domingo, 9 de outubro de 2016

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#02) (POST REEDITADO)


(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)



E como hoje é novamente Domingo, cá está mais um ENIGMA para decifrar.

Nota: já tive oportunidade de explicar AQUI como funciona este passatempo (sejam meus amigos e dêem lá uma espreitadela  para eu não ter de explicar tudo de novo) e para quem não viu, podem sempre tentar decifrar primeiro o Enigma nº1.


Vou dar-vos mais uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra que, desta vez, faz a ligação entre as cinco. Não se esqueçam que essa palavra é a solução do ENIGMA que vos proponho, um a cada semana.


ENIGMA nº 2



Qual acham que será a palavra-chave que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------



REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº2



1. Manoel de Oliveira - «A CARTA» é um filme (de 1999) deste realizador de cinema;
2. Rei - é uma CARTA do baralho das cartas de jogar;
3. Conduzir - para conduzir uma viatura é necessário possuir CARTA de condução;
4. Vergílio Ferreira -  «CARTA ao futuro», livro deste autor de 1985;
5. Papel - de CARTA, para enviar em envelope selado.


ACERTARAM:
Rui Espírito Santo - FATifer - YellowMcGregor - Cantinho da Casa - Fê Blue Bird.



Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


No próximo Domingo há mais  :)

37 comentários:

  1. Já te enviei o meu palpite, tu me dirás se acertei.

    Não vou deixar pistas pois parece-me acessível.

    Beijinhos e boa semana,
    FATifer

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. FATifer,

      Tu és sempre "aquela máquina" sejam os desafios mais difíceis ou mais fáceis.
      Vai haver de tudo... uns mais fáceis para o pessoal não me virar as costas... e outros mais difíceis para estimular quem ache os mais fáceis aborrecidos. Também vai haver uns que são temáticos e especiais (porque são de homenagem...) mas nas próximas semanas desvendarei mais um pouco sobre isto.


      Muitos beijinhos e boa semana para ti também
      (está quase...)
      (^^)

      Eliminar
  2. Missão (talvez) cumprida ;-)

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      Missão cumprida, pois então! Não acho que tivesses dúvidas! :))
      Para a semana, não sei se vais achar o enigma um pouco mais difícil...
      Depois me dirás.


      Beijinhos aos molhos
      (^^)

      Eliminar
  3. E como eu adoro as palavras (em geral)!!! Mas tão enigmáticas, nem pensar.... Não foi por acaso que o nosso querido amigo Rui (da Fonte) me elegeu «a mais preguiçosa» de entre nós... eh eh eh eh ...

    Desejo-vos um bom desafio, meus queridos! Beijinhos enigmáticos!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      Despedaças-me o coração...
      Este desafio foi feito para ti... eu contei-te na semana passada que ia hoje publicar um para Ti.


      Não insisto mais. Amigas na mesma! :)
      Beijinhos em contagem decrescente...
      (^^)

      Eliminar
  4. Não sei não... Diz o FATifer que é acessível? Estou um tanto baralhada.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Sabes perfeitamente que o que é fácil para uma pessoa pode ser difícil para outra, não sabemos todos as mesmas coisas.
      Mas este, com um pouquinho, quase nada, de pesquisa, chega-se lá!
      Não desanimes!


      Beijinhos e até já
      (^^)

      Eliminar
  5. Sabes que sou uma nulidade nestes enigmas?
    Vou esperar para ver.

    Boa semana amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu,

      Que é isso amiga, não te menosprezes se fazes favor, nem insultes a tua inteligência e sensibilidade! :*
      Esta até não é difícil, diria que de nível médio!


      Beijinhos e boa semana... (e boas "férias")
      (^^)

      Eliminar
  6. E eu venho apenas desejar-te uma boa semana e deixar o meu beijinho com muita saudade.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Faltam duas semanas... agora é pouquinho!
      :****


      Boa semana Amiga!!
      Beijinhos ternos
      (^^)

      Eliminar
  7. Só agora digo "Presente" aqui (a arrumar os comentários atrasados no meu blog), o que não quer dizer que cerca das 19:15 não tivesse enviado o meu palpite por mail, mesmo pelo iPad (fora de casa) ! :))

    Uma mão cheia de Beijinhos atrasados ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Verdade! Desta vez foste o primeiro, um autêntico "camisola amarela"!
      :)))

      Obrigada pela tua participação atenta... e claro está que a tua missiva chegou correctíssima!


      Beijinhos com hora marcada
      (^^)

      Eliminar
    2. Dica: Curioso que, tal como no Enigma anterior, há 3 "directas" e 2 "indirectas" !
      Vamos lá, que o jogo só acaba logo à noite (julgo eu) ! :)
      Ainda há muito tempo para tentarem acertar !

