domingo, 9 de abril de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#26) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


E enquanto vão passando os dias em contagem decrescente, os ENIGMAS continuam a suceder-se aqui nos Jardins.
O de hoje é muito especial para mim pois refere-se a alguém de quem sou fã desde que me conheço por gente.


Como é hábito, vou dar-vos uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.


ENIGMA nº 26





Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------


REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº26




1. Porto - cidade berço de SÉRGIO GODINHO e onde viveu até aos 18 anos;
2. 1945 - o ano do nascimento SÉRGIO GODINHO (ver Wikipédia);
3. "Maré Alta" -  nome da música que encerra o 1º álbum de SÉRGIO GODINHO, «Os Sobreviventes», de 1971;
4. "Entre Mortos e Vivos" - é um filme (comédia "negra") realizado SÉRGIO GODINHO, de 1991;
5. "A Caixa" - é um livro de SÉRGIO GODINHO composto de 3 contos infantis que fala sobre o desejo de concretização de sonhos.



ACERTARAM:
Rui Espírito Santo - Graça Sampaio - Fernanda Maria - AvoGi - Ju Abreu - Maria Eu - Ricardo Santos - Luísa - Gábi - Lis Costa Catarina - Pedro Coimbra - Maria Araújo - Teresa (Ematejoca) - Prof. João Paulo - Papoila - Manu Flor de Jasmim.



Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  



  :))

88 comentários:

  1. Já sei!!!! O meu querido. Um dos meus preferidos desde antes da Revolução!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto, será "um querido"...

      Eliminar

    2. Graça,

      Andava eu na escola e não entendia nada de revoluções... mas já cantava as músicas dele.
      O meu apego ao trabalho musical deste "querido" nada tem a ver com política mas apenas com a musicalidade em si e qualidade poética.
      Um verdadeiro "mago das palavras"!


      Beijinhos revolucionários
      (^^)

      Eliminar

    3. Gábi,

      A Graça disse-o... e eu reforcei!
      Um "querido" sem mudar a casa!

      (^^)

      Eliminar
  2. Segui email querida Afrodite!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fernanda,

      Cá chegou e foi recebido com um sorriso!
      Tu nunca falhas! :)


      Beijinhos nas asas do coração
      (^^)

      Eliminar
  3. O meu palpite já foi e também as justificações todas ! :)

    O quê ?... A Graça, por aqui num desafio ?!!!! rsrsrs ... e não é que me parece que deve ter acertado ?... rsrsrs ... Boa, Graça !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada com estar por aqui na 1ª badalada das 8 ! eheheh

      Eliminar
    2. Estes enigmas são muito fáceis, Rui!!! Os teus requerem muito trabalho.... eh eh eh eh..... e muito tempo . coisa que eu não tenho.... e muita paciência....... Juro, mas juro mesmo que não gosto mais da nossa deusa que de ti..... eh eh eh eh!!!!

      Beijinhos enigmáticos...

      Eliminar
    3. ahahah... Ah ! ... Já fico mais tranquilo ! :)) ... Estava a ficar cheio de ciúmes ! :))
      Até estou para ver se serás capaz de desvendar o meu "enigma" literário de amanhã às 21:30 ! rsrs

      Eliminar

    4. Rui,

      Tu és mesmo um santo e não só de nome... porque me ajudas sempre na reedição.
      Fico sempre grata a quem tem a gentileza de compor a resposta com as cinco justificações pois elas ajudam-me a enriquecer o texto da reedição.


      Beijinhos sem ciumeiras
      (^^)

      Eliminar

    5. Ah... e esqueci-me de te dar os parabéns porque voltaste a estar à espreita mal deram as oito badaladas. Mas olha que foi mesmo por pouco que a Graça quase te roubava a camisola amarela!

