domingo, 18 de dezembro de 2016

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#12) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


Hoje volto a um ENIGMA em condições "standard", isto é, não é sobre nenhum tema em especial o que quer dizer que pode abranger um qualquer assunto de cultura geral.
Para os que costumam ler estas introduções apenas lembro que a chave tanto pode ser UMA palavra como duas... ou até uma frase.

Vou dar-vos então mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.


ENIGMA nº 12




Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------






REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº12





1. Miguel Ângelo - DAVID é uma das obras mais conhecidas deste escultor  e pintor italiano, um dos artistas mais importantes do Renascimento;
2. Charles Dickens - famoso romancista inglês do séc.XIX, escritor do clássico DAVID Copperfield;
3. Estrela - de DAVID, estrela de seis pontas símbolo do judaísmo e frequentemente associado como símbolo de realeza e de protecção;
4. Rei Momo - é um álbum de DAVID Byrne, lançado em 1989, que apresenta muitos estilos de canções afro-cubanas, afro-hispânicas e brasileiras;
5. Lawrence da Arábia - filme de 1962 do realizador DAVID Lean, baseado na obra autobiográfica de T. E. Lawrence "Os Sete Pilares da Sabedoria".


Nesta semana aconteceu uma coisa engraçada... pois há duas palavras-chave que é possível aceitar como certas.
Para além de DAVID, descobri que também a palavra NATAL encaixa nestas cinco pistas escolhidas!
Ora vejamos a prova que o YellowMcGregor me enviou:


Estrela – Estrela de Natal ou Estrela de Belém, simboliza a estrela que guiou os magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.

Rei Momo - a cidade de Natal tem uma enorme tradição na eleição do rei Momo por ocasião das festividades do carnaval, com uma forte disputa entre os candidatos, num processo conduzido pela própria prefeitura da cidade brasileira.

Lawrence da Arábia - Thomas Edward Lawrence (T. E. Lawrence), também conhecido como Lawrence da Arábia. A carta profética onde T.E. Lawrence previu que “um dia que o pequeno negócio na Arábia será famoso” foi escrita há quase 100 anos atrás: tinha como data, o dia de Natal de 1918.

Miguel Ângelo - mais conhecido como vocalista dos Delfins, participou na compilação de Natal "Espanta Espíritos" (1995) num dueto com António Manuel Ribeiro, no tema "Podia Ser Natal". Colaborou igualmente no projecto “Natal" dos African Voices (1997).

Charles Dickens – Romancista inglês. Escreveu vários livros e contos sob a temática do Natal, destacando-se “ ChristmasCarol”, com a popular  figura do velho Scrooge.



Para além deste nosso amigo, também a Luísa e o Professor João Paulo responderam NATAL.


ACERTARAM:
Fê Blue Bird - Elvira Carvalho - Ricardo Santos YellowMcGregor - Luísa - Maria Araújo - Esmeralda Martins - Rui Espírito Santo - Teté - Catarina - Professor João Paulo - Maria Eu.


Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  




No próximo Domingo há mais :)
(numa edição especial de NATAL)



⭐⭐⭐

43 comentários:

  1. Querida amiga cá estou eu :)
    Vou enviar-te email !

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Cá o espero Amiga!


      Beijinhos vestidos de amarelo!
      (^^)

      Eliminar
  2. Respostas

    1. Elvira,

      Bravo amiga, voltou a acertar à primeira!
      E sem pesquisa! Parabéns!


      Beijinhos de Rainha
      (^^)

      Eliminar
  3. Querida amiga
    Já sabes que tento sempre.
    Vou enviar mail.

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      E tu também sabes o quão grata fico por isso!
      Já seguiu resposta ...


      Beijinhos com saudades
      (^^)

      Eliminar
  4. Lembram-se desta série francesa em que o protagonista Thierry La Fronde, também tinha uma para derrotar os malfeitores…. …uma Funda !!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      O tem comentário não tem apenas uma estrela! Tem cinco estrelas!!!
      Muito bom!!

      (aqui para nós que ninguém nos "ouve", eu estive para trocar «Rei Momo» por outra palavra ligada à tua pista... mas achei que ia ficar fácil demais... e o enigma poderia perder o interesse)


      Beijinhos desarmados
      (^^)

      Eliminar
  5. Estou a lembrar-me de várias palavras, mas nenhuma me aparece sem sombra de dúvida...
    E lendo o comentário do Ricardo ainda foco mais baralhada... :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Depois de se saber qual é a palavra certa, o comentário do Ricardo encaixa como uma luva! Mas olha que eu tento sempre fazer o exercício de raciocinar como se não soubesse a resposta... e acho que a palavra FUNDA me levaria direitinha para uma certa passagem da Bíblia Sagrada.
      (mais uma pista...)


