domingo, 15 de janeiro de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#15) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


E como Domingo passado o enigma foi "alegadamente" muito fácil, hoje vou puxar a fasquia um bocado mais para cima colocando pistas que vão requerer, provavelmente, um pouco de pesquisa.

Vou dar-vos uma vez mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.



ENIGMA nº 15


 

Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------




REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº15




1. Brian de Palma - Realizador do filme "Missão a MARTE", lançado em 2000;
2. Quarto - MARTE é o 4º planeta do sistema solar;
3. Guerra -  MARTE é o Deus romano da Guerra;
4. 687 - é o nº de dias que dura um ano em MARTE;
5. Andy Weir - escreveu a história que serviu de argumento ao filme "Perdido em MARTE", tendo Matt Damon como protagonista.
ACERTARAM:
Catarina - YellowMcGregor Rui Espírito Santo - Papoila Fê Blue Bird - Ricardo Santos - Maria Eu - Maria Araújo - Elvira Carvalho - Pedro Coimbra - Luísa - Esmeralda Martins - Prof. João Paulo - Flor de Jasmim Júlia Abreu.



Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


  :))

44 comentários:

  1. Bonjour!
    Já "amandei" um palpite :)))
    Veremos o que tens a dizer...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Papoila,

      Ma chére... a tua réponse já lá está na tua caixa do correio!


      Beijinhos vestidos de vermelho
      (^^)

      Eliminar
  2. Deusa Afrodite
    Já seguiu resposta.

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      Bravo "meu soldado"!
      Sabes uma coisa? Começo a verificar que não são necessárias tantas pistas para se chegar à resposta certa. Já tive quem acertasse apenas utilizando duas pistas.


      Obrigada por responderes sempre à chamada!
      Beijinhos fardados
      (^^)

      Eliminar
  3. Também já enviei !... 687 é muito curioso !!! :)

    Beijo do outro mundo ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      É interessante e curioso sim! As coisas que eu aprendo com o meu filho!
      hehehehe
      Estes comentários começam bem, já há montes de pistas neles espalhadas.


      Beijinhos terrestres
      (^^)

      Eliminar
  4. Então, Ricardo?! Estás com dificuldade em descobrir o enigma? Olha que eu já acertei. E fui a primeira!!! Fico a aguardar os teus parabéns. Não sejas parco em elogios, p.f. : )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Esta semana a camisola amarela é para ti! Foste a primeira a acertar, mas só levas a medalha de ouro se descobrires a razão de ser das cinco pistas! hehehehe


      Obrigada "bella"!
      Tanti bacci
      (^^)

      Eliminar
    2. eheheh... Vá lá , eu compenso-te ! ... Muito bem, Catarina ! ... Medalha de ouro numa prova bem mais difícil que o habitual ! :)) ... e eu tenho que me contentar com o bronze ! eheheh
      És uma campeã !!! :)))

      Eliminar
    3. Obrigada, Rui! És um amor. Sinto-me melhor! : ))

      Eliminar
  5. Já mandei o restinho que faltava...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      E agora sim... 100% certo!


      Um beijão minha querida!
      Parabéns pelo empenho
      (^^)

      Eliminar
  6. Querida Afrodite segue email :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveito para mandar beijinhos a todos os amigos aqui presentes, e aos ausentes também :)

      Eliminar

    2. Fê,

      Certíssimo como o costume.
      Obrigada Amiga, a tua presença aqui sossega-nos a todos.
      Agradeço os beijinhos por mim por todos.


      Boa semana e cuida bem de Ti
      (^^)

      Eliminar
  7. As coisas que aprendes com o teu filho são dicas preciosas. Não li os comentários porque não o faço nunca antes de tentar descobrir e não foi preciso. Já enviei o "mail" com a resposta certa claro !!! :)
    O 687 é a chave e é somente descobrir, 687 de quê: minutos, segundos, kms, anos, data... ?

    Eu sou verde ! portanto... Sportinguista !!! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Essa do verde... heheheh
      Por acaso fica-te bem, tens a desculpa de seres do Sporting! :D


      Beijinhos de antenas no ar
      (^^)

      Eliminar
  8. Desta vez, acho que fui lá! Com explicação de cada pista e tudo!

    Beijocas, amiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria Eu,

      Foste lá??
      A sério? Mas é muito longe mulher!!

      heheheheh
      E acertaste sim! Obrigada Amiga!
      Adoro ver-te por aqui em noites de desafio 💙
      Beijão bem grande
      (^^)

      Eliminar
  9. Acabei de enviar e-mail.
    Espero que seja a palavra certa.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Cantinho,

      Claro que é! Hoje não dou na cabeça de ninguém! Se bem que neste caso até dava jeito ficar a ver "estrelas"!! hehehehe


      No decorrer desta semana dou-te notícias
      Beijinhos minha Amiga
      (^^)

      Eliminar
  10. Estive a tentar descobrir, pensei em algo que poderia ligar as pistas, mas não consegui ligá-la à 2...
    um beijinho e uma boa semana
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi,

      O curioso do enigma desta semana é que todos concordam que foi mais difícil... mas estão todos a acertar e exemplarmente, com explicação de cada uma das cinco pistas. Isso prova que um pouco de pesquisa aqui faz toda a diferença.


