domingo, 14 de maio de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#30) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


Começo este post a pedir-vos desculpa: é que ainda não consegui reeditar os dois desafios anteriores (a minha vida anda complicada em termos de gestão de horários) mas conto fazê-lo logo que consiga. Isso e poder voltar a passar pelas vossas "casas" que é algo que adoro e me dá imenso prazer.

O enigma de hoje (como forma de compensação) é muito fácil... mas mesmo assim espero que vos dê satisfação acertar na resposta.

Para não fugir ao que é hábito, vou dar-vos então uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.



ENIGMA nº 30




Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------



REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº30




1. Nadador - Nadador-SALVADOR é o profissional que exerce a atividade de salvamento em meio aquático;
2. Jesus - na doutrina católica, Jesus é o SALVADOR da humanidade pois morreu para nos salvar;
3. Bahia -  São Salvador da Bahia, hoje apenas denominada por SALVADOR, é a capital do estado da Bahia;
4. Dalí -  SALVADOR Dalí foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista;
5. Oliver Stone - realizador do filme «SALVADOR», de 1986.



ACERTARAM:
Rui Espírito Santo - Fernanda Maria - YellowMcGregor - Janita - Papoila - Luísa - Lis Costa - Graça Sampaio - Prof. João Paulo - Ricardo Santos - Flor de Jasmim - Catarina - Pedro Coimbra - Manu - Suri - AvoGi - Esmeralda Martins - Gábi.


Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


  :))

47 comentários:

  1. Parece que desta já me safei !?... :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Já te safaste sim... só não te safaste de bateres o teu próprio record de resposta mais rápida. Eu tinha dito na altura que achava quase impossível bater um record de 2 minutos... mas afinal enganei-me porque desta vez só demorou 1 minuto até a resposta chegar à minha caixa de mail!
      Notável!
      Parabéns a dobrar!!


      Speedy Gonzalez kisses
      (^^)

      Eliminar
    2. Rui faltou deixares uma pequena pista...

      Eliminar
    3. eheheh... Logo na primeira, Gábi ? ... rsrsr ... Seria muito cedo ! :)
      Podia ter dito "Já me salvei" ... mas daria logo muito nas vistas e depois foi utilizado ! rsrs

      Eliminar
  2. Respostas

    1. Fernanda,

      Nem seria de duvidar!
      Estás salva!! :))


      Recebe mais beijinhos, que a primeira remessa já te enviei por mail
      (^^)

      Eliminar
    2. Bem se eu realmente estiver certa aqui haverá uma pista na resposta ao comentário...

      Eliminar
  3. Fácil!!! :))

    Vou enviar-te a resposta por mail, Afrodite. :)

    :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Janita,

      Eu avisei que era fácil :)
      Mas hoje os motivos são merecedores de tal, já que este é um post de homenagem a alguém que merece todas as honras!


      Beijinhos e boa semana
      (^^)

      Eliminar
    2. E haverá mais uma pequena pista na resposta :)

      Eliminar
  4. Eu também já estou a salvo :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Estás salva sim, já não te afogas!! Tens a bóia do nadador... que curiosamente é vermelha e branca! Ó páh... está tudo a encaixar! hehehehe


      Obrigada minha linda, por teres participado, e parabéns!!
      (^^)

      Eliminar
    2. Finalmente uma comentadora a deixar uma pista (acho)

      Eliminar
  5. Acho que nos salvamos todos. :)
    Vou de seguida para o correio.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      E a carta chegou rápida à minha cx de correio.
      E salvaste-te sim senhora!


      Obrigada minha querida, boa semana para ti
      (^^)

      Eliminar
    2. E mais uma pista em comentário (acho) :)

      Eliminar
  6. Oi kirida
    Penso que sei hehehe
    Vou mandar email _ só me assusta o mar _não avisto o nadador ..
    mas vou tentar .
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Podes nadar sem medo fora de pé... mesmo que esta não seja a tua praia! :)
      A tua resposta está certíssima!!


      Beijinhos salgados
      (^^)

      Eliminar
  7. Ó nossa deusa! esta é de "caretas"..... Deu para adivinhar logo. EU!!! Imagina!!

    Vou enviar mail. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      É de caretas mas não me faças caretas, ok? :))
      Fico muito feliz por saberes a resposta assim de caras! Obrigada!
      Eu avisei que era fácil... pois o objectivo é fazer deste desafio uma homenagem, à semelhança como as que tenho feito aos nossos amigos, a alguém também muito especial.


      Beijinhos salvíficos
      (^^)

      Eliminar
  8. É um exemplo para nós esta palavra. Acho que fizeste uma boa homenagem a quem a merece por inteiro.
    Obrigado Afrodite por mais este teu desafio !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      É uma singela homenagem a quem aprecia e gosta da simplicidade.

