domingo, 13 de novembro de 2016

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#07) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


E como hoje é novamente Domingo, cá está mais um ENIGMA para decifrar, hoje bastante simples e por isso ao alcance de todos!  :)

Nota: já tive oportunidade de explicar AQUI como funciona este passatempo (sejam meus amigos e dêem lá uma espreitadela  para eu não ter de explicar tudo de novo) e para quem não viu, podem sempre tentar decifrar primeiro os ENIGMAS ANTERIORES.


Vou dar-vos mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco. Não se esqueçam que essa palavra/frase é a solução do ENIGMA que vos proponho, um a cada semana.


ENIGMA nº 7




Qual acham que será a "palavra-chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------


REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº7





Como escreveu o Ricardo Santos na resposta que me enviou por mail, a frase é "E tudo o vento levou", no original... "Gone with the wind" da escritora Margareth Mitchel, escrito em 1936, e prémio "Pulitzer", e passado ao cinema pelo realizador Victor Fleming que o realizou em 1939, passado na Guerra Civil norte-americana.

Tal como na semana passada aconteceu, também foi encontrada uma solução alternativa para este enigma, desta vez foi o Rui Espírito Santo que propôs uma pentaligação a John Steinbeck. 


ACERTARAM:
YellowMcGregor - Luísa Teté - Elvira Carvalho - Maria Eu - Fê Blue Bird Maria Araújo Ricardo Santos - Catarina - Rui Espírito Santo - Pedro Coimbra - Prof.João Paulo - Papoila.

A Maria Antonieta e a Flor de Jasmim fora prejudicadas pela ideia de que a chave do Enigma seria apenas uma palavra, mas chegaram ao filme sem dificuldade. Por isso também a elas incluo na lista dos acertantes.


Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  



No próximo Domingo o desafio será especial  :)




41 comentários:

  1. Hoje é fácil, sim senhora. E amanhã é um novo dia. :) Vou enviar e-mail.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luisa,

      Verdade sim, por pior que seja a noite, amanhã é outro dia.
      Mas hoje a noite foi boa pois, aí pertinho de ti, a Selecção Portuguesa ganhou à Letónia por 4-1 :))
      O teu mail cá chegou direitinho!


      Beijinhos, quatro que é a conta da noite
      (^^)

      Eliminar
  2. Respostas

    1. YM,

      Sim... desta vez a solução do enigma é uma FRASE.
      Vou tentar que essa dica seja mais visível pois está a passar despercebida.


      Beijinhos... tudo certo, como sempre!
      (^^)

      Eliminar
  3. Pois, só uma palavra não sei qual será, mas 5... ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teté,

      Eu estive para escrever que o enigma desta semana era dedicado às(aos) cinéfilas(os) de serviço... hehehe... o que te inclui como homenageada especial!! :))

      Ao contrário do que tem acontecido até aqui, a "palavra-chave" do desafio desta semana é uma FRASE... Por isso usei "aspas" :))
      Mas isso tu já sabes porque também acertaste!
      Obrigada minha querida.


      Uma mão cheia de beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  4. Respostas

    1. Maria Antonieta,
      (que nome bonito!)

      Já respondi!
      Obrigada :)

      Eliminar
  5. Seguiu email.
    Tão despassarada que não vi a chamada de atenção.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elvira,

      Tudo certo!
      Eu também podia ter explicado melhor...
      Acho que quem for lendo os comentários ficará agora mais esclarecido.


      Muitos beijinhos e obrigada pelo carinho
      (^^)

      Eliminar
  6. Só uma palavra???
    Hoje não me ocorre uma, o que vale é que amanhã é um novo dia.....:)))
    Virei ver se me inspiro
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Juro que o teu comentário me enganou... pois achei que estavas a brincar (dizendo que não sabias) e que logo a seguir me iria aparecer a tua resposta certa no mail. Mas afinal, passado este tempo, estou a perceber que afinal falavas a sério :))
      A frase que a Luisa utilizou e que eu repeti e tu também usaste... é uma dica para a resposta ao desafio!! :D


      Beijinhos inspiradores
      (^^)

      Eliminar
  7. Amiga, pela primeira vez estou a zero :)
    Vou pensar mais um bocadinho :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Não há como dar tempo ao tempo... que as dúvidas dão lugar a certezas!
      Mais um BINGO!