      Eliminar

    3. Rui,

      Este passatempo dura sempre 48 horas. Só faço a reedição nas Terças à noite.
      Obrigada pelas dicas! :)

      Beijinho
      (^^)

      Eliminar
  8. Olá.
    Não sabia que tinhas um desafio nos teus jardins.
    Vou tentar vir cá mais vezes ( ahahahaha), ando perdida.
    Mas já enviei e-mail.
    Uma boa noite para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria,

      Recebi os teus mails... e cá chegou a tua carta com a resposta correcta! :))
      Este passatempo ainda só vai na segunda edição... e vai aparecer por aqui todos os Domingos à noite. Espero que te divirtas !


      Beijinhos de BOM DIA!!
      (^^)

      Eliminar

  9. TODOS,

    Até ao momento, chegaram à minha caixa do correio QUATRO cartas com a resposta correta :))
    Logo à noite faço a reedição com a solução e explicação.

    Agradeço desde já aos que participaram no passatempo respondendo ao repto, assim como a todos que por aqui passam para acompanhar o desafio, comentando ou não.


    Beijinhos a TODOS
    (^^)

    ResponderEliminar
  10. E eu espero que ainda haja mais acertos e vai esta ajuda (dos tempos do meu pai- poeta, era assim) ! :)) Se mais alguém acertar (seria bom nesta fase) eu não me importo de dividir mais um bocadinho o meu prémio ! :) ... Escreveu ele esta quadra :

    Hhhhhh idas, hhhhhh vindas,
    Hhhhhh de jogo, sem jogo !
    Hhhhhh que depois de LLLLL
    Fazem fogueira sem fogo !

    :*

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. ahahahahaha

      Agora é que tu fundes os fusíveis ao pessoal! :)
      Eu já aqui disse a resposta... quem quiser que aproveite!


      Até logo à noite!
      (^^)

      Eliminar
  11. Não faço a mais pequena ideia, confesso :(
    Beijinhos desalentados, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Já está reeditado... mas se quiseres envio-te a resposta por CARTA.


      Beijinhos com ânimo
      (^^)

      Eliminar
  12. Vou arriscar minha amiga, envio-te já email !

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Arriscaste bem! E a tua CARTA ainda chegou a tempo.


      Beijinhos Amiga
      (^^)

      Eliminar
  13. A tua resposta aos comentário da Maria e o aviso seguinte a todos escancaravam a resposta...:)
    Bem vi, mas foi num momento em que não havia condições para comunicar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi pena não teres reparado a tempo na "missiva" (ao meu comentário) e nas "cartas" que a Afrodite foi indicando noutros comentários, Luisa ! rsrs
      :(( ... Foi por um bocadinho !

      Eliminar

    2. Luísa,

      Fiquei chateada por ter reeditado tão cedo! :(
      Mas se entendeste as pistas é porque sabias a resposta!
      Estás de parabéns na mesma!


      Beijinhos desencontrados
      (^^)

      Eliminar
  14. Bom dia, a iniciativa é de louvar, no que me diz respeito, peço desculpa pela minha ignorância, motivo que não vou contribuir para a mesma.
    Resta desejar-lhe um resto de semana feliz.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. António,

      Obrigada! :)
      Este passatempo tem como objectivo a diversão, o espicaçar da curiosidade levando à pesquisa e também o podermos usar a nossa cultura geral.
      Aos Domingos à noite haverá sempre um novo enigma cuja solução desvendarei 48h depois.


      Boa semana aí para Olhão, que vai ter de certeza mais sol do que aqui no Minho.
      (^^)

      Eliminar
    2. Obrigado pela simpático esclarecimento, em Faro onde vivo, hoje o sol ficou com preguiça e não apareceu.
      AG

      Eliminar

    3. Ups...
      Desculpa a gaffe... sei perfeitamente que vives em Faro, como raio é que me saiu Olhão!?
      Mas acabei por ter lucro pois assim ganhei mais um comentário teu! :D

      Beijinhos sem enganos
      (^^)

      Eliminar
  15. Foi novamente um prazer participar e já agora acertar :)

    Um beijinho querida Afrodite!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Domingo há mais... e com uma surpresa :))


      Beijocas
      (^^)

      Eliminar
  16. Não tive tempo!!! Logo à partida senti-me com o o Pedro: não fazia a mais pequena ideia :)) depois pensei um pouco mas desculpa estava tão cansada que adormeci e na segunda abordagem aconteceu-me o mesmo :))) .Conclui que era melhor descansar.
    Beijinhos e no Domingo vamos lá ver se acerto !!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      No próximo Domingo NÃO PODES faltar. Depois entenderás porquê! :D


      Beijinhos adiados
      (^^)

      Eliminar
  17. Tinha passado por cá ainda não havia comentários, eu não imaginava a resposta e depois esqueci de cá voltar, mas reconheço que não acertava.

    Beijinho

    ResponderEliminar