domingo, 26 de fevereiro de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#21) (POST REEDITADO)


(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)

 
É CARNAVAL ninguém leva a mal...
E ninguém levará a mal se hoje colocar mais um enigma para os amantes destas coisas, pois não?

Vou dar-vos então e uma vez mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.


ENIGMA nº 21



 
Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------



REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº21




1. Eduardo Lourenço - professor e filósofo, tem um livro de psicanálise de título «o labirinto da SAUDADE»;
2. Penedo - da SAUDADE é um parque e miradouro da cidade de Coimbra; E também existe o Farol do Penedo da Saudade, em São Pedro de Moel, que podem aqui ao lado ver no selo comemorativo do 4º Encontro de Bloggers;
3. Sentimento -  este é muito português pois a palavra SAUDADE não tem tradução noutras línguas;
4. Trovante - SAUDADE é o nome de um tema musical do grupo  Trovante, do álbum "Cais das Colinas" de 1983;
5. Francisco Salgueiro - autor do livro «A praia da SAUDADE», publicado em 2009.



ACERTARAM:
Rui Espírito Santo - Luísa - Elvira Carvalho - Fernanda Maria - Prof. João Paulo - AvoGi - Graça - Maria Eu - Jaime Baptista - Esmeralda Martins - Ricardo Santos - Teresa (Ematejoca) - YellowMcGregor - Flor de Jasmim - Maria Araújo Catarina  Pedro Coimbra - Júlia Abreu - Papoila.



Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  



  :))

51 comentários:

  1. Já enviei o meu palpite e as justificações, Afrodite !

    Espero que tenha estado tudo bem ! :)
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Numa só palavra... IMACULADO!


      Beijinhos com saudades tuas e da Lena
      (^^)

      Eliminar
  2. Acho que sei,acho que sei... :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luisa,

      Eu sei que sabes, eu sei que sabes... :D


      Beijinhos bem dispostos!
      (^^)

      Eliminar
  3. Seguiu email querida Afrofite.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Cá chegou direitinho... e certinho!
      Continuas aquela máquina!


      Beijinhos anti-ferrugem!
      (^^)

      Eliminar
  4. Seguiu mail amiga.
    Um abraço e bom Carnaval

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Antes de mais quero aproveitar para lhe dar os parabéns pela fotomontagem engraçadíssima do seu "avatar" para esta quadra carnavalesca.

      E os segundos parabéns foi por ter enviado uma resposta tão assertiva e sem sequer pestanejar! :))


      Beijinhos de alma enfeitada
      (^^)

      Eliminar
  5. Francisco Salgueiro não me diz nada. Quando se trata de homenagear amigos é fácil, mas neste caso, não vejo luz no fim do túnel.

    Uma mão cheia de palavras, Helau 🎵🎵🎵

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Quando não se sabe à primeira... é tudo uma questão de pesquisa.
      Em breve farei outro enigma para homenagear alguém do nosso círculo de amigos... e já te poderás "vingar"!


      Muitos beijinhos cheios de cor
      (^^)

      Eliminar
    2. DESCULPA, mas não consigo mandar @-mail. É pena, porque te queria explicar como cheguei lá.

      Eliminar

    3. Oh Teresa, vais-me desculpar a franqueza... mas isso não é normal!
      Já há muito que conheço essa tua relutância de acederes à tua caixa de correio... mas como acedes então tu ao teu blogue!?

      Se o teu problema tem a ver com os "fantasmas" da tua conta antiga... cria uma conta nova no GMAIL... e associa-lhe a conta do teu blogue!
      Eu ajudo-te a fazeres isso se quiseres.
      Pensa na minha proposta ok?

      Bem faz o Rui que modera os comentários! Parece-me que vou ter de fazer o mesmo! :)

      Eliminar
  6. O quê? Falar num sentimento destes em pleno Carnaval?!
    Vou enviar mail - é tão fácil que até eu descobri à primeira...

    Beijinhos saudosos...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      Juro-te que estive para te enviar um mail a dizer-te isso mesmo... que tu neste enigma não precisarias de pesquisar!!
      E quanto ao Carnaval... que o teu seja alegre e bem disposto!!


