domingo, 22 de janeiro de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#16) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


Dizem que não há Domingo sem missa... mas eu acrescento que também não há Domingo sem passatempo aqui nos Jardins.

Vou dar-vos uma vez mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.



ENIGMA nº 16


 

Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------




REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº16




1. Teatro - O Teatro Maria VITÓRIA é um conhecidíssimo teatro lisboeta especialmente dedicado ao Teatro de Revista;
2. Guimarães - a "cidade berço" tem um clube de futebol com o nome de VITÓRIA Sport Clube;
3. Samotrácia -  VITÓRIA de Samotrácia ou Nice de Samotrácia é a conhecida estátua em honra da deusa grega Nice que personificava a vitória, força e a velocidade;
4. Seychelles - país insular do Oceano Índico (muito conhecido pelas suas tartarugas gigantes) cuja capital é VICTORIA;
5. Triunfo - se triunfar é vencer... então triunfo é sinónimo de VITÓRIA!


ACERTARAM:
Rui Espírito Santo Fê Blue Bird - YellowMcGregor - Esmeralda Martins - Ricardo Santos Júlia Abreu - Elvira Carvalho - Luísa - Graça - Flor de Jasmim - Maria Eu - Maria Araújo - Pedro Coimbra - Jaime Baptista - Teté Catarina - Prof. João Paulo.
Obrigada também à Papoila que esteve pertinho, pertinho de acertar.



Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


  :))

44 comentários:

  1. Boa noite para ti querida Afrodite e para todos os amigos que sei que vão aparecer por aqui :)
    Estou bem e apesar de ausente da blogosfera, não vos esqueço.
    Quanto a ti, Afrodite amiga, vou enviar email :)

    Beijinhos para todos !!!!!



    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Minha querida, saber que estás bem é o que todos precisamos de saber!
      Toma o teu tempo... e encontra aquilo que procuras.


      Os teus beijinhos sabem a abraços!
      Muitos em ti também!!
      (^^)

      Eliminar
  2. Também já tinha enviado mail ! :)

    Beijinhos sem adjectivo . :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Desta vez estavas escondido atrás da porta... lol!
      A camisola amarela é tua! :***


      Beijinhos medalhados
      (^^)

      Eliminar
  3. Bem, vou arriscar e sem saber se acertei,foi assim de caras!
    Vamos a ver...ate já!

    Mimos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Tu tens um jeito especial para estas coisas... acho até que encontrei em ti uma alma gémea.
      Sabe bem ter-te aqui a semear os teus mimos neste Jardim que também já é teu.


      Beijinhos certeiros
      (^^)

      Eliminar
  4. O pessoal adora estes desafios teus e eu também !
    Mail vitorioso enviado ! :)
    Abraço Forte, com este frio sabe bem à brava !!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Está frio sim... mas a tua resposta chegou cá bem quente! E certíssima sim... (mas olha que não se deve festejar antes do tempo! hehehe)


      Beijinhos para Ti nesse teu abraço
      (^^)

      Eliminar
  5. Como devoto, seguiu email no cumprimento do rito ;-)

    Com um ramo de :-)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM;

      Que a tua devoção nunca se esgote... :)
      Nem a devoção nem a inspiração!
      A minha não tem andado muito pródiga... mas tenho fé que melhores dias virão.

      Beijinhos de fé
      (^^)

      Eliminar
  6. À primeira achei que não ia chegar à palavra, mas acho que já sei.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Acho que este enigma demora a decifrar o tempo que leva a ler da primeira até à última pista. E quando se chega ao (arco do) Triunfo... já se sabe ao que se vai! hehehe


      Beijinhos (esta semana) numa só palavra
      (^^)

      Eliminar
  7. Respostas

    1. Ju,

      Minha linda, tu agora é sempre a somar! Não erras um! ;)
      Fico muito feliz sempre que recebo notícias tuas!


      Beijinhos com pronúncia minhota
      (^^)

      Eliminar
  8. Esta é fácil para mim. Fiquei deslumbrada com a dita da Samotrácia ao cima das escadas no Louvre...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      É sempre com um enorme sorriso que te recebo pois adoro quando participas.
      E olha que é de se ficar deslumbrado sim!


      Beijinhos com a cabeça no lugar
      (^^)

      Eliminar
  9. Respostas

    1. Elvira,

      Obrigada Querida Amiga!
      Cá chegou a cartinha pelo correio e com tudo nos conformes!
      (ah... e o meu filho também chegou bem... e calmo! Sempre valeram de alguma coisa as minhas preces!) :))


      Beijinhos e abraços
      (^^)

      Eliminar
  10. Acabei de chegar do ballet. Vou pensar no enigma agora...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Do ballet!?
      Foste dançar ou ver dançar!? :))

      Tens tempo amiga... mas creio que este enigma não te vai roubar muito tempo para o decifrares.


      Beijocas bailarinas
      (^^)

      Eliminar
    2. Também vi a Nice de Samotrácia no Louvre. Deslumbrante!
      Como os teus leitores e leitoras são rápidos/as a decifrar o enigma! Acho que vou ser a última a chegar à chave hoje. É que não tenho ninguém com quem compartilhar os meus palpites!! : ))
      Amanhã é outro dia...
      Bjos

      Eliminar
    3. Entre os muitos palpites... escolhi um! Seguiu email.