      (^^)

      Eliminar
    6. Eu ainda não expliquei porque estou sempre atento à primeira badalada das 8, para entrar nos teus Jardins ! :)
      O facto é que adoro estes teus desafios e aliás todos de um modo geral !
      Acontece que se chego com uma hora de atraso, como já me aconteceu, lá se vai a "pica" do desafio, porque há demasiadas dicas quase explícitas, passada essa hora, ou hora e meia ! :(
      Talvez tenha que haver uma "recomendação nesse sentido ! :)

      Eliminar

    7. Rui,

      És um cusco... hehehe
      Mas repara, as dicas só as lê quem quiser...
      Eu quando participo nos teus desafios, primeiro tento chegar à resposta por mim e só depois de encontrar a resposta é que vou ler os comentários, e olha que os leio sempre todos! Ah... mas se não conseguir chegar por mim então vou ler as dicas para alavancar as minhas pesquisas.

      O que se vai passando na caixa de comentários é a parte mais divertida destes desafios e eu divirto-me imenso (e espero que os outros também).

      (^^)

      Eliminar
    8. ahahah... Quantas vezes me disseste tu, que quando é fácil demais, não te dá "pica" ?... rsrsrs

      Concordo a 100% que os comentários valorizam imenso um post, às vezes mais que o próprio post ! :))) ... mas eu sugeria dicas mais subtis e menos explícitas ! rsrsrs

      Eliminar
  4. Eu sei. Fiquei logo com um brilhozinho nos olhos e tinhas foi a resposta. Mas diz-me é preciso justificar? Obs?Ninho do Rui da bica disse aqui em cima .
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gi,

      Tu ficaste com um brilhosinho nos olhos e eu com um sorriso enorme ao ler-te!
      É claro que, depois de tanta "emoção" nem era preciso enviares mail.
      Mas foi bom teres enviado... pois assim tenho oportunidade de te beijocar mais vezes! :))


      Beijinhos a triplicar!
      (^^)

      Eliminar
  5. Refaço : o velhinho do Rui...
    E tira o obs.....
    Shite para a escrita inteligente quem por burra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Deusa é uma "gaja porreira" e não exige ! :( ... mas eu exigiria ! rsrsrs
      Os velhinhos são uns chatos é o que são, miúda ! :))
      Esta "escrita inteligente" já de uma vez me deixou em maus lençóis com a troca de uma simples palavra ! eheheh ... Foi mesmo embaraçoso e delicado ! :))

      Eliminar

    2. Gi,

      A escrita inteligente faz-nos poupar tempo e ajuda... mas temos de estar sempre com olho nela porque tem vontade própria. :)

      Eliminar

    3. Rui,

      Eu é que te digo quem é que é "gaja"!
      Porreira até que sou!... se bem que a origem da palavra também deixa muito a desejar, principalmente se fores a tomar em conta a raiz da palavra para os galegos!! lol

      Eliminar
    4. .... :( ... Eeeeeiiii ! ... Ca bronca !!! :(( ... Eu devia ter dito "miúda fixe" ! eheheh

      Olha que até fui ver ao Priberam ! :)) ... O "gaja" é bem mais "ordinário" que o "porreira" (este, até lisonjeiro, embora a "raiz galega" não o seja tanto ! rsrs
      OK. Fica "miúda fixe" ! rsrsrs

      Eliminar
    5. Alto e pára o baile, já. Miúda sou eu. E mais ninguém, tá?????
      Kis :=}

      Eliminar
    6. ahahahah... mas que ciumeiras praí vão ! ... rsrsrs ...
      Vá lá !... Depois esclarecemos isso no dia 30 ! eheheh

      Kissinhos ! :)

      Eliminar
  6. Enviei email. Com o tombo que dei ontem ia ficando com a cabeça fora das orelhas!
    Beijinhos a todo o pessoal presente.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Essa do tombo até me deixou preocupada... mas ainda bem que já me tranquilizaste!
      A cabeça continua entre as orelhas e os joelhos no seu lugar!
      (não te esqueças do Voltaren)


      Beijinhos sem nódoas negras
      (^^)

      Eliminar
  7. Até já entoámos juntas a pista "Maré Alta"! ;)

    Beijos, amiga, com o Porto aqui tão perto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serão pistas, "Maré alta" e o "Porto aqui tão perto"?