      Beijinhos foliões
      (^^)

      Eliminar
  7. Caríssima Amiga Afrodite.
    Aguardo vossa apreciação as justificativas da palavra chave.
    Como sabes não sou folião, mas creio que apreciarás o mimo que envio:
    https://www.youtube.com/watch?v=xl7JqrN946w
    Deixei também um mimo musical na aula encerrada do nosso prezado Amigo Rui Espírito Santo.
    Caloroso abraço. Saudações viventes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Meu querido amigo... está duplamente de parabéns porque, não só acertou na palavra-chave, como também justificou as cinco pistas apresentadas! Muito bom!!

      O que é muito bom também é o vídeo lindo que aqui partilhou sobre o Carnaval de Veneza... ainda por cima com música do meu idolatrado Philippe Jaroussky... cuja voz aprecio por demais!
      Quanto ao outro mimo terei de ir ver pois faltei à última aula do nosso querido Mestre.


      Beijinhos e abraços
      (^^)

      Eliminar
  8. Já mandei, viste minha Deusa?
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gi,

      Vi sim minha "carinha laroca" :)
      Já enviei resposta a confirmar que estavas certíssima!
      Estás de parabéns!!


      Muitos beijinhos com "Impulse"!
      (^^)

      Eliminar
  9. Assim de repente, nada.
    Mas depois, se chega lá...se bem que é sentimento que não nutro pelo Carnaval!
    Mimos de boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      És uma batoteira... hehehe
      Quem nada são os peixinhos!
      E se até me preocupaste com a primeira frase, vi logo a "marosca" na segunda!


      Beijinhos e muitos mimos... porque tu mereces!
      (^^)

      Eliminar
  10. Depois de Trovante, Sentimento e Penedo chega-se lá num instante. Coimbra não fica assim tão longe !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Eduardo é que me levou lá.

      Eliminar

    2. Ricardo,

      Para te ser sincera, acho que com "Sentimento" e com "Trovante" já chegavas lá.
      Hoje foi uma à borlix!... é Carnaval!!


      Beijinhos a 364km
      (^^)

      Eliminar

    3. Teresa,

      Bem jogado!
      (^^)

      Eliminar
  11. Amiga vim deixar o meu beijinho com muita saudade!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Temos de fazer alguma coisa sobre isso...
      Temos de as mitigar!


      Beijinhos com fé
      (^^)

      Eliminar
  12. Senhora. Enquanto as armas descansam, ergo meus olhos aos céus, pelas estrelas dos teus, desejando-vos uma boa-noite.

    O palpite?... Já seguiu... numa pomba de cristal.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      Dear God... o que eu gosto dessa música!!
      Sexta pista impecável!

      Estás de parabéns! Tu estás muitos furos acima de mim, pois quando eu vou com a farinha tu já vens com o bolo cozido! hehehe


      Beijinhos ao rufar do tambor
      (^^)

      Eliminar
    2. ... O que será feito do Eu Pregal ? ...

      Eliminar

    3. Rui,

      Essa do "Eu Pregal" está muito boa!!
      Pois também não te sei responder. É uma questão de se ir perguntar ao Sr.Google se sabe.


      Beijinhos na primeira pessoa do singular
      (^^)

      Eliminar
  13. Ai, que ...!
    Ainda deu para vir cá dizer que já enviei e- mail.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Tu és terrível!!
      Mesmo com a bateria a dar as últimas ainda conseguiste cá dar uma saltada!
      Obrigada companheira!


      Beijinhos a 100%
      (^^)

      Eliminar
  14. Só vi agora as palavras. Já muitos acertaram. Tomei nota. Tenho de pesquisar... qu’isto hoje não “veio” à primeira. : )

    Espera... o Yellow McGregor parece ter dado um monte de pistas... Vou anotar...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      O YM deixou uma sexta pista fantástica!
      E tu bem que te safaste!!