      Obrigada Amiga!
      Vamos falando, ok?
      Beijos no teu ❤️

      Eliminar
  8. Respostas

    1. Maria,

      Tudo certinho!
      Já viste que quanto mais fácil é um enigma mais temos a tendência a complicar!?? :)


      Beijinhos por carta
      (^^)

      Eliminar
  9. Mas que grande confusão este enigma. O Fleming podia ser o tipo da penicilina, inventada em 1928, menos 11 que 1939. A Margareth podia ser a Tacther, que foi primeira ministra britânica, e se calhar era alérgica à penicilina. A Guerra Civil mais próxima para este foi em Espanha e para Oeste nos EUA, com tantas feridas também devem ter apanhado os soldados, muitas injecções de penicilina. No meio disto, aparece o Pulitzer que era autro-húngaro de origem e naturalizado americano, mais tarde, e que era jornalista, mas que não tinha nada a ver com a penicilina !!!... mas que grande baralhada !!!! Vou soprar isto tudo, com uma grande baforada de vento !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Complicaste, Ricardo!!!
      ahahah

      Eliminar
    2. Não estava somente a deixar uma "dica" !!! :)... Estava vento no dia em que tiraste a foto às tuas cadeiras ? ;)

      Eliminar
    3. Hoje fez um vendaval por aqui que nem queiras saber!!!! Quase que me levava as cadeiras!
      : )

      Eliminar

    4. Ricardo,

      ahahaha
      O teu comentário é que merecia o Pulitzer dos melhores comentários de sempre! :D
      A-DO-REI !!!!


      Beijinhos com prémio!!
      (^^)

      Eliminar

    5. Catarina,

      Fecha a janela...
      (^^)

      Eliminar
  10. Respostas

    1. Catarina,

      Esta não podias falhar! :))


      Beijinhos servidos numa bandeja
      (^^)

      Eliminar
  11. Vai resposta por mail
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Apesar da distância, chegou cá inteirinha! :)
      Ah... e posso já adiantar que no próximo domingo há um desafio especial!


      Beijinhos de volta e boa semana para Ti também
      (^^)

      Eliminar
    2. Respondo na segunda-feira que o fim-de-semana é sagrado.
      Beijinhos

      Eliminar

    3. Nem tens outro remédio porque à hora que o desafio é publicado deves tu já estar a dormir porque já é precisamente a madrugada de segunda.
      Mas não te preocupes com isso que a tua participação vem sempre a tempo e certeira!

      Para a semana é um desafio especial... :))

      Eliminar
  12. Enviei mail.

    Estou péssima para puxar pelos neurónios, chuva e vento deu numa maldita gripe, estou de molho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Isso é que é mau...
      Se estás de molho, abifa-te avinha-te e abafa-te! Resulta sempre! :))


      Muitos beijinhos e as melhoras minha linda!
      (^^)

      Eliminar
  13. Caríssima Madrinha Afrodite.
    Na correspondência eletrônica com a palavra chave, que está ligada as palavras, justifiquei minha ausência aqui nos sempre perfumadíssimos e bem cuidados Jardins.
    Este enigma me fez lembrar da imperdível película "O Mágico de Oz", quando o furacão leva para os ares a casa da Dorothy Gale.
    Caloroso abraço. Saudações movimentadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Querido Professor,

      Não pode imaginar o prazer que me deu a sua visita, precisamente neste enigma que eu dedico a todos os amantes da sétima arte! E, sem desprimor de todos os restantes, posso dizer que o meu amigo é o maior fã que conheço do cinema de outros tempos!


      Cá tenho já o seu nome no rol dos que acertaram!
      Muito obrigada... e muitos beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  14. Mesmo de cama, mas o bichinho está a morder e tive que vira aqui, afinal tenho que ir ao mail para ver se ontem enviei a palavra certa.

