domingo, 16 de abril de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#27) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


E enquanto vão passando os dias em contagem decrescente, os ENIGMAS continuam a suceder-se aqui nos Jardins, mesmo hoje em pleno Domingo de Páscoa.


Como é hábito, vou dar-vos uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.


ENIGMA nº 27




Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------




REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº27




1. Manoel de Oliveira - Realizador do filme "Non, ou a Vã GLÓRIA de Mandar", filme de 1990;
2. Hugh Hudson - Foi o realizador do filme "Momentos de GLÓRIA" , de 1981;
3. Jogo -  O jogo da GLÓRIA , de tabuleiro com casas, com dados e em que os jogadores avançam conforme a pontuação dos dados;
4. Fernando II -  "Fernando II e GLÓRIA" foi uma fragata à vela da marinha portuguesa;
5. "Destiny" - é o nome do 7º álbum de estúdio de GLÓRIA Stefan, lançado em 1996.



ACERTARAM:
YellowMcGregor - Rui Espírito Santo - Fernanda Maria - Prof. João Paulo - Teresa (Ematejoca) - Graça Sampaio - Luísa - Ricardo Santos - Pedro Coimbra - AvoGi - Gábi - Lis Costa - Ju Abreu - Manu - Papoila.


Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


  :))

118 comentários:

  1. Uma palavra vem logo à memória: estará correta?

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      A tua participação foi meteórica!
      Quatro segundos é o segundo melhor record de tempo nestes já 27 desafios.
      Muitos parabéns! :)


      Beijinhos muito gratos e sorrisos retribuídos
      (^^)

      Eliminar
    2. Será ramo uma pista?

      Eliminar

    3. Gábi,

      Não me parece, ainda para mais, a Páscoa já passou.

      (^^)

      Eliminar
    4. Ramo não será mas já deixei uma pista mais abaixo, especialmente para os adeptos/as da cor do ramo :-)

      Eliminar

    5. YM,

      hehehehehe
      Ou não viesses tu misturar o futebol nisto! :D

      Beijinhos esféricos
      (^^)

      Eliminar
  2. Chiiiiça ! ... Que isto para mim esteve muito difícil e não sei se já acertei ou não ! :(((
    Já enviei mail, após muito esforço desde a última badalada e espero que não tenha sido um esforço inglório !!! ... Uuuuffaa !!!

    Será que está certo ?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será badalada uma pista?

      Eliminar

    2. Rui,

      Desta vez a coisa está mais difícil!
      Mas também... eu ando a ameaçar há que séculos que ia colocar um enigma que desses mais luta. Mas olha que a dificuldade é algo muito subjectivo.

      Obrigada pelo teu esforço, eu ontem também soei as estopinhas num momento de desispiração, pois não atinava com as palavras certas para encontrar o banquinho do Egas Moniz.


      Beijinhos coroados
      (^^)

      Eliminar

    3. Gábi,

      Acho que também não.
      (^^)

      Eliminar
    4. Gábi. Badalada não é uma pista, mas deixei aí uma outra ! :)

      Eliminar

    5. Rui,

      Pista que a Graça voltou a utilizar :)

      (Já passaram mais de 48h... e agora tenho de ajudar na "pesca" das pistas)

      Eliminar
    6. O banquinho do Egas Moniz é que, subjetivamente falando, um osso difícil de roer.

      Eliminar
    7. hehehe... Olha que não, olha que não ! :)) ... ("Esquece por momentos a história). É mais um "Fontanário de Egas Moniz" que um "banquinho", Teresa !... O "Doutor" sabe tudo explica-te !
      ... e claro que o granito, literalmente falando, ainda é mais duro que o osso ! rsrsrs

      Eliminar
  3. Querida Afrodite, vou arriscar :)

    beijinho com sabor a amêndoas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serão amêndoas uma pista?

