quinta-feira, 21 de maio de 2015

HÁ UM MAR QUE NOS SEPARA...

É hoje que LEONOR ANDRADE sobe ao monumental palco da Wiener Stadthalle para representar PORTUGAL na Segunda Semifinal de apuramento para a 60ª edição do FESTIVAL da EUROVISÃO da CANÇÃO.
Caso a canção portuguesa seja uma das 10 canções apuradas para a FINAL, vê-la-emos de novo atuar no próximo sábado dia 23 ao lado dos representantes de mais 26 países.
A transmissão HOJE será difundida em direto no Canal 1 da RTP com início às 20h... mas caso pretendam, podem ver a transmissão ONLINE no canal da Eurovisão WebTV ou então diretamente no Youtube.


Fica aqui uma breve antevisão em imagens daquilo que se irá passar logo à noite...






BOA SORTE LEONOR!!!


43 comentários:

  1. Pois...

    ...não vou ver, até porque a minha música hoje é outra...

    ...verei depois, eventualmente, mas só para poder contar como é que foi, porque a música à partida já não me dizia muito...

    ...e, como assim como assim não ganhamos aquilo, se ela passar para a final já será uma vitória :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Cláudio

      Não, não foi vitória alguma pois este ano voltamos a não passar à final. Não foi só a nossa que ficou para trás injustamente, com ela mais duas ou três excelentes músicas lhe ficaram a fazer companhia.
      Claro que gostos é uma coisa, reconhecer valor a algo é outra. Tenho a certeza que mesmo sem poderes acompanhar, estavas a torcer pela nossa canção.

      Um beijo desafinado

      Eliminar
    2. LOL

      Não por acaso não estava...
      ...e até te podia dizer o porquê, mas como poderia parecer tendencioso, peço emprestadas as palavras de uma concorrente que sublinho em tudo o que disse, mesmo no que disse em relação à musica com que concorreu (o que só prova que a senhora tem honestidade intelectual, coisa rara de encontrar hoje em dia):

      "Não tenho grande expectativa. Não vou mentir. É uma cançãozinha. Há milhares daquelas pela Europa toda. O que quer que lhe diga? Que é uma grande canção? Não, não é", é desta forma que Simone de Oliveira, que participou no Festival da Canção em março, comenta ao nosso jornal o tema que vai representar Portugal na Eurovisão deste ano, Há um Mar que Nos Separa, de Leonor Andrade, acrescentando: "Atenção, eu não queria ir lá, também tinha uma cançãozinha. Mas aquilo não representa a música ligeira portuguesa, tenho muita pena. Música ligeira portuguesa é outra coisa", frisa.
      Simone de Oliveira fala ainda sobre o compositor do tema, Miguel Gameiro: "Tenho muita pena de dizer isto, até porque gosto muito do autor e canto muitas músicas dele. Ele tem qualidade para fazer uma canção melhor", frisa.
      Apesar de tudo, a veterana artista garante que vai ver o certame. "Quero ver. Aquilo é um grande espetáculo televisivo, já não é um festival da canção. É um grande espetáculo de televisão. Mas ainda não vi nenhuma canção, não faço ideia nenhuma. Assim tem mais impacto, vejo tudo de uma vez", remata."

      In DN: http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=4580328&page=1

      E pronto, como não sou bairrista e acho que a música não se rege por fronteiras, e quando é boa é boa, e quando é menos boa, é menos boa, amodos que é isto...

      :)

      Eliminar

    3. Até parece que a escolha de quem vai à final se rege por cânones de qualidade das canções! :P
      Vivemos num mundo global, para o melhor e para o pior, e não temos outro remédio que não o aceitarmos a vontade das maiorias.

      Isto de opiniões cada um tem a sua e muito de admira que uma pessoa como tu use as palavras de outra pessoa para se expressar... e logo da Simone, quem tu já tanto aqui criticaste nestes meus Jardins.

