domingo, 11 de dezembro de 2016

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#11) (POST REEDITADO)


(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


É mesmo verdade... hoje é novamente Domingo e por isso cá está mais um ENIGMA para decifrar, hoje ESPECIAL e de homenagem a um/uma dos nossos amigos/amigas da Blogosfera!  :)



Vou dar-vos mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou as palavras) que, desta vez, fazem a ligação entre as cinco. Não se esqueçam que essa palavra/frase é a solução do ENIGMA que vos proponho, um a cada semana.


ENIGMA nº 11




Qual acham que será a "CHAVE" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------




REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº11




Esta semana tive uma grande surpresa ao verificar que houve um grupo de pessoas que "de estalo" viram logo de quem se tratava, e outro grupo que não chegava lá nem com carradas de pistas.

Esta semana a chave do enigma é a nossa Grande Amiga Teresa Verde – Teté para os amigos  :)


1. Equívoco - é um sinónimo de QUIPROQUÓ, o nome do blogue da TETÉ;
2. Literatura - é um dos grandes hobbies da TETÉ; os livros têm sido os seus grandes companheiros em momentos bons e menos bons;
3. Blogosfera -  foi aqui que a conhecemos e é quase uma "dinossaura", já que a TETÉ já festejou 10 anos de blogues;
4. Cinema - é outro dos grandes interesses da TETÉ. Basta seguir a etiqueta Filmes ou colocar na caixa de busca a palavra cinema e as publicações são imensas;
5. Benfica - esta foi a pista com que eu mais me diverti... por causa do trocadilho que ela permite. Se entrarem no perfil da TETÉ poderão comprovar que ela reside na freguesia de Benfica, para além de ser uma ferrenha adepta do glorioso.


ACERTARAM:
Rui Espírito Santo - Luísa - Teté - Ricardo Santos - Maria Araújo - YellowMcGregor - Professor João Paulo Pedro Coimbra - Fê Blue Bird - FATifer - Catarina  - Elvira Carvalho - Esmeralda Martins - Manu - Papoila.



Os meu sinceros agradecimentos a TODOS os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  





No próximo Domingo há mais  :)

61 comentários:

  1. Estou a apostar que vou acertar... :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Então aposta em força... porque esta semana é MUITO FÁCIL!! :)


      Beijinhos apostadores
      (^^)

      Eliminar
  2. Respostas

    1. Rui,

      É mais fácil do que adivinhar o resultado do jogo Benfica-Sporting! :))


      Beijinhos à horinha certa
      (^^)

      Eliminar
    2. Tenho que concordar que é fácil ! ... e quanto ao Benfica - Sporting, estás a falar de alto para já, mas poderás estar equivocada . Ainda falta meia hora ! :))

      Beijinhos ao soar do gong ! :))

      Eliminar

    3. O benfiquista cá da casa vai-me dando o report do desafio. Estou atenta! :)

      Eliminar
  3. Ah, não estou a ver... :)))

    Uma grande beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teté,

      Vê lá se precisas de mudar as lentes dos teus óculos! :D
      Pensa bem... e não te precipites na resposta!


      Beijinhos SUPER especiais!
      (^^)

      Eliminar
  4. Já passaram 15 segundos e ainda não não posso dizer “eureca”. Mais difícil que o anterior. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ò Catarina é para hoje o palpite ???
      Mas olha que não é o Arquimedes, dono da expressão "Eureka", esse era do Syracusa Futebol Clube !!!

      Eliminar

    2. Catarina,

      Deixa-me fazer-te uma pergunta (para te ajudar): leste a introdução do post em que diz que esta semana o Enigma é de homenagem a um dos nossos amigos, não leste!?

      É que tu achaste difícil... mas já há pessoas a dizer que esta semana é fácil :)


      Beijinhos encorajadores
      (^^)

      Eliminar

    3. Ricardo,

      Com essa tua tirada parti-me a rir!
      Mas olha lá... quem é que te disse que quando escrevi «Benfica» me estava a referir ao "glorioso"!?