      Eliminar

    2. Maria Eu,

      Fiz este Enigma contigo na minha mente... por isso vou aproveitar para to dedicar! Foi uma noite memorável aquela, não foi a noite passada... mas lembro-me como se tivesse sido ontem.


      Beijinhos Amiga... e não te percas no deserto
      (^^)

      Eliminar

    3. Gábi,

      Olha que essa até me doeu! Será "Maré Alta" pista!? Então o que é que está ali escrito debaixo do nº 3?
      E foi graças às pistas da Maria Eu que tu chegaste à resposta! hehehe

      Desta vez as pistas são todas "deliciosas".
      (^^)

      Eliminar
    4. :)) e por aqui se vê como eu estou sempre absolutamente atenta a todas as pistas!!!

      Eliminar
  8. Nem ideia, vou procurar pistas nos comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Hoje até dá para consolar porque o tema presta-se às pistas extra!
      E como já pudeste verificar, o pessoal está um mãos largas e tem deixado pistas fantásticas.
      No fim até as vou contar! :D


      Beijinhos sobre rodas
      (^^)

      Eliminar
    2. Gabi...
      Tou aqui toi aqui...vailhá como s diz aqui no meu rural: vailhá
      Kis :=}

      Eliminar
  9. Bem, à primeira achei que ia ficar em branco. Mas, afinal, acho que já cheguei à solução. :) Vou enviar o e-mail.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou deixar uma pequena pista Luisa :(

      Eliminar
    2. Gábi, se eu, algarvia, cheguei lá, tu aí no Porto, conhecendo a terra e as gentes, chegarás mais facilmente. Não precisas de pistas. :)

      Eliminar

    3. Luísa,

      Nunca se pode desistir à primeira... até porque esta semana voltei a optar por um enigma fácil!
      Mas um dia deste faço um mesmo difícil e vou ver quem se alpendura a chegar lá! :))


      Beijinhos Minhotos
      (^^)

      Eliminar
    4. Eu quero sempre pistas, Luisa, muitas pistas!!!

      Eliminar

    5. Gábi,

      És uma coleccionadora mor!
      Por isso o Ricardo nunca se esquece de ti :))

      Eliminar
  10. Agora vou tentar "googlar" a solução com o que poderão ser pistas, um querido, o Porto aqui tão perto e "maré alta"...

    ResponderEliminar
  11. Acho que já sei, vou enviar email :)
    um beijinho e boa-noite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Desta vez não podes reclamar que o Enigma era difícil! ;))


      Beijão para ti minha Amiga e companheira destas noites longas
      (^^)

      Eliminar
  12. Bastou-me ler as três primeiras pistas. Alguém que me habituei a respeitar no panorama das artes em Portugal. Um génio da música que só ele sabe compôr. A liberdade poética de palavras e frases. Ficará para sempre na Grande História da Música em Portugal !

    Nem dou nenhuma dica, só se for à Gábi ! :))

    Excelente dica AvoGi !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já sei quem é, mas se estiver errada, Ricardo virei pedir uma pista que seja uma verdadeira pista!
      um beijinho

      Eliminar

    2. Ricardo,

      Desta vez consegui fazer uma espécie de friso cronológico... e até te posso confessar que não pensei que apenas com as três primeiras houvesse quem chegasse à resposta. Dou-te por isso muitos parabéns.
      De resto, tudo o que disseste eu subscrevo.


      Beijinhos concordantes
      (^^)

      Eliminar

    3. Gábi,

      E sempre não foi preciso :)

      Eliminar
    4. O Ricardo no seu elemento!!!

      Eliminar
    5. Não dás dicas, Ricardo? Mas tu já disseste TUDO.