      Sobre a qualidade das canções que nos representam (ou da falta dela), isso é sempre assunto polémico mas que (no meu singelo ponto de vista) só deve importar enquanto estamos dentro de portas.... porque desde o momento em que uma canção leva a nossa bandeira hasteada, pode até ser a pior do mundo que terá sempre o meu apoio... até ao FIM. Não posso obrigar os outros a serem como eu, mas ainda amo o meu país e a minha costela nacionalista nestas coisas grita sempre mais alto.


      Desejo-te um bom fim de semana cheio de boa música
      (^^)

      Eliminar
    4. Pois escolhi as palavras dela precisamente por isso. Achei curioso foi o facto de ela própria admitir que a música com que concorreu era uma musiquinha!
      Amo a minha bandeira, a minha língua (pré acordo, que isto que existe agora nem sei o que é) e o meu país. Mas em relação à música não sou bairrista nem nacionalista. Para mim as artes são algo demasiado elevado para se regerem por barreiras e fronteiras. Esses nacionalismos são fixes é no desporto (e ainda assim, por exemplo, estou-me marimbando para a selecção nacional, uma vez que o futebol para mim é o que é) e deviam existir a sério é quando se discute o que se passa neste canto à beira mar plantado...
      Nunca fui fã do Miguel Gameiro e, francamente, quando ouvi esta música apenas pensei "mais do mesmo".
      Ainda assim creio que a RTP podia ter sido inteligente e, à semelhança do que fazem outros países, contratava um produtor de craveira internacional e reproduzia a música do principio ao fim. A música em si não é melhor nem pior que a maior parte dos ruidos que passam diariamente na rádio, mas se levasse uma grande produção até poderia parecer a melhor coisa do mundo. Mas não...

      Mas, entretanto, se não temos sequer esperança de que as escolhas nas eliminatórias sejam minimamente justas (uma vez que sabemos como é a final), então que raio andamos a fazer a mandar para lá pessoal? Mais vale ficarmos quietos não?

      :)

      Eliminar

    5. Não concordo. Acredito que o projecto Eurovisão vai para além dos meros interesses comercias... mas pronto, isso sou eu que sou uma eterna sonhadora!

      Já houve anos (felizmente apenas quatro) em que não participamos. Olha, ainda em 2013 não houve Festival RTP da Canção e não fomos à Eurovisão. Não estou por dentro dos motivos... mas eu tive pena de não estar lá a nossa bandeira. :(

      Eliminar
    6. LOL

      Foste tu quem disse, e cito "Até parece que a escolha de quem vai à final se rege por cânones de qualidade das canções! :P". Tendo a tua observação por base, irmos lá é um exercício fútil, não achas?

      Anyway, resolvi dissertar um bocadinho acerca do assunto:
      http://umblogdiferentedosanteriores.blogspot.pt/2015/05/acerca-do-festival-da-cancao-da.html

      Eliminar

    7. E disse alguma mentira?
      Com a quantidade de ex repúblicas soviéticas a votar umas nas outras não é difícil de saber o peso que a geografia tem neste tipo de votações. Felizmente agora já não é apenas o voto do público que conta... menos mal. Fica a fé de que possa haver mais equilíbrio nos resultados.

      Vou ler as tuas dissertações, mas deixa-me ir almoçar primeiro que não estou para te ler de estômago vazio!
      heheheheh

      Até mais logo.
      (^^)

      Eliminar
  2. Até que, desta vez, não é má, a canção.

    Beijos, amiga. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria

      Eu este ano gostei imenso da música... e a Leonor Andrade esteve SOBERBA na actuação desta noite.
      Sabes como eu sou... chorona... então imagina como fiquei no fim da interpretação dela!
      Entaladinha entaladinha de emoção!!... :D

      Mas ainda não foi desta amiga!
      Beijo tristito

      Eliminar
  3. Esqueci de mudar a tv de canal e não vi.

