domingo, 5 de fevereiro de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#18) (POST REEDITADO)


(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


E o que é que costuma haver nos Jardins todos os domingos ao fim da tarde!? Pois... um novo enigma fresquinho para decifrar!

Lembro só que se ainda não o fizeram, não deixem de passar no post anterior a este para se inscreverem para o 5º Encontro de Bloggers, o Almoço convívio que terá lugar a 30 de Abril em Braga.

Por hoje, vou dar-vos uma vez mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.



ENIGMA nº 18


 

Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas do desafio de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------



REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº18




1. Colin Firth - protagonista do filme "DIREITO de Amar", no original "A Single Man", em que contracena com Julianne Moore;
2. Braço ... DIREITO, pode ser interpretado em dois sentidos: um dos nossos dois braços ou o pricipal adjunto de alguém numa missão ou função;
3. Primo ... DIREITO, ou em 1º grau é aquele que é filho de tios de sangue;
4. Antena -  o DIREITO de antena é consagrado por lei aos partidos políticos, coligações... etc;
5. Xutos & Pontapés - Lançaram em 1993 o álbum "DIREITO" ao Deserto.


Esta semana foi muito divertido porque, sem eu prever, o Enigma tinha uma outra solução complemente lógica. E a solução era... RÁDIO!
Ora então vejamos:

1. Colin Firth - protagonista do filme "O discurso do Rei", discurso esse que foi difundido pela RÁDIO;
2. Braço - o RÁDIO é um dos ossos do braço humano, mais em concreto do antebraço;
3. Primo - nome do programa na RÁDIO Comercial de Nuno Markl e Vasco Palmeirim;
4. Antena - Um dispositivo metálico para irradiar ou receber ondas de RÁDIO;
5. Xutos & Pontapés -O último disco dos Xutos na Polygram, gravado na RÁDIO, “Ao Vivo na Antena 3” torna-se num dos maiores êxitos de vendas do grupo, chegando à Platina.


ACERTARAM em DIREITO:

Esmeralda Martins - Maria Araújo - Rui Espírito Santo - Pedro Coimbra  - YellowMcGregor Fê Blue Bird - Luísa - Ricardo Santos - Catarina.


ACERTARAM em RÁDIO:

Rui Espírito Santo Fê Blue Bird - Esmeralda Martins - Maria Eu - Elvira Carvalho.


Um abraço especial ao Yellow McGregor que dando largas à imaginação ainda conseguiu mais correspondências como "DOIS", "PAR"... 

Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


  :))

78 comentários:

  1. olá querida amiga! olha descobri que o tal Colin Firth foi considerado um bonitão inglês ! mas que isso tenha a ver com braço e com antena, não consigo chegar lá :)
    não faz mal já aprendi alguma coisa mais hoje !
    beijinhos para ti
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela,

      hehehe
      O Colin tem participado em imensos filmes... mas há um que tem interesse especial para o enigma de hoje.
      Se aprendeste alguma coisa com as pesquisas, já não darás por perdido o teu tempo. Quem sabe se ainda te faz luz e acertas na palavra chave!?


      Beijinhos iluminados
      (^^)

      Eliminar
  2. Nada, nada nada...tirando o actor e os seus filmes não vejo nada relacionado entre as pistas :(((
    Vou esperar para ver se alguém acrescenta algo .99
    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Mas tu não vais desistir logo à primeira dificuldade que não és mulher de desistir! Eu acho é que não estás a olhar direito para as pistas! :))


      Um beijão à espera que digas algo sobre o 5º Encontro
      (é que desta vez não te podes escapar!)
      (^^)

      Eliminar
  3. Amiga, vou arriscar ;)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fernanda,

      A resposta a que tu chegaste, como foi impecavelmente bem argumentada, vou considerá-la certa apesar de não ser a que idealizei. Até porque mais duas pessoas chegaram (até este momento) à mesma conclusão que tu.
      Portanto esta semana temos um enigma bicéfalo, isto é... vou considerar certa também uma segunda alternativa!

      Mas olha que já há quem tenha chegado à solução original! :))


      Beijinhos e parabéns! Tu és tramada para estas coisas!
      (^^)

      Eliminar
  4. Isto foi passar do 8 ao 80. Hoje está difícil. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Tu és testemunha de que na semana passada o enigma foi fácil demais... e que quem gosta de enigmas a sério, não se pôde consolar! (lol)
      Por isso prometi que esta semana iria subir a parada.
      Curioso que, quando fui eu própria testar a exequibilidade do Enigma através das pistas, fiquei com ideia de que afinal era até bastante acessível. Já duas pessoas chegaram à palavra que eu queria... :)


      Beijinhos Amiga! E obrigada pela tua presença!
      (^^)

      Eliminar
  5. Também vou arrriscar,foi logo o que me ocorreu, vamos ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom este enigma,mesmo bom Afrodite, parabéns a ti!

