domingo, 19 de março de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#23) (POST REEDITADO)



(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)

 
A publicação de hoje é a última feita em horário de Inverno. A partir da próxima semana, e já em horário de Verão, o desafio semanal começará apenas às 20:00.

Mas à parte esse pormenor, tudo segue igual.
Como de costume, vou dar-vos uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.


ENIGMA nº 23



 
Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------




REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº23




1. Fernando Namora - escreveu «FOGO na noite escura», um romance de 1943;
2. Salva - é uma descarga simultânea de armas de FOGO , normalmente em honra de alguém;
3. Posto -  se for FOGO posto, é um crime punível por Lei;
4. Paixão - se o Amor é FOGO que arde sem se ver, a Paixão é ainda mais ardente;
5. Igor Stravinsky - compositor e pianista, compôs a música para o ballet intitulado "PÁSSARO de fogo".



ACERTARAM:
Ju Abreu - Esmeralda Martins - Elvira Carvalho - Ricardo Santos - Fernanda Maria - Rui Espírito Santo - YellowMcGregor - Maria Eu - AvoGi - Prof. João Paulo - Maria Araújo Pedro Coimbra - Luísa - Teresa (Ematejoca) - Manu - Papoila - Flor de Jasmim.



Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  



  :))

64 comentários:

  1. Eu cá, acho relativamente fácil. E nao deixo mais pistas porque aquelas 5 chegam!
    Mimos :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Fácil ou difícil é sempre relativo, claro!
      Mas olha que eu bem que me esforço por fazer trazer enigmas mais difíceis! hehehe
      Mais pistas! Acho melhor não... olha que ainda te queimas! :P


      Beijinhos mimados
      (^^)

      Eliminar
    2. (eu não achei nada fácil)

      Eliminar
  2. A semana passada cheguei tarde! Claro que hoje estava aqui à espera, em brasas, para decifrar este enigma.

    Beijão grande. Espero ficar com a camisola amarela.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Ficaste com a camisola amarela sim! :))
      Desta vez não te escapou! És danada tu!


      Um beijão para ti também já cheios de saudades!
      (^^)

      Eliminar
  3. linda amiga, não me ajeito com esta:
    Ainda não encontrei a solução,
    mas deixo-te uma grande beijoca :)
    até amanhã
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela,

      Disseste bem... "ainda"... mas não quer dizer que não consigas entretanto vislumbrar a solução.
      Talvez a encontres nos versos de CAMÕES...


      Beijinhos ao teu jeito
      (^^)

      Eliminar
    2. Ao ler os comentários sem pressas, vejo que desta vez há pistas preciosas: Amor é... Um dos seus melhores sonetos.

      Eliminar

    3. Teresa,

      Desta vez nem a Gábi se pode queixar que não encontra pistas nos comentários! Pena ela não ter vindo! :(

      Eliminar
    4. (posso queixar-me, sim, ainda eram poucas pistas!)

      Eliminar
  4. O palpite já foi. Se for essa a palavra sinto que uma das pistas é tida em sentido metafórico. Obrigado pelo passatempo Afrodite !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      É isso sim!
      Uma das pistas leva à solução por via indirecta! Eu bem que tentei tornar isto mais difícil! hehehe


      Eu é que agradeço ter-te aqui nos Jardins.
      Beijinhos sem metáforas
      (^^)

      Eliminar
  5. Acabadinha de chegar do Algarve, vou agora enviar-te email :)

    Um beijinho querida Afrodite.


    O Toque do coração

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fernanda,

      E os ares algarvios de certo que te fizeram bem!
      Tu andaste pelo sul... e eu também fui ver o mar, mas no distrito da ponta Norte do nosso país.


      Beijinhos no teu coração
      (^^)

      Eliminar
  6. seguiu mail
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      E como sempre, aquela máquina!
      Obrigada minha querida.


      Beijinhos também com votos de boa semana
      (^^)

      Eliminar
  7. Respostas

    1. Rick,

      Hope you're doing well!
      (and please don't drink too much coffee)


      Hugs and kisses...
      (^^)

      Eliminar
  8. Olá Boa noite. :((( ... O Porto "perdeu" ! :((((
    Esta parece-me mais difícil que outras anteriores.(?)
    Vou tentar pesquisar agora no PC, depois de já ter visto no Porto, no tlm as palavras em causa !
    Até mais logo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já enviei mail, mas devo dizer que esta foi para n«mim a mais difícil de encontrar.
      As e palavra (2, 3, 4 ) estão muito bem engendradas !!!
      Habitualmente começo por elas, mas desta vez não resultou . Tive que ir ouvir música e ler um livro ! ... É quase caso para dizer, ...... quer dizer "Chiiiiça !!!