      :))

      Eliminar
    4. Só hoje dei a resposta, Ricardo. Tive problemas com o computador! Juro! Não são desculpas. Passados 31 segundos, já sabia a resposta!!! E não foi graças a ti!! : )

      Afrodite: nao tinha lido, nao! : (

      Eliminar

    5. Catarina,

      Eu vi logo que não tinhas lido... pois se fosse o caso ias lá directa!
      Fico mesmo desalentada quando não consigo fazer chegar a mensagem que escrevi a todos. Tenho de modificar a estratégia! :)


      Beijinhos com o teu nome
      (^^)

      Eliminar
    6. Não fiques desalentada. O problema é de quem não lê tudo, como eu. A partir do momento que deixei de associar uma certa palavra com correrias indiscutivelmente empolgantes, cheguei lá num instantinho. Afinal sou admiradora e assídua do you know what!! : ) Conheço a pessoa em questão muito bem. A sua forma de escrever, as suas idiossincrasias, o que gosta e não gosta, a sua frontalidade, os temas para os quais tem paciência e aqueles para os quais não tem a mínima pachorra e poderia continuar ao ponto de afirmar, com uma certa petulância, que estou apta a escreve uma biografia sobre sobre ele/ela ou ela/ele! : ))

      Eliminar

    7. Catarina,

      Adorei o teu comentário!
      Obrigada!

      Eliminar
  5. Já enviei e-mail, mas acho que não foi bingo.
    Está difícil, este.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Não foi bingo à primeira mas foi bingo à segunda! Tu és lá mulher de desistir?
      Obrigada Amiga! Sabe-me sempre bem ter-te por perto!


      Beijinhos bracarenses
      (^^)

      Eliminar
  6. Confesso que para mim é muito difícil.
    Acho que tenho que reunir a fabulosa dupla Patilhas & Ventoinha...

    Mas já seguiu um palpite suado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o primeiro pontapé foi parar às nuvens, vamos ver se o segundo acerta na baliza, mesmo com a ajuda do árbitro :-)

      Eliminar

    2. YM,

      Tenho de te dar os parabéns a dobrar!
      Tu foste o exemplo de que a tenacidade nos leva a superar as dificuldades. És inteligente e isso ajuda a separar o trigo do joio... mas para quem não conhece ainda os amigos que costumam passear por estes Jardins, conseguiste um feito invejável.


      Obrigada e bem hajas!
      Beijinhos reconhecidos
      (^^)

      Eliminar
  7. A minha estreia segue dentro de minutos, indecisa entre duas "chaves" possíveis..
    Hmmmmm

    Mimos intrigados :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Esmeralda,

      A tua tarefa é muito ingrata... pois estreaste-te na pior semana possível, numa em que só quem conhece bem os amigos que costumam passar por cá vai conseguir acertar sem ter de pesquisar.

      Aconselho-te a seguir a etiqueta que reúne os Enigmas das semanas anteriores e talvez te inspires para uma estreia melhor e mais bem preparada para o próximo domingo.


      Gosto de te ter por cá!
      Um beijinho de boas vindas
      (^^)

      Eliminar
    2. A minha estreia fica para a semana, afazeres de Mãe colodiram com o Enigma e como é por demais sabido, o Enihma até pode ser o melhor de todos (e se eu gosto de os desvendar, acredita) mas o meu bebé chorou e esse é daqueles enigmas que qualquer mãe vai logo tratar de resolver.
      Miminhos resignados à condição de recém chegada mas muito bem recebida! ;)

      Eliminar

    3. Esmeralda,

      Parece-me que temos mais uma coisa em comum, porque também eu "me pelo" por um bom enigma para desvendar :)
      Tens tempo... e aqui estás sempre à vontade.
      Às terças à noite costumo fazer a reedição.


      Beijinhos sem chupeta
      (^^)

      Eliminar
    4. Espero ainda ter ido a tempo.....e mais importante, ter acertado!
      (adoro isto)

      Mimos ansiosos pela resposta!

      Eliminar

    5. Esmeralda,

      Claro que sim, muito a tempo!
      E não é que sem conheceres aqui ninguém, apenas com pesquisa e método, conseguiste chegar à resposta!?