      Eliminar

    2. Esmeralda,

      Tu és uma das testemunhas de que se consegue chegar à resposta deste Enigma por duas vias. E foste a primeira a chegar à chave que eu pretendia. Por outras palavras, estás de parabéns... a DOBRAR!! hehehe


      Beijinhos duplos
      (^^)

      Eliminar
  6. Tenho dúvidas na palavra braço.
    Já enviei um e-mail.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Não admira que o BRAÇO não coubesse na primeira tentativa de resposta...

      (^^)

      Eliminar
  7. Já foi, acho que consegui.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. ... mas à segunda foi de vez!
      E abraçaste a resposta certa com o braço direito e o braço esquerdo!
      hehehe


      Beijinhos Amiga! Muitos parabéns!
      (^^)

      Eliminar
  8. Só cheguei a casa às 10 e sem hipótese de pesquisar antes ! :)

    Já mandei mail agora mesmo e nem sei se está certo ou errado, mas no caso de estar errado, será pelo menos uma alternativa justificada com todas as 5 palavras !

    Aguardo ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Tu és outro caso de merecer parabéns a dobrar! É que conseguiste chegar à resposta que eu idealizei e também à resposta alternativa!

      Vocês estão mestre nisto a valer!
      Muito bom!!


      Beijinhos e abraços
      (^^)

      Eliminar
  9. Olha, já foi! :P

    Beijocas, Afrodite :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria Eu,

      Deste uma resposta impecável e com todos os matadores!!
      Na reedição vais depois poder ver qual é a outra solução!

      Há coincidências fantásticas! E o mérito é todo vosso, meus pesquisadores cinco estrelas! :)


      Beijocas para ti também! Boa semana!
      (^^)

      Eliminar
  10. Colin Firth ficará associado a este filme que vi uma série de vezes com a minha filha. Chegámos a ter sessões em casa com mães e filhas. Mães e filhas ficaram apaixonadas pelo mister.... :)

    Não estou ainda a ver a relação entre estas palavras.vou pensar mais um pouco...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Colin Firth fez imensos filmes notáveis! É um dos meus actores favoritos.
      Falta saber qual deles interessa para este Enigma. Mas posso dar-te uma ajudinha... e dizer-te para teres atenção às minhas respostas aos comentários... pois tal como o Pedro diz ali em baixo, eu já dei a resposta completa... e por duas vezes!! hehehe


      Beijinhos pensantes
      (^^)

      Eliminar
    2. Para nós será sempre o Mr. Darcy!
      Vou ler todos os comentários...

      Eliminar

    3. Há personagens que ficam "colados" aos actores... e é muitas vezes complicado deixar de associar uns aos outros.

      Os comentários ajudaram?
      Beijocas Amiga!
      (^^)

      Eliminar
  11. Acho que até já deste a pista completa...
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Tu tens olhos de lynce... ;))
      Eu já dei a resposta sim... basta saber encontrar "agulha em palheiro"!
      Mas sabes uma coisa gira!? Estive para incluir o teu nome como pista deste Enigma!! E esta hein!?? :D


      Beijinhos assertivos, tal como as tuas respostas
      (^^)

      Eliminar
    2. E já não seria a primeira vez (mas ao contrário) ! rsrsrs
      Se incluísses iam lá direitinho ! Assim como se ouvissem um certo programa da Rádio Comercial !
      :)))

      Eliminar

    3. Rui,

      Essa do programa da Rádio Comercial é para a segunda hipótese de resposta! Com essa pista eu não chegaria nunca lá, porque nunca ouvi o tal programa... nem sequer sabia que existia! :))


      Isto é que vai aqui uma açorda...
      (^^)

      Eliminar
    4. Rádio nem me passou pela cabeça!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Seguiu mail.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      E cá chegou a "cartinha" contendo a resposta alternativa que eu também estou a considerar certa.
      Este enigma esta semana pregou-me esta rasteira... tem mais do que uma resposta certa sem eu prever tal coisa.
      E até já há uma terceira hipótese que ainda tenho de pensar melhor se a vou aceitar ou não! heheheh