      Eliminar

    2. Rui,

      A estratégia (para ser mais fácil e caso não haja palpite imediato) será começar a pesquisar pelos nomes, aqui neste caso a pista 1. e 5.
      Depois de verificar se há algo em comum entre elas, as outras pistas corroborarão (ou então não) o palpite.
      Esta estratégia costuma ser infalível! :))


      Beijinhos estrategas
      (^^)

      Eliminar

    3. Ah... e as tuas pistas são muito boas, especialmente a interjeição final!

      (^^)

      Eliminar
  9. Eu não me movimento nestas águas...não faço ideia, que pena!
    Já fiz várias combinações mas nenhuma me trouxe a luz :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Por acaso LUZ dá uma excelente sexta pista :))
      E já nem é sexta... porque já existem tantas pistas nos comentários que já lhes perdi a conta.


      Beijinhos de luz para te darem inspiração
      (^^)

      Eliminar
  10. Respostas

    1. Gi,

      E afinal sempre conseguiste! :))
      Fica a prova de que não nos podemos deixar levar por julgamentos precipitados! :)


      Uma salva de Beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  11. Bom, já enviei e-mail.
    Será que é a palavra?!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      E conseguiste! Nada como pesquisar um pouco quando não existem certezas ou quando há dúvidas!


      Obrigada companheira!
      Um beijo muito amigo
      (^^)

      Eliminar
  12. Cara deusa das deusas de todas as deusas dos Multiversos, Poderosa Afrodite.
    Enviei-te um tiro num colóquio privativo. Será que dei um tiro certeiro ou dei com os burros n'água?
    Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá de especulação.
    Caloroso abraço. Saudações atiradas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Admiro-o imenso porque... mesmo com os burros na água, consegue dar a volta à questão e sair triunfante do combate!
      Olhe... COMBATE também poderia ser uma pista! hehehe


      Beijinhos desarmados
      (^^)

      Eliminar
  13. Vá lá amigos...olhem que não é assim tão difícil...a Afrodite até já dexou uma leve pista num comentário...vasculhem e esmiucem bem e encontrarão...como no jogo do quente e frio :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Eu já deixei mais pistas neste enigma que se calhar na soma de todos os outros!! heheheh


      Obrigada Amiga! É fantástica!
      Beijinhos agradecidos
      (^^)

      Eliminar
  14. E não é que um pássaro me segredou a palavra? :)

    Beijos, amiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria o Pássaro da semana passada ?... Há-os irradiantes de luz,... e principalmente de noite, Maria Eu !

      Eliminar

    2. Maria Eu,

      Foi exactamente esse pássaro que esteve a "conversar" comigo! :)
      Ele certamente voou da minha janela à tua (também é só um pulinho!...)


      Beijinhos ao som do fagote
      (^^)

      Eliminar

    3. Rui,

      Lembras bem... porque na semana passada eu tinha pensado acrescentar a pista Igor Stravinsky, espalhando-a sorrateiramente pelos comentários. Mas lembrei-me que ficaria melhor neste enigma... e fechei-me em copas! :)

      Eliminar
    4. Esse, foi o meu primeiro pensamento quando li Igor Strawinski, mas depois o meu pensamento foi para o nosso Fernando Namora. BINGO!

      Eliminar

    5. Teresa,

      Pistas escolhidas a dedo :))

      Eliminar

  15. Estou a pisar em brasas e não atino a palavra chave que liga as cinco pistas.
    Valha-me Padroeira das brasas encobertas.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Costuma dizer-se que o caminho se faz caminhando! Mesmo quando é um caminho sobre as brasas!

      (^^)

      Eliminar
  16. Acho que irei - sorrateiramente - bisbilhotar os apontamentos na carteira do meu estimado coetâneo Ricardo Santos.
    Não acredito meu coetâneo não deixou nenhum rascunho na carteira.
    Buaaaaá.
    Estou com os miolos calcinados, mas não consigo ligar as cinco pistas.
    Max...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Nem foi preciso "colar" dos apontamentos de ninguém... pois as pistas espalhadas por todo o lado já são mais que muitas.
      E mesmo de miolos calcinados, a luz lá surgiu!

