageada, também não sabia responder. Ela aparece aqui e noutros blogues que visito, mas não sei nada das suas preferências. Só sei que não nasceu em 1953.

      Eliminar

    5. Teresa,

      Estás a ver... então já sabes alguma coisa ! :)
      E a vantagem da pesquisa é podermos ir conhecer outras pessoas e outros blogues.
      Eu tenho esse gosto pessoal, de ajudar as pessoas a conhecerem-se.

      Olha, tu não chegaste se calhar a saber... mas no 2º Aniversário dos meus Jardins eu organizei uma CAÇA AO TESOURO onde, para além de homenagear os 50 amigos mais representativos do blogue, os participantes teriam de encontrar 50 letras para compor uma "chave" e com ela abrir um"tesouro virtual". Só que para acharem as 50 letras tinham de as ir procurar aos blogues de cada um dos 50 homenageados.
      Depois disso, sei que muitos amigos meus tornaram-se amigos mutuamente! E isso fez-me muito feliz! :)

      Tu também lá estás referida. Queres ir espreitar?
      Clica AQUI :))

      Eliminar
    6. eu já fiz isso e pode ser uma forma gira de descobrirmos novos blogues

      Eliminar

    7. Gábi,

      Tu participaste activamente no desafio da Caça ao Tesouro! E sei que até "levaste uma bandeira" e foste uma verdadeira embaixatriz dos Jardins porque foste dizendo por onde passavas que estavas lá e ao que ias.
      Foi um aniversário mágico para mim esse do 2014.

      Obrigada minha linda!
      (^^)

      Eliminar
  9. Bem, eu tenho um palpite. Se é certeiro é que não sei. Vou tentar.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Tu lá falhas alguma vez!?
      Cá para mim tu tens é alguma costela de Guilherme Tell! :)))


      Beijinhos com aroma de amora
      (^^)

      (reparaste nos anagramas!?)

      Eliminar
    2. Mas Luisa faltou deixar também uma pequena pista...

      Eliminar

    3. Gábi,

      Mas já havia tantas...

      Eliminar
  10. Eu já acertei! Que fique registado! : )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      hehehehe
      Fizeste-me rir mulher! :D
      Está registado sim senhora! No doubt about it!


      Beijinhos just for the record (e não só)
      (^^)

      Eliminar
    2. Mas aqui Catarina, como para a Luisa, também faltou deixar uma pequena pista!!!

      Eliminar

    3. Gábi,

      Sabes, elas provavelmente tiveram a mesma dificuldade que eu tive na hora de constrir este Enigma: é que tudo o que eu pensava para PISTA era demasiado óbvio... e facilmente tirávamos a "máscara" ao/à misterioso(a) homenageado(a).

      Eliminar
  11. Pensando um bocadinho nem é preciso apanhar o comboio para lá chegar :)))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Pois é... até porque, no Oriente estás tu! :D
      (hehehe... isto é só pistas!)


      Beijinhos locomotivos
      (^^)

      Eliminar
    2. Pois aqui parece-me que o Pedro terá deixado uma óptima pista (se estou a pensar bem)

      Eliminar

    3. Gábi,

      Ora viste como há muitas pistas!?
      Eu até tenho posto letreiros a dizer: atenção que aqui há pistas! :)))

      Eliminar
  12. Também não preciso de pesquisar. Alguém que nasceu no mesmo ano que eu ! :)
    Abraço Afrodite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Conheço outra pessoa (e que tu também conheces) cujas pistas 1. a 2. e a 3. assentam na perfeição. Se fores só pelo ano podes enganar-te na rota :))


      Beijinhos contemporâneos
      (^^)

      Eliminar

    2. Ah... esqueci-me de alertar que a pista que o Ricardo deixou também é muito esclarecedora. :D

      Eliminar
    3. (só espero que isto não vire uma moda e se comecem a deixar desafios com o ano de nascimento dos bloguistas)

      Eliminar

    4. Gábi,

      hehehehe
      Não tens de te preocupar (a minha boca é um túmulo)
      Se leste os comentários todos já leste de certeza eu a dizer que só utilizo o dado da idade quando são os próprios a falar da sua idade em público e é (por isso mesmo) uma óptima pista por ser do conhecimento geral.