      : )

      Eliminar

    4. Catarina,

      E escolheste bem... porque assim já poderás cantar vitória.
      Espero conseguir fazer a reedição amanhã... e anunciar o que praticamente toda a gente já sabe. :))


      Beijinhos certeiros
      (^^)

      Eliminar
  11. E não é que o Braga foi derrotado hoje? Raios!

    Beijocas adivinhadoras :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria Eu,

      hehehe
      Então imagina como o meu rapaz chegou a casa no fim do jogo!
      Diz ele ao entrar: «Alguém quer comprar um melão vermelho!? Eu vendo o meu!»
      :D


      Beijinhos arsenalistas
      (^^)

      Eliminar
  12. Pois foi derrotado.
    Aqueles gajos de Guimarães... :)))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Nem me digas nada... o meu sentido de oportunidade foi do pior possível! :(
      Ainda para mais tenho alunos de lá... e esta semana nem os vou conseguir aturar! hehehe


      Beijinhos alegres que tristezas não pagam dívidas
      (^^)

      Eliminar
  13. Posso?!
    Então lá vai. :)) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Jaime,

      Atão na podes... já cá canta a tua resposta!
      E não é que até está certa!? hehehe


      Beijinhos meu querido, vai dando notícias!
      (^^)

      Eliminar
  14. Cara Madrinha Afrodite.
    O estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891) foi a galope - e quase a voar - a deixar a missiva com a resposta do enigma em curso.
    Juro pela castidade da odiosa Megera de Queluz (1775-1830), que não tenho inveja da nossa amiga e parceira de ofício, Graça Sampaio, por falar e escrever fluentemente no idioma do escritor Gustave Flaubert (1821-1880).
    Caloroso abraço. Saudações mitológicas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      A nossa amiga Graça tem formação académica ligada às Letras... e por isso não domina apenas o francês... mas também a língua materna de Shakespeare!

      Quanto à missiva, ela chegou à minha caixa de correio... mas temo que incompleta pois falta-lhe a informação que mais preciso. Será que o estafeta parou pelo caminho e, precisando de se ir aliviar ao mato, utilizou uma das folhas de papel da carta!?? :D


      Beijinhos cheios de interrogações
      (^^)

      Eliminar
  15. OOOOH, estive fora d circulação....:(( já não sei se vou lá chegar para já vou a meio desafio.
    Bjss

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Chegas sempre a tempo... e espero até amanhã à noite pela resposta à pergunta que te fiz no mail :))


      Beijinhos sem pressa
      (^^)

      Eliminar
  16. Já seguiu veremos se acertei!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Já enviei resposta ;))
      Beijinhos em oblação
      (^^)

      Eliminar
  17. Ontem ao responderes logo meu mail senti-me tão vitoriosa que até esqueci de vir aqui deixar rasto e o meu beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Fiquei contente por te sentires bem! :)
      E o teu beijinho recebi-o na mesma... e praticamente em direto!
      Ontem ainda consegui responder mais ou menos atempadamente a quem me enviou mail com resposta. Hoje já foi bem diferente, pois só agora à noite consegui responder.


      Um beijinho já depois da hora do Vitinho!
      (^^)

      Eliminar
  18. Poderosa deusa Afrodite.
    Espero que o Malaquias Ligeiro Trepa, estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891,)tenha agora colocado na vossa requintada caixa do correio a resposta certa.
    Aquela outra deusa não é páreo para si, porque tu és a deusa das deusas de todas as deusas do Olimpo.
    Caloroso abraço. Saudações brilhaturas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - Juro pela ingenuidade da inesquecível atriz Mae West (1893-1980), que não tenho ciúmes do meu estimado amigo alfacinha e meu contemporâneo, Ricardo Santos, quando ele vos brinda com mimos musicais. Espero que goste destes mimos que este teu afilhado parvo e pudico está a enviar:
    https://www.youtube.com/watch?v=1--SaGvs3es
    https://www.youtube.com/watch?v=ZwznTWAyLL8

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Resposta certa... e a tempo antes da reedição!

      Obrigada pelas músicas! Gosto muito de ouvir o Barry Manilow... e o primeiro vídeo eu não conhecia... mas é divertidíssimo!


      Beijinhos dançarinos
      (^^)

      Eliminar

  19. TODOS,

    E depois da reedição feita e agradecimentos feitos (eu não me canso de dizer que vocês são fantásticos e "funtásticos"!)... só me falta despedir com o clássico... «vitória vitória... acabou a história!»


    Beijinhos e abraços para todos
    (^^)

    ResponderEliminar
  20. :) Mais um êxito, uma grande "Vitória", Afrodite ! ... Creio que se bateu o record de acertos e participantes !?...
    Agora, nem que não tenhas tempo, não podes deixar que haja um domingo sem "Desafio", como também não o há sem missa ! eheheh

    Um abraço a ti e a todos ! :)

    ResponderEliminar
  21. :))) Então só eu é que não descobri?!?!
    Fui muito complicada :))
    Parabéns aos campeões e bejs Afrodite, não penses que eu vou desistir já estou a sonhar com o proximo Domingo!

    ResponderEliminar