domingo, 19 de fevereiro de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#20) (POST REEDITADO)


(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


E o que é que costuma haver nos Jardins todos os domingos ao fim da tarde!? Pois... um novo enigma fresquinho para decifrar, hoje de autoria do nosso amigo Rui Espírito Santo!

Lembro só que se ainda não o fizeram e se for essa a vossa vontade, não deixem de se inscrever para o 5º Encontro de Bloggers, o Almoço convívio que terá lugar a 30 de Abril em Braga.

Por hoje, vou dar-vos uma vez mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.



ENIGMA nº 20


 

Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas do desafio de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------



REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº20




1. Telha - CANUDO é uma qualidade de telha;
2. Diploma - na gíria, quando alguém se licencia ou faz uma graduação, diz-se que obteve um CANUDO;
3. Braga -  quem não conhece a expressão "ver Braga por um CANUDO"?;
4. Chaminé - pode ter a forma de um CANUDO em tijolo e cimento;
5. Palhinha - é um CANUDO ou tubo em plástico para sorver líquidos.


ACERTARAM:
Fê Blue Bird - YellowMcGregor - Luísa Flor de Jasmim Elvira Carvalho - Maria Araújo - Prof. João Paulo - Ricardo Santos - Manu - Pedro Coimbra Catarina - Esmeralda Martins.

Agradeço também à Papoila e à Angela pelos comentários e finalmente, porque os últimos também são os primeiros, agradeço ao Rui Espírito Santo a gentileza de me ter oferecido este Enigma.


Resumindo... os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


  :))

70 comentários:

  1. Querida amiga, vou arriscar :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fernanda,

      Este enigma até se acerta sem pesquisa! Mas quem quiser ir tirar teimas ao Google também ficará esclarecido.


      Beijinhos sem qualquer risco
      (^^)

      Eliminar
  2. Quando vi Braga e Palhinha, ainda pensei em (J.) Jesus :-)
    Mas já seguiu palpite ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      Se não acertasses este é que ficavas com a telha... hehehe
      Quanto a essa referência que tu fizeste... eu não confirmo nem desminto!


      Beijinhos vestidos de vermelho e de encarnado!
      (ou não jogassem hoje os meus dois clubes de eleição!)
      (^^)

      Eliminar
  3. Caríssima Madrinha Afrodite, boa noite e boa semana.
    Este vosso afilhado parvo adentrou nos vossos sempre bem perfumados e cuidados Jardins a atirar. Já descobriu que o primeiro tirou quebrou a telha.
    Peço-vos de joelhos e mãos postas que não me coloques de castigo no milho por atirar a esmo.
    Caloroso abraço. Saudações atiradoras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - Achei bem módico um jantar que custa 7 euros...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Graças às suas investigações, fiquei a conhecer o Restaurante «A Telha» e fiquei curiosa para passar por lá para conhecer.
      Bem, mas se o primeiro tiro "quebrou a telha" cuidado não faça pontaria às janelas! :)


      Beijinhos com pontaria
      (^^)

      Eliminar
  4. Caríssima Madrinha Afrodite.
    A lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, apreciou sobremaneira saber que a palavra palhinha antecedida por outra que começa com a e termina com r tem a ver com o que muitos dos amiguinhos da viperina apreciam muito e praticam costumeiramente.
    Por Almodóvar, o que fiz para merecer este viperina.
    Caloroso abraço. Saudações variantes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Essa viperina é do mais malicioso que conheço!! :)


      Eliminar
  5. Dais comigo em doida!!!
    Como é possível já haver iluminados com palpites???
    E eu nada :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Eu vou dar-te uma pista extra só para Ti:
      Se vieres ao Encontro em Abril e se houver tempo... eu levo-te ao Bom Jesus para veres Braga! :))


      Beijinhos (des)pista(dos)
      (^^)

      Eliminar
  6. Pois vou tentar palpite sem pesquisa. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      hehehehe
      Complicar para quê se afinal é tão fácil!?


