quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CAÇA AO TESOURO... (#5)

© Caça ao Tesouro (#2)
© Caça ao Tesouro (#3)
© Caça ao Tesouro (#4)

Como o prometido é devido, e apesar do desfasamento temporal (pelo qual vos peço desculpa), aqui vos trago as últimas pistas que levam até às 10 letrinhas que faltam para a conclusão do passatempo da Caça ao Tesouro.
Mais tarde explicarei como utilizar a chave completa contendo as 50 letrinhas provenientes de cada uma das 50 pistas.

Mas vamos ao que interessa... porque o "ouro" já reluz ali ao dobrar da esquina! :)) 



41ª Pista:
E inicio a última leva de pistas por um blogue dinâmico e sempre actual, onde o debate de ideias e reflexões na 1ªpessoa são permitidas. Falo-vos do blogue «Reflexos» onde o seu autor, o Observador, nos vai informando sobre assuntos da actualidade não dispensando temperar os seus posts com uma pitada de irreverência. Incondicional amante de boa música, é nela que escondo a 41ª letrinha para vos pedir que procurem a inicial DESTA orquestra sinfónica.



42ª Pista:
Guiada por uma bússola e pelos seus pontos cardeais, chego ao blogue da minha querida Rosa dos VentosÉ das bloguers que conheço que há mais tempo está na blogosfera... e esse, caso não houvesse muitos outros, é já motivo de admiração. O seu BLOGUE de mesmo nome versa os mais variados assuntos, uns ligados à literatura e à poesia, outros versando a actualidade e outros ainda falando de memórias e efemérides, outros contendo enigmas... mas o que me delicia sempre são as suas fotografias testemunhando o seu olhar sobre aquilo que mais gosta. Estou a lembrar-me de algo que adora: as flores do seu quintal. E como falar de flores aqui até fica bem, registem então a segunda letrinha do nome destas lindas FLORES.



43ª Pista:
A próxima pista leva-nos até outra porta com aviso de conteúdos para adultos. Trata-se do «Silenciosa Inquietude» e não preciso de voltar a lembrar que cabe a cada um a decisão de entrar ou não. A minha amiga Sil, sua autora, é dona de uma grande sensibilidade e de uma notável capacidade de escrita. Os seus textos intimistas têm a capacidade de nos transportar para outra dimensão... onde o universo feminino está bem patente através de poemas, contos e até desabafos. 
Para não complicar e dar uma letra de borla, guardem aquela pela qual se inicia tanto o nome desta bloguer como o nome do seu espaço.


44ª Pista:
Chegamos a mais um espaço onde bloguer e blogue se confundem... não só no nome como na sua essência: estou a referir-me à Suricate e ao «Suricate»! Mulher de fibra e de fortes convicções, mostra-nos através dos seus posts o seu lado de mãe, esposa, amiga... as suas paixões, interesses, indignações... e tantas outros assuntos, tanto esporádicos como estruturados em rubricas semanais. É disso exemplo a popular rubrica "A manter debaixo de olho", a qual vou aproveitar para lavar a vistinha... perdão, para esconder uma pistinha!  :))
REEDITADO: em virtude da Suri ter encerrado a sua casa, deixo-vos aqui a letra que lhe cabia - M


45ª Pista:
A bloguer que se segue é A Loira mais famosa da blogosfera... e a mais fashion!! :)
Vive grande parte da sua vida em cima de uma bicicleta e o seu espaço, o «Também quero um blogue», é sem dúvida reflexo dessa sua enorme (mas não única) paixão. Emocionou-nos a todos quando cumpriu um sonho e nos relatou toda a experiência que viveu quando fez "O Caminho", e caso não tenham acompanhado essa verdadeira epopeia, podem sempre dar um saltinho a ESTE emocionante post para entenderem o que leva alguém a percorrer quase 1000km sobre duas rodas. Registem a inicial do mês em que o post foi publicado.



46ª Pista:
já cheguei à letra "T" e por aqui ainda continuo em pinceladas alegres porque chegou a vez do blogue do meu amigo Rui Pascoal, o bem conhecido de todos «Tinta com Pinta». Espaço imperdível onde podemos apreciar as coloridas telas deste nosso amigo, assim como passar momentos deliciosos observando as fotografias das suas viagens, sempre bem acompanhadas por poesia ou simples pensamentos de grandes autores portugueses e não só. E é no nome de um dos seus escritores preferidos que encontro a 46ª letrinha, mais uma inicial (para não variar) para coleccionar.


47ª Pista:
A lista está quase a acabar, mas ainda temos de passar na «TRAVESSA» do nosso amigo Henrique Antunes Ferreira. Jornalista e profícuo escritor, recheia o seu espaço com artigos de vários temas, maior parte deles crónicas escritas "na primeira pessoa" onde nos faz relatos verídicos de momentos históricos por ele testemunhados. Às voltas com a publicação do seu livro de crónicas continua a fazer-nos companhia abrindo as portas da sua Travessa para nos receber. O que precisam de registar é a primeira letra do jornal onde trabalhou e onde foi chefe de redacção.



