domingo, 2 de abril de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#25) (POST REEDITADO)


(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)

 
E neste domingo de verdadeiro e fantástico dia de primavera, trago-vos um enigma fácil para todos se despacharem e estarem disponíveis para  o verdadeiro desafio: às 22:30 no «COISAS DA FONTE» começa mais um desafio colectivo de tema "Pintura portuguesa, Quem pintou o quê ?". Não percam!

Hoje, e como de costume, vou dar-vos uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.


ENIGMA nº 25



 
Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------


REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº25




1. Charles Crichton - cineasta que realizou o filme «Um PEIXE chamado Wanda», de 1988, uma deliciosa comédia protagonizada por John Cleese, Jamie Lee Curtis e Kevin Kline;
2. Culinária - o PEIXE é um alimento nutritivo e uma das bases da nossa alimentação (com excepção daqueles que optaram pelo vegetarianismo);
3. Nada -  como o seu habitat natural é a água, o PEIXE nada para se locomover;
4. Futebol - Emílio PEIXE foi um jogador de futebol da Selecção Nacional e companheiro de Figo no Sporting. É atualmente treinador da Selecção Portuguesa de Futebol Sub-18;
5. Animal - o(s) PEIXE(s) pertence(m) ao reino animal.



ACERTARAM:
Rui Espírito Santo - Fernanda Maria - Ju Abreu - Luísa - Ricardo Santos - YellowMcGregor - Elvira Carvalho - Prof. João Paulo - Papoila - Maria Araújo - Gábi - Esmeralda Martins Catarina - Teresa (Ematejoca) - Manu - Graça - AvoGi Flor de Jasmim - Lis.



Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  



  :))

81 comentários:

  1. Amiga Afrodite, segue email :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já, Prima Fê? Caramba! Até sinto-me burra!
      Kis :=}

      Eliminar

    2. Fê,

      Em cheio no aquário! :)


      Beijos doces
      (^^)

      Eliminar
  2. estou a modos que a terceira palavra: Nada, nada avogi vais chegar até às Madeira.. Nada
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gi,

      Se tu soubesses o que me ri com o teu comentário!
      Tu és única!
      Love You!!


      Beijinhos empatados
      (^^)

      Eliminar
  3. Fácil? Assim de repente não estou a ver.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Às vezes é uma questão apenas de perspectiva!
      (^^)

      Eliminar
  4. E daí... Vou enviar mail. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Vês... afinal a resposta estava mesmo no meio do prato! :))


      Beijinhos bem jogados
      (^^)

      Eliminar
  5. Já seguiu email com resposta certa! Beijinhos para todos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      É assim mesmo! Uma mulher do Norte não tem dúvidas e raramente se engana! hehehe
      Está certo sim, foi limpinho e sem espinhas! :))


      Beijinhos esféricos
      (^^)

      Eliminar
  6. Pronto é relativamente simples. Acho que o Futebol é que pode fazer mais confusão, digo eu !
    Gábi aqui vai para ti uma Pista
    A sério, a sério, eu adoro, mas nada de manteiga, gulosos !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh ... Uma verdadeira pista !!! ... Ninguém pode dizer que não é, ...mas estás ser muito mauzão, Ricardo ! rsrsrs ...

      Eliminar
    2. Obrigada, obrigada Ricardo, vou já seguir o link...

      Eliminar
    3. Já de volta...acho que vou precisar de pistas para perceber a pista :(

      Eliminar

    4. Ricardo,

      O futebol não me faz confusão nenhuma porque tenho memória... e olha que nem sou do Sporting!
      (já me fizeste sacar uma gargalhada à conta da PISTA!)