      Beijinhos descomplicados Amiga!
      Obrigada...
      (^^)

      Eliminar
  7. Vinha apenas deixar o meu beijinho, mas ao uma palavra veio à minha cabeça.

    Beijinho imenso

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      E a palavra que te veio à cabeça estava certa!
      Tiro certeiro, parabéns!! :)


      Quanto ao resto... muita força!
      Beijinhos certeiros no teu coração
      (^^)

      Eliminar
  8. Já enviei e-mail.
    Foste escolher Braga, logo hoje que está sobre pressão com um jogo de futebol do caraças.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Tudo coincidências Amiga... pois este Enigma já está nos rascunhos há um tempão para ser publicado. E a culpa nem é minha... é do Rui!! heheheh
      O jogo, pelo que me disseram, foi um jogão... infelizmente sem o melhor desfecho para os nossos Guerreiros!


      Beijinhos vestidos a preceito
      (^^)

      Eliminar
  9. Caríssima Madrinha Afrodite.
    Dei mais um tiro espero que não tenha sido a esmo, bem como não tenha perfurado a chaminé.
    Caloroso abraço. Saudações blefadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - É por isto que amo a nossa amada língua portuguesa, por conta das riquíssimas variações linguísticas, porque jamais poderia supor que palhinha com uma palavra que a antecede significa - no reino - aquilo.
    Ainda bem que na minha visita de médico que fiz duas vezes ao reino distante além-mar sabia que tinha que dizer casa de banho e jamais pedir para ir ao banheiro, como é usual aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Mas se pedisse para ir ao "banheiro", quem o tivesse de ajudar iria perceber perfeitamente que o que pretendia era ir ao WC.
      (^^)

      Eliminar
    2. Professor banheiro para si de má memória no almoço de Monte Real! :)))
      Abraço

      Eliminar

    3. Ricardo,

      De má memória ou de boa memória... pois graças a ele ter ficado involuntariamente trancado na casa de banho das senhoras, todos temos mais esse momento delicioso para recordar do nosso primeiro Encontro de Bloggers :)

      Eliminar
    4. O problema do Professor foi o timing. Deveria ter ido à casa de banho feminina quando ela estivesse ocupada !

      Eliminar
  10. PS II - Eureka!!!!!! Acho que já sei que é, inclusive vi pessoalmente na vossa companhia, do Padrinho Mor Rui Espírito Santo, da Madrinha Maria e do meu dileto Amigo Roberto Nunes Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Só tenho pena e ainda "choro" o mau tempo e a chuva copiosa que apanhamos no dia em que vocês nos visitaram cá em Braga, em Abri de 2015.
      As vistas daquele lugar onde costumava estar o tal objecto... são magníficas.


      Beijinhos soalheiros
      (^^)

      Eliminar
  11. Cara Madrinha Afrodite.
    Creio que aprovarás que devo trancafiar a sete chaves - novamente - a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, porque ela também viu aquilo naquilo que é a palavra chave do enigma nº 20.
    Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá de erva cidreira.
    Caloroso abraço. Saudações outonais.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
  12. PS - Ainda bem que meu tiro não estilhaçou nenhuma janela.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Agora está tudo certo!
      Tiro certeiro e sem provocar mais estragos!
      (bom, estragos mesmo... só os provocados na imaginação da Agrado)

      (^^)

      Eliminar
  13. PS II - Se me der na telha, posso resolver - de supetão -ir ao reino distante além-mar e passar meu Natalício que será um dia antes do Encontro Bracarense, na companhia de queridos Amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Essa declaração é que me deixou surpreendida!
      Não sei o que lhe diga... prefiro deixar-lhe um sorriso :)

      Eliminar
  14. Eu vou ao Almoço dia 30 de Abril, não me fico somente pelo ver Braga... :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Se não fosse haver a questão da disponibilidade de tempo associada à económica, fixe mesmo era fazermos do Encontro um convívio de dois dias, Aí dava para passearmos e vermos as vistas de Braga de muitos modos! :))


      Beijinhos da cidade dos Arcebispos
      (^^)