      Obrigada eu... fico feliz por gostares dos meus desafios... e não te esqueças que no próximo domingo há mais! ;))


      Beijinhos com memória
      (^^)

      Eliminar
    2. Gostei muito deste desafio também!

      Eliminar
  9. Poderosa deusa das deusas de todas as deusas, inigualável Afrodite.
    Quase fiquei com meus miolos calcinados, mas depois de tanto matutar,fui salvo de morrer afogado, graças ao meu amado Marques de Pombal (1699-1782), porque foi ele que transferiu a capital da Bahia para a Rio de Janeiro.
    Toda honra e toda glória para o nobilíssimo Marques de Pombal.
    O estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891) está desapontado, porque não tinha nenhum copo d'água a sua disposição, depois da longa travessia do grande oceano e Hemisfério que nos separam, quando deixou a resposta na vossa requintada, perfumade e bem cuidada caixa de correio.
    Caloroso abraço. Saudações pombalinas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      As suas aulas de História sempre me encantam.
      Obrigada pelo empenho... a sua participação sempre nos enriquece a todos.


      Um beijinho especial e em bom Português
      (^^)

      Eliminar
  10. Vinha só para deixar o meu beijinho, mas acabei por enviar mail!

    Uma boa semana querida.

    Beijinho imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      E fizeste muito bem... por mais do que um motivo.
      O teu palpite está correctíssimo!


      Um forte abraço, mas com braços de abraçar a sério!
      (^^)

      Eliminar
  11. Hoje sei sem pesquisar. Há 3 ou 4 dias não saberia "de caras" a quem te estarias a referir. : )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Este fim de semana passado vai ficar gravado na nossa memória por muitos e bons anos! :)


      Beijinhos lusos
      (^^)

      Eliminar
  12. Bonita homenagem!! :)))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Obrigada!
      Uma excelente semana para ti também!
      Beijinhos e montes de sorrisos
      (^^)

      Eliminar
  13. Pelos comentários todos dizem ser fácil, daí que vá arriscar, mas desconfio que vai sair asneira.

    Boa semana
    Beijinhos querida amiga

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Ora diz lá se não foi dada de bandeja
      O que eu quero é que todos se salvem! :))


      Beijão e boa semana aí para o Oeste
      (^^)

      Eliminar
  14. Desta ninguem me salva.
    Vou enviar e pela espero que esteja correcta.
    Gostaste de "amar pelos dois" olha foi a nossa salvação!
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gi,

      Claro que gostei! Andei a semana toda a apoiar os manos!... e bem que valeu a pena! Para mim foi uma alegria muito maior do que as alegrias que a Selecção Portuguesa nos deu há 10 meses atrás.


      Beijinhos de bandeira às costas
      (^^)

      Eliminar
  15. Afrodite, esta é de caras...aqui vou eu a tempo da resposta.
    I´m back (os IVAS já se foram)...miminhos doces a todos/as!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Minha querida, que bom "ver-te" já desafogada das tuas canseiras mais prementes.
      Os teus mimos fazem cá falta... ainda bem que eles (os Ivas) se foram para te podermos ter de volta.


      Mail recebido :))
      Beijinhos a dobrar
      (^^)

      Eliminar
  16. Acho que sei sem ler comentários, mas vou ler para confirmar...volto já

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Esta semana só tiveste de confirmar nos comentários e nas minhas respostas aquilo que tu já sabias! :))


      Beijinhos assertivos
      (^^)

      Eliminar
  17. Vou enviar email :)
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Como vês, fiz-te a vontade e esta semana construí um enigma super fácil!
      E nem fizeram falta mais pistas! :))


      Boa semana minha linda e muitos beijinhos para ti também
      (^^)

      Eliminar
  18. Mandei mensagem... e não foi de S.O.S :-)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      Agora fizeste-me lembrar da música dos POLICE :))


      Cá chegou direitinha e foi recebida com sorrisos
      Beijinhos risonhos
      (^^)

      Eliminar
  19. Lá tenho eu que mostrar o enigma só meu filhote ;)

    Bjix, andam os teus horários avariados e os meus....

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lina,

      Este nem precisas de pedir ajuda ao craque aí de casa... porque sozinha chegas lá de certeza.

      Vou fazer a reedição dentro de minutos.
      Muitos beijinhos e obrigada amiga pelo teu carinho
      (^^)

      Eliminar

  20. TODOS,

    E finalmente lá consegui fazer a reedição deste post.
    No fim de semana passado vivemos momentos altos de grande emoção e a vitória de SALVADOR SOBRAL foi um dos momentos altos do dia 13 de Maio de 2017 que ficará certamente na memória de todos.
    Fazer uma homenagem ao SALVADOR, mesmo que deste modo simples, era obrigatório!

    Obrigada por fazerem parte do meu mundo! Vocês são uns companheiros fantásticos!!

    Abraços e beijos para todos
    (^^)

    ResponderEliminar