      Eliminar

    2. Fernanda,

      Eu desta vez estou (escandalosamente) atrasada nas respostas aos comentários! Mas quero que saibas que adorei as amêndoas!, Ah não... os beijos!
      hehehe


      Beijinhos pascais
      (^^)

      Eliminar

    3. Gábi,

      Muito indirectamente, amêndoas até podia ser pista! Senão vejamos:
      As amêndoas comem-se por altura da Páscoa - na Páscoa celebra-se a morte e paixão de Cristo - Jesus Cristo é a segunda figura da Santíssima Trindade - e nas celebrações litúrgicas, o início da Eucaristia começa EXACTAMENTE pela palavra que pretendo!

      Se não for desta...
      (^^)

      Eliminar
  4. Com esforços inglórios ou não, vou enviar mail... eh eh eh eh... Ó p'ra mim a jogar aos desafios....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...aqui não estou a conseguir ver a pista...

      Eliminar
    2. Gábi...

      Mas olha que a PISTA está lá! :)))

      Eliminar

    3. Graça,

      Eu bem te disse que ainda te ia viciar nos meus Enigmas!! hehehehe
      Quero que saibas que estou muito grata e orgulhosa da tua prestação!


      Beijinhos laureados!
      (^^)

      Eliminar
  5. Poderosíssima deusa das deusas de todas as deusas do multiveros, inigualável Afrodite.
    O estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891)esteve sob a égide de Hermes ao entregar - esbaforido - a resposta do enigma em curso.
    Será que acertei?
    Caloroso abraço. Saudações ligeiras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui podemos ter muitas pistas...
      Dom Pedro, Hermes, ...

      Eliminar

    2. Gábi,

      Hermes é pista sim :))

      Eliminar

    3. Professor,

      O incansável estafeta cá deixou a missiva e levou resposta afirmativa.
      Com a sua resposta ficou provado que mesmo não conseguindo encontrar justificação certeira para as cinco pistas, apenas três lhe bastaram para chegar à palavra correta.


      Beijinhos muito gratos e saudações cinéfilas
      (^^)

      Eliminar
  6. Meu Deus, cheguei agora e vejo que já tens tantos mails...já estou em deficit :))
    deixa-me lá ir trabalhar ppois não faço ideia nenhuma.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Confesso-te que este desafio está paradoxal!... porque planeei fazer um mais difícil para desenjoar de outros anteriores que foram fáceis de mais. Mas mesmo assim, há sempre quem consiga chegar à reposta sem sequer ter pesquisado! Por isso estas coisas são tão subjectivas.

      Se voltares a passar por aqui antes da reedição (que não será antes de amanhã à noite), dá uma vista de olhos pelos comentários! Está tudo lá!


      Beijinhos cheios de ideias
      (^^)

      Eliminar
  7. Caríssima Amiga Afrodite.
    Como sabes, a minha amiga, a Dona Miquelina Pinto Pacca, vai todas às quartas-feiras, das 14h00 às 15h30, à Cripta da Catedral da Sé, que fica no marco zero da capital paulista, para desfiar o Santo Rosário, com o escopo de solicitar a intercessão do meu ascendente nativo, o destemido Cacique Tibiriçá, que tem seus despojos mortais ali depositados, e da Nossa Senhora de Guadalupe, com o escopo de desejar, como ardor, que a grandiosa - Almoçarada - na acolhedora e milenar cidade de Braga, no dia 30 vindouro, um dia depois do meu 64º Natalício, seja um sucesso estrondoso!
    Juro pela castidade da detestável Megera de Queluz (1775-1830), que não estou amuado por não ser um dos felizardos partícipes da Almoçarada bracarense.
    https://www.youtube.com/watch?v=lzZA_DtlGVg
    Saudades infindas de Braga.
    Caloroso abraço. Saudações saudosas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui poderão existir tantas pistas que fiquei esmagada...

      Eliminar

    2. Professor,

      Obrigada pelo apoio!
      Nesse dia conseguiremos fazer ligação telefónica para do longe fazermos perto!