      Eliminar
  15. Bom ! :)...
    Desta vez fiquei a "ver os navios" a passarem e a vê-los de cá de longe, sabendo já a solução ! :))
    Autoria, sim, mas mais da "ideia, chave" e de uma série de palavras para escolha ou alteração ! Tudo o resto, não da minha lavra. :))

    Diga-se de passagem que até me deu jeito, porque só cheguei a casa às 21 :00 h. rsrs

    :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Tu não fujas com o rabo à seringa, ok? hehehe
      E por falar em seringa... lembrei-me da palhinha!
      O que já me tenho divertido aqui à custa da imaginação da Agrado!! :D


      Beijinhos sócio!
      (^^)

      Eliminar
    2. eheheh... Claro que não fujo ! Até pode depender da enfermeira ser ou não ser do meu agrado ! :))
      Mas há seringas e seringas ! :(( ... "Vá de retro, Satanás" ! :(((
      Ainda hoje, com este dia tão quente e abafado, tive que tomar um refrigerante sorvido com a palhinha, antes que morresse abafado !

      Beijinhos, sócia ! rsrs

      Eliminar

    3. Isto está lindo está... hehehe
      (e a culpa é da Agrado!)

      (^^)

      Eliminar
  16. Não catrapqisco. NAda
    Espero. Pela resolução

    Kis:=¥}

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Giselda,

      Os comentários estão ricos em pistas... se quiseres descobrir antes da reedição, que conto conseguir fazer amanhã à noite, é só leres os comentários... e divertires-te. :***


      Kisses cheios de sol e boa disposição
      (^^)

      Eliminar
  17. Este é de caras.
    Nem é preciso canudo.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Desta vez deixaste-me mesmo baralhada!...
      Ah, e este teu comentário está explosivo! Se alguém acender um fósforo... PUM!!


      Beijinhos confusos
      (^^)

      Eliminar
  18. Burrinha que eu sou. Porque é que só me lembrava dos cavaquinhos?
    Deve ser por ter vindo de Sesimbra e trazer a cabeça cheia de música.
    Enfim lá foi o mail.
    Um abraço e uma semana serena e saudável

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Eu quando vim morar para Braga morei em frente a um senhor que fazia cavaquinhos.
      Mas vir com a cabeça cheia de música é muito bom... e acabou por "cilindrar" e endireitar as ideias ! :))


      Beijinhos musicados
      (^^)

      Eliminar
  19. Eu vou arriscar cara amiga.
    Depois das pistas dadas, talvez chegue lá.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Aqui somos todos uns mãos largas... hehehe
      Acho que este enigma, mesmo sem pistas conseguias lá chegar.


      Parabéns Amiga...
      Muitos beijos e obrigada me aturares!
      (sei bem que tens mais que fazer!)
      (^^)

      Eliminar
  20. :))) Oh Pedro. Pior a emenda que o soneto ! :)) Esta é mesmo de caras ! ... E não de homenagem a bloggers, nem precisa de mais nada.
    Quando chegar à solução, vai rir-se com vontade . srsr ...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Já está desfeito o equívoco!
      Resposta dada e certa! :)

      Eliminar
  21. O que eu já me ri com a "palhinha" que a Afrodite aqui meteu ! Garanto que não fui eu. Rsrs
    Chiça ! ... rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ok, assumo! Eu é que meti a palhinha nisto!

      :D

      Eliminar
    2. ahahah... e ainda bem que a meteste aqui ! Com ela foi mais divertido !

      :D

      Eliminar

    3. Se tu lo dizes é porque lo sabes... :D

      Eliminar
  22. Oh, Afrodite, faz favor indicar aqui que já acertei!!! : ))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Acertaste sim senhora! Tornaste uma verdadeira "pro" em decifrar enigmas! ;))


      Obrigada Amiga!
      Beijinhos reeditados
      (^^)

      Eliminar
    2. Faz-se o que se pode!!!
      Thanks!!! : )

      Eliminar
  23. Se há enigmas que venho esmiuçar os comentários um a um na busca de quem se denuncie,como no anterior,neste fiz precisamente o oposto porque me obriguei a descobrir, sem recursos a "ajudas" do teu público,que diga-se,é extremamente generoso, como tu.