      Eliminar
  13. Também estou fora de casa como o Rui, mas isso, não me impede de dizer que este é um dos teus amigos que não conheço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      A Elvira disse-me o mesmo que tu e ela acabou por ligar as pontas do pentagrama. Por isso toma por favor a resposta que lhe dei a ela como para ti também, que já vi que a leste.


      Beijinhos amigos
      (^^)

      Eliminar
  14. Continuo à nora amiga, dá-me só mais uma pista por favor. É alguém que costuma estar nos nossos encontros?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Como já te respondi no mail, eu até me podia furtar de responder aqui a essa tua pergunta. Mas vou ser transparente como sempre... :)
      A resposta é SIM... e até digo mais: infelizmente só conseguiu até à data participar num deles.


      Beijinhos clarinhos como água cristalina
      (^^)

      Eliminar
    2. e terá sido um a que eu não pude ir...

      Eliminar
  15. Estou 100% convencida que é alguém que conheces pessoalmente dos encontros.

    Até agora estava convencida que era um AMIGO. Ou será uma amiga?

    🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      hehehe
      Essas perguntas deixam-me entalada... mas eu confirmo: é AMIGO!


      Beijinhos de jogo aberto
      (^^)

      Eliminar
  16. O único jornalista que é nosso amigo virtual é o Carlos. Cinema assenta muito bem, mas nunca pedagogia, embora o ano de nascimento esteja certo. Além disso, faltava o tema principal: POLÍTICA. E ele também é um desconhecido como eu.

    Como é apenas um palpite, nem me dei ao trabalho de mandar @-mail.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      O Carlos de 53? Não... Olha que é de 49 :))
      Neste momento, no grupo de amigos que costumam vir participar neste passatempo, creio que há 4 pessoas nascidas em 53... mas não vou dizer quais :)
      Apenas utilizo este dado como pista quando são os próprios que costumam falar em público sobre a sua idade.


      Obrigada por tudo!
      A tua participação em sido excelente!
      Muitos beijinhos
      (^^)

      Eliminar
    2. (isto começa a ficar assustador, mas Afrodite será que sabes o ano do nascimento de todos?! - o meu é segredo!!!)

      Eliminar

    3. Gábi,

      Não sei de todos, claro que não!
      Sei os das pessoas que o tornam público nas suas páginas do FB e de outros que mo disseram. Também sei o teu... mas como já te disse ali em cima... a minha boca é um túmulo) :))

      Eliminar
  17. Muito obrigada pelo palpite ematejoca, vou continuar a tentar.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      O melhor de um desafio destes são as pistas que vão nascendo nos comentários.
      É com eles que o post ganha vida... e é esta interacção que me faz encher de satisfação. É esta alegria que adoro ver nos meus Jardins :))

      Eu é que tenho de agradecer (e faço-o sempre) a TODOS vocês pela paciência que têm em me aturar! :))

      Eliminar
    2. E se eu estiver certa no meu palpite já há pistas óptimas...

      Eliminar

    3. Gábi,

      Ora viste!?
      O teu palpite estava certíssimo!
      Também estás de parabéns!
      (^^)

      Eliminar
  18. eu ando por estas bandas há relativamente pouco tempo, nem me atrevo a tentar adivinhar :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Laura,

      E eu (e todos nós) entendemos perfeitamente!
      Mas se tiveres oportunidade, depois passa por cá na reedição para veres/conheceres quem é, ok?

      Tanti Bacci Bela Laura
      (^^)

      Eliminar
  19. Não estou nada a ver...andas a enganar-me :)se calhar o/a visado/a já comentou para nos distrair :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Minha Amiga, nem confirmo nem desminto! Essa é uma das partes divertidas destes desafios! É que se pode fazer bluff!! hehehe


      Beijinhos sempre a falar verdade
      (^^)

      Eliminar
    2. (aqui só entre nós, também desconfio que sim Papoila)

      Eliminar

    3. Gábi,

      A dissimulação, em certos contextos, pode ser uma arte! :)))

      Eliminar
  20. Já aqui foi dito que a/o homenageada/o desta semana esteve presente em algun/s dos Encontros e também já reparei que há quem não saiba quem e quando.
    Por isso, se estiverem interessadas/os em saber isso, podem consultar AQUI , fazer uma lista e ir anulando probabilidades !