      Muitos parabéns!!
      Estou a ver que encontrei uma verdadeira amante destas coisas dos desafios! :)


      Obrigada! Beijinhos super felizes
      (^^)

      Eliminar
  8. Perdi hoje o "Derby", mas acertei no Enigma ! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se partilhares comigo vou a Braga!!
      : )

      Eliminar

    2. Ricardo,

      Ora lá está... quem saiba que tu és do Sporting vai descartar o teu nome automaticamente. A menos que tu mores na zona de Benfica... :))


      Beijinhos vestidos de vermelho
      (^^)

      Eliminar

    3. Catarina,

      Tu não digas nem a brincar que me matas do coração! Quanto adorava eu (e todos) que viesses a Braga para o próximo Encontro!!

      Se vieres até ando contigo ao colo!! :D


      Beijinhos a sonhar com o 30-04-2017
      (^^)

      Eliminar
  9. Caríssima Madrinha Afrodite.
    Depois da gafe que cometi acho que mereço ficar de castigo ajoelhado nos milhos.
    Caloroso abraço. Saudações penitentes.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    PS - Madrinha Afrodite, além de estar com os joelhos doloridos, sou obrigado o ouvir os gracejos e gargalhadas da lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê e, ainda, teve a audácia mor de dizer que logo logo estarei sob a égide do alemãozinho.
    Esta viperina me paga.
    Max, traga meus sais centuplicado diluídos numa xícara de chá de esquecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS - Como os joelhos doloridos e enfaixados mandei a resposta, através do estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891), para a vossa bem decorada caixa de correio.
      Saudações doloridas.

      Eliminar

    2. Professor,

      Ainda antes de me ir entregar no braços de Morpheu, vim dar-lhe um beijinho e agradecer-lhe a missiva que me enviou.
      Espero as suas melhoras e que a pomada faça efeito! :))


      Beijinhos anestésicos
      (^^)

      Eliminar
  10. Quando vi o desafio ontem deixei um comentário.Não o vejo, será que saí antes de o publicar?
    No meu comentário dizia que estava fora deste desafio. Tratando-se de homenagem a um amigo, e não conhecendo eu os seus amigos de modo a encaixar as pistas, teria que tirar um nome à sorte, e a minha sorte esgotei-a há mais de 50 anos com a escolha do marido.
    Um abraço e uma bos semana para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Que lindo o que escreveu sobre o seu marido! Muito romântico! :)

      Quanto ao comentário perdido, de facto não chegou a entrar, às vezes também me acontece o mesmo, principalmente quando ando a tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo (mania das mulheres... hehehe)

      Fui confirmar e de facto a Elvira não segue o blogue da pessoa em causa.
      Mas não faz mal... na reedição amanhã à noite vai ter possibilidade de ver quem é... e quem sabe seguir a minha sugestão e passar a seguir esse blogue também. Se gosta de Cinema, de Livros e de Fotografia... não pode perder a oportunidade de fazer aumentar o leque de amizades.


      Beijinhos persuasivos
      (^^)

      Eliminar
  11. Benfiquista são como os chapéus.
    Há muitos.
    A resposta vai por Mail.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Comentário 5 estrelas!
      A ti é que eu tiro o chapéu!!


      Beijinhos expedidos por carta
      (^^)

      Eliminar
  12. Prezada confrade Elvira Carvalho.
    Atrevo chegar à presença de Vossa Senhoria, através do livro de registro, que fica no florido coreto dos sempre bens cuidados e perfumados Jardins da nossa querida amiga, minha Madrinha Afrodite, porque conheço o ser vivente do desafio - virtualmente - e, até algumas vezes, já visitei seu blog, mas não está no rol dos meus amigos virtuais, mas acostumei a ver os comentários - sempre pertinentes - em blogs que frequento. Isto posto, somente consegui descobrir o nome da pessoa do desafio, porque minha Madrinha me deu a dica do clube que este ser vivente é torcedor e, então, ao pesquisar os seguidores da nossa amada deusa das deusas de todas as deusas: "voilá", descobri o nome deste ser vivente sapiente, leitor e cinéfilo voraz.
    Caloroso abraço. Saudações auxiliadoras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico grata pela ajuda Professor, mas ainda assim não chego lá. É que atendendo a que 90% dos amigos da nossa Afrodite serão do Benfica...
      Um abraço