      Beijinhos com sucesso
      (^^)

      Eliminar
  8. PS - Apreciei sobremaneira as imagens bracarenses, mas não entendi a fala dos vossos patrícios na canção...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      A canção é uma "modinha" antiga, num linguajar mais tradicional.
      Há grupos etnográficos que têm feito excelentes trabalhos de recolha dos costumes e cantares antigos que as moças cantavam sobretudo nos trabalhos da lavoura. O folclore português é riquíssimo :)


      Deixo-lhe aqui um cheirinho da letra:

      Eu ia por Braga abaixo, ai ouvi cantar e parei
      Ó Ana, ó linda Ana, ai ouvi cantar e parei
      Uma modinha tão linda, ai quem a cantara não sei
      Ó Ana, ó linda Ana, ai quem a cantara não sei.
      Atirei com uma laranja, ai por cima de Braga fora
      Ó Ana, ó linda Ana, ai por cima de Braga fora
      A laranja caiu dentro, ai adeus Braga vou-me embora
      Ó Ana, ó linda Ana, ai adeus Braga vou-me embora.



      Beijinhos cantarolados
      (^^)

      Eliminar
    2. Gratíssimo pela letra e explicação.

      Eliminar
  9. Oi Afrodite
    Passei um bom tempinho tentando encontrar a resposta certa ,mas ainda estou cheia de dúvidas.Demorando fazer a junção pra desvendar com uma palavra ou frase,
    Lamentando muito rs mas amanhã vou dar outra passadinha e tentar ,de novo.
    Beijo e boa semana e que o sentimento da Páscoa perdure pelo resto do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Vou deixar o desafio sem reedição por mais algum tempo.
      Agora as pistas são imensas, é uma fartura!


      Beijinhos ainda plenos de sentimento Pascal
      (^^)

      Eliminar
  10. Enviei mail mas com uma dúvida...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Por morrer uma andorinha não se acaba a Primavera, i.é, não é porque não se decifra uma das pistas que a resposta fica comprometida.
      Depois da dúvida esclarecida ficam as certezas: que vocês todos são fantásticos!


      Obrigada por tudo...
      Beijinhos sem dúvidas da grande estima que te tenho
      (^^)

      Eliminar
  11. Agora que finalmente tenho o meu Pc de volta, vou tentar decifrar mais este enigma, que me parece mais difícil que os anteriores.
    Logo que se faça luz envio mail.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Ainda bem amiga! Como vês, tudo está bem quando acaba bem!
      É mais difícil sim... mas quem quiser ler as pistas que já estão semeadas por aí, vai ter uma colheita abundante.


      Beijinhos de luz minha querida
      (^^)

      Eliminar
  12. Então ?... O pessoal anda fugido, ou retraído ?... :)
    Reparem que é mais difícil que o habitual, mas nada de impossível !

    Eu costumo abrir 5 páginas do Google no cabeçalho e vou vendo em cada uma delas cada uma das palavras sugeridas, até encontrar "a" palavra comum a todas ! :)
    Também é verdade que é preciso um bocadinho de sorte na escolha dos links a pesquisar. Antes de abrirem passem os olhos por todos eles !
    Eu demorei um pedacinho mais, porque insisti na pesquisa de dois links errados até me aperceber do erro.

    É fundamental não desistirem à primeira dificuldade ! :)
    Quero ver essa perseverança e ultrapassarem-se a si próprios ! rsrs

    Abraço a todos.... e vão dizendo alguma coisa, senão, até parece que não estiveram cá ! rsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o enigma requer algum esforço e dedicação mas com devoção chega-se lá ;-)

      Eliminar
    2. Vamos lá tentar abrir as cinco páginas...

      Eliminar

    3. Rui,

      Obrigada! :)
      Isto anda difícil para todos... até apara mim que estou atrasadíssima nas respostas aos comentários!


      Beijinhos agradecidos
      (^^)

      Eliminar

    4. YM,

      Vou confessar aqui que até a mim essa tua pista me passou despercebida!
      Mas não admira... já que eu torço apenas por equipas de equipamento vermelho e branco.


      Beijinhos vestidos a rigor
      (^^)

      Eliminar

    5. Gábi,

      A tática ajudou!?

      (^^)

      Eliminar
  13. Já mandei "mail" embora as duas últimas pistas me deixassem um pouco confuso. Creio que seja essa a palavra é a que faz sentido !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Julgo que tu usas o mesmo método de pesquisa que eu... por isso, quando há evidência de que o tiro está certo... atira-se para onde faça sentido.
      Mas mesmo confuso acertaste!
      Obrigada e parabéns!