      Beijinhos Elvira, votos de uma semana doce... tal como o foi este seu fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  13. Decididamente, acho que neste vou chumbar.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Naninanananão!
      Qual chumbar qual carapuça! :)
      Se leres os comentários e deres especial atenção ao que eu escrevi à Papoila e à Cantinho vais destapar uma ponta do véu! :D


      Ah... e vou dar uma pista suplementar! É já a seguir!
      Beijinhos resilientes!
      (^^)

      Eliminar

  14. TODOS,

    Quem acompanha os comentários já por certo se apercebeu que esta semana o Enigma tem mais do que uma solução.
    Porém... aquela que eu idealizei originalmente é a que acaba por ser mais fácil. Para essa eu vou dar uma pista adicional.

    E a sexta pista para o Enigma desta semana é... PEDRO COIMBRA!

    E agora? ficou mais fácil??
    Beijinhos incentivadores
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é de caras!!
      Com alguém tão transparente como eu não há como falhar :)))
      Beijinhos do Oriente

      Eliminar

    2. Pedro,

      E a reedição está aí que não te deixa mentir. :))
      Beijinhos certeiros
      (^^)

      Eliminar
  15. Isso não vale Afrodite...pelo que li, á deixaste migalhas por aqui afora...e agora mais uma pista?!
    Logo no enigma que ganhei a camisola amarela? Não há direito!

    Mimos bem dispostos!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. ahahaha
      E olha que essa já ninguém ta tira!
      Esta semana vou ter de fazer dois "pódiums"...

      Txiii... a trabalheira que a reedição me vai dar...!!


      Beijinhos e lots of sorrisos
      (^^)

      Eliminar
  16. Acho que já passei. À rasquinha e com nota nota mínima... :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ora ora... o que interessa é chegar à meta!! E tu chegaste 😃
      Parabéns Luísa e sobretudo obrigada por não desistires pois só assim te conguiste superar!


      Beijinhos premiados
      (^^)

      Eliminar
  17. Lamento mas desta vez estou mesmo "burro" e não consegui descobrir ainda a solução. Talvez falta de concentração, não sei !!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Falta de jeito é que não é porque tens dado mais do que provas que és um às nestes enigmas.

      Mas há dias assim em que não conseguimos ver aquilo que até está em frente dos olhos. Ou então desta vez a culpa é mesmo minha, que ando empenhada em escrever direito por linhas tortas.


      Beijinhos em linha reta
      (^^)

      Eliminar
    2. Ricardo, isso já me aconteceu uma vez e acontece a todos .
      Se vires bem os comentários, quer a Afrodite, quer outros já falaram (escreveram) várias vezes as palavras chave . Sim. Digo as, porque há pelo menos duas que entram nas 5 palavras !

      Eliminar
    3. Quando se embica para um lado :((, às vezes custa mudar o rumo !!
      Abraço

      Eliminar
    4. Afrodite, já te enviei uma das hipóteses certas !... visto que dizes haver outra. Estou curioso em conhecer a outra ! Acho que compliquei !!!

      Eliminar

    5. Ricardo,

      Mas chegaste lá... e isso é o importante!
      Obrigada... e parabéns pela persistência!


      Beijinhos sorridentes
      (^^)

      Eliminar
  18. Um actor que muito aprecio. Quanto às outras palavras nada me dizem.

    Desejo-te uma fabulosa semana sem xutos nem pontapés.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Que bom ler-te nos Jardins!
      Espero que as tuas melhoras sejam efectivas e que estejas de regresso à nossa companhia.

      Quanto ao Enigma, tens de estar dentro da "mecânica " da coisa para relacionar as cinco pistas. Todas elas têm algo em comum.... uma palavra mágica que funciona como uma chave que abre todas as cinco "fechaduras " :))


      Beijinhos e tudo de bom
      (^^)

      Eliminar
  19. A ver navios, sei que Primo é um programa da Radio Comercial, Actor, Braço. direito , lei....são palavras que posso relacionar com que se foi escrevendo mas não estou nem aí!!! Vou esperar para ver. Bjss

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Essa do Primo ser um programa de rádio eu nem sabia! Acredita que eu aprendo imenso com todos vocês! :))


      Beijinhos sentados
      (^^)

      Eliminar
    2. Era apresentado por : Nuno Markl e Vasco Palmeirim e era convidado um amigo a quem chamavam primo.

