domingo, 2 de outubro de 2016

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#01) (POST REEDITADO)


(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)



E como o prometido é devido, começa hoje uma nova rubrica aqui nos meus Jardins, um PASSATEMPO que já tive oportunidade de explicar AQUI.
(sejam meus amigos e dêem lá uma espreitadela  para eu não ter de explicar tudo de novo)

Vou dar-vos uma mão cheia de palavras, são 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem a palavra que faz a ligação entre as cinco. Essa palavra é a solução do ENIGMA que vos proponho, um por semana.


ENIGMA nº 1



E a pergunta é...  Qual acham que será a palavra que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------



REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº1



1. Orientação - SENTIDO que tomamos; SENTIDO de orientação;
2. Magoado - com alguém ou SENTIDO com alguém;
3. Rui Veloso - «Porto SENTIDO» é um dos temas mais conhecidos deste músico;
4. Proibido - no código de estrada temos o SENTIDO proibido;
5. (M.Night)Shyamalan - realizador do filme «O sexto SENTIDO», com Bruce Willis e Haley Joel Osment nos principais papéis.


ACERTARAM:
FATifer - YellowMcGregor - Rui Espírito Santo - Papoila - Fê Blue Bird - Catarina - Ricardo Santos - Teté.


Os meus sinceros agradecimentos a todos os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  


No próximo Domingo há mais  :)


42 comentários:

  1. (??)... Não me está a parecer nada fácil ! :( ... Até pode acontecer que quando se souber a palavra se ache que era muito simples.... (?) ... :)) ... mas tenho que ver mais logo.
    Tenho que encontrar pistas em próximos comentários ! rsrs

    Beijinhos desorientados. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      Mas este é mesmo fácil... por isso o escolhi para iniciar esta rubrica, para não espantar os fregueses logo no "take one"!

      Há uma palavrinha que tem significado para essas cinco pistas :D

      Beijinhos inspiradores
      (^^)

      Eliminar
  2. Ai, ai ai minha amiga não podes dar uma ajudinha? Já estou cansada de pesquisar e muito intrigada...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Já tens cinco pistas para te ajudar... não te ocorre palavra nenhuma que tenha, em simultâneo, ligação a todas elas!? Força, tu consegues!

      Uma palavra pode ter imensas aplicações... e nisso a língua portuguesa é pródiga!

      Leste bem o post anterior que explica como se joga a este jogo?
      Se pudesse ajudava mais!


      Beijinhos encorajadores!
      (^^)

      Eliminar
  3. Diria que cheguei lá mas tu me dirás… (sim enviei por mail como pediste)

    Beijinho e boa semana,
    FATifer
    PS – as minhas desculpas aos restantes mas não me ocorre nenhuma forma inteligente de dar pistas :(

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. FATifer,

      É isso mesmo! BINGO!
      Dizes no mail que este enigma ainda deu um pouquinho de luta! Tenho a certeza que estes é que são os saborosos... porque nos dão um gostinho a vitória!


      Obrigada pelo teu apoio.
      Beijinhos vestidos de amarelo
      (^^)

      Eliminar
  4. Estou a ver um realizador, um cantor... um sentimento... alguém que orienta e depois fica magoado? : ) E o que será proibido?!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      Lê por favor de novo o teu comentário... porque agora, quem ler o teu raciocínio, vai mais facilmente chegar à resposta! :D


      Beijinhos perto da meta
      (^^)

      Eliminar
  5. Olha, minha deusa, venho aqui só para te dizer que... não tenho pachorra para enigmas... Não me leves a mal....

    Beijinhos enigmáticos...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça,

      Eu sei minha amiga, não te levo a mal o nem tentares!
      Mas quando eu trouxer um enigma ligado a literatura, eu aviso-te, ok?
      Tenho a certeza que desses vais gostar!


      Beijinhos prometidos
      (^^)

      Eliminar
  6. Já participei ;-)

    Com um ramo de :-) (sorrisos)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. YM,

      Obrigada...
      Foi mesmo em cheio! É a lógica a trabalhar, mais até do que o conhecimento!


      Adorei o ramo... vou colocá-lo numa jarra
      Uma mão cheia de beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  7. :) Nós temos a mania de "complicar" ! ... Confesso que andei à nora, a dar voltas e mais voltas e foi de grande ajuda a resposta da Afrodite à Catarina !
    Eu diria como dica que há duas vias para chegar lá : directas e indirectas ! :))

    Creio que estes enigmas vão ser um êxito, Afrodite ! :)

    Beijinhos sem adjectivos passíveis de serem entendidos como substantivos ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui,

      heheheh
      Isso é uma grande verdade, temos mesmo a mania de complicar!
      Mas chegaste à "chave" e isso é que é importante! Espero que te tenhas divertido... é esse o lema deste passatempo!


      Parabéns!
      Beijinhos gramaticais
      (^^)

      Eliminar
    2. Rui, p.f. partilhar o premio comigo!

      Eliminar
    3. :)))) ... Booooa ! Safei-me bem ! Já não tenho que partilhar nada !
      Vamos juntas os nossos prémios e teremos uma vida regalada ! eheheh
      Acertas aqui, ... acertas lá ! ... Estás em grande forma ! :))

      Beijinhos às duas ! :))

      Eliminar
    4. Acertar em dois desafios numa semana!!!.... é obra!!! : )

      Eliminar
  8. Querida Clarinhamiga

    Já disse e repito: Eu para enigmas sou um asno! hi hã hi hã...

    Bjs da Raquel e qjs do Henrique, o Leãozão hi hã hi hã

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Henrique,

      Já me fizeste rir :D
      Mas olha que eu tenho a certeza que quando vires a solução vais dizer...«era tão fácil...»