      Beijinhos sem confusões
      (^^)

      Eliminar

    5. Gábi,

      O Ricardo quis fazer um enigma dentro do enigma! :))

      Eliminar
    6. Eu fiquei com dúvidas sobre a pista do Ricardo...agora bateu-me que ele estava a dar-me mesmo uma pista :))

      Eliminar
    7. só agora (estou um bocadinho lenta, preciso de mais enigmas para treinar :)
      um beijinho

      Eliminar
    8. Gabriela eu estava a brincar contigo. Espero que não leves a mal !
      A segunda frase que escrevia, e aqui já era a dar a pista, mas expliquei-me mal. Quando disse "A sério, a sério, eu adoro, mas nada de manteiga, gulosos !!!" é porque conheço muitas pessoas que acompanham o peixe assado com molho de manteiga, em vez do tradicional azeite !

      Eliminar

    9. Peixe assado?
      Olha que boa ideia para o almoço! :D

      Eliminar
  7. Respostas

    1. Elvira,

      Cá chegou, sempre a tempo como o costume.
      Beijinhos sem stress
      (^^)

      Eliminar
  8. ahahah... Vocês acreditam que enviei mail às 20:02 ?... rsrsrs

    Estava à espera da última badalada da 20:00 h. ... e BINGO !!! É que a Lena estava à minha espera com o jantar na mesa ! rsrs ... e ainda tinha que ultimar o meu post do desafio ! :))
    Até me esqueci de vir aqui comentar o que só estou a fazer agora ! rsrsrs

    Abreijos para todos ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Obrigada! Tu és incrível!!
      Tu e eu temos o cérebro "formatado" da mesma maneira e ambos pensamos da mesma maneira, por isso tu consegues acertar com uma rapidez espantosa!
      Eu prometi um desafio fácil, não foi?... E cumpri!


      Beijinhos bons e parabéns pelo sucesso do teu desafio de Pintura! Eu adorei participar!
      (^^)

      Eliminar
  9. Caríssima deusa das deusa de todas as deusas do multiverso, poderosa Afrodite.
    O estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891) já deixou esbaforido, na tua requintada caixa do correio, a resposta e ficou jubiloso ao ver que um copo com água o esperava...
    Será que dei um tiro n'água?
    Caloroso abraço. Saudações atiradas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Eu estou cada vez mais feliz e orgulhosa porque os seus "tiros" andam cada vez mais certeiros! E como vê, quando se consegue justificar todas, ou a maioria, das pistas, fica-se com mais certeza ainda daquilo que se está a afirmar!

      (o estafeta do Imperador será sempre bem recebido)


      Beijinhos refrescantes
      (^^)

      Eliminar
  10. O Ricardo enganou-me ahahaha fui lá espreitar para tornar a coisa mais rápida!!!!
    Malandro hihihi
    bjs segue mail

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Eu sou uma felizarda... porque a caixa de comentários está sempre cheia de boa disposição!
      É este convívio que eu adoro, amiga! É esta a minha visão da Blogosfera, um espaço onde todos convivemos e interagimos uns com os outros com amizade. Os blogues vistos como espaços herméticos onde se debita apenas um comentário de circunstância... não têm vida.


      Um beijo enorme para ti, que voltaste a acertar na mouche!
      (^^)

      Eliminar
  11. Este é um enigma fácil?!!! A ser assim não vou ter nenhuma hipótese no desafio do Rui :(

    Vamos lá procurar pistas nos comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Quem não te conhecer que te compre! hehehe
      Tanto conseguiste acertar este enigma como conseguiste ser finalista do desafio do Rui!
      Nós as duas fazemos um bom par... ambas adorámos estes desafios do nosso amigo!

      Eliminar
  12. Síntese de comentários: haverá um engano na pista?
    Vou olhar de novo para as palavras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabi!
      A recomendação que te posso dar é ver tudo com muita atenção para não "meteres Água".
      Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada Ju, enviei email, mas não muito convencida

      um beijinho

      Eliminar

    3. Gábi e Ju,

      E tanto se falou em água... que mais do que uma pessoa ficou mesmo a achar que a palavra chave seria ÁGUA!