48ª Pista:
Ainda temos tempo para ir dar uma voltinha ao espaço e vir... porque o senhor que se segue diz que o seu blogue é «Crónicas de um blogue anunciado».
O Same Old Guy é mais um amigo de longa data mas que de "old" não tem muito. No seu espaço (também ele com pouca idade) podemos encontrar de tudo um pouco, desde música a futebol, reflexões e opiniões, politiquices, sexo... e muito humor. Detentor de uma voz de locutor de rádio, já passou por essa experiência mais do que uma vez e esporadicamente brinda-nos com aquilo a que ele chama de "post áudio". O que quero que recordem é a inicial do nome dessa rubrica onde o podemos escutar de viva voz.


49ª Pista:
Na letra "X", letra tão invulgar, encontramos também um blogue bastante invulgar e de grande qualidade e erudição. Falo-vos do «Xilre» e do bloguer com o mesmo nome. O seu AUTOR é alguém com um vasto conhecimento cultural que nos oferece arte nas suas mais variadas formas, desde a música erudita à pintura, passando obrigatoriamente pela arte das palavras. Com textos seus e também de outros autores, presenteia-nos com contos, crónicas, pensamentos, memórias... e poesia de rara beleza. É também de rara beleza ESTE trecho musical... e o que vos peço (para além de o escutarem) é que guardem a inicial do nome do seu autor.



50ª (e última) Pista:
É verdade, custou mas cheguei à última posição desta extensa lista de pistas, esta a mais complicada de todas para escrever. E digo isto porque há mais de 50 blogues que quero referir e mais de 50 pessoas a quem quero agradecer o terem feito, pelo menos neste último ano, parte integrante deste espaço que não é só meu mas também de todos os que o dinamizam.
Porque não vou conseguir lembrar-me de todos os que por aqui passaram deixando o testemunho do seu comentário,decidi nesta última pista agradecer colectivamente a todos os meus jardineiros que ainda não referi, dando destaque e agradecendo ao Luís Coelho do blogue «Lida Coelho», à M D Roque do blogue «A contar vindo do céu», à Sonhadora do blogue «Fantasiando com palavras e imagens», à Briana do blogue «O mundo de uma mulher princesa», à Isy do blogue «A pequena boneca de trapos»... e também a pessoas como o Ulisses e como a Vénus S. de cujos blogues tenho saudades. 
E a letrinha então qual é? Não poderia ser outra... está ali bem douradinha a iniciar a palavra ilustrada na imagem da 50ª pista.


Posto isto, vou dar-vos tempo para recolherem as letrinhas que faltam... e no próximo post encontrarão a forma de, já com a chave completa na mão, ir ao encontro do baú que contém o "Tesouro" e ver a surpresa que ele encerra.



Um forte abraço a todos 


22 comentários:

  1. UAU!
    Que grande estafadeira tu tiveste! Parabéns, foi um prazer andar por aqui "caçando" o caminho para o tesouro.
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila

      Este é um caso para dizer que "quem corre por gosto não cansa"! :)))
      Que bom que gostaste minha querida!


      Beijinhos e Bom Fim de Semana
      (^^)

      Eliminar
  2. Êta, Mulher Deusa, de armas! :)

    O que me valeu foi teres feito um interregno e tive tempo de recolher as 40 letrinhas.

    Se amanhã já queres a 'chave' a postos e anda vou ter de caçar estas 10, vê lá se não me estragas a caça, Afrodite!

    Hoje vou ter de me deitar cedo, ando com dores de cabeça, mas amanhã caço o resto.

    Uma vez mais Parabéns e te felicito pelo empenho e trabalho que tiveste.
    Sinceramente, eu não conseguiria!...

    Obrigada e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Janita

      Mas não havia pressas... foi uma coisa que eu sempre deixei bem frisado.
      E todos se portaram impecavelmente pois ninguém divulgou a grelha publicamente, deixando para cada um o prazer de chegar lá por seu próprio mérito.

      Obrigada pelo teu apoio incondicional.
      Beijinhos e BFS
      (^^)

      Eliminar
  3. Deusamiga

    Muito obrigado pela gentileza e pela Amizade. Quanto a resultados continuo a zero.. Niente!...

    Qjs

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Henrique

      Não precisas de agradecer... o prazer foi todo meu.
      Beijinhos
      (^^)

      Eliminar
  4. Que trabalhera mulher de Deus!
    Gostei vamos ver se consigo dar conta do recado, tenho que pedir ajuda, esta coisa de andar dormente é complicada para estar no PC.

    Minha querida fica bem.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia

      Valeu a pena termos andado todos de "cabeça à roda", eu a construir o enigma... e vocês a decifrá-lo, não valeu?
      Ficaram horas de descoberta e partilha... e para mim foi uma experiência inesquecivel.