      Beijinhos com sentido
      (^^)

      Eliminar
  14. Isto hoje é só desafios :)
    Já deu para ler que o Ricardo enviou email, aqui poderia copiar por ele e subscrever o email dele :)
    mas antes vou ver se há pistas nos outros comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      heheheh
      Eu própria tive o mesmo pensamento quando entrei no teu blogue! :D

      Eliminar
  15. Continuo sem fazer ideia, mesmo com as janelas abertas, espero poder continuar a tentar amanhã (e entretanto quero subscrever todos os emails recebidos com a resposta certa!)
    um beijinho e boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Ó rapariga, tu tem-me cuidado com as correntes de ar com tantas janelas abertas! :****


      Beijos mil...
      (^^)

      Eliminar
  16. Já enviei a resposta.
    Se estou certo os U2 cantavam como ninguém :))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Desta vez o teu mail ficou meio perdido no meio da correspondência que estou a ter algum problema em conseguir colocar em dia.
      Mas, claro, que está certíssima a resposta! Tu estás um Mestre infalível!


      Kisses for U2
      (^^)


      P.S. e desculpa a demora em responder

      Eliminar
  17. Bom dia minha Linda!

    Saudades, muitas. Espero que estejas bem. Eu indo:)

    jinhooooooosssss e abracinho apertado!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Suri!!!!

      Minha suricate linda e fofinha !!
      Espero que estejas bem e que estejas com esse coraçãozinho em paz.


      Um abraço com muito carinho e um beijo repenicado nessa carinha linda!
      💙😘🌼

      Eliminar
    2. Olha a Sô Dona Suri!
      Bons olhos a vejam (leiam) :-)

      Eliminar
  18. Passagem a correr durante hora do almoço para verificar se temos mais pistas...

    ResponderEliminar
  19. Vou só agora "iniciar os trabalhos"! Mas isto parece complicado!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Tens tempo, pois pelo menos até amanhã à noite não farei a reedição.
      Espero que te divirtas como me tenho divertido.


      Beijinhos em eco de cânticos pascais
      (^^)

      Eliminar
  20. Este enigma é mais difícil que os anteriores. Vou enviar "mail", que, quase de certeza, está errado.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Entretanto, numa segunda passagem pelos comentários, tenho a certeza que vais conseguir ter a certeza da resposta certa!


      Beijinhos certeiros
      (^^)

      Eliminar
  21. Abri janelas, fechei janelas, até abri uma janelazinha para a pista do Prof. do Hermes e nada :(
    Preciso de mais pistas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual eu! Preciso de pistas! São todos uns marotos! Não deixam escapar nada. Bj Gabi

      Eliminar
    2. Certíssimo Ju :) um beijinho para ti também e vamos ver se entretanto começam a aparecer pistas....

      Eliminar

    3. Ju e Gábi,

      Vocês tantas pistas pediram que acabaram "afogadas" nelas!!
      Não sei se batemos o record de pistas neste desafio! :)


      Beijinhos a "dar-vos p'la barba"!
      (^^)

      Eliminar
  22. Esta nao catrapisco nada
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gi,

      E como pudeste ver mais tarde, é tudo uma questão de olhar para as coisas com olhos de ver! :))


      Beijinhos e piscadelas
      (^^)

      Eliminar
  23. Gabriela a minha para ti :) hoje é séria. Actriz da novela "Dancin'Days" e mais não digo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ricardo mas preciso de uma pista mais esclarecedora, assim por exemplo que tenha a primeira letra da resposta certa, já agora as duas primeiras letras e a última, ou melhor as duas primeiras e as duas últimas letras...

      Eliminar
    2. Entretanto, fui primeiro para a actriz errada :) deveria ter procurado nas actrizes todas! obrigada pela pista Ricardo :)

      Eliminar

    3. Ricardo,

      Boa Pista!!

