quinta-feira, 4 de agosto de 2016

AMA-ME...



mikkel-urup
Foto de Mikkel Urup



Ama-me


Aos amantes é lícito a voz desvanecida. 
Quando acordares, um só murmúrio sobre o teu ouvido: 
Ama-me. Alguém dentro de mim dirá: não é tempo, senhora, 
Recolhe tuas papoulas, teus narcisos. Não vês 
Que sobre o muro dos mortos a garganta do mundo 
Ronda escurecida? 

Não é tempo, senhora. Ave, moinho e vento 
Num vórtice de sombra. Podes cantar de amor 
Quando tudo anoitece? Antes lamenta 
Essa teia de seda que a garganta tece. 

Ama-me. Desvaneço e suplico. Aos amantes é lícito 
Vertigens e pedidos. E é tão grande a minha fome 
Tão intenso meu canto, tão flamante meu preclaro tecido 
Que o mundo inteiro, amor, há de cantar comigo. 


Hilda Hilst, in "Preludios-Intensos para os Desmemoriados do Amor"

 

18 comentários:

  1. Não conheço Hilda Hilst mas isso agora não interessa nada.
    Gostei do que li.

    Beijinhos poéticos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Observador,

      Isso não tem importância! Não conhecias mas ficaste a conhecer... e o importante é que gostaste.

      Hilda Hilst já apareceu aqui nos Jardins outras vezes e vai continuar a andar por aqui. Falecida em 2014, foi uma poetisa brasileira e é considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. (FONTE)


      Beijinhos rimados
      (^^)

      Eliminar
  2. Aprecio a poesia da brasileira Hilda Hilst, Afrodite.

    Adorei a soberba imagem que acompanha o poema.

    Muito bom gosto, Deusa do Amor!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Também gosto muito, principalmente daquela sensação de "murro no estômago" causada pela crueza de alguns dos seus poemas.

      A imagem é muito linda sim e acompanha bem todo e qualquer poema que fala de Amor.


      Obrigada Teresa!
      (Ainda esta madrugada falei de ti ali ao lado no SMOOTH LATITUDE)
      Beijinhos com amizade
      (^^)

      Eliminar
  3. Your wonderful posts ALWAYS gives me ideas!
    (And I love this song, this video.)
    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rick,

      heheheh
      You're funny!

      And the song... you mean Torsten Goods video, right?
      I knew him and his music only a couple of days ago and I became a fan of his voice. Did you know that was Les Paul who gave him his artistic name?
      Remarkable! :)


      Hugs and kisses too
      (^^)

      Eliminar
  4. pois, sim! belos prelúdios.

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manuel,

      Olhei de novo... e sabes que concordo contigo?
      O título do post até poderia ser "Prelúdio para o Amor"...


      Beijinhos de boa noite
      (^^)

      Eliminar
  5. Hilda Hilst é fantástica! Sabes que gosto muito da sua poesia. Tu completaste-a.

    Beijos poéticos :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria Eu,

      Claro que sei!! Foste tu que ma deste a conhecer... :)


      Beijos em Ti... com asas de voar
      (^^)

      Eliminar
  6. Aos amantes tudo é lícito
    até a ilicitude

    belo poema

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério,

      Excelente trocadilho!


      Beijo lícito
      (^^)

      Eliminar
  7. Não conhecia o poema.
    E é excelente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro,

      Hilda Hilst escreveu durante mais de cinquenta anos... e tem poemas maravilhosos. Aos poucos vamos lendo e conhecendo coisas novas.


      Para ti, os beijinhos de sempre
      (^^)

      Eliminar
  8. Agora faziam-me "jeito" uns cubos de gelo! : ))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina,

      hehehehe
      Agora estiveste bem!! ;))


      Beijinhos frescos
      (^^)

      Eliminar
  9. Nao conhecia o poema nem a autora. E neste, ainda que muito esporádico, passeio pela blogosfera, gostei muito de rever este jardim. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Carlos,

      Fico-te muito grata meu Amigo, o teres passado por este recanto.
      Hilda é um nome grande da literatura brasileira cuja vertente poética me apraz muito ler. Espero que tenhas gostado.

      Pergunta... quando tiras o Crónicas on the Rocks do modo "Stand by"!?


      Beijinhos no ON
      (^^)

      Eliminar