domingo, 8 de janeiro de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#14) (POST REEDITADO)


(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


E passadas as FESTAS, volta a rubrica habitual de domingos à noite.

Vou dar-vos uma vez mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.



ENIGMA nº 14


 

Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------



REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº14




1. «Palavra e Utopia» - filme histórico de Manoel de Oliveira, cujo protagonista (interpretando Padre António Vieira) é o ator brasileiro LIMA Duarte;
2. Rio - atravessando o Alto Minho, com nascente em Ourense e a desaguar em Viana do Castelo, temos o Rio LIMA;
3. José Mauro de Vasconcelos - escreveu o conhecidíssimo livro «Meu pé de laranja-LIMA»;
4. Capital - a cidade de LIMA é a capital do Perú;
5. Unhas - elas podem ser arranjadas com uma LIMA.


ACERTARAM:
Fê Blue Bird - Ricardo Santos - Graça Sampaio - Flor de Jasmim YellowMcGregor - Luísa - Elvira Carvalho - Catarina - Rui Espírito Santo - Pedro Coimbra - Teté - Júlia Abreu.



Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


  :))

44 comentários:

  1. Querida amiga, apesar de estar em pausa nos blogues, não perco os teus enigmas :)
    Vou enviar email.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Recebi o teu mail, a cor da camisola ainda é a mesma.


      Obrigada Amiga, beijos no teu coração.
      (^^)

      Eliminar
  2. Não perde a Fê, nem eu !!!... Existe um doce (acho ?!) e com um bocado de trabalho houve quem já fugisse da prisão :) !
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Já me fartei de rir com os teus comentários!
      Mas essa do fugir da prisão... está muito boa! Mas que trabalhão!
      Nem mesmo para um Conde de Monte Cristo.


      Beijinhos bem dispostos
      (^^)

      Eliminar
  3. Esta descobri!!! Foi o José-Mauro que me deu a solução. :))

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      Essa pista foi um bónus... estive para não a incluir por achar que assim ficaria fácil demais! Mas adorei teres vindo ao meu terreiro acertar em mais um desafio! :))


      Beijinhos com direito a medalha!
      (^^)

      Eliminar
  4. Enviei mail, no entanto esta das unhas é que me baralha!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      E pelos vistos havia motivos para isso!
      Mas agora já está tudo esclarecido!


      Beijinhos Amiga... e as melhoras!
      :***

      Eliminar
  5. A Graça está uma máquina!!! Uma máquina descobridora de enigmas a grande velocidade!

    Cheguei, anotei as palavras numa folha e, entretanto, fui ver quem era José Mauro de Vasconcelos. Minha nossa!!! Escreveu um dos livros mais conhecidos a nível internacional! Não o possuo mas uma amiga minha de Toronto emprestou-mo há alguns anos.

    Já volto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste beber uma caipirinha ?! :))

      Eliminar
    2. Bem me teria aquecido essa caipirinha! Que frio! Descobriste a palavra? Queres compartilhar comigo? Sabes o meu email... : )))

      Eliminar
    3. A caipirinha é saborosíssima por causa do contraste da cachaça, com a lima, e depois com o gelo e o açucar no bordo co copo. Muito bom para aquecer !
      Já descobri a palavra há muito tempo, e é simples. Bem mais simples que fazer "unha francesa" !

      Eliminar
    4. ah ah ah ah!!!

      Adoro lima! A lima na caipirinha fez-me recordar que, quando vou passar uns dias com uma das minhas amigas do Algarve, ela, a família e alguns amigos, preparam grandes petiscos para um piquenique numa praia da zona e não falta a caipirinha com dezenas de lima! Nunca bebo porque acho uma bebida demasiado forte para o meu gosto. Ao fim da tarde, quem já deixou de sentir o efeito da dita caipirinha é que pilota o barco de regresso à marina.

      Eliminar
    5. Eh páh... vocês andam uns mãos largas! É pistas por tudo quanto é sítio!

      A Graça já está "pro" nos meus desafios! :))
      E tu também!
      Para a semana vou ter de aumentar à dificuldade da coisa!


      Beijinhos e muitos sorrisos
      (^^)

      Eliminar
    6. Pistas, Afrodite?! Aonde? : ))

      Oh, Ricardo, deste algumas pistas por aqui? : )) Olha que a coisa vai complicar p’rá semana. Temos que agir pela calada!

      : )


      Eliminar
    7. Claro que dei pistas, duvidas ?! Não leste ?! :))

      Eliminar
  6. Segue mail.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      O que é fácil para uns pode não ser tão evidente para outros...
      Mas a determinação leva-nos ao sucesso!