    Mimos como as molas (podia ser mais uma) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e não só generosos, Esmeralda ! ... Também divertidos ! :)
      Eu adoro ler sempre os comentários todos !

      Eliminar
    2. E eu também Rui, o "convivio" aqui é muito bom..mas só vim depois de acertar,desta vez!

      Mimos divertidos :)

      Eliminar

    3. Esmeralda,

      A piada de um desafio é a de nos superarmos a nós próprios. Então primeiro devemos tentar sem ajudas e só depois, caso não se consiga, procurar pistas nos comentários anteriores (como diz a "nossa" Gábi).
      Claro que a maior piada de um post são os comentários... por isso não concebo que neste tipo de ambiente familiar e de galhofa, quem aqui passar deixe o seu comentário e volte as costas aos outros.
      E quem o fizer... não fica a saber o que perde!! heheheh


      Beijocas divertidas (e muito gratas por estares aqui)
      (^^)

      Eliminar
  24. Afrodite estou de volta.
    E espero que para ficar.
    Que saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Diana,

      Que bom minha Princesa...
      Vou e estou a tentar organizar-me melhor para também voltar a acompanhar as publicações dos amigos de sempre!


      Muitos beijinhos felizes
      (^^)

      Eliminar
  25. minha amiga da cidade que tenho imenso gosto em admirar e ver !
    deixo-te um grande abraço

    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela,

      Minha querida, o teu abraço soube que nem ginjas... mas em Abril então é que vai ser!! :****


      Boa semana e montes de beijocas
      (^^)

      Eliminar

  26. TODOS:

    Mais um enigma fantástico... e desta vez posso falar à vontade pois é ao Rui que cabem os parabéns.

    Obrigada e parabéns também a todos vocês que, não me canso dizer, são uma companhia fabulosa!

    Post reeditado... quem teve dúvidas pode agora esclarecê-las.

    Beijinhos e abraços a todos
    (^^)

    ResponderEliminar
  27. :))) ... Acho que fizeste muito bem em anular o "Contratempo" (Canudo) ... e meteres aqui a "Palhinha" (Canudo) ! rsrs ...
    Tornou o desafio ainda mais divertido ! :)))

    Beijo, agora sem qualquer enigma ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Confesso-te que a troca foi com a intenção de tornar o enigma mais fácil... e nem sonhava sequer que ia ser também bem mais divertido.


      Beijinhos gratos
      (^^)

      Eliminar
  28. Ahahahah, está muito bem apanhado!!!
    Estive fora e confesso que me esqueci de cá voltar :( mas o meu primeiro racicionio não estava nada virada para a solução :)
    Parabéns Rui e a todos os que acertaram e tentaram.bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Então era caso para dizeres: «CANUDO... não consegui cá voltar e fiquei a ver o desafio por um CANUDO»... heheheh


      Obrigada minha linda pela tua boa disposição!
      Muitos beijinhos
      (^^)

      Eliminar
    2. :)) ... Foi pena não voltares a passar porque a Afrodite deixou-te a "Chave" do desafio na resposta ao teu comentário :

      "Eu vou dar-te uma pista extra só para Ti:
      Se vieres ao Encontro em Abril e se houver tempo... eu levo-te ao Bom Jesus para veres Braga! :))"

      ... Ver Braga, do Bom Jesus, evidentemente por um canudo ! rsrs

      Bjs

      Eliminar
    3. Se não houver canudo eu levo um improvisado com vários cartões cilíndricos dos rolos de papel higiénico, colados uns nos outros ! :)))
      Abraços a Todos, principalmente à Afrodite e ao Rui!

      Eliminar

    4. Ricardo,

      Até queria ver isso... :))


      Obrigada! Abraço retribuído
      (^^)

      Eliminar
    5. Ricardo, esses rolos de papel podem servir para fazer coelhinhos da Páscoa.
      : )

      Eliminar