      Beijinhos concisos
      (^^)

      Eliminar
  6. Olá a todos ! :))
    Isto, ou é impressão minha ou é mais complicado que os anteriores ?... (??)

    Assim numa primeira apreciação vejo as coisas complicadas ! rsrs ... A estrela e a funda (do Ricardo) estão a tramar-me ! :( ... rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Este enigma não é mais complicado... porque tudo depende daquilo que cada um sabe, conhece ou vivenciou. Posso é garantir a todos que mesmo quem não conheça nenhum dos ilustres dali de cima, o Google dá a resposta em menos de um minuto.
      E claro que quem quiser aproveitar a dica do Ricardo também pode! Digamos que é a sexta pista :)
      (tantas pistas já espalhadas nos comentários... e logo hoje que a Gábi ainda não passou por cá!) :)


      Beijinhos descomplicados
      (^^)

      Eliminar
  7. Podia afinal ter mais que uma resposta :-)

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      Pois... desta vez tu e a Luísa "tramaram-me"!
      Na reedição eu vou fazer referência a essa alternativa que, tal como disseste no mail, tornaria o enigma possível mas ainda mais difícil.


      Obrigada pelo teu precioso contributo!
      Beijinhos em salva dupla
      (^^)

      Eliminar
  8. Ora bem, estou a pensar:

    3 figuras ilustres, uma estrela de Natal talvez, e um rei que me parece, apenas aparece no Carnaval. Qualquer coisa me falha para ver o elo... hmmm

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Essa tua análise está a seguir uma lógica interessante, mas garanto que este enigma não é nenhuma brincadeira de Carnaval!


      Beijinhos fechados à chave
      (falta a tua chave para os abrir!)
      (^^)

      Eliminar
  9. Isto não é a chave,é um cadeado!

    Vou deixar para amanhã sim?

    Mimos intrigados ;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Tu lá conseguirias deixar o desafio para o dia seguinte... sendo tu uma excelente pesquisadora!
      Na mouche minha linda! Obrigada pela tua contribuição TOP!!


      Beijinhos encadeados
      (^^)

      Eliminar
  10. Boa tarde !
    Boa tarde !
    Queria um maço de tabaco !
    Qual marca pretende ?
    Pode ser um SG ?
    Mas qual deles ? O "Filtro", o "Ventil"
    Não tem o "Gigante" ?... aquele que tem mais tabaco. É que eu sou mesmo viciado !
    Tenho. Aqui tem !
    Quanto custa ?
    São 5€ !
    Aqui tem.
    Obrigado e Boa Tarde !
    Boa Tarde !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena! Tantas dicas! Cheguei ao gigante!

      Eliminar

    2. Ricardo,

      Tu davas um excelente argumentista de peças de Teatro...
      Bravo!!


      Beijinhos e aplausos
      (^^)

      Eliminar

    3. Catarina,

      Se chegaste ao gigante... só falta meteres a chave na fechadura!


      Beijinhos a espreitar pelo buraco da dita
      (^^)

      Eliminar
  11. Pronto, o Ricardo já disse tudo. Engraçado que estive para deixar sair o Gigante, mas não achei maneira de o encaixar. E afinal era fácil. Só metê-lo num maço de SG.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      hehehe
      Vocês são do melhor que há!
      O melhor destes posts dos desafios são os comentários!
      OBRIGADA por me proporcionarem o momento mais aguardado da minha semana!!


      Beijinhos felizes
      (^^)

      Eliminar
  12. Na verdade, só encontro UMA palavra ! Creio que não pode haver duas "interpretações" (palavras ou frase) para as 5 questões conjuntas !

    Abraço "perfumado" !
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Este teu comentário só me vem provar que quanto mais eu tento ajudar e esclarecer, pior faço! Na introdução o que eu quis dizer é que a cada enigma, a chave pode ser constituída por uma só palavra como pode acontecer dela precisar de duas ou mais palavras. Já aqui aconteceu quando foi do enigma do «PEDRO COIMBRA» (duas palavras), ou no do «Marquês de Pombal» (três palavras)... ou até uma frase, como quando foi do filme «E tudo o vento levou».

      Curiosamente, quando achas que o conjunto das cinco pistas não poderia levar a duas interpretações distintas... aqui também te enganas! Já aconteceu antes (a Elvira e a Manu podem provar isso) poder-se chegar a outra resposta, não tão plausível e até um pouco rebuscada, mas possível de encaixar nas cinco propostas.
      Quanto a este desafio desta semana, ontem a Luísa e o YellowMcGregor chegaram ambos a uma mesma resposta alternativa... que eu teria de aceitar como certa. Por acaso depois voltaram numa segunda tentativa a chegar à palavra que eu pretendo! :))

      Há coisas FANTÁSTICAS, não há??