      Beijinhos às duas
      (^^)

      Eliminar
  13. Portanto será alguém que gosta de nada, de futebol, de culinária, de cinema ou de peixes e de um animal e algo que poderá estar relacionado com desenhos animados e pistas de corridas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Estás lá tão pertinho que ainda te afogas, Gábi ! :))

      Eliminar

    2. Gábi e Rui,

      Os raciocínios são como as cerejas... quando se começa... não apetece parar!!

      Eliminar
  14. Enviei email (mas não muito convencida) e agora vou a correr para o blogue do Rui...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      Foi mesmo uma maratona!
      Mas valeu a pena! Foi muito divertido!


      Beijinhos sem correrias
      (^^)

      Eliminar
  15. Cara Gábi.
    Deixei pista duplicada no meu comentário.
    Também deixo outra nas saudações.
    Caloroso abraço. Saudações caudalosas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - Esta publicação me fez lembrar da imperdível película de 1953, ano que eu e meu coetâneo Ricardo Santos chegamos à luz:
    https://www.youtube.com/watch?v=FdJr-82pTWc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Prof. mas hoje estou a precisar de pistas para decifrar as pistas :)
      já enviei um email (embora não convencida) e agora vou mesmo a correr para o blogue do Rui
      um beijinho

      Eliminar

    2. Professor,

      Com tanta água que se vê no filme, até a Gábi, que já tinha dado a resposta certa, ficou na dúvida se não seria ÁGUA a chave do enigma.
      Isto são tudo pistas falsas!! :D


      Beijinhos e obrigada pelo link
      (^^)

      Eliminar
  16. A mim parece-me de caras! E bem boaas, por sinal!
    Mimos especiais! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Para a semana que vem volto a complicar! Este foi fácil de propósito!
      Mas tu safaste-te sempre bem! :))


      Beijinhos feitos (para Ti) por medida
      (^^)

      Eliminar
  17. Poderosa Afrodite.
    Com a pista que destes consegui atinar o futebol com a palavra chave do enigma em foco.
    O estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891) saiu célere para entregar a resposta da tua também bem cuidada e perfumada caixa do correio.
    Caloroso abraço. Saudações solucionadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      E cá chegou prontinho... e escamadinho!

      (^^)

      Eliminar
  18. Deusa....
    Sobrevoava o atlântico, olhava para o mar e.....Eureca.... e de repente ficou claro como água. Acho que sei a palavra que liga todas as palavras.
    Eu queria escrever mais mas tenho sede...
    Com licença que, assim que cheguei tive um belo prato de bifes à minha espera.: um cano rebentou e é água por todo o lado.
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gi,

      Espero que a viagem tenha corrido bem... e que o regresso ao Continente no fim do mês seja ainda melhor!
      Quero-te cá cheia de boa energia e com esse teu sorriso lindo para nos contagiares a todos.

      Beijão e até já minha querida Amiga!
      (^^)

      Eliminar
  19. E agora, eu mandei a resposta via barco...mas não sei se tenho que a deixar aqui ???
    Já a tens desde Domingo :))
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      A tua resposta já está guardada.
      Amanhã à noite faço reedição!


      Beijos Princesa de Cascais
      (^^)

      Eliminar
  20. Querida amiga
    Só agora pude vir aqui e sabes que tento sempre acertar com a palavrinha.
    Agora com algumas pistas, pode ser que torne mais fácil

    Beijinhos minha amiga

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Já há bastantes pistas sim... algumas até a mais que até cairam à água! LOL
      Tu chegas sempre a tempo... e como tens determinação consegues sempre chegar à meta!
      Obrigada minha querida!


      Beijos e abraços em contagem decrescente
      (^^)

      Eliminar
  21. ... e é do reino de Nereu e de Neptuno...

    Beijinhos aquáticos...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      hehehe
      Sem tirar nem pôr!
      Diz lá... este desafio foi mesmo fixe, não foi?
      heheheh


      Beijinhos da cor do mar
      (^^)

      Eliminar
    2. eheh... Até pode ter sido fácil, mas sem qualquer dúvida foi mesmo muito fish, como tu perguntas e eu confirmo !