      (^^)

      Eliminar
  17. Prezada Esmeralda Martins.
    Graças a vossa preciosa dica vi a luz.
    Caloroso abraço. Saudações abrasadoras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver,sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo Professor :)

      Mimos "quentinhos"

      Eliminar
  18. Não é complicado, não é preciso queimar as pestanas :))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Até tens razão! Mas convenhamos que tu também não falhas um!! hehehe


      Beijinhos que cheguem para a semana inteira
      (^^)

      Eliminar
  19. Bolas! (para não dizer outra coisa) Que isto desta vez pareceu-me mais difícil! Ontem à noite ainda olhei para as cinco palavras mas até parece que tinha os olhos a arder e não os quis cansar a vasculhar o google. Com a luz do dia e as dicas dos restantes comentadores acho que já posso mandar um e-mail. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luisa,

      E pufftt, fez-se o"Chocapic"! Ai, não é isso! ... é mais "Eureka"! hehehe

      Olha que assim até dá mais gozo! Eu falo por mim, quando não acerto um desafio à primeira, depois fico com mais "ganas" e quando descubro fico consolada! :))
      As dicas desta vez foram em verdadeira overdose!


      Beijinhos risonhos
      (^^)

      Eliminar
  20. Cheguei agora a casa, mas penso que sei a palavra-chave. Vou tentar entrar na minha caixa de @-mails.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ler os comentários,AFRODITE confirmo que a minha resposta está certa. Só preciso de explicar como lá cheguei.

      Eliminar
    2. SALVA é que me irrita, ou, mais precisamente​, ainda me continua a irritar...

      Eliminar

    3. Teresa,

      Não tive entretanto oportunidade de te responder por mail, mas a SALVA vais entender não tarda muito.
      Hoje à noite faço a reedição do desafio.


      Beijinhos, obrigada e muitos parabéns pelo teu engenho e dedicação
      (^^)

      Eliminar
  21. Só hoje pude entrar aqui cara amiga.
    Já sabes que estes teus enigmas são particularmente difíceis, mas vou tentar, pode ser que chegue lá.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Tu menosprezas-te Amiga! E não é verdade aquilo que pensas sobre ti neste domínio. Depois conversamos! :))

      Eliminar
  22. Já seguiu um palpite.

    Beijinhos Afrodite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Estás a ver!?
      Certinho e direitinho!
      Quando chegar o São João vamos fazer a festa juntas e até saltamos à fogueira!! :)


      Beijinhos e abraços cúmplices
      (^^)

      Eliminar
  23. Olá minha querida,

    o tempo está escasso, mas seguiu pombo correio.

    Beijinho imenso

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Sempre a tempo e sempre certa!!
      E eu também sei bem como é a tua vida.


      Beijinhos de volta para manter acesa a chama da amizade
      (^^)

      Eliminar

  24. TODOS,

    Reedição feita e pistas todas explicadinhas.
    Talvez este tenha sido o enigma com mais pistas espalhadas nos comentários... e também um dos mais divertidos!
    Vocês (e eu não me canso de dizê-lo) são excepcionais e encem os mus Jardins de alegria e boa disposição.


    Obrigada por estarem aqui
    Beijos e abraços para todos


    P.S. Esta é a hora da semana mais penosa para mim, a hora da reedição... pois falta-me sempre um nome para colocar na lista dos acertantes... e que sei que não o poderei voltar a colocar no rol.

    ResponderEliminar
  25. Minha querida,

    podes não o colocar na lista, mas está no teu/nosso coração para sempre.

    Um beijinho para ti e para ela 💗💗

    ResponderEliminar
  26. Afrodite, As pessoas ficam para sempre guardadas em nós...
    Como sempre o desafio foi super engraçado, eu também agradeço a vossa companhia e a vossa criatividade é optimo saber que tu e o Rui estão sempre a contar com todos nós e juntos passamos uns bons momentos. Também lhes damos um trabalhão...:)))
    bjs

    ResponderEliminar
  27. Hoje , agora na Rtp Memória (20h46) um programa de poesia, penso que irias gostar.bjs

    ResponderEliminar
  28. Bem, pareceu-me um desafio interessante embora muito difícil!
    um beijinho

    ResponderEliminar