      Não sou fã, mas acredito que seja um grande nome em Portugal, até como actor.

      Eliminar
    6. A mim chegou-me PORTO e 1945. O Rui Veloso, que também nasceu no PORTO, é muito mais novo.

      Eliminar

    7. Teresa,

      Por acaso estava eu a escrever as duas primeiras pistas quando também me lembrei do Rui Veloso... só que ao contrário do homenageado, o Rui nasceu em Lisboa. E sim, claro que é mais novo.

      O Ricardo é um melómano e, tal como eu, não vive sem música.
      (^^)

      Eliminar
    8. Teresa
      A verdade é que eu sou apaixonado pela música. Não todas, há coisas que também não ouso ouvir, mas duma maneira geral sou aberto a muito género musical. No entanto, os géneros são somente uma maneira de catalogar uma arte que o é ou não o é.

      Afrodite
      É isso mesmo "O Ricardo é um melómano e, tal como eu, não vive sem música" !!!

      Eliminar
    9. Estava convencida que o Rui Veloso tinha nascido no Porto.

      Li um artigo, à pouco tempo, sobre o cantor/actor deste desafio, dai saber que nasceu no PORTO em 1945.

      Eliminar
  13. Penso que sei Afrodite _ vou mandar por email,ok?
    Peguei o jeito kakaka e vou fácil.
    Beijos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Estás de parabéns minha querida... pois apenas com duas aulas para treinar, já apanhaste o jeito a isto!


      Boa semana e beijinhos felizes
      (^^)

      Eliminar
  14. Respostas

    1. Catarina,

      Em cheio!
      Atiraste o submarino ao fundo! :D


      Um beijão bem certeiro
      (^^)

      Eliminar
  15. Passou por aqui muito recentemente.
    E, como sempre, foi um sucesso.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Continua igual a si próprio!
      É como o Vinho do Porto...


      Beijinhos envelhecidos em casco de carvalho
      (^^)

      Eliminar
    2. Mais velho, naturalmente, fez um sucesso bestial.
      Veio apresentar o seu primeiro livro, deu um concerto, participou em debates, foi entrevistado pelos jornais em língua portuguesa e pelos canais de televisão e rádio em língua portuguesa.
      Foi, na sua simplicidade, o Senhor que já conhecemos há muitos anos.
      Beijinhos

      Eliminar

    3. É um homem/artista multifacetado e completo.
      E nunca está parado!

      (^^)

      Eliminar
  16. Desta vez não entro no meu @mail.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Temos os blogues para comunicar...
      O pior são os desafios! :(

      Eliminar
  17. Também não tens o URL!!!?

    Bem, cometo com outra coisa. Só não podia era passar sem te deixar um beijinho =)

    Golimix - Lina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iuuuppppiiii!!!! :))) ... E parece que não só !?... Teremos "novidades" ?...
      Quem me dera !!! :)))

      Eliminar

    2. Lina,

      O que é isso "não ter o URL"!?
      Tens de me explicar melhor isso.
      Estás a referir-te ao botão de seguir o blogue!? Se for isso está no fundo da página.
      Com o perfil da Sapo aqui não consegues comentar... mas fiquei feliz por ver que tens um perfil criado aqui no Blogger.
      Foi tão bom voltarmo-nos a cruzar!


      Espero por notícias sobre o que resolveste para dia 30, ok?
      Um beijinho especial e muito feliz!
      (^^)

      P.S. ainda fui à Natário fez ontem 3 semanas :))

      Eliminar
  18. Poderosa Afrodite.
    Peço-vos escusas, porque somente a poucos minutos adentrei nos vossos sempre bem cuidados e perfumados Jardíns.
    O estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891)já deixou também na vossa sempre bem cuidada e perfumada caixa de correio a resposta com o nome do vosso talentoso patrício.
    Caloroso abraço. Saudações talentosas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      O estafeta chegou em hora boa porque trazia a resposta certa.
      É um orgulho poder dar-lhe a conhecer um nome importante no panorama musical português.