      Obrigada por tudo! Um grande abraço!
      (^^)

      Eliminar
  7. Eh Carapau!...
    Esta foi para mim a mais fácil. Julgo ter demorado um segundo para deduzir a palavra e mais uns 4 ou 5 para confirmar pelas pistas todas.
    Vai seguir email.

    Com um ramo de :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe.... refere-se a carapaus alimados?! : ))

      Eliminar

    2. YM,

      Tu é que és uma máquina nestas coisas!
      Estás de parabéns! Mesmo!!


      O teu ramo vou colocá-lo na jarra para os sorrisos estarem sempre viçosos!
      Beijinhos em água fresca
      (^^)

      Eliminar

    3. Catarina,

      A minha interpretação foi igualzinha à tua!
      Mas o YellowMcGregor poderá confirmar... ou não!


      Beijinhos verdinhos
      (^^)

      Eliminar
  8. Esta acho fácil... Sem arestas que incomodem. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Quem é amiga, quem é?
      Esta semana não quis dar muito trabalho aos neurónios do pessoal porque ainda estamos no arranque do novo ano! Mas já "ameacei" que p'ra semana vou complicar a coisa! (mas eu sou muito do estilo... "cão que ladra mas não morde"!! hehehe)


      Beijinhos e continuação de boa recuperação do teu pézito
      (^^)

      Eliminar
  9. Admiro o teu poder criativo! : )))
    Resposta seguiu para o teu email.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Olha que eu às vezes faço batota... hehehe

      A resposta cá chegou e agora vai chegar aí do teu lado o meu agradecimento!
      Obrigada linda, por seres sempre uma presença imprescindível nos meus Jardins.


      Beijinhos com imaginação
      (^^)

      Eliminar

  10. Todos,

    Se as coisas correrem bem como estão a correr até aqui... amanhã à noite (segunda) faço a reedição.

    Beijos e abraços para Todos... e obrigada pelos sorrisos e boa disposição que semeiam aqui nos Jardins.
    (^^)

    ResponderEliminar
  11. Isto é viciaste ! Vim espreitar, mesmo de telemovel. Vocês são tão mãos largas que nem foi preciso pesquisar !
    Assim não vale ! rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      É viciante sim, para mim também.
      E mesmo por telemóvel continuas a acertar!


      Beijinhos e boas férias!
      (^^)

      Eliminar
  12. Para iniciar o ano em beleza.
    E nada de confusões com o PSD.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      ahahahahah
      Não tem a ver com o PSD mas tem a ver com o CDS!!
      Olha... mais uma PISTA! Isto é mesmo para começar bem o Ano!!


      Beijinhos esféricos
      (^^)

      Eliminar
  13. E eu que tenho levado os anteriores com uma perna às costas, ontem estava mesmo burra.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Foi o cansaço. Há dias assim...!


      Beijinhos e boa Terça
      (^^)

      Eliminar
  14. Só ali a utopia é que me baralhou... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teté,

      Pode ter baralhado... mas não obstruiu o caminho! ;)


      Beijinhos bons
      (^^)

      Eliminar
  15. Estes teus desafios são muito interessantes. Este descobri "bué" rápido. Espero que esteja certo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ju,

      E pelos vistos, bué rápido e bué certo :D
      Estás uma profissional nestas lides!


      Beijinhos nortenhos
      (^^)

      Eliminar

  16. TODOS:

    Post reeditado com tudo explicadinho.
    Não me canso de agradecer a todos a participação e a forma bem humorada e até inteligente como interagem através dos comentários. Vocês são 5 ESTRELAS!!

    Beijos e abraços a todos... pois isto sem vocês não tinha graça nenhuma!
    (^^)

    ResponderEliminar
  17. Que passatempo engraçado. Achei piada! Boa. :)

    Olá, sou a Olivia, nova por estas bandas. Gostei do blogue. :)

    ResponderEliminar
  18. Oh!
    Pensei que tinha acabado.

    ResponderEliminar
  19. olá Afrodite, cheguei atrasada, mas gostei muito de descobrir as soluções! olhe que não tive força para me debruçar sobre as e os limas mas está muito bem feito :)
    desejo-te um feliz fim de semana, anunciam-se dias frios para os jardins e para os pomares, mas hoje está um dia de sol quentinho !
    abraços amiga
    Angela

    ResponderEliminar
  20. Esta não fiz batota, mas até consegui descobrir antes de ver a solução em baixo, apenas porque o livro foi um dos meus livros preferidos, devo tê-lo lido quatro ou cinco vezes e chorava sempre...
    Mas entretanto vim aqui foi para pedir mui humildemente se poderias só dizer-me quanto ao filme se estou certa ou não? please? prometo que não conto a ninguém!
    um beijinho e um bom Domingo
    Gábi

    ResponderEliminar