      (^^)

      Eliminar

    4. Gábi,

      Graças à pista do Ricardo fiquei a saber que houve há 5 anos uma telenovela portuguesa exibida na SIC com o mesmo nome desta que ele escolheu para te ajudar!

      Se alguém precisar de utilizar esta pista, o Ricardo refere-se à telenovela brasileira, ok?

      (^^)

      Eliminar
  24. Reunindo pistas além das palavras lá em cima:
    Hermes
    algo que os U2 cantavam
    actriz na novela Dancin Days (a Sónia Braga?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além da pista que já deixei... a resposta está aqui:

      http://dona-redonda.blogspot.pt/2013/06/post-3453-perto-da-felicidade-de-richar.html

      ;-)

      Eliminar

    2. YM,

      heheheh
      Isto está a explodir, não tarda, com tantas pistas!

      (obrigada!)

      (^^)

      Eliminar

    3. Gábi,

      Apesar dessa lista estar algo incompleta, já não são precisas mais pistas, pois não?

      (^^)

      Eliminar
    4. Preciso sim!!!´
      E há uma pista para um post do meu próprio blogue! Estou a afundar-me no meio de pistas e janelas e não pesco nada!

      Eliminar
    5. Muito obrigada pela pista YellowMcGregor foi a confirmação quando finalmente vi a luz!

      Eliminar
  25. Afrodite ainda tentando decifrar pistas ...
    Quem sabe se demorar mais um pouquinho pra revelar eu consigo kkk
    Já acertei(eu presumo),os 'enigmas'do Rui e do Ricardo , pôxa queria também acertar o seu. rs
    Vou c0ntinuar insistindo
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Lê por favor o comentário que deixei há minutos à Gabi (o comentário das 23:30)
      A resposta está lá... para quem a souber ler.
      Eu espero... pois não vou fazer já a reedição, fica tranquila.


      Beijinhos pacientes
      (^^)

      Eliminar
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gi,

      Minha amiga... é mesmo uma questão de fé!
      (a fé é que nos salva!)


      Beijinhos crentes
      (^^)

      Eliminar
    2. Glória a Deus nas alturas e paz na terra.....
      Acho que descobri ......
      depois de tantas!!!!!!
      Glória glória Aleluia acho que sei.
      Siga

      Eliminar
    3. Hihihihihihi. Lol
      Kis :=}

      Eliminar

    4. Beijinhos minha maluca adorada!
      💗💛💙

      Eliminar
  27. Enviei email, só um pouco convencida que posso ter conseguido chegar lá...
    Se cheguei, este desafio foi muito difícil, fiquei completamente esmagada em pistas!
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Tu és maravilhosa!
      Tu dás vida e levas alegria por onde quer que passes!


      Obrigada por tudo e parabéns pela tua determinação!
      Muitos beijinhos
      💗🌻😘🌼

      Eliminar
  28. Uf,finalmente, confirmação de que cheguei lá! :)
    (para os próximos quero copiar por quem chegue lá logo)

    um beijinho e boa-noite

    ResponderEliminar
  29. E entretanto ao pensar na palavra lembrei-me que já foi o meu bolo favorito apesar de não ter chocolate...

    mais um beijinho e boa-noite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Outra dica excelente! Eu também adoro esse bolo!! Não é coberto de chocolates mas é coberto de ovos moles e açúcar!
      Mistura explosiva que cai como uma luva em cima da massa folhada!!


      Beijinho doce
      (^^)

      Eliminar
  30. Querida Afrodite
    Apesar das pistas, continuo à nora, mas verdade seja dita que o tempo tem faltado por aqui.
    Vou ver se mais logo se faz luz.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Não stresses Amiga!
      Isto é pura diversão... e se desta vez não der, para domingo há mais"!