    É Blogger e tem participado com frequência nestes desafios !
    Portanto, por eliminação de probabilidades poderão ir descartando hipóteses, em função das 4 "Palavras" (a 5ª é Blogger).
    Claro que é preciso "trabalhar" um bocadinho ! :))

    Outra possibilidade é fazerem uma lista dos comentadores habituais nestes desafios e proceder de igual modo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Obrigada Rui,

      A tua ajuda é preciosa!
      Esse teu post é uma relíquia que eu tenho guardada nos meus Favoritos :))


      Beijinhos gratos
      (^^)

      Eliminar
    2. Um óptimo comentário com pista :)

      Eliminar

    3. Gábi,

      Quem é amigo, quem é?!
      O Rui, claro!

      Eliminar
  21. Já mandei o email com a reposta Afrodite
    Como não saberia hein? infelizmente nao fui 'ainda'em nenhum dos belos Encontros,mas já pelo homenageado estar por perto fica mais fácil distinguir rs
    Fiquei entre dois amigos , mas ser jornalista não é preciso pedagogia no entanto qualquer professor que se preze tem que ter Pedagogia,não é?
    Essa é a pista mais certeira Afrodite e por aí cheguei lá.Ou aqui?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Seria imperdoável não acertares...
      E face ao que já foi dito aqui, como já se sabe que a pessoa em causa já esteve presente num dos encontros... tu própria acabaste de confirmar que o teu nome fica excluído da lista das possibilidades.


      Beijinhos certeiros em ti
      (^^)

      Eliminar
    2. Mais um bom comentário com pista
      (se eu estiver certa)

      Eliminar

    3. Gábi,

      A Lis disse quase textualmente a resposta!
      Quem não lê comentários não sabe o que perde!! hehehehe

      Eliminar
  22. Já acertei!!!
    Graças a Deus porque nem dormia descansada :)))
    Bejs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      hehehehe
      Também não seria razão para tanto!
      Mas compreendo-te sim... porque quando o Rui publica algum desafio que eu não consigo acertar, não descanso enquanto não conseguir!


      Beijinhos e parabéns pela tua pertinácia
      (^^)

      Eliminar
  23. Cara conterrânea fluminense niteroiense, Lis.
    Como diriam meus amados ex-regidos, você é "da hora", "mó legal", "gente fina", "porreta" e acrescento supimpa!!!!
    Certamente o jardineiro Pedro Coimbra diria: comentário cinco estrelas.
    Quem será este gajo, como dizem no reino distante além-mar?
    Aproveito o ensejo para sugerir que você assista a película de um cineasta lusitano/tripeiro, que sou fã de carteirinha, que a seguir disponibilizo:
    https://www.youtube.com/watch?v=3YUxwCVIKQo
    João Paulo de Oliveira
    Paulista/andreense/guarujaense/diademense.
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.



    ResponderEliminar
    Respostas

    1. JP, (a partir de hoje vou começar a tratá-lo assim, pode ser?)

      A Lis é 5 estrelas sim!
      É também cinco estrelas o «Filme falado» cujo link aqui gentilmente partilhou. Confesso que não conhecia e só por esse pequeno excerto fiquei a gostar imenso. Vou tentar vê-lo mal tenha oportunidade... pois achei genial cada actor falar na sua língua original e todos se entenderem perfeitamente.
      Faz-me lembrar uma passagem do Evangelho (ATOS 2:2-11) em que o Espírito Santo (não Rui, não estou a falar de Ti) recai sobre homens de muitas nacionalidades e línguas distintas mas todos se entendem e ouvem os outros falar como se fosse na sua própria língua.