      Beijinhos assertivos
      (^^)

      Eliminar

  9. TODOS:

    Neste momento já há quatro acertantes... o que comprova que o Enigma não é menhum bicho de sete cabeças! :D

    ResponderEliminar
  10. Para mim está ser de seis cabeças!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      hehehehe, que exagerada!

      Ora vamos lá a pistas:
      1. Orientação... não te desorientes para poderes seguir um;
      2. Magoado... aqui não fiques magoada comigo mas não posso dar pistas;
      3. Rui Veloso... deve ser uma música, até talvez uma das mais conhecidas e icónicas músicas deste músico português, que não é portuense mas até parece;
      ​4. Proibido... se é proibido, é melhor não seguires por ele enquanto conduzes;
      5. Shyalaman... realizador de cinema fantástico e de terror​ (pensa num dos seus filmes mais conhecidos, senão mesmo O mais conhecido)


      E pronto, bicho de sete ou de seis nunca será... no máximo de CINCO! :))
      Beijinhos generosos
      (^^)

      Eliminar
    2. Acertei!!!!!!!

      Ora vai lá confirmar!

      Para criar este tipo de desafios tb é necessário haver um grande poder criativo da parte da criadora... ahahahah!

      Faço a festa, atiro os foguetes e tb apanho as canas!!

      Eliminar

    3. Já fui... e está certo, obviamente! :D
      És "pau pra toda a colher"... e também consegues decifrar os meus enigmas!
      Lá mais para a frente vou fazer uns especiais em que a chave do enigma é algum dos nossos amigos bloguers!
      (shiiiuuu... mas para já é segredo!) ;)


      Muitos beijinhos de parabéns... e obrigada por não teres desistido!
      (^^)

      Eliminar
  11. Amiga vou mandar-te email :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fê,

      Vou espreitar para ver se já chegou!...
      (...)
      E não é que chegou mesmo!?... e CERTO!!
      Tu chegaste.,.. viste... e venceste!
      É assim que eu gosto!!
      Obrigaaaada!


      Beijo "BÃO"!
      (^^)

      Eliminar
  12. Grande ideia este passatempo de enigmas. Muito bom Afrodite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo,

      Esta é já uma ideia antiga só agora concretizada.
      Espero que se divirtam e gostem tanto deste passatempo como eu estou a gostar.

      E sim, a tua resposta está correctíssima, como aliás não seria de esperar o contrário!


      Beijinhos e obrigada
      (^^)

      Eliminar
  13. Sem ler os comentários acho que nunca lá teria chegado. Se é que cheguei,vou enviar-te agora a resposta! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teté,

      Chegaste, claro que chegaste! :))
      Este é o primeiro de muitos, pelo menos enquanto tiver disponibilidade para publicar novos enigmas. Como já disse à Papoila em segredo (lol), vão aparecer alguns enigmas por aqui em que a chave é o nome de algum dos nossos amigos! Desses ninguém se vai poder queixar de serem difíceis.


      Beijinhos felizes por teres participado
      (^^)

      Eliminar
  14. Eu também acertei logo pela manhã mas não apareço aqui :(, será que seria eu que teria de publicar???
    Beijinhos, foi giro.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Tu enviaste a resposta por mail ( e eu respondi lá também)... e é assim que eu pedi a todos que fizessem.
      Estás de parabéns... e terás todos os domingos oportunidades de te divertires com um novo enigma.


      Beijocas prometidas
      (^^)

      Eliminar
  15. Minha querida, venho apenas deixar o meu beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia,

      Beijinho que eu retribuo com muita amizade!
      (é bom "ver-te"!)
      (^^)

      Eliminar

  16. PONTO DE SITUAÇÃO:

    Até este momento já tenho 8 (oito) respostas certas.
    Logo ao fim do dia farei a reedição com a solução do enigma... mas ainda têm tempo de tentar acertar!
    Agradeço desde já a todos os que participaram e comentaram. É que isto sem vocês não tinha piada nenhuma :D

    Beijinhos para TODOS
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Post reeditado e solução apresentada! :)

      O meu BEM HAJAM a todos os que me aturam nestas maluqueiras.
      Beijinhos e votos de Bom Feriado para TODOS
      (^^)

      Eliminar
    2. Uma pergunta : Quanto tempo falta para Domingo ? ... eheheh
      BEM HAJAS TU , AMIGA !
      :)

      Eliminar
    3. ahahahaha
      Ainda te vou viciar nos meus enigmas de Domingo ao fim da tarde!

      Beijinhos e bom feriado, que é uma espécie de Domingo! ;)

      Eliminar
  17. Amiga Afrodite

    Este desafio até achei fácil, vamos lá ver os que se seguem :)

    Um beijinho sentido e bom feriado :D

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      Apesar da subjectividade deste tipo de enigmas (o que é fácil para uns pode ser difícil para outros), acho que uns serão mais complicados do que outros. Irá haver de tudo um pouco, inclusive uns muito fáceis por serem de homenagem (irás entender depois melhor).

      E enquanto durar esta minha "maluqueira", os domingos à noite cá terás um novo ENIGMA para decifrar.

      Beijinhos para ti também
      (^^)

      Eliminar
  18. Não me apercebi deste teu passatempo, mas vou tentar não falhar os próximos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Quem vier mais tarde, mesmo com o post reeditado e o Enigma decifrado, pode ainda tentar chegar lá sozinho (se for de sua vontade... e se não espreitar a resposta mais abaixo!) :D

      Domingo há mais ;)
      Beijocas sem falhar a pontaria
      (^^)

      Eliminar