      Beijinhos musicais
      (^^)

      Eliminar
  19. O meu computador deu o último suspiro e com o tablet não entro na caixa dos @mails. Tenho a certeza que sei quem é porque nasceu em 1945 na minha cidade, embora a tenha abandonado ainda muito novo para se safar da vida militar. Não sou fã, mas pelo menos, sei quem ele é.

    Beijinhos musicais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei quem ele é / Ele é bom rapaz / Um pouco tímido até / Vivia no sonho de encontrar o amor / Pois ... rsrsrs

      Bjs :)

      Eliminar

    2. Teresa,

      Eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes quem é! :))
      Estás dispensada de mais preocupações.
      Isso do computador é que é um grande problema... porque assim não conseguimos comunicar em condições!

      Há soluções à vista!?
      Desejo que tudo se resolva rapidamente.


      Beijinhos sem farda
      (^^)

      Eliminar

    3. Rui,

      Juro-te que eu tive o mesmo pensamento! Lembrei-me e até cantarolei a música da Madalena Iglésias. E até te posso provar que é verdade porque tenho uma testemunha! :D


      Beijinhos cantarolados
      (^^)

      Eliminar
    4. Acertar ou não acertar não é a questão. Participar é TUDO.
      Também acertei porque li um artigo sobre o Sérgio Godinho ainda há muito pouco tempo. De resto, sou um zero à esquerda quando se trata de música, especialmente a portuguesa.

      No próximo desafio já devo entrar na caixa dos @-mails.

      Semana Santa com música litúrgica.

      Eliminar

    5. São boas notícias Teresa!
      Uma Santa Páscoa para ti também e toda a família.

      Beijinhos pascais
      (^^)

      Eliminar
  20. Se for quem eu penso lançou agora um livro...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Verdade sim. Também li algo sobre isso ou no mês passado ou já em Fevereiro.
      Vou voltar a procurar, para me refrescar a mente.


      Obrigada por mais esta deixa.
      Um beijinho literário
      (^^)

      Eliminar
  21. Querida amiga
    Eu devo ser das últimas a chegar, estava um solinho tão bom na praia!
    Gosto destes enigmas e com tantas dicas por aqui, até fico envergonhada se não acertar.
    Segue mail.

    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu, Olha que conheces não desmoralizes :)))
      Bjs

      Eliminar

    2. Manu,

      E qual é o problema!? Até ao lavar dos cestos é vindima... e aqui só é costume eu fazer a reedição terça à noite ou até depois! Sem pressas!
      Ainda bem que conseguiste ir até à praia...
      No nosso Encontro já vais vir com um tomzinho de pele para nos fazer inveja! ;)


      Beijão amiga, e claro que não te envergonharás!
      (^^)

      Eliminar

    3. Papoila,

      A nossa amiga é uma exagerada! ;)
      Beijinhos minha flor
      (^^)

      Eliminar
  22. Minha querida,

    Se é quem penso, sou fã, seguiu mail à pressa.

    Beijinho imenso

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Já tens falado nisso, por isso sabia que também és grande fã!
      Vou fazer a reedição para podermos dizer à vontade o nome deste Grande Senhor.


      Beijinhos e abraços nossos
      (^^)

      Eliminar

  23. TODOS,

    Reedição feita e ENIGMA explicado.
    Desta vez ninguém teve dúvidas nem poderia haver duplas interpretações por isso, e em resumo, foi um enigma pacífico. :)

    Obrigada por tudo e parabéns a todos.
    Beijinhos... e BOA PÁSCOA!!

    (^^)

    ResponderEliminar
  24. As férias no Portugal profundo não me permitiram participar em mais um enigma, com pena minha. Mas fiel a este passatempo, tentei resolve-lo (com sucesso) sem batotas ;-)
    Saudações especiais à anfitriã e aos participantes: até ao próximo! :-)

    ResponderEliminar