domingo, 8 de março de 2015

POESIA RIMA COM... MULHER



Foto de Martin Zurmühle




Dá a Surpresa de Ser




Dá a surpresa de ser. 
É alta, de um louro escuro. 
Faz bem só pensar em ver 
Seu corpo meio maduro. 

Seus seios altos parecem
(Se ela estivesse deitada) 
Dois montinhos que amanhecem 
Sem Ter que haver madrugada. 

E a mão do seu braço branco 
Assenta em palmo espalhado 
Sobre a saliência do flanco 
Do seu relevo tapado. 

Apetece como um barco. 
Tem qualquer coisa de gomo. 
Meu Deus, quando é que eu embarco? 
Ó fome, quando é que eu como ? 




Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

28 comentários:

  1. Deusamiga

    A foto é fabulosa e Pessoa é... Pessoa.

    Qjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Henrique

      Concordo com ambas as afirmações!


      Beijinhos por avião
      (^^)

      Eliminar
  2. Não conhecia o poema, gostei muito e é sem dúvida muito adequado ao dia e aqui :)
    um beijinho e uma boa semana
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi

      Gosto tanto deste poema que já é a segunda vez que o publico aqui.


      Beijinhos minha linda e bom início de semana
      (^^)

      Eliminar
  3. Se Ofélia
    Tivesse
    Essas perguntas de Pessoa
    Não resistiria a Ofélia
    À resposta

    Embarca e come
    Se tal é a tua fome

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério

      Acredito que sim... falta saber se o Fernandinho aceitaria a oferta! :)


      Beijinhos poéticos
      (^^)

      Eliminar
  4. Mulher, com rima ou sem ela, poesia não deixa de ser. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa

      Estiveste bem... :D


      Beijinhos que rimam com amizade
      (^^)

      Eliminar
  5. Dia de aniversário da minha especial.
    Um dia especialmente especial
    Beijinhos, votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro

      Especial também por ter calhado num domingo.
      Um beijinho de parabéns para a tua (linda) cara metade.


      Uma excelente semana para ti também.
      Beijinhos especiais
      (^^)

      Eliminar
  6. Poesia rima com, … mulher, porque a “Mulher,... é Poesia” !
    … e como poderia qualquer um, não se estar com fome de barco, a apetecer embarcar, a pensar “nestas coisas” … ?!

    …Se bem que Pessoa fosse muito “estranho” no desdobramento do Eu, visível na sua heteronímia e na sua própria sexualidade.

    Poema lindo, foto a condizer perfeitamente com a descrição desta mulher do poema !

    (... e tu ? ... Tiveste um belo Dia da Mulher ? ...)

    Beijo ! ... se ontem, com mais intenções ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui

      Obrigada! Sabes que eu capricho! :)

      É lindo o que escreveste... e quanto às considerações sobre a sexualidade de Pessoa, vê o que escrevi em resposta ao comentário do Rogério. :))

      O meu dia de ontem foi calmo e passado em família.
      Beijinhos e boa semana
      (^^)

      Eliminar
  7. O poema é lindo!
    Mas, não sei porque, os meus olhos fugiram para a imagem e o poema morreu nos meus olhos. Porque será? Talvez o colar.
    Adorei tudo, incluindo o poema.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manuel

      Acredito que sim... porque o colar é lindo!
      nesta foto só me faz confusão uma coisa: onde raio é que a menina está deitada?
      Tadita, podiam ter-lhe colocado ali umas almofadas!...


      Beijinhos de olhos postos no poema
      (^^)

      Eliminar
  8. Olá Afrodite!
    que belo quadro, a mulher tão forte e ao mesmo tempo tão frágil!! :))
    boa noite, e bons sonhos pessoais (de Pessoa claro)
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Angela

      Essas qualidades - ser forte e ser frágil - são as qualidades mais primárias de toda a Mulher!


      Beijinhos (bem) apessoados
      (^^)

      Eliminar
  9. Com um poema destes...
    será que se mirrou, diante
    de figura tão exuberante?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Agostinho

      Para te falar com franqueza... acho que diante de um poema tão "esfomeado" e de uma imagem tão cândida e ao mesmo tempo tão sedutora, não há nada que mirre!!


      Beijinhos generosos
      (^^)

      Eliminar
  10. Uma nova maneira de ver esta Excelente Poesia do grande Fernando Pessoa Dá a surpresa de ser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...Não sei se estou a "pôr a fasquia muito alta", mas não me agradou a sensualidade (falta dela) daquele olhar da mocinha meio madura ! :(( ... Uma "representação" para um vídeo, muito mais do que a transmissão da sensualidade que se esperava do poema !
      Também o "dizer" do poema, muito "arrastado" e sussurrado demais.
      Claro que a ideia de "dizer" o poema em vídeo foi boa - uma nova maneira ! :))... A intenção foi óptima, Ricardo ! :))

      Eliminar

    2. Ricardo

      Podes crer que me surpreendeste mesmo!
      E apesar daquilo que vou escrever em resposta ao comentário do Rui (mais abaixo), acredita que gostei do vídeo.


      Obrigada meu querido pela tua fantástica e sempre inovadora forma de comentar.
      Beijinhos sempre novos
      (^^)

      Eliminar

    3. Rui

      Eu gostei do vídeo... foi uma agradável surpresa, apesar de que se calhar senti o mesmo que tu (ou algo parecido) por talvez esperar mais. Estamos muito presos à forma clássica de se dizer um poema... mas quem produziu este vídeo conseguiu inovar.

      Eliminar
  11. A mulher é um poema
    que não precisa de rimas.
    mas gosto de lê-la, de decorá-la,
    de afagar-lhe todos os versos
    seja noite ou seja dia,
    ou mesmo de madrugada
    quando o sol ainda dorme
    e a lua no céu vigia.

    Beijos rimando com sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kok

      Que poesia linda fizeste!!
      Tens jeito :))


      Beijinhos estrelados
      (^^)

      Eliminar
  12. Lindo! Excelente escolha para nos homenagear, adorei.
    Espero que tenhas tido um feliz dia, que o sejam todos os da tua vida, simplesmente porque o mereces.

    Beijinhos

    P.S. Desculpa a minha ausência.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia

      Emocionaste-me mulher!!
      E eu quero para ti todo o bem do.mundo!


      Um Beijo direitinho ao teu coração
      (^^)

      Eliminar
  13. Há coisas que ficam bem aos pares! Refiro-me ao poema e à foto, como parece...Olha e foi uma boa supresa esta poesia. Sabes como gosto de supresas, de as ir desvendando e saboreando, pouco a pouco. Que rica poesia, assim deitada, à espera de ser descoberta!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. António Bernardo

      Neste caso... é mais à espera de ser... coberta! :D
      Mas olha que pares... por aqui não têm faltado.
      Não só combinações de n dois a dois... mas também combinações de n três a três (as minhas favoritas), e refiro-me obviamente a casamentos entre poema+foto+música.


      Beijinhos Matemáticos
      (^^)

      Eliminar