    Beijinhos ao longe ;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Estás melhor!?
      Acabei de fazer a reedição e aceitei a tua resposta, mesmo que não fosse 100% o que eu pretendia :)
      Já podes ver agora a reedição.


      Beijinhos de melhoras
      (^^)

      Eliminar

  15. TODOS,

    Reedição feita, quem ainda tiver alguma dúvida sobre a chave do Enigma pode agora esclarecer.
    Acho que cometi um erro em chamar Palavra-Chave à solução do Enigma porque assim ficou a ideia de que só se pode utilizar apenas uma palavra.

    Chamo outra vez a atenção de que por vezes pode ser uma só palavra mas outras vezes podem ser duas ou até mais, como foi o caso desta semana.

    Obrigada a todos vocês, que são fantásticos, e espero que vocês se tenham divertido tanto como eu! :)


    Beijos e abraços para todos
    (^^)

    ResponderEliminar
  16. Pois é, eu no mail enviei a frase toda, mas achei estranho não ser só uma palavra. por esse motivo a minha outra palavra :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Desta vez deu confusão de facto... mas o teu raciocínio esteve certo desde o início, por isso chegaste ao objectivo! E não esquecer que o principal é que nos possamos divertir com estas coisas e recordar o que já quase esquecemos ou até aprender coisas novas.


      Beijinhos, muitos
      (^^)

      Eliminar
  17. Mea culpa ! … O facto de não ter lido o texto e nomeadamente ("a palavra) (ou a frase) e por falta de tempo para blogar, levaram-me de imediato a procurar, como habitualmente a “Palavra”.
    A primeira coisa que me veio à mente foi a “Penicilina”, até ver que era um “Victor” e não um “Alexander” ! Vi que este era um realizador de cinema e por isso, à resposta poderia estar ligada um filme, ou uma obra literária, ou um autor.

    Sugeriu-se-me “STEINBECK”,... porquê ?

    1939 - publicou The Grapes of Wrath - “As Vinhas da Ira”
    PULITZER – por essa essa obra foi-lhe atribuído o Prémio Pulitzer
    VICTOR FLEMING – realizou o filme “Tortilla Flat (Boêmios Errantes ou O Milagre de S. Francisco) , baseado na obra homónima de Steinbeck.
    GUERRA CIVIL (americana) –East of Eden -A Leste do Paraíso, em Portugal, é um livro de Steinbeck, que abrange (se baseia) com muito pormenor nos factos da Guerra civil americana.
    MARGARET -  Steinbeck apaixonou-se seriamente por uma Margaret Gemmell. ... Alem disso há ainda uma Margaret O. Steinbeck

    Claro que uma vez alertado que se tratava de uma frase , rapidamente cheguei ao “E Tudo O Vento Levou”, após uma breve hesitação com "As Vinhas da Ira" !

    Para ser franco gostava mais dos desafios de uma só palavra , por estarem mais de acordo com a proposta inicial e nesta também conter as 5 palavras nas quais está contida uma outra, a descobrir !
    … Mas, claro que é uma questão de alerta inicial ! :))


    Beijinhos (numa só “Palavra”) , ou Muitos beijinhos ao desafio (na forma de frase) ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Vou já adiantando que para a semana a solução também NÃO VAI SER uma só palavra. Há situações em que é IMPOSSÍVEL ser assim. Vais perceber o que digo quando decifrares o enigma do próximo domingo.

      Tenho de te dar os parabéns por conseguires chegar a uma alternativa de resposta. Assim ficamos mais ricos com esta sessão dupla sobre cinema.
      :))


      Beijinhos a dobrar
      (^^)

      Eliminar
  18. Não presto mesmo!! Andei às voltas pelas palavras e tudo me levava a Gone with the wind... só que não disse nada porque meti na cabeça que "querias" uma só palavra...

    Não sirvo para desafios... (destes, claro!)....

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      Pois eu escolhi este desafio a pensar em ti porque ainda há dias li um comentário teu a falar neste filme!
      Andava a pensar publicar um desafio em homenagem aos amantes de cinema e quando li o teu comentário fiquei com um sorriso de orelha a orelha pois achei que ias acertar sem pestanejar.


      Beijinhos
      (^^)

      Eliminar