      Beijinhos radiofónicos muito alinhadinhos ! :)

      Eliminar

    3. Rui,

      Isto é que vai aqui uma açorda... :)
      Ai tu dás uma no cravo outra na ferradura!? Assim não vale!

      Está-se-me a parecer que as dicas secundárias estão a confundir mais do que a ajudar... pois umas são para a chave original... e outras são para a outra chave que também abre a fechadura mas não é a que eu idealizei.
      Mal "acomparando", isto é quase como uma mãe que vai parir e só está a contar com uma criança... e saem-lhe gémeos!! LOL

      Beijinhos com dores do parto
      (^^)

      Eliminar
  20. Depois de ter levado Xutos e Pontapés a torto e a direito lá cheguei à resposta... chiça!! Que desta vez foi difícil.


    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      O que tu já me fizeste rir...
      Vais ter a medalha da super imaginação!
      (na reedição eu vou fazer-te meia vontade!)


      Beijinhos prometidos
      (^^)

      Eliminar
    2. Mas só cheguei lá com a pista do Pang Yao Pedro Coimbra ;-)
      Do Tze :-)

      Eliminar
  21. Quando andei a pesquisar, a antena levou-me a esse programa da Rádio Comercial, Afrodite.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Parece que todos conhecem esse programa... menos eu! LOL

      Eliminar
  22. Acabei de enviar emails.

    Tenho a certeza que a resposta do 2* está correta.:))) e não li comentários... too many!

    Tive, à última hora, um momento de enlightenment. : )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Há um comentário específico que eu tenho a certeza que leste. :)
      Well done!!
      Adoro esses teus enlightenment moments!!


      Beijinhos iluminados
      (^^)

      Eliminar
  23. Seguiu mail à toa!

    Beijinho Amiga

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. ADélia,

      Não foi à toa o mail.. porque pelo menos para uma das pistas encaixava.
      Obrigada amiga, valeu na mesma a tua participação!


      Beijinhos e abraços com muita amizade
      (^^)

      Eliminar
  24. É que não faço a menor ideia. Ainda pensei em ramo ou lei, mas só se coadunam com uma ou duas das pistas. Fica para a próxima! ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teté,

      Sabes que eu coloquei a sexta pista - Pedro Coimbra - para ver se ajudava a chegar ao DIREITO. Aliás, essa foi uma das pistas utilizadas quando fiz o enigma para o nome dele. A agora foi ao contrário! :))


      Domingo há mais... e talvez seja mais fácil!...
      Beijinhos legais
      (^^)

      Eliminar
  25. Só agora aqui cheguei, é verdade. Mas, às primeiras impressões, com dicas ou sem dicas, "néspia". Se o enigma ainda por aqui estiver o dia de hoje, vou tentar pesquisar. Mas parece difícil.
    P.S - Claro que estarei no encontro, salvo se me for de todo impossível.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Não era nada difícil... porque vocês já sabem bem a dinâmica destes desafios. Quando as pistas são nomes de pessoas, basta ir ao Google procurar referências sobre elas... e há sempre uma que é comum. Depois as outras pistas (as não pesquisáveis) servem apenas para corroborarem e darem a certeza aos palpites a que entretanto formos chegando.


      Beijinhos ansiosos por nos voltarmos a abraçar.
      (^^)

      Eliminar
  26. Olá amiguinha!
    vou tentar ir, vou mesmo tentar !!!
    ao encontro em Braga, a cidade das camélias !!!
    abracinho para ti
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela,

      Enches-me de felicidade! :)
      A cidade das camélias tem saudades tuas... e EU também!
      (Vou tentar copiar este teu comentário para o outro post...)


      Beijinhos nesse teu sorriso lindo!
      (^^)

      Eliminar
  27. Gostei muito do desafio, embora tenha estado à beira de me chatear em grande, comigo próprio, por quase não conseguir descobrir ! :) Interessante a segunda opção. Os teus desafios dos enigmas são excelentes !

    E Afrodite, se me permites, quero aproveitar e propagandear aqui, o meu novo desafio que vai começar amanhã às 20:00, que passa por descobrir num pequeno texto o título duma composição musical !