      Eliminar
    2. Cara confrade Elvira Carvalho.
      Que tal tentar tendo como fonte de pesquisa a cidade de Benfica?
      Caloroso abraço. Saudações complementares.
      Até breve...
      João Paulo de Oliveira
      Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

      Eliminar

    3. Professor,

      Desculpe a minha correcção mas, Benfica não é uma cidade, é uma freguesia do concelho de Lisboa.


      Beijinhos correctores
      (^^)

      Eliminar
    4. Caríssima Madrinha Afrodite.
      Grato pela correção.
      Saudações agradecidas.

      Eliminar
  13. Eu estou muito longe de acertar, só preciso de uma deixa: eu conheço???? :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Claro que sim! E ainda antes de me conheceres a mim! :D


      Beijinhos enigmáticos
      (^^)

      Eliminar
    2. Olha papoila. Eu não sei se já acertaste, mas se não, olha ... "gaita" ! ... mas que isto não seja causador de qualquer,... equívoco ou mal- entendido, confusão,... ! :))
      Bjs

      Eliminar
    3. Olá papoila. Pelos vistos, não precisaste da minha ajuda !?... rsrsrs

      Eliminar
  14. Com a tua ajuda cheguei lá! ;)

    Abreijo meu

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. FATifer,

      Ó páh... eu só disse (como referi ali em cima ao Ricardo) que a palavra Benfica não tinha forçosamente que ter a ver com o SLB.

      (bem, neste caso é mais uma dobradinha!... hehehe)


      Beijinhos cheios de luz
      (^^)

      Eliminar
  15. Respostas

    1. Elvira,

      Verdade sim... e com a resposta certa lá dentro! :D
      Parabéns amiga! Estou muito grata pelo esforço que sei que teve para conseguir chegar à resposta.


      Bem haja!
      Muitos beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  16. Tenho que ir investigar a lista dos teus amigos benfiquista, agora estou à nora.

    Beijinhos enigmáticos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Do Benfica ou/e DE Benfica! ... isso agora é que falta descobrir! hehehe
      Eu sei que consegues! Basta pensares um cadito! ;)


      Bjufas desafiadoras
      (^^)

      Eliminar
    2. Não falta descobrir. É DO e DE !!! ... e lá em casa fala-se de Maratona !
      ... e conheces bem e não só virtualmente !!!
      :*

      Eliminar
    3. Eu queria ajudar a desfazer o 13 ! ... Olha Manu "Fecha a boca", não digas que eu te dei esta dica, e não fiques equivocada !!!
      :)

      Eliminar


    4. Rui,

      E já se desfez!! Já tenho 14 respostas certas!! :D
      Obrigada!

      Eliminar

  17. TODOS:

    Logo à noite (como de costume e hábito) faço a reedição.
    Neste momento tenho TREZE respostas certas. Não haverá por aí ninguém que queira vir desfazer este nº?? :D

    Beijos e obrigada a todos
    (^^)

    ResponderEliminar

  18. Reedição feita... com a solução do enigma e explicação de cada uma das pistas!

    Obrigada a TODOS!
    Vocês são fantásticos... e permitam-me deixar uma palavra de especial agradecimento aos que, não sendo meus comentadores há muito tempo, conseguiram deslindar a solução em desvantagem temporal em relação aos restantes.

    Milhões de beijos e abraços para todos vocês
    (^^)

    ResponderEliminar
  19. Amiga queria deixar um agradecimento ao Professor João Paulo. Foi muito gentil da parte dele a tentativa de ajuda. Afinal não foi preciso, Acabei por encontrar a resposta aqui nos comentários mesmo. E se não reparei mais cedo, foi porque eu estava inclinada para dois cavaleiros, Exatamente o Professor João Paulo e o Ricardo Santos.
    Um abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  20. Como sempre grande desafio!
    Beijinhos

    ResponderEliminar