quarta-feira, 26 de agosto de 2015

LA TOMATINA...

70.º aniversário de La Tomatina






Soube hoje pelo "senhor Google" que a festa da TOMATINA em Espanha celebra os 70 anos de existência.





As razões da origem desta festa não são conhecidas de forma fiel pois há imensas interpretações deste fenómeno e não há consenso entre os historiadores. 

O que é certo é que todos os anos em Buñol, na última quarta-feira do mês de Agosto, se celebra uma espécie de "carnaval vermelho" onde, no meio de tanto tomate arremessado e esborrachado, se vive um ambiente de total anarquia e se praticam todos os excessos que a mente humana se permite a imaginar.












Acho que enquanto tiver estas imagens na cabeça não vou conseguir comer tomate em nenhuma das próximas refeições!  
:))


49 comentários:

  1. Nunca percebi esta gigantesca vontade de "tomatar" as pessoas. (há uma cena destas com laranjas, não há?).
    Gosto de festas e de me divertir, mas com tomates? Isso nunca.
    Os tomates devem ser preservados, tratados com cuidado e não devem ser arremessados!
    Daqui, atiro-te beijos e sorrisos :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Kok

      Nunca percebeste tu nem eu! Mas a verdade é nunca experimentei para poder dizer se é ou não fixe.

      Beijinhos tomatados
      (^^)

      Eliminar
  2. E a propósito de eu não distinguir os gémeos Pedro e Ricardo, assumo que fossem gémeas o meu interesse se manifestaria e talvez me esforça-se por distingui-las, mas muito mais para apreciá-las. :)))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Kok

      Ora nem mais! Agora é que tu disseste tudo ;))

      Eliminar
  3. Naked bodies . . . ripe tomatoes . . . I want to do this!
    (I've heard about this tradition. What fun.)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rick

      It's easy!!... Next year, in August, you have to come to Europe in vacations :D


      Smiles and kisses
      (^^)


      Eliminar
  4. O google tb nos lembrou desta atividade!
    Deve ser muito divertido assistir a uma tomatada dessas!

    A very liberating experience for some!!! : ))

    Ofereceram anteontem tomates. Tenho que os comer antes que amadurecam de mais. : ))) dentro de 10 minutos!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina

      Como adoro tomate, esta foi uma boa oportunidade para se falar do tema! :D
      E quanto à Tomatina, para o ano há mais, quer se concorde, goste ou não goste.
      (desculpa só agora vir responder a este post)


      Beijinhos imediatos
      (^^)

      Eliminar
  5. Nunca achei piada a esta celebração, não era capaz sequer de assistir!

    Gosto muito de tomates, costumo lavar e comer como se fosse maçã! E não só :))

    P.S. vi a tua resposta ao meu comentário e pesquisei Afonso Vilela, realmente não me diz nada mesmo, quanto a series, sejam elas quais forem, assim como telenovelas, eu não vejo, nem tenho a TV ligada nos nossos canais a não ser para ver as noticias.

    Uma beijoca sem sabor a tomate

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia

      Há muitas celebrações malucas... esta é uma delas, mas olha que as há piores. Por exemplo, as que envolvem touros ainda me causam mais confusão, como as que acontecem em Pamplona, por exemplo. Cá também as temos...


      Beijinhos ao teu gosto
      (^^)

      Eliminar
  6. Depois dos espanhóis terem perdido os tomates
    havia que dar-lhe uso

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério

      Não imaginas a gargalhada que eu dei!!
      Mas pelos vistos os tomates servem para imensas coisa... incluindo o serem arremessados!

      Beijinhos mas dados com jeitinho
      (^^)

      Eliminar
  7. Querida Afrodite,
    espero que esta tomatada não seja no final aproveitada para encher latas de conserva !
    tanto se diz que
    "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma" que até fui certificar-me de que esta frase não terá sido dita por um espanhol!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela

      heheheh
      Cruzes credo!! Acho que nunca mais volto a olhar para um frasco de concentrado de tomate da mesma forma!! (lol)
      E quanto ao Lavoisier (de facto não era espanhol)... essa sua frase foi uma das primeiras frases icónicas que aprendi! :))


      Muchos Besitos
      (^^)

      Eliminar
  8. Não consigo entender esta tradição "tomatina", mas dá-me algumas náuseas!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. mmm's

      Eu não consigo nem imaginar (nem quero) como será o cheiro! Deve ser uma epidemia! !
      (peew)