    Beijinho querida <3

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia

      A grande Festa da Música Europeia vai ter lugar no próximo sábado à noite, infelizmente sem a presença da canção portuguesa. Mas vale a pena ver... é um excelente espectáculo televisivo.
      Esta noite, e na minha singela opinião, claro, ficaram por apurar três das mais fortes músicas desta semifinal, a nossa incluída... mas é assim, não vale a pena choro nem ranger de dentes (apesar de que estou com uma "telha" que nem te digo nem te conto!)... hehehe

      Beijinhos e obrigada pela tua preocupação Amiga
      (amanhã falamos, ok?)

      Eliminar
  4. Nunca te imaginei tão fã do festival!.... Por acaso não ligo nenhuma.... Aos anos que não vejo um festival desses. (Desculpa-me a indiferença....)

    Beijinhos musicais

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça

      Eu sou festivaleira sim, sou fã ainda antes de me conhecer por gente! :D
      Confusa? Eu explico: é que herdei o gosto pela música e as memórias dos meus irmãos mais velhos pois muitas das canções conheci-as mais tarde por serem trauteadas lá por casa.
      Por isso uma das minhas rubricas favoritas lá no Pacto Português do Ricardo Santos era a dos Festivais das Canções.

      Não tens de pedir desculpa, somos todos diferentes... e olha que não te vou pedir desculpa por não gostar de Política. :))))


      Beijinho eurovisivo
      (^^)

      Eliminar
  5. Grande festivaleira me sais-te, Afrodite! Pensei que após tantos anos de vira- o- disco- e- toca- o mesmo, preferisses os concertos ao vivo.
    Desculpa, não estou a criticar, mas eu fiquei farta,. tanto do nosso festival, como do da Eurovisão.
    Mas lá que se descobrem verdadeiros talentos, isso é verdade.

    Diverte-te e aprecia o que gostas! Isso é que é importante.

    Beijinhos! :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Janita

      Quem me conhece sabe que respiro e vibro com os Festivais, mais até do da Eurovisão que o nosso próprio Festival RTP da canção, reconheço.
      Por acaso concertos ao vivo não costumo assistir, são raríssimos aqueles que fui... e com imensa pena minha. :(

      Obrigada minha Amiga, tenho acompanhado na medida do possível os bastidores do Eurofestival e no próximo sábado conto ver a grande FINAL.
      E quem gostar também que me acompanhe.
      Este ano o Festival da Eurovisão da Canção faz 60 anos, sabias?? :))


      Beijinhos

      Eliminar
  6. Respostas

    1. Rogério

      Apoiado! Sossega que não sais daqui vaiado! :))))
      A canção da Noruega está no meu "Top Five" de preferências para a FINAL.


      Beijinhos consentidos
      (^^)

      Eliminar
  7. Clamiga

    Não vi. Estava no consultório da minha médica por causa (ainda) da perna. Vou fazer um tratamento com um bota pressionante e em dez sessões. Cada uma são 13€ que se vão...

    Por isso, mesmo que o quisesse ver, o não resultaria de duas razões:

    1) Não gosto de festivais cantigados; e

    2) Só de pensar nos 130€ juro-te que também não via. Isto vai mesmo mal de finanças... :-(((((((

    Bjs da Kel e qjs do Pernoca Marota (ainda com bengala...)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Henrique

      Quando se tem fé num tratamento, o dinheiro é secundário.
      Desejo as tuas melhoras.


      Beijinhos e bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  8. Confesso que é um acontecimento que me passa totalmente ao lado.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro

      É natural que passe... ainda para mais estás tu tão longe destes palcos todos... e "longe da vista, longe do coração".
      Mas olha que por aquilo que vejo por aqui, pelos vistos só eu é que sou a aficionada pela Eurovisão. Não podemos gostar todos do mesmo, não é verdade?


      Beijinhos e Bom Fim de Semana
      (^^)

      Eliminar
  9. Infelizmente a Leonor não teve a sorte de passar à final, foi uma injustiça pois a canção dela era melhor que muitas que passaram.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Francisco

      Concordo completamente! Não só a canção era melhor que outras que foram apuradas (mas claro, esta é a nossa opinião e as outras opiniões não batem com a nossa, fazer o quê?) como a prestação dela foi muito boa. Esta miúda de vinte aninhos vai longe... :))


      Um beijinho Francisco, obrigada pelo teu apoio
      (^^)

      Eliminar
  10. O mar continua Afrodite mas...infelizmente já naufragamos...

