segunda-feira, 2 de março de 2015

FESTIVAL RTP DA CANÇÃO - 2015




Hoje é dia de falar no Festival RTP da Canção

E porquê? A resposta é fácil: porque amanhã arranca a 50ª edição deste festival, que vai ser composto por três fases:

1ª Semifinal - dia 03 de Março

2ª Semifinal - dia 05 de Março

FINAL - dia 07 de Março, em dia de aniversário da RTP.


Veja AQUI os Intérpretes, Compositores e Apresentadores


A RTP, como aqui já tive oportunidade de referir, decidiu este ano convidar doze compositores para participar com as suas canções e a escolha das que irão participar na final será feita do seguinte modo: 
- em cada semifinal participam 6 canções e dessas seis, 3 vão ser apuradas para a Final;
- para isso, em cada semifinal as canções vão a votação: 2 delas serão escolhidas pelo método de televoto e a terceira será escolhida por um júri constituído pelos seis compositores dessa semifinal.

Na Final, as seis (3+3) canções apuradas irão de novo ser apreciadas e a escolha da vencedora, aquela que irá representar Portugal no EUROVISION SONG CONTEST 2015, a realizar este ano na Áustria, será feita de um modo um pouco mais complexo:
- repete-se o processo das duas semifinais; das seis, duas serão apuradas por televoto e a terceira pelo júri constituído pelos seis compositores cujas canções ficaram apuradas;
- As 3 canções assim apuradas irão ser depois de novo submetidas a nova votação e é apenas o público que, por televoto, irá ter a última palavra e escolher a grande vencedora.  

Para informação mais completa, p.f. consultar o REGULAMENTO.


Paralelamente aos preparativos para as três grandes noites, foi gerado pela Rádio Comercial um movimento peculiar denominado de «UMBADÁ NEVER FORGET» e que, partindo de uma simples "brincadeira" criada para a rubrica «Mixórdia de temáticas», se tornou "viral" e sinónimo da capacidade de mobilização que as redes sociais detêm. 

Mas afinal quem não se lembra da canção «UMBADÁ» de Jorge Fernando e da grande injustiça de que foi alvo ao não ter sido escolhida para o grupo das três melhores canções do Festival RTP da Canção realizado em 1985?
Eu lembro-me perfeitamente... e muitos de vocês com certeza que também saberão trautear o refrão contagiante desta canção:







Quanto ao programa de rádio que deu origem a tudo isto, podem ouvir e ver integralmente aqui:






FONTES

28 comentários:

  1. Vou confessar uma coisa: acho este Umbadá uma coisa meio, como dizer, parva! :P :P

    Beijocas ritmadas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria

      hehehehe
      Isso não interessa nada...
      Mas olha lá, há 30 não gostaste dela? Quase aposto o pescoço que nessa altura não a achaste parva... nem desgostaste do penteado... ou das pavorosas roupinhas que vestiu!
      Ainda falam dos loucos anos 20... eu diria antes... loucos anos 80!!
      :)))))


      Beijos amiga, com ritmos de África
      (^^)

      Eliminar
  2. Em que dia de Maio se realiza o EUROVISION SONG CONTEST 2015?

    Vou torcer pela Áustria.

    Beijocas de Düsseldorf.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa

      Tal como nós, a Áustria ainda não escolheu a sua representante... só no dia 13 será lá a final.
      Quanto aos dias do ESC 2015, vão ter lugar a 19, 21... e a grande final a 23 de Maio.

      Quem quiser ir acompanhando as novidades do Eurofestival pode clicar AQUI :))

      Eu vou torcer por Portugal, obviamente... mas em tempo oportuno revelarei o meu TOP 5 das canções a concurso.


      Beijinhos do Minho para Düsseldorf.
      (^^)

      Eliminar
  3. Apesar do enorme respeito que tenho pelo Jorge Fernando enquanto músico, o "Umbada" não foi a sua melhor hora...

    LOL

    Em relação ao festival, pois, a RTP espera assim, através deste método, conseguir sacar mais dinheiro ao pessoal com os infames televotos, todos eles chamadas de valor acrescentado!

    Este festival é o reflexo do país que temos...
    ...portanto, não espero nenhuma maravilha dali...

    (aliás, quando a Simone é uma das concorrentes... Não é por nada, tenho um enorme respeito por ela e pela sua carreira, mas a verdade é que a voz já se foi há muito...
    ...e acho que coisas destas são um desrespeito da mesma pela sua carreira e pelo seu legado!
    Para teres uma ideia, numa escala um bocadinho maior, o Sr. Robert Plant bateu com a porta à hipótese de ganhar uns fáceis 38.000.000€, só à sua parte, ao recusar fazer uma tour de 30 concertos de uma reunião de Led Zepplin, precisamente por afirmar que algo assim poderia, em ultima instância, fazer mais mal que bem ao legado da banda...
    ...e o Sr. Robert Plant ainda canta...
    ...e bem!)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Cláudio

      Apesar de concordar contigo em tantas coisas, desta vez vais-me desculpar se acho que está a exagerar! Desrespeito pela sua carreira e pelo seu legado? Mas então querem ver que a senhora vai cantar de arma apontada à cabeça e eu não sabia??
      Julgo que ela ainda estará em pleno poder das suas faculdades mentais para saber o que é melhor para ela e para a sua carreira/legado, não?
      Muito provavelmente (just a wild guess) ela não terá uma conta bancária tão recheada como o Sir Robert Plant... e o cachet é capaz de lhe dar jeito. :P

      Quanto aos outros considerandos, chamadas de valor acrescentado e tal... posso apenas dizer-te que só "embarca" nessa quem quiser pois cada uma faz ao seu dinheiro o que bem entender.