      Beijinhos com esperança de que estejas melhor!!
      (^^)

      Eliminar
  5. Estão todas guaradadas.
    Venha de lá o desafio final.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro

      Como se costuma dizer... tu não brincas em serviço!!
      És "aquela máquina"! :)))


      Beijinhos e BFS
      (^^)

      Eliminar
  6. Em primeiro lugar quero dar-te os meus parabéns pelo trabalho que tiveste na apresentação de tantos blogues!
    Eu nunca seria capaz de me meter em semelhante aventura...porque sou preguiçosa e muito superficial!
    Penso que "pesquei" todas as letras e cá fico à espera...mas penso que não será fácil!


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rosa

      Obrigada minha querida,
      Acredita que quando tive esta ideia, julguei que não a iria conseguir concretizar. Depois, há medida que as ideias se começaram a encaixar e comecei a ver o resultado final, fiquei super feliz por ver que muita gente aderiu e partilhou deste meu sonho de partilha e união. Obrigada por estares aqui comigo... connosco.


      Um forte abraço e um bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  7. Uuuufffaaa !!! ... mas já cá tenho as "minhas" 50 letrinhas ! ... Vamos a ver se estarão certas ! (?)

    Não tem sido fácil para mim, porque também mal tenho tido tempo para visitar alguns poucos amigos ! :((

    ... mas também gostava de caçar o Tesouro, Afrodite ! eheheh

    Calculo que a "concorrência" vai ser feroz ! eheheh ... Sabes que eu gosto destes "jogos" e não posso agora perder as tuas "indicações" para a fase seguinte ! :)))
    Beijo, amiga !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui

      O teu apoio e a tua presença foram imprescindíveis em todo este processo. És fonte de inspiração para mim... e a Ti tanto te devo! Nestes dois anos, os teus amigos também se tornaram nos meus amigos... pois parte desta grande "família" foi construída por ti.
      Obrigada por tudo meu Querido Amigo!


      Beijinhos de amizade eterna
      (^^)

      Eliminar
  8. Oi Afrodite
    Adorei de verdade essa brilhante ideia ,só conseguida com muita dedicação e carinho aos seus seguidores, que desenvolveste tão lindamente.
    Da minha parte declaro e reafirmo minha admiração e aguardo o final na certeza que o tesouro maior é estar aqui contigo _ apesar do grande mar que nos separa_ poder usufruir da sua generosidade dos seus devaneios e dessa divindade que reflete em todos nós.
    Obrigada .
    Não consegui deixar comentário em todos _ em alguns dei uma palavrinha _quem sabe faço amigos que se são seus, são bons!! rs
    meu abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Lis

      Sabe-me sempre tão bem ler-te minha querida!
      O mar não é entrave para se fazerem bons amigos... e tu estás, sem dúvidas, nesse rol.
      Obrigada por toda a dedicação que entregaste a este projecto... e espero que ele tenha trazido frutos para ti e para todos.


      Beijo enorme no teu ♥
      (^^)

      Eliminar
  9. Bom dia, quase tarde!

    Agricultura, leitura, pintura.
    Mil vezes o mundo real... ao virtual,
    Ou eu não me chame Rui Pascoal.

    :)

    Cordiais saudações

    P.S. (Hoje haveria que acrescentar Aquilino Ribeiro, e não é por ter nascido primeiro...)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui

      Ninguém, em seu juízo perfeito, trocaria o mundo real (mesmo que tão imperfeito) pelo virtual. Mas acho que os dois se complementam lindamente...
      Acho que se não fosses da mesma opinião não andarias por aqui... mesmo que em doses mais pequenas que no passado.

      Grata por me teres dispensado um minuto do teu valioso tempo.
      Podes continuar a cultivar... a ler... e a pintar... que eu prometo não te voltar a chatear.

      Um beijo virtual

      Eliminar
  10. Jovem Afrodite
    A 'trabalhêra' (ler com sotaque alentejano que a Janita não se importa) que tiveste é digna de registo.
    Parabéns por isso. Pelo empenho e pelo desempenho.

    Beijinhos daqui.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Observador

      hehehe
      Essa da "trabalhêra" até é verdade... mas soube tão bem idealizar, preparar e levar a cabo esta caça ao tesouro...!
      Havia um "prémio" no final! Mas também dá algum trabalho alcançar (a menos que se descubra como fazer batota!) :))


      Beijinhos honestos
      (^^)

      Eliminar
  11. Bem de facto.. que trabalho elaborado com que a "nossa" Afrodite nos brindou.
    Obrigado pela parte que me tocou, sabes bem, que é recíproco :)))))

    Beijinhossssssssssssss********************

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. S.O.G.

      Eu sei que sim! :)
      (e olha que nem disse mentiras nem te fiz nenhum favor!)


      Beijos... muitos
      (^^)

      Eliminar