      Perdoe-me a aula de catequese... mas acho que me vai entender.
      Beijinhos no nosso Português
      (^^)

      Eliminar
  24. Caríssima amiga Afrodite.
    Fico honrado e tens minha anuência para chamar-me de JP.
    Folgo saber que estás propensa a assistir a imperdível película manoelina.
    Caloroso abraço. Saudações cinéfilas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. JP, (ainda me soa a algo estranho... hehehe)

      Eu ontem já estive no Youtube a assistir a pequenos trechos... e gostei imenso. Mas também gosto dos actores e adoro línguas, por isso... (só de Grego é que não pesco nadinha! A sei dizer bom dia! ) :))


      Até já
      (^^)

      Eliminar
  25. Cheguei! Li a correr as palavras, não faço ideia para já da resposta, e vou procurar pistas nos comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Eu queria era ver-te um dia a chegares aqui... leres as 5 pistas e não precisares de ler comentário algum! (e prometo que vou conseguir)

      De qualquer maneira chegaste à resposta em pouquíssimo tempo! Estás de parabéns!!

      Eliminar
  26. Já enviei email (espero ter acertado)
    gostei muito desafio (se tiver acertado)
    e agora vou seguir o link do que o Prof me deixou
    um grande beijinho e obrigada
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Também estou a gostar... quando dá mais um bocado de luta torna-se muito mais divertido!
      Acertaste sim... e desfruta a música que é um clássico na voz da Gal Costa.


      Um beijo Enorme para ti também!
      (^^)

      Eliminar
  27. Já por diversas vezes andei (à socapa) por aqui tentando encontrar a resposta aos diversos enigmas que colocas sem nunca ter chegado perto da solução. Ou seja, sou um completo zero à «
    Desta vez não é muito diferente pois não faço a mínima ideia.
    ainda assim, segue um mail nem que seja para confirmar que não percebo nada disto!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Kok,

      E não é que tinhas razão!?
      É que confirmaste isso mesmo!! hehehehe
      És um prato tu!

      Precisas de ler as instruções páh, senão nunca mais ficas a perceber!


      Beijinhos e sorrisos aos molhos
      (^^)

      Eliminar
  28. Isto de ser professor há que ter pedagogia embora ir ao cinema pode só aço tecer no fim do período. Há muitos professores na blogolandia...mas os bons nasceram entre 53e 55 .
    Todos nós somos seres em busca de conhecimento. Adoro quando estou sem véu e detesto comer pão com ranço

    embora a resposta vá de barco...Tenho conhecimento que acertei.
    Ou agora adormecer e sonhar que estou na Amazônia
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gi,

      hehehe
      Pensei que ias dizer que a resposta vinha de comboio... mas antes de barco que a nado!
      Amazónia? Olha que o homenageado em questão mora numa Selva... mas de Pedra!


      Beijinhos a vapor
      (^^)

      Eliminar
  29. Espero ter conseguido o Achamento da solução.

    E por falar em enigmas...
    ... afinal, quem matou a Laura Palmer?

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      hehehe
      Tu também vias o Twin Peaks??
      Juro-te que já não me lembro quem foi... aquela série era muito mórbida e já nem sei se acompanhei a história até ao final. (vais-me "obrigar" a ir cuscar à Net para ver "if it rings the bell"!


      Beijinhos gémeos
      (^^)

      Eliminar

  30. TODOS,

    Finalmente lá consegui vir fazer a reedição. Parabéns a quem acertou e também a quem pelo menos tentou :)
    Sei que o enigma desta semana deu mais luta do que o normal e suscitou algumas dúvidas... mas também quando é fácil demais perde a piada!

    Um enorme OBRIGADA a todos os que que me aturam nestes "devaneios enigmaticos" de domingo à noite. Vocês são impagáveis! :D
    Acreditem que é um enorme prazer construir estes enigmas, quase igual ao prazer de os decifrar! E agora com o nosso amigo Rui em férias, avisem-me se mais alguém colocar desafios por aí... pois posso não me aperceber deles e seria uma pena perdê-los.


    Beijos e abraços a todos
    (^^)

    ResponderEliminar
  31. Caríssima deusa das deusas de todas as deusas, poderosa Afrodite.
    Muitíssimo obrigado pela deferência.
    Estou sôfrego para saber qual será o enigma vindouro.
    Caloroso abraço. Saudações agradecidas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. JP,

      Foi um gosto ter construído este enigma em sua homenagem.
      O enigma de hoje já está na linha da meta à espera que soem as 20h00, horas de Lisboa.
      Espero que lhe pareça fácil a si, como me parece fácil a mim.


      Beijinhos à hora marcada
      (^^)

      Eliminar