      Quanto ao "movimento" que o R.A.P. iniciou na sua rubrica da Rádio Comercial, ele próprio ainda deve estar incrédulo como é que uma brincadeira teve a repercussão que teve! Deve estar a gozar de bancada com a cena toda!

      (^^)

      Eliminar
    2. LOOOOOOOOOOOOOOOL

      Digo que é ela própria que se desrespeita ao sujeitar-se a isto!
      Mas sim, ela lá saberá os motivos que têm...

      Mas, embora ela seja Grande (Enorme mesmo), a voz já se foi há muito (e ainda assim canta mais que muita gente que anda aí na berra, é verdade - afinal a idade tb trás algum saber agarrado...) e submeter-se a isto...
      ...enfim, ela lá saberá porquê...
      ...mas deixa-me um pouco entristecido, para te ser franco...

      Quanto aos televotos tens toda a razão...
      ...mas é uma estação pública alegadamente a escolher uma música que representará o país além fronteiras...
      Não é um concurso para ganhar um cartão com 30.000€ (que aparentemente até pode ser gasto em droga se o dealer tiver multibanco), nem é um concurso de talentos...
      Seria assim tão descabido que as votações fossem por uma linha telefónica normal?

      Enfim, sinceramente espero que a Simone me faça calar e, quanto ao resto, se calhar sou eu que estou errado...

      Eliminar

    3. Pois... amanhã já saberemos!
      É que estar sempre certo e saber sempre tudo também cansa caraças... :D


      Beijão meu querido
      (^^)

      Eliminar
    4. digo.te desde já que me rejo por duas maximas na minha vida:

      EU SEI TUDO (excepto o que não sei)

      e

      EU TENHO SEMPRE, MAS SEMPRE RAZÃO (excepto quando não tenho)

      Posto isto creio que há margem de manobra...

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

      Eliminar
    5. Olha...
      ...a psicóloga que trabalha comigo costuma dizer-me a mesma coisa...
      ...mas eu não ligo pq dos psicólogos todos que conheço, e são bastantes, nenhum bate bem e ela não é excepção...

      ...mas agora que o dizes, se calhar, é bom eu começar a ficar preocupado.

      mmmmmmmmmmmmmm

      LOOOOOOL

      :)

      Eliminar

    6. hehehe
      A minha sorte é não ser psicóloga!

      (^^)

      Eliminar
  4. Muito boa a tua completíssima "Reportagem" sobre o Festival ! ...
    Já há anos que não os acompanho, mas despertaste-me a atenção e este ano será diferente !
    Várias considerações:
    Ficarei atento aos teus palpites ! eheheh ... e tentarei dar os meus ! :))
    Também mantenho muitas dúvidas sobre a presença da Simone e da Adelaide Ferreira ! (??)
    Apoio esse modo misto de fazer as escolhas das canções nas várias fases. Ambas as soluções têm prós e contras.
    Gostei sempre do Umbadá, do Jorge Fernando ! ... e por consequência fiquei satisfeito com o "Movimento" Umbadá - Never Forget, da RC.
    Curiosamente, não gosto do Ricardo A. Pereira e fiquei desolado quando ouvi que eles iam "falar" sobre o assunto. Pensei logo : "lá vão estes tipos "deitar abaixo" ! ... Felizmente enganei-me.
    Finalmente - Creio que muito dificilmente, hoje em dia, poderemos fazer boa figura a nível da Eurovisão ! A concorrência é fortíssima e não me refiro às canções por si mesmas (letra e música), mas sim a todo o "espectáculo" que nós estamos longe de conseguir igualar.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui

      Excelente comentário... que vou tentar responder ponto por ponto:
      - obrigada :) e se não escrevi mais detalhes foi porque não queria tornar o post maçador.
      - espero que tenhas conseguido acompanhar o espectáculo... que de espectáculo não teve apenas as canções, como já tiveste de certeza ocasião de reparar no post a seguir a este! :)
      - Quanto a palpites, entendeste mal... eu referia-me, na minha conversa com a Ematejoca, aos palpites para a Eurovisão... era esse o contexto.
      - Quanto à presença das senhoras que citaste, para já só posso falar da Adelaide Ferreira...e dizer que achei a canção dela horrorosa! Mas é apenas o meu gosto pessoal e vale o que vale.
      - este modo de escolher as canções acaba por ser mais justo... mas serve apenas para fazer "render o peixe", se é que me entendes!
      - Eu também sempre gostei do Umbadá... digam lá o que disserem. Mas não deixa de ser irónico que este "movimento" foi criado apenas numa de gozo... mas teve uma adesão fantástica! :))
      - ai não te enganaste não! Isto foi um pratinho cheio para aquelas mentes doidas! hehehehe
      - É verdade, a concorrência é fortíssima, a todos os níveis! Há anos, como por exemplo o do ano passado e lembro-me também de outro recentemente que foi o de 2009, em que as músicas eram quase todas muito boas... e difícil é escolher. Depois entram outros factores na história... e há também todo um marketing por trás e que leva o país A, B ou C estarem mais propensos a ganhar do que outros! E depois há factores como os sensacionalistas... que o diga a Conchita Wurst... que apesar do seu vozeirão, excelente música e excelente interpretação, se não fosse a polémica toda em volta "dela", provavelmente não teria ganho.


      Um beijinho festivaleiro
      (^^)

      Eliminar
  5. Em miúda adorava o festival mas já há anos que não gosto mesmo nada.
    Parece que vamos sempre em contramão...
    Não é o meu género de música mas espero que façamos o melhor possível.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila

      Pois eu adoro desde miúda também... e continuo a gostar.
      Houve alguns anos em que não pude acompanhar... e tenho pena porque me faltam as memórias daquilo que não vi! :(

      A participação de Portugal na Eurovisão pode nunca ser para ganhar... mas não deixa de ser um cartão de visita do país, o que, para um país como o nosso de tanto depende do turismo, é sem dúvida uma mais valia!


      Beijinhos amiga... e dá lá uma espreitadela no Sábado, só para saberes quem nos vai representar!
      (^^)

      Eliminar
  6. Já la vai o tempo em que Festival me agarrava. Há muitos anos que o não vejo. Este ano, sei apensa que a Simone e a Adelaide Ferreira vão participar. Talvez veja...
    Beijinhos musicais

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Carlos

      Agarrava a ti e a todos no geral, porque não se passava muita coisa a nível de entretenimento e os festivais eram um acontecimento de festa e de reunião da família em roda de um televisor.

      E afinal, sempre viste? ou estás a guardar-te para mais logo veres a participação da "sodona" Simone? Estou bastante curiosa quanto a esta participação.


      Beijinhos de festa
      (^^)

      Eliminar
  7. Por acaso acho que já não me lembrava, mas agora parece-me difícil é esquecer...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gábi

      Fizeste-me rir!! É mesmo contagiante, não é?


      Beijinhos e sorrisos
      (^^)

      Eliminar
  8. Recordo muito bem da canção "Humbadá" na altura era uma canção que gostava, hoje não faz o meu género, nem um pouquinho. O Fernando Jorge teve outras canções muito bonitas, a Amália Rodrigues gostava muito dele, penso até que era sua madrinha no mundo da música.

    Beijinho e uma boa semana amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia

      Julgo que sim, que havia uma forte ligação entre a Diva do fado e Jorge Fernando.
      Ele sempre teve um estilo muito próprio... talvez por isso fosse muito querido por uns e incompreendido por outros.

      Umbadá Never Forget... :))


      Beijinhos sem esquecimentos
      (^^)

      Eliminar
  9. Confesso que me passa totalmente ao lado :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro

      Mas há 30 anos ainda estavas cá...
      (mas provavelmente a vida académica não te permitia acompanhar festivais...)


      Beijinhos na direção certa
      (^^)

      Eliminar
  10. Bom! Só não vê quem não quer.
    Todas as informações, e horários prontos e na hora.
    Vou tentar, mas não sou grande fã!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manuel

      É uma tradição... e este ano é a 50ª edição do Festival! Vale a pena participar numa festa "dourada"! :))


      Beijinhos e abrigada pelo carinho
      (^^)

      Eliminar
  11. Prometi que dava os meus palpites. Aqui vai. Pelos vistos não percebo nada disto ! :)))
    Tinha colocado por ordem (minha opinião) : 3ª ; 5ª ; 1ª , 4ª , 2ª ; 6ª.
    A minha 2ª foi escolhida prelo juri : Tu Tens Uma Mágica
    O público escolheu as minhas 4ª e 5ª. ...(...não sirvo para público e "safo-me" como juri... ahahah)
    .

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui

      Raramente ganha a que eu mais gosto... então no ano passado fiquei com um melão de um tamanho que nem te digo nem te conto! :(
      Mas depois da Suzy ganhar, "vesti a camisola" e apoiei-a até ao final! E ela até se portou lindamente na Eurovisão! ... e como fala fluentemente o inglês, foi uma embaixatriz incansável!

      Palpites?... só faço palpites quando for a Eurovisão! :))


      Palpita-me... que te vou enviar muitos beijinhos
      (^^)

      Eliminar