      Beijinhos perfumados
      (^^)

      Eliminar
  9. eheheeh ... Lá quanto aos excessos,... eu até sou muito liberal e devem ser muito "interessantes" para gregos e troianas (a avaliar pelas fotos) ! rsrsrs
    ... Agora quanto aos tomates, com tanta fome no mundo, acho um grande desperdício de alimentos ! :((
    Como será possível produzirem campos e campos de tomate com esta finalidade ? ... :(
    Valha-nos a grande diversão e fiquemos-nos apenas por isso ! rsrsrs

    Um beijo (com ou sem tomatada, ... à escolha). :)))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui

      Então... e se são produzidas aquelas toneladas todas de tomate com esse propósito... os produtores de tomate (e a economia local) agradece! :D


      E prefiro Beijinhos com aromas florais
      (^^)

      Eliminar
  10. E tanta a gente a morrer de fome!!!
    Não tenho qualquer interesse nesta festa, não lhe encontro nenhum encanto e acho um grande desperdício, se o que querem é brincar e andar nus, tudo bem mas podiam não estragar comida.
    Enfim, há quem goste e há gostos par tudo e os que gostam que se divirtam :)))
    Viva a salada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila

      Isso do desperdício pode ser verdade por lado mas ao mesmo tempo uma falsa questão. Primeiro porque não matavas a fome a ninguém apenas com tomate... e por outro lado pensa no lucro que os produtores de tomate da região tiveram ao poderem escoar o seu produto para esta festa.
      Estas coisas têm sempre mais do que um ponto de vista... e olha que a Catarina fez uma boa reflexão sobre isso.

      E para terminar... vivam as saladas pois então! !
      Beijinhos com pouca roupa (que este fds voltou o calor)
      (^^)

      Eliminar
  11. Sabia que os espanhóis celebravam este dia mas não me recordava quando. Ao ver a tomatina no google tb foi a primeira coisa que me veio à mente: Tanto desperdício! Mas depois pensei: estas festas trazem receitas para a cidade. Atraem milhares de turistas de todo o mundo, residentes de outros locais do país, os restaurantes e os hotéis ficam cheios, as lojas de recordações vendem mais...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina

      O teu comentário está muito bom e vem de encontro ao que eu penso.
      Nunca se deve avaliar as coisas superficialmente (nem pela medida do nosso "umbigo") porque há sempre outras perspectivas que nos escapam. Que a economia local (e quiçá nacional) ganha com esta festa louca... lá isso ganha!
      E como só vai para lá quem quer, que se divirtam muito e que façam a festa por muitos anos! :))


      Beijinhos transatlânticos
      (^^)

      Eliminar
  12. Respostas

    1. LopesCa

      Ai por mim podes ficar descansada que não conto passar por lá em dia de festa! :D

      Beijinhos sem convite
      (^^)

      Eliminar
  13. E depois acaba tudo como na andedota entre o tomate fêmea e o tomate macho:

    "Ele olha para ela, linda, de um vermelho vivo, com um colar de pétalas verdes ao pescoço... chega-se-lhe ao ouvido e diz-lhe... Vamos fazer "ketchup ?!"

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo

      Ahahahah
      Proposta irrecusável :D

      Beijinhos vestidos de vermelho
      (^^)

      Eliminar
    2. Eu acho que aquela festa seria muito engraçada se eles se mascarassem de tomates e elas de alface. Assim sim, seria uma salada órgica !!!... :))) Ai que me fez lembrar o LIDL e os Fescos !!! :(

      Eliminar

    3. Salada órgica?
      Boa palavra para acrescentar ao dicionário! hehehe
      O Lidl e os Frescos...? Txi... mas do que tu te foste lembrar!! Eu adorava aqueles bonequinhos!! (e acabei por não coleccionar nenhum!)

      Eliminar
  14. Estou com inveja do bronze daqueles maganos que mostram o derrière sem mais nem pra quê.
    De resto, La Tomatina é, a meu ver, um desperdício de tomate (que eles podres não devem ser usados pois o bedum seria do demo) e uma desculpa fraquinha para andar com o mamaçal e demais partes pudengas à mostra para quem quiser comer com molho de tomate.
    Enfim... :o)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pusinko

      "Oh Jesus, you kill me"!!...
      Não é possível ler-te sem ter um ataque de riso...
      Aqueles rabos também me fizeram inveja porque o meu bronze não chega nem a metade do deles :(