      Beijinhos amiga, uma boa semana para ti também
      (^^)

      Eliminar
  11. Passei para registar o mail.
    Desejo-lhe uma ótima semana
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Obrigada! E peço desculpa só agora, 24h depois, conseguir vir responder.
      O mail com a resposta certa cá chegou e a lista dos créditos desta vez vai ser longa! :)


      Beijinhos e abraços com amizade
      (^^)

      Eliminar
  12. Pois, não é fácil chegar lá.
    Por isso é que este desafio é mais complicado.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Excelente trocadilho! hehehe
      Olha que o desafio até pode ser mais complicado... mas está a ter uma excelente participação, o que me está a deixar muito feliz! :)


      Beijinhos via satélite
      (^^)

      Eliminar
  13. Só cheguei aqui hoje, mas fiz as minhas pesquisas antes de ver os comentários. Vou enviar o mail. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Muito a tempo, eu também ando com o relógio atrasado, pois as horas não esticam e há tanto para fazer num dia.
      Nem preciso de dizer que está tudo certo, pois não? :)


      Beijinhos com as cores da bandeira nacional
      (^^)

      Eliminar
  14. Bolas, este é dificl mas eu acho que vou arriscar, me aguarde!

    Mimos de longe ;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      O risco na verdade nunca é grande! Tu lá poderias falhar!?
      Até já tens conseguido encontrar segundas interpretações... :)


      Beijinhos miúda gira, não te deixes adoecer, ok?
      (^^)

      Eliminar
  15. Caríssima Madrinha Afrodite.
    Estou rubro de vergonha, porque quando adentrei nos seus sempre perfumados e cuidados Jardíns, que são mais afrodisíacos ainda por conta do adubo oriundo da Capadócia, que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, consegue com um fornecedor devoto do poderoso São Jorge. O sonho da mexeriqueira mor é tocar na espada de São Jorge. Peço-te escusas pela minha ausência no enigma nº 14. Continuo rubro...
    O estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891), já deixou a resposta, que foi selado com a estampa de uma rosa vermelha, do enigma nº 15 na sua requintada caixa de correio.
    Caloroso abraço. Saudações solucionadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - O enigma nº 15 fez-me lembrar da imperdível película:
    https://www.youtube.com/watch?v=E2CbzCgyMWU

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      Vi este filme da Demi Moore com o Gary Oldman (acompanhados de um elenco notável) há já alguns anos.
      Quem sabe agora aproveito para o rever...
      Obrigada.

      Quanto à missiva enviada, está tudo nos conformes! E não precisa de ficar rubro pois não há motivos para tal. Só se for para fazer "pendant" com aquele cujo nome é a solução deste enigma no 15 :D


      Beijinhos com perfume de flores
      (^^)

      Eliminar
  16. Parece-me que acertei! Vou mandar email com tudo explicadinho "como manda a sapatilha". Espero não me estar a precipitar. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      Qual precipitar! Com tudo explicadinho não havia como falhar!
      Obrigada Amiga, estás uma autêntica perita!


      Faço a reedição ainda hoje.
      Beijinhos sem mais explicações
      (^^)

      Eliminar
  17. E agora que já desci à terra mesmo em canadiana já me encontro em casa e até já consigo entrar nos "Jardins" enviei mail.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Ai tu também sabes fazer trocadilhos!?
      hehehe

      Pois tenho a dizer que chegou cá tudo direitinhos e sem interferências. Pelo menos a viagem não teve percalços. :)


      Beijinhos dos Jardins, com uma flor para quem é uma flor
      (^^)

      Eliminar

  18. TODOS,

    Post reeditado e explicações todas feitas.
    Quero que saibam que vocês foram fantásticos porque me ajudaram a fazer a reedição com as vossas respostas completíssimas das cinco pistas.
    Se este desafio até pretendi ser mais difícil, afinal até nem se comprovou isso porque as respostas foram chegando todas certas, o que me deixou felicíssima.

    Se tudo correr como planeio, no próximo domingo haverá mais um enigma aqui nos Jardins.

    Beijos e abraços para todos... e um enorme Muito Obrigada!
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esqueci-me que tinha uma música para vos dedicar...

      Aqui fica: Life in Mars

      Eliminar
  19. Sem dúvida que esta tua ideia destes desafios, foi brilhante e está a tornar-se deveras viciante ! :)
    Vá lá que desta vez ainda consegui o podium ! rsrsrs ... nada mau !
    Creio que tem sido crescente o nº de participantes e de acertantes !
    Estás de Parabéns ! Claro que aqui estaremos no Domingo ! :)

    Beijinhos marcianos !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Se eu te disser que o domingo à noite tornou-se para mim, de há umas semanas a esta parte, o meu momento mais saboroso da semana, acreditas!?
      E tudo graças a vocês que animam e trazem vida aos Jardins com boa disposição e vontade de acertar!


      Kisses from Earth
      (^^)

      Eliminar
  20. :)) Acredito, Afrodite ! ... E também para mim e creio que para nós, um momento muito especial da semana, em que tenho que fazer uma enorme "ginástica"para estar em casa às 19:00 h., o que por vezes é mesmo impossível ! rsrs É dia de visita aos 3 filhos e netos ! eheh

    Já ouvi e vi o "Life in Mars". O David Bowie, não parece ele ! Devia ter os olhos pintados de verde e não de azul ! rsrs ... Obrigado e até amanhã.

    ResponderEliminar
  21. Cheguei tarde, mas desta vez sabia a resposta... Fica para a próxima! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teté,

      Não chegaste nada tarde, tu és da casa!
      E depois, eu sei perfeitamente que esta acertavas, ou não fosses tu uma amante de livros e uma cinéfila de mão cheia!


      Beijinhos polvinhados pelas areias do tempo
      (^^)

      Eliminar