    Beijinhos musicados em inglês pode ser que se colem um pouco mais...Kiss

    ResponderEliminar
  11. Ouvi a música e gostei muito!
    Não posso opinar porque naõ ouvi os outros concorrrentes mas pelo que li nos comentários do YouTube essa deveria ter passado à Final.
    Letra boa _"Se é o mar que nos separa / vou secá-lo de saudade /e apertar-te contra o peito/
    beijo feito de vontade..."
    Gosto de Festivais _ pena que aqui não se faz mais.
    abraços Afrodite.
    *Vou tentar ouvir os ourtros concorrentes, já que não tenho esse canal operando no meu pacote.

    ResponderEliminar
  12. Vou ouvir. Tb costumava ouvir/ver os festivais... em tempos que já lá vao!
    bom fim de semana.

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Antes de mais, nestas avaliações ou nos seus resultados o que pesa mais, para além do valor intrínseco das canções, é em primeiro lugar o factor sócio-demográfico (relativo aos votantes), com as suas naturais simpatias pelo que “é seu” , ou “próximo”.
    Claro que também, logo após, o aspecto festivaleiro da canção, o “espectáculo”, para além da música e da letra, orquestração e intérprete !
    Assim sendo, nunca poderemos esperar que a “melhor” das canções seja a vencedora !
    Para isso, só a escolha feita por um júri de verdadeiros especialistas deste tipo de música, com suficiente idoneidade que lhes permita “ultrapassar” as origens geográficas das canções .
    Claro que isso (ou os resultados), mesmo assim , não iriam agradar a todos ! O comum dos espectadores, àparte a sua origem e a lógica “defesa da sua dama” iriam privilegiar muito mais o “espectáculo” que a canção "em si" !
    Creio que, pelo que nos diz directamente respeito e por esses motivos, dificilmente poderemos ambicionar um grande resultado ! (
    Reparei que mencionaste como teu gosto pessoal a Albânia, Israel e a Noruega .
    Só vi as 17 da 2ª eliminatória e para mim, gostei em primeiro lugar da Lituânia e depois da de Chipre e Suécia , para alem das tuas favoritas (Noruega e Chipre).
    Claro que, da nossa, não poderia deixar de gostar e principalmente, não a ver excluida, mas pelos motivos apontados, não me surpreendeu.

    Bom fim de semana, Afrodite.
    Beijo, um dia depois do "Abraço" !
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde disse tuas favoritas (Noruega e Chipre) queria dizer (Noruega e Israel).

      Quanto aos meus palpites, vá lá que ainda consegui "lá meter" a Suécia !!! ehehe ... nada mal ! rsrsrs ... e de facto vendo-a no final do espectáculo (já após se saber que foi a vencedora) é mais fácil reconhecer-lhe o mérito ! :))

      Eliminar
  14. Sinceramente não ligo muito a estes acontecimentos, mas ficaria feliz com um bom resultado para Portugal obviamente.

    Um beijinho com amizade

    ResponderEliminar
  15. Por acaso este ano vi a nossa semi-final e a final. E há realmente um mar que nos separa... para conseguirmos ser apurados. Mas isso que tu dizes de a nossa não ser pior que outras que foram apuradas até ouvi em algum lado... :)))

    Beijocas, com muita música a acompanhar! (para aliviar da desilusão...)

    ResponderEliminar
  16. Portugal não tem estruturas, poderio, mediatismo, $$$, para concorrer nestas competições.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  17. O festival tem interesses que nos ultrapassam.

    Julgo que à partida o vencedor já está escolhido.
    Mas, julgo, que a nossa canção não tinha força para ganhar.