      Beijinhos esclarecedores
      (^^)

      Eliminar
    2. Eu confundi-te ao falar (errado) em duas "interpretações".
      Por acaso também já aconteceu comigo no Desafio 7, com o John Steinbeck que também servia, conjuntamente com "E Tudo O Vento Levou". :)
      Não era isso que eu QUERIA dizer e peço desculpa.

      O que eu PRETENDIA dizer é que neste caso e segundo o tal caminho mais óbvio e menos rebuscado, só pode haver UMA PALAVRA.
      As BOAS pistas que foram lançadas poderão levar a uma interpretação de DUAS PALAVRAS (ou 3) , no entanto apenas válida na questão 1 (era aí que eu queria chegar com a palavra interpretações) e não nas 4 outras.
      Queria dizer UMA só palavra para as 5 questões !

      Beijinhos sem "olhos esquisitos" ! :)

      Eliminar

    3. Já estou é de olhos em bico... hehehe

      Eliminar
  13. Mas há duas, sem dúvida...e válidas!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      Também chegaste à segunda resposta possível!? Se é a que estou a pensar, tens de concordar que por ser mais rebuscada, torna este exercício um pouco (bastante) mais difícil! O que, para quem lá chegar... tem mérito a dobrar!


      Beijinho duplo
      (^^)

      Eliminar
    2. Pois que essa palavra foi a primeira a chegar-me...e só não respondi porque a pista do Ricardo Santos não combinava com ela, mesmo assim, estive a segundos de enviar essa, que julgo ser, óbvia . E pensei, matutei e lá cheguei, conforme te fundamentei. Claro que esta segunda palavra válida é comum a todas as tuas pistas também mas realmente, ali na última pista é de facto, um tanto mais rebuscada sim.
      Mimos em dobro ;)

      Eliminar

    3. Na reedição, logo ao fim da tarde, ficará tudo esclarecido!
      Obrigada minha linda! :)

      Eliminar
  14. Querida Clarinhamiga

    Para "coisas" destas - e julgo que o sabes - sou uma verdadeira desgraça. Por isso antes que saia asneira ou entre mosca calo-me...

    FALHANÇO TOTAL

    Mais um post da SAGA DA ALZIRA que hoje mete assalto. Polícia e xilindró. Pouco recomendável para pessoas sensíveis – ou de doentes cardíacos.
    Como é habitual, peço o obséquio da maior divulgação do texto. Obrigado
    Henrique, o Leãozão (muito envergonhado…)


    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Henrique,

      Estás perdoado!
      Um feliz Natal para toda a família e muita saúde!!


      Beijinhos para ti e para a tua Raquel
      (^^)

      Eliminar
  15. Cara Madrinha Afrodite.
    Peço-te escusas pela demora em adentrar nos teus sempre bem cuidados e perfumados Jardins.
    O estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891) já deixou a missiva, que te envie, com a possível resposta, na sua sofisticada caixa de correio.
    Caloroso abraço. Saudações palpiteiras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor,

      O estafeta ficou estafetado, perdão... estafado!
      Tudo certo! E mais logo poderá confirmar na reedição as duas versões de resposta.


      Beijinhos antecipados
      (^^)

      Eliminar
  16. Nem me atrevo!

    Beijos, mestre dos enigmas :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria Eu,

      Nem sei porquê... este nem precisavas de pesquisar, pois a tua cultura geral permite-te chegar lá sem grande esforço! :P


      Beijinhos sem preguiça
      (^^)

      Eliminar

  17. TODOS:

    Está feita a reedição e todas as explicações dadas. Desta vez com soluções a dobrar... pois curiosamente o acaso tem destas coisas.
    Obrigada a todos pelos bons momentos aqui passados :))

    Beijinhos natalícios com votos de um FELIZ NATAL para todos!!
    (^^)

    ResponderEliminar
  18. :)
    Muito curiosa essa "versão alternativa", certíssima ! ... :)
    Creio que depende muito da primeira "visão" da questão. Da ideia que ela nos reflete de imediato.
    No meu caso, a Estrela , ou representava "Fama" , ou representava "David".
    Como todos eram "famosos" ainda fiquei na dúvida, mas não convicto, porque seria demasiado genérico (quaisquer nomes de famosos serviriam).
    Bastou dormir uma noite e pela manhã acordei com o "David" e este venceu.
    Depois foi facílimo !
    :)

    ResponderEliminar
  19. grato pelos votos de Boas Festas

    que retribuo com consideração e simpatia.

    ResponderEliminar