    Muito Obrigado pelo tempo e direito de Antena ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Não é caso de te chateares... se bem que eu conheço bem a sensação de me sentir frustrada enquanto não descubro algo que me intriga ou proponho a descobrir. É como nos desafios do Rui quando eu não estou a "pescar" nada e vejo já umas poucas de pessoas com a resposta certa! heheheheh

      Obrigada pelo mimo... e quanto à propaganda, usa e abusa. Deixaste-me curiosa! :D
      Amanhã lá me terás... e obrigada por avisares porque ultimamente (e para grande frustração minha) não tenho conseguido tempo para acompanhar as publicações dos nossos amigos, tal como gostaria.


      Beijinhos musicais
      (^^)

      Eliminar

  28. TODOS,

    Custou... mas lá saiu a reedição do post! :)

    Mais uma vez tenho de agradecer a todos a dinâmica fantástica que se gera em torno de cinco palavrinhas. Esta semana com um enigma um pouco mais difícil e de solução "bicéfala", as coisas complicaram-se... mas ainda ficou mais divertido!

    Obrigada por tudo... e quem não conseguiu não fique "triste"... porque domingo há mais!


    Beijos e abraços a TODOS
    (^^)

    ResponderEliminar
  29. Boa, Afrodite. Custou um bocadinho, mas lá arranjaste um bocadinho de tempo ! rsrs

    Sabes que, quando vi o desafio, mesmo com o telemóvel (e sem poder pesquisar) não demorei 5 minutos a chegar à conclusão que era "Rádio", precisamente por relacionar de imediato as 3 palavras de acordo com a tua resposta acima !... Só não podia pesquisar O Colin Firth nem os Xutos, mas mesmo assim arrisquei.
    Só fiquei decepcionado quando recebi a respost "nop" ! eheh
    Chegado a casa, toca de começar do princípio, mas vá lá, que não foi demasiado trabalhoso !
    Claro que fiquei surpreendido, quando posteriormente me disseste que afinal Rádio também estava !
    Foi um desafio interessantíssimo e temos que estar preparados para outros com mais que uma solução ! :)

    Beijinho e até amanhã ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Foste o primeiro a tentar chegar à resposta e quando respondeste rádio disse que não era essa a resposta (e não era de facto) pois não alcancei de imediato que fazia mesmo sentido.
      Só que depois de ti a Fê, a Esmeralda e a Maria Eu vieram confirmar o teu palpite, com explicação das cinco pistas! Não tinha como não aceitar! Ainda mais tarde a Elvira também chegou à mesma conclusão.

      Mas fiquei satisfeita por ver que também chegaste direitinho à resposta que eu queria :))
      Obrigada por tudo!


      Um grande abraço com votos de bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  30. Querida Afrodite, nunca lá chegaria!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Depois do desafio da semana passada ter sido bastante acessível, resolvi escolher um mais difícil um pouco. Mas garanto-te que não pensava que ia dar tanta polémica! hehehehe
      Vamos lá ver como será o próximo.


      Beijão minha linda flor
      (^^)

      Eliminar
  31. Muito obrigado pela "citação" especial ;-)

    Eu também cheguei à hipótese de "rádio" mas achei que era "forçado" de mais. Mal por mal, prefiro "DOIS":

    Colin Firth – Desempenhou DOIS papéis com o mesmo nome Darcy
    Antena - Antena DOIS, estação de rádio com uma programação baseada em música clássica e programas culturais.
    Braço – O corpo humano tem DOIS braços.
    Primo – O número DOIS é o único número primo que é par.
    Xutos e Pontapés – Música “Nós DOIS” do álbum 88.

    Com um ramo de :-)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      heheheh
      Tens de concordar que é muita imaginação!
      Não há dúvida que este enigma foi pródigo em números, pois também houve a resposta UM e também TRÊS.

      Olha... fica com a bicicleta!!
      Beijinhos e bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  32. Colin Firth: Direito de Amar!!!! O nome do filme em inglês é “A Single Man”!!! Estou desculpada! : ))
    Congratulo os que chegaram ao resultado “Rádio”... muito mais difícil do que “Direito”. Eu comecei pelo braço, depois pelo primo. Xuto e Pontapés tive que googlar para ver a relação. Confirmei Direito de Antena mas não via a associação entre Firth e direito, mas nessa altura já tinha a certeza que estava correta. Veio o Pedro Coimbra e confirmou. : ))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Com quatro pistas a apontar para o óbvio... já nem eram necessárias a quinta e a sexta. Quantas vezes me apetece colocar mais do que as cinco do costume... mas depois penso que em vez de ajudar, mais pistas ainda poderão dificultar. :))


      Obrigada... e estiveste de parabéns!
      Beijão bem grande!
      (^^)

      Eliminar