    ResponderEliminar
  18. Não asssiti a nenhuma emissão por isso nada posso acrescentar ao teu texto.
    Todavia atrevo-me a referir o seguinte: em tempos estas corridas musicais foram ganhas por diversos motivos, e todos eles à parte das cançonetas.
    -Espanha: a cantora dançou entre véus e mostrou a quem quis ver que debaixo dos véus só tinha o corpinho.
    -Inglaterra: a cantora apresentou-se descalça.
    -Austria: a cantora apresentou-se de bigode. (ainda hoje não sei se era cantora ou cantor).
    -Suécia: os ABBA apresentaram-se fantasiados com roupas "de época".
    Ou seja, para além de grandiosas operações de "marketing" (deveria dizer: de propaganda, né?) ao acrescentarem estas "estravagâncias" levam a que quem lá se apresenta direitinho, lavadinho e escorreito nunca tenha possibilidades de ficar nos 2 primeiros, e menos ainda ganhar!
    Deixo neste teu jardim, um canteiro de beijos florindo entre sorrisos ;)

    ResponderEliminar
  19. Não chores pela Leonor como a Ema chorou, porque a canção alemã não teve um único voto.
    A Vanessa, a mãe, ficou chatiada porque a canção austríaca também não teve nenhum voto.

    O MEU FAVORITO GANHOU!!!

    O seu segundo favorito era o belga.

    O teu comentário e o da Janita sobre o arenque da Angie são o máximo. Chorei de tanto me rir.
    Já respondi.

    Beijinhos da cidade invicta.

    ResponderEliminar
  20. Vim só deixar um beijinho e desejar força (estamos a sentir a tua falta nos desafios do Rui, eu sobretudo gostaria de poder "copiar" a resposta para a praia)
    Gábi

    ResponderEliminar
  21. Vim só deixar um beijinho e desejar força (estamos a sentir a tua falta nos desafios do Rui, eu sobretudo gostaria de poder "copiar" a resposta para a praia)
    Gábi

    ResponderEliminar
  22. Clamiga

    Estou muito preocupado: que te aconteceu? Desapareceste e por mais que te procure, não te encontro em nenhum lado. Estarás doente? Os Amigos são para ajudar quando é e quando não é necessário. E eu estou cá para te acompanhar, despertar-te um sorriso (melhor se for uma gargalhada...)

    Conta com a minha (nossa, da Raquel também) solidariedade. Mas diz se estás bem sff. Obrigado

    Bjs da Kel e qjs do

    Pernoca Marota

    ResponderEliminar
  23. Disse-me um colibri (lindo ! ...) que estes Jardins estavam bastante abandonados ! ...
    Cá estou eu, a fazer a minha parte ! Mante-los belos, regadinhos, para quando regressares !

    Conheces aquela estória do colibri que vendo a floresta a arder, foi à fonte encher o bico de água para despejar na floresta, para apagar o incêndio ?!... Os "amigos" vendo aquilo, acharam um disparate e disseram-lho. Ele respondeu que se todos os seus amigos fizessem o que ele estava a fazer o incêndio seria apagado ! Estava apenas a fazer a sua parte ! :))

    Beijo (tal colibri, esvoaçando em volta) ! :)))

    ResponderEliminar
  24. Amiga, vim aqui deixar-te um beijinho com o desejo que tudo se esteja a recompor por aí.
    Eu vou bem dentro do possível.

    Um beijinho com carinho



    ResponderEliminar
  25. A nós, pouca distância nos separa e os corações, então, estão bem perto.

    Deixo aquele abraço fraternal, amiga. :)

    ResponderEliminar
  26. Sabes que passei por aqui a ver se os teus jardins estavam em ordem e não é que vi imensas avezinhas a deitarem umas gotas de água dos seus bicos, nas plantas ? ... e também várias abelhas a saltarem de flor em flor ?... Claro que, seguindo o exemplo do colibri, aproveitei para o regar mais um bocadinho, aqui ou ali.
    Ficou óptimo ! :)) ... no entanto, ficou-me a sensação de que faltava alguma coisa ! ...
    Não sei bem o quê, mas talvez mãos de mulher, como só elas sabem cuidar das suas flores !
    =*

    ResponderEliminar
  27. Apenas para te deixar um abraço.

    ResponderEliminar