      Eliminar

    3. Rui,

      Já por aqui houve pássaros, agora foi peixe...
      Daqui a pouco corro o reino animal todo!
      (^^)

      Eliminar
  22. Poderosa deusa Afrodite.
    Se já enviei-te este vídeo aquático considere reprise:
    https://www.youtube.com/watch?v=akQiZTlXn0M
    Caloroso abraço. Saudações aquáticas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Não importa ser reprise... porque eu sempre adorei este filme!
      Quando era pequena, este filme fazia-me sonhar...


      Beijinhos reprisados
      (^^)

      Eliminar
  23. PS - A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, disse que nem a fenomenal Jane Russel (1921-2011), conseguiu fazer com que estes meninos tivessem uma recaída:
    https://www.youtube.com/watch?v=vVjYp5TkefY

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fiu fiu... este filme tem um elenco de luxo!!
      Mas que belos e garbosos "meninos"!! Vou ficar a assistir com muita atenção! :D


      Obrigada Professor!
      Estraga-me com mimos!
      (^^)

      Eliminar
  24. E é disto mesmo que eu adoro na blogosfera e nos meus amigos ! :)
    Boa disposição, humor, alegria, interactividade, ... nós estamos aqui, separados, mas sentimo-nos muito próximos, como que à volta de uma mesa, conversando alegremente ! Um blog tem que ter "esta vida" ! Estás de parabéns, Amiga !!!

    Abreijos para todos, ansiosamente à espera do dia 30 para os "quebra-ossos" ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Temos a mesma visão do que é a Blogosfera.
      Eu já vinha habituada da Sapo, onde conheci a Manu e onde partilhávamos um blogue comunitário onde havia muita interacção e boa disposição o dia todo. Cheguei aqui à Blogspot e estranhei imenso. nem haver hipótese de responder personalizadamente.
      Felizmente as coisas mudaram por aqui, a plataforma evoluiu nos meios e as mentalidades foram mudando.
      Acho que eu e tu nos podemos gabar de termos contribuído para essa mudança dentro no nosso núcleo de amizades.

      Beijinhos agradecidos
      (^^)

      Eliminar
  25. Oi Afrodite
    Já sei -mas fiquei embasbacada com o item 'Futebol'
    Cheguei atrasada aqui_ mas foi muito bom ler os comentários cheio de graça e de 'agua'_quase me afogo rs
    Aos poucos vou me fortalecendo e praticando ok?
    e que os peixes não me devorem na proxima rs
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis,

      Agora quem ficou baralhada fui eu!
      Afinal tu sempre conseguiste decifrar o enigma!?
      Então tenho de ir incluir o teu nome na lista!...
      Para a próxima envia-me por favor mail com a resposta. É que não chegaste nada atrasada! Até já entraste bem na ideia destes enigmas!


      Beijinhos e obrigada
      (^^)

      Eliminar
  26. Também eu fiquei embasbacada com o futebol, mas ainda mais embasbacada com o video do Ricardo como ajuda.

    Voltei à blogosfera e, agora vou ver o que se está a passar no museu do Rui.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      A justificação do Futebol está feita e percebida, certo?!
      Agora a história do vídeo do Ricardo é uma espécie de "private joke" que ele fez à Gábi... mas para a entender à preciso conhecer as cenas do capítulo anterior!
      :))


      Beijinhos divertidos
      (^^)

      Eliminar

  27. TODOS,

    E foi assim mais um passatempo, desta vez com PEIXES mas completamente sem espinhas!!
    Acho que ninguém ficou com dúvidas, mas fica a reedição caso ainda subsista alguma questão.

    Obrigada mais uma vez e, tal como dizia o Eng. Sousa Veloso, despeço-me com amizade!