      Beijinhos com as 7 notas ♫
      (^^)

      Eliminar
  15. Afinal foi mais fácil do que pensei inicialmente. Comentei às 23:18 e enviei o email às 23:24 . Seis minutos entre chegar ao resultado e confirmar com pesquisa. Eu estou a ficar mesmo boa nisto!!! E estou a ficar narcisista... será influência trumpista! Oh dear!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      You're good!!
      (gaba-te cesta!! heheheh)
      Vou tentar fazer para a semana um daqueles de nível "hard".
      E digo tentar porque na hora nunca tenho coragem!! :D


      Beijinhos generosos
      (^^)

      Eliminar
  16. Hoje é muito, muito português.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Disseste bem! Mesmo muito português, desde as pistas até à solução ela mesma!


      Beijinhos em Português
      (^^)


      P.S. sabes, isto dos beijinhos adjectivados e circunstanciados ao contexto da conversa ia levar-me a enviar-te "Beijinhos na nossa língua"! Mas depois achei melhor não! :D

      Eliminar
    2. eheheh... A língua portuguesa é muito "traiçoeira ! rsrsrs

      Eliminar

    3. Rui,

      Podes crer... mas é deliciosa para trocadilhos! ;)
      Ah... e com puré de batata também é muito boa!

      :D

      Eliminar
  17. Desta vez nem foi preciso pensar! Estes são bons para uma tótó em enigmas como eu.

    Beijocas saudosas :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Tu dizes isso mas de tótó não tens nada! Já tens decifrado alguns bem mais difíceis. Mas que este é fácil, isso não há dúvidas!


      Beijinhos sem dúvidas
      (^^)

      Eliminar
  18. Esse sentimento impossível de traduzir! Por isso é só nosso. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Por isso o Pedro disse que este enigma é muito português! :))


      Beijinhos nossos
      (^^)

      Eliminar

  19. TODOS:

    Post reeditado e explicações todas feitas.
    Este foi um dos enigmas mais participados o que me dá, acreditem, imensa alegria.
    Mas não penso que isso se deva a ele ter sido o mais fácil... acho é que vocês já estão uns verdadeiros craques nestas coisas.

    Muito obrigada a todos e beijinhos imensos!!

    P.S. E logo às 21h não se esqueçam no desafio colectivo que o Rui Espírito Santo com a sua incansável dedicação nos preparou. NÃO FALTEM!!

    ResponderEliminar
  20. Estás de parabéns com esta tua iniciativa ! Este desafio está a tornar-se num vicio nosso (de nós todos) !!! ... Já esperado por todos àquela hora e a tornar-se imprescindível ! :)

    Pela minha parte um duplo agradecimento, primeiro por nos proporcionares esses momentos e em segundo lugar por teres publicitado o meu desafio de hoje, muito proximamente ! :)
    Com amigas assim, acredito que venha a ser um êxito ! :))

    Beijos "aguardecidos" e com muita SAUDADE ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Toda a gente sabe que tu não precisas de publicidade... hehehe
      Os teus desafios são sempre disputadíssimos. E este está ao rubro!! :D


      Beijinhos pintados à mão
      (^^)

      Eliminar
  21. Que bom que voltaste para me visitar.
    Espero que tenhas tido um bom Carnaval.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Diana,

      Estou a tentar usar o tempo de forma mais racional para conseguir ir ler as publicações da malta amiga.
      O Carnaval foi calminho. Na Terça feira disfarcei-me de MATRAFONA e andei de pijama e robe durante todo o dia!! ahahahah


      Beijocas minha linda!
      (^^)

      Eliminar
  22. Afinal era bem fácil, mas devido a imprevistos, tu e o Rui ficaram prejudicados com o desafio e o teu enigma, mas não penses que me esqueci.

    Um beijinho com saudades

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Tu esta semana estás de licença forçada à Blogosfera! :))
      Não podias ter tempo para as nossas maluqueiras.
      Mas o desfio do Rui terás sempre oportunidade de o apreciar com tempo, pois as obras expostas e os seus autores poderão ser apreciados em qualquer altura.


      Beijinhos minha querida... já falta pouco!
      (^^)

      Eliminar