      Quanto ao resto, não invejo mais nada. Só mesmo se em vez de tomate utilizassem chocolate... hehehe. A Papoila (no blogue da Catarina) chamou-lhe "chocolatina" e o nome parece-me bem :D

      Beijinhos embrulhados em celofane (para não se estragarem pelo caminho)
      (^^)

      Eliminar
  15. Isto faz-se? Ainda hoje ao jantar comi uma saladinha algarvia e depois dou de caras com isto... :)))

    Vale que o jantar já lá vai!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teté

      Ai faz-se faz-se :))
      (o que eu já me tenho divertido com este post)

      Beijinhos divertidos
      (^^)

      Eliminar
  16. Não acho piada nenhuma a esta tradição.
    Acho-a até um bom bocado nojenta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro

      Nojenta e peganhenta...
      Mas pelos visto há muita gente que gosta! E se calhar nós é que somos uns esquisitinhos e uns parvos!!!
      heheheheh... porque eles divertem-se à grande... e à espanhola!!


      Beijinhos à portuguesa
      (^^)

      Eliminar
  17. Gostava de entrar numa coisa dessas...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Jorge

      Porque será que isso que me dizes não é novidade nenhuma? :))

      Beijinhos limpinhos
      (^^)

      Eliminar
  18. Não acho graça a tais festejos. Beurk. Mas também não sou impressionável. Não são as tristes figuras que fazem estes "tomatinos" que me vão cortar o apetite para a salada que logo à noite vai acompanhar a sardinhada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa

      E a tal sardinhada, correu bem?
      Este ano ainda não me apeteceram as sardinhas mas em compensação este deve ter sido o verão que mais tomate tenho comido. E a "Tomatina" não me tirou o apetite :)

      Beijinhos de fim de verão
      (^^)

      Eliminar
    2. Estava ótima, Afrodite. Sardinha e carapau assados com uma bela salada de tomate é o prato mais frequente do verão aqui em casa. :)

      Eliminar

    3. Quando passar pelas tuas bandas vou bater-te à porta! :))
      E os pimentos assados!?? Ainda este fim de semana foi um fartote!


      Beijinhos (a)pimentados
      (^^)

      Eliminar
  19. É a loucura total!
    Desperdiço.
    Mas, confesso, por vezes sinto vontade de uma maluqueira assim.
    Há uma libertação que apetece.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manuel

      É mesmo a loucura total :D
      E isso da libertação acho que tens razão. Só quem experimenta saberá dizer.

      Beijinhos livres
      (^^)

      Eliminar
  20. Já tinha ouvido falar nesta tomatada, mas nunca pensei que fosse tão violenta. Parece que aqui vale tudo :P
    Fico por aqui a imaginar depois de ver a 1ª foto, como será um beijo com sabor a tomate? Ahahaha
    Bom imaginei outras coisas, mas não convém dizer aqui :):):)
    Eu vou continuar a comê-los e tratá-los muito bem..ups queria dizer, a temperá-los !!!

    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manu

      Pode ser violenta sim, ao ponto de haver vítimas devido aos excessos e aos ajuntamentos.
      A mim não me apanham numa coisa destas. Tenho pavor a confusões e o "tudo ao molho" não é para mim.

      Ah, mas olha, para se saber como será um beijo com sabor a tomate não é preciso ir a Espanha :D

      Adorei o teu comentário :))
      Beijinhos exclusivos
      (^^)

      Eliminar
  21. Infelizmente ,o povo precisa de 'tomatadas' para clarear as mentes ou sujá-las ainda mais...
    Tem gosto pra tudo ... talvez só falte para as coisas realmente notáveis da vida.
    sem ser 'chata' e já sendo, não perderia tempo nem assistindo.
    beijos deusa linda.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis

      É isso sim, há gostos para tudo.
      E quem não gosta que "deixe na beira do prato"! :D
      Agora o que eu defendo é que se deve respeitar os usos e costumes de um país ou região, desde que obviamente não façam mal a ninguém.


      Beijinhos flor
      (^^)

      Eliminar
  22. Querida Madrinha Afrodite.
    Está do jeito que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, gosta.Caloroso abraço. Saudações tomatinas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Professor

      Estava agora aqui a pensar... mas é claro... a Agrado é espanhola!!!
      Já deve ter rebolado na Tomatina, de certeza!!


      Beijinhos sem rebaldarias
      (^^)

      Eliminar
  23. Eh lá, estão ali uns senhores muito arejados ;)

    ResponderEliminar