    Beijos e abraços para todos vocês
    (^^)

    ResponderEliminar
  28. Nunca ouvi falar do jogador Emilio Peixe.

    Beijinhos sem espinhas e sem "wandas" 😎

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Não te recordas, no início da década de noventa...? Até faziam piada porque na Selecção havia Figos e Peixes...

      :))

      Eliminar
    2. http://desporto.sapo.pt/futebol/seleccao/portugal/artigo/2011/01/07/geracao-de-ouro-brilhou-durante-quase-16-anos

      Neste artigo diz-se a dada altura:

      «A “Geração de Ouro” é constituída por 34 futebolistas, mas as suas carreiras foram muito diferentes umas das outras e 15 deles nem chegaram a vestir a camisola da principal selecção lusa.

      Abel Silva, Tozé, Resende, Amaral, Bizarro, Xavier, Morgado e Valido, campeões de 1989, e Cao, João Oliveira Pinto, Luís Miguel, Toni, Gil e Tó Ferreira, de 1991, e Brassard, presente nos dois mundiais, foram os jogadores que não chegaram a internacionais “AA”.

      No pólo oposto, encontram-se Figo, recordista de jogos na selecção AA, com 127, Fernando Couto (110), Rui Costa (94), João Vieira Pinto (81), Paulo Sousa (51) e Jorge Costa (50), sem dúvida os jogadores mais emblemáticos desta geração, juntamente com Vítor Baía (80), que não entra nas contas por ter falhado o Mundial de 1989.

      Capucho (34 jogos), Folha (26), Paulo Madeira (24), Abel Xavier (20), Paulo Alves (13), Peixe (12), Nélson (10), Rui Bento e Jorge Couto (ambos seis), Filipe e Tulipa (ambos três), Paulo Torres (dois) e Hélio (um) foram os outros campeões mundiais utilizados.»

      E lá está o Peixe e muitos outros grandes jogadores !

      Eliminar

    3. Ricardo,

      Excelente adenda!
      E ainda havia um FOLHA e um TULIPA... e um Cão (?)

      lol

      Era só natureza!

      Eliminar
    4. Só me lembra do Luis Figo.

      Eliminar

    5. Teresa,

      Há estrelas que brilham mais do que outras... para além de que ele (Figo) era a estrela maior da nossa Selecção antes da chegada deste "fenómeno mundial" que é o Cristiano Ronaldo.

      Eliminar
  29. Eu tive a sorte de começar pelo Charles Crichton e ver que tinha realizado "A Fish Called Wanda" (que eu tinha visto não há muito).
    A palavra Fish (Peixe) chamou-me logo a atenção e olhando para as outras, "Animal", "Culinária" , relacionei de imediato !... Ainda mais o "Nada" (claro que é bom nadador), logo depois o "Futebol" e lembrei-me de imediato do antigo jogador Emílio Peixe ! ... Bingo !!! ... e mail de seguida ! rsrsrs

    Abreijos a todos, também com amizade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Peixe" saltou-me logo à rede ao lembrar-me do filme de Charles Crichton.

      Eliminar

    2. Rui e Teresa,

      Não foi à toa que escolhi Charles Crichton para ser a pista nº1...
      Isto tem muito de estratégia! ;)
      Queria tornar fácil este Enigma e acho que consegui, mas sem o tornar fácil demais ao ponto de "insultar" a vossa inteligência! lol
      (daí o ter escolhido a pista "futebol" para ser a "pedrada no charco"!)

      Há Enigmas que não me correm assim tão bem e por isso o resultado não é o esperado. Mas desta vez correu tudo como previ.
      Nem esse teu record fantástico de 2 minutos (fantástico e praticamente impossível de quebrar) me deixou espantada!


      Beijinhos em conta-relógio
      (^^)

      Eliminar
  30. Querida Afrodite, é sempre com imenso prazer que participo nestes teus desafios.

    Um beijinho e até ao próximo :)

    ResponderEliminar