      Beijos verdadeiros!
      (^^)

      Eliminar
  31. Finalmente fez-se luz! Nada como a frescura da manhã!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Parabéns!!
      :))


      Beijos frescos!
      (^^)

      Eliminar
  32. Para quem ainda não acertou, um conselho : Vão à missa, lembrem-se de mim e estejam atentos. Repitam as palavras do padre !!!
    Quando lá vou fico sempre muito honrado pelos “votos” e "homenagem" que me dedicam em modo privado e único, a mim e à minha família, mas isso faz-me sentir de consciência pesada, por ser exclusivamente a nós e não a todos ! :((
    Por isso, o mesmo lhes desejo eu aqui, individualmente, a todos ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora, se realmente não chegarem lá, só lhes vou dar mais 5 dicas que não podem falhar :
      "Manoel de Oliveira" ; "Hugh Hudson" ; "Jogo" ; "Fernando II" ; "Destiny" !
      ... mas por favor não digam nada à Deusa que eu estou a dar pistas ! :(

      Eliminar

    2. hehehehe

      Essa dica da missa já eu a dei ontem! E mais clara (do que eu já sou) não podia ser! :)

      Agora te digo: estes teus comentários fizeram-me dar uma gargalhada!
      :D

      Eliminar
    3. És um querido Rui rsrsrsrrs
      Com essas pistas só uma lerda como eu não chega lá :)

      Eliminar
    4. Quem conhecer os filmes do GRANDE Manoel de Oliveira, mesmo os menos conhecidos, e ainda se lembrem de um jogo muito popular, chegam imediatamente à solução do desafio. As outras três pistas são afirmações da palavra chave.

      Eliminar
    5. Manu, a ematejoca tem razão e toma nota que eu "encalhei" no barco do Fernando II e julguei que "Destiny" era um jogo de computador :( , mas afinal é uma coisa linda de ouvir ! :)

      Eliminar
  33. Caros jardineiros afroditeianos ainda não acertantes.
    O nosso estimado Professor Rui da Bica não deu uma isca para colocar no anzol, mas sim deu o peixe de bandeja, porque o subsídio dele foi genial, bem melhor que minha pista de Hermes.
    Caloroso abraço. Saudações auxiliadoras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Todas as pistas ajudaram.

      Obrigada!
      Beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  34. Eu só me lembro Do Futebol Club do Porto!!!
    Bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Papoila,

      Só te faltou a palavra "carago"!
      hehehe

      Mas acertaste... isso é que importa!
      Beijinhos ao fechar da sessão!
      (^^)

      Eliminar
    2. Vá lá, que consegui mesmo no final...estava mesmo para desistir tive uns dias complicados e não dava para pesquisar :(
      Mas cá estou, Gloriosa de ter chegado a tempo hhihi
      bjs

      Eliminar
  35. Minha querida,
    não tenho tempo para pesquisar 😚

    Beijinho imenso

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Quando recebi o teu comentário, estava já a ultimar a reedição.
      Não te preocupes, tens é de descansar.


      Beijos à hora do sono
      (^^)

      Eliminar

  36. TODOS,

    Post reeditado e tudo nos conformes!
    Mesmo que me digam que as palavras já estão gastas, não posso deixar de voltar e continuar a agradecer-vos a vossa inexcedível dádiva! Vocês são fantásticos e por causa disso, estes Jardins voltaram a florir!

    Obrigada pela paciência, pela boa disposição, interajuda e camaradagem! Esse é o sal da amizade!

    Beijos e abraços para todos, cada vez mais perto do grande Encontro desta Família que está cada vez maior.

    (^^)

    ResponderEliminar
  37. Esqueci-me do desafio.
    Mais tarde, andei por cá, mas de fugida, porque fui "tratar" do encontro.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Não é um esquecimento grave!
      Era grave era se te esquecesses do Encontro! :))


      Beijão!
      (^^)

      Eliminar
  38. Para mim é um desafio eu conseguir chegar a tempo do início do desafio e ainda o resolver... Ando tãooo cansada...

    Bjix

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lina,

      Ó mulher... tu não te canses que te quero bem disposta e fresca como uma alface no domingo dia 30 :))


      Beijinhos em contagem decrescente!
      (^^)

      Eliminar
  39. Gosto muito destes desafios (só queria era acertar neles logo à primeira :) obrigada por os inventares :)
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      O próximo desafio ainda não foi inventado... mas vou tentar que seja fácil ! :))


      Beijinhos inventores
      (^^)

      Eliminar