terça-feira, 14 de outubro de 2014

CAÇA AO TESOURO... (#2)


A "Caça ao Tesouro" começou oficialmente ONTEM e hoje é dia de novas pistas para o segundo grupo de 10 letrinhas.
Se alguém chegar aqui e se sentir "perdido", ou simplesmente quiser fazer uma retrospectiva do que já está para trás, pode aceder aos links ali no início da página.


A música do Zeca diz... «Venham mais cinco...» mas aqui é mais caso para dizer: VENHAM LÁ MAIS DEZ!!!    :)



11ª Pista:
Chegou a vez de mais uma amiga que se encontra do lado de lá do Atlântico, mas no Hemisfério Norte. Brinda-nos com fotografias lindas de paisagens que contempla no país que a acolheu, oferece-nos a magia dos seus pratos coloridos e saudáveis, partilha os seus momentos de leitura... e muito mais. Claro que falo da Catarina e do seu blogue «Contempladora Ocidental». A letra com o nº11 podem ir buscá-la à quinta letra do nome do país cujo símbolo é AQUI mostrado.



12ª Pista:
O bloguer que se segue é um cidadão activo, um escritor, um poeta... um homem de convicções profundas. No seu blogue «Conversa Avinagrada», Rogério Pereira não nos fala apenas de Política... porque é também um excelente contador de histórias, um amante de poesia, de música e arte... e também um avó muito doce! E foi a um desses momentos de doçura que eu fui buscar a letrinha nº12. Procurem AQUI... porque ela está na inicial do nome de um pintor famoso.


13ª Pista:
Mais um cavalheiro se segue e também ele ligado à arte da escrita, um homem com uma vida repleta de viagens e memórias, um jornalista de opinião sempre acutilante e que escreve crónicas num registo muito próprio. Oferece-nos dois blogues... o «Crónicas do Rochedo» e o «Crónicas on the rocks». Estou a falar, pois claro, de Carlos Barbosa de OliveiraA sua residência habitual é Lisboa... mas as suas raízes estão noutra cidade. Quem não souber vá AQUI espreitar qual... e aproveita para ir buscar a letrinha nº13 que tanto começa como acaba a 13ª razão lá enumerada.



14ª Pista:
Pedro Coimbra é o nosso companheiro das madrugadas e é ele sempre o primeiro a acordar uma vez que vive em Macau. O Seu «Devaneios a Oriente» é a casa onde a todos recebe de forma atenciosa, generosa e sempre com bom humor. A prova está nas suas rubricas semanais, talvez as mais populares, brindando-nos às segundas e às sextas com divertidas anedotas que nos deixam sempre bem dispostos. Mas risotas à parte, o que eu pretendo seriamente é que registem a primeira letra que forma o subtítulo deste blogue.



15ª Pista:
O blogue a quem tocou esta posição (apesar de já existir desde 2006) ainda o sigo há pouco tempo... mas já tive o enorme privilégio de conhecer pessoalmente a sua simpática autora. Apresento-vos a Redonda, Gábi para os amigos, e um dos seus três blogues... este de nome «Dona-Redonda». Posso contar-vos que este blogue é imperdível para todos os amantes de livros e de literatura... mas asseguro que nem só de livros vive este blogue pois nele podem encontrar muitas outras referências culturais. O que quero que registem, é a quarta letra do nome da cidade onde vive.




16ª Pista:
A bloguer que vai dar a letrinha para a 16ª posição tem um blogue lindo e delicioso, como o prova o título «E era tudo muito bom»!
A sua autora delicia-nos com a sua escrita e encanta-nos com a sua sensibilidade e sentido poético. É uma verdadeira Pérola!! E depois de explorarem este belo recanto encontrarão na última letra do título do seu primeiro livro de poesia a peça do puzzle que procuram.



17ª Pista:
O meu amigo Luciano é mais um dos amigos que trouxe de projectos anteriores aos Jardins de Afrodite. Ficou conhecido de muitos vocês como o L.O.L., esteve sempre ligado à música e a projectos musicais... e neste momento enquanto bloguer dedica-se apenas ao seu «Elemento Musical». Um espaço que é uma verdadeira "biblioteca" onde está armazenada música portuguesa de várias décadas e onde se pode fazer download da mesma. Excelente para coleccionadores!
Encontra-se lá sonoridades de todos os géneros e para todos os gostos... mas o que pretendo que coleccionem, e preferências à parte, é a inicial DESTE enorme vulto da música nacional... e do mundo.



18ª Pista:
Esta pista vou buscá-la a um dos blogues da nossa amiga de longe (é assim que ela se auto-denomina uma vez que vive na Alemanha)Estou, pois está claro, a falar da Ematejoca! Amante das artes e da cultura, tanto europeia como mundial, vai recheando os seus blogues com assuntos diversos, do teatro ao cinema, da literatura  à música, da fotografia à moda... incluindo memórias e olhares muito pessoais sobre o mundo que a rodeia. É no «Ematejoca Azul» que se esconde a próxima letrinha. São capazes de dizer a letra que encerra a palavra de um acontecimento anual que ela não perde?



19ª Pista:
E chegamos a um blogue onde eu muitas vezes me perco e "perco o meu olhar"! O António Gomes é um fotógrafo amador mas com um talento inato para a fotografia... e no seu blogue «Existe sempre um lugar» ele oferece-nos a cada post um 3 em 1, isto é: uma fotografia, um pensamento e uma música portuguesa. Tenho a certeza que sempre que lá entrarem se sentirão em casa!
O que precisam de fazer para encontrar a letrinha nº19, é "irem" à sua cidade e roubar a terceira letra do nome que a compõe.


20ª Pista:
Coisas ligadas às coincidências fizeram com que a um blogue de fotografia se seguisse um outro. Pertence a uma querida amiga cujos olhares pelo mundo que a rodeia são especiais por ser dona de uma grande sensibilidade. Falo de Elisa Fardilha, que aqui assina com o nick Mona Lisa, e cujo blogue, do qual é a principal contribuidora e de nome «Fardilha's», versa sobre fotografia e viagens... mas não só. A poesia, a música, os livros também são outras das suas paixões. E é numa dessas suas paixões que está escondida a última letrinha deste conjunto de hoje. Corresponde à inicial do nome de um dos seus artistas de eleição.



E por hoje é tudo.  
Lembro apenas que as letras que vão formar a chave final são completamente aleatórias e por isso não procurem dar-lhes um significado. Apenas terão de as colocar ordenadas pelos números a que correspondem.


Um forte abraço a todos 



15 comentários:

  1. Fiquei sensibilizada por ter sido seleccionada.
    Hoje, estou em apuros para encontrara uma letra...tenho trabalho de casa!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. A tua dedicação e amizade são dignas de menção, Dona Afrodite!! : ))
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Eu vim deixar o meu beijinho, agora vou procurando letrinhas.

    Mas antes tenho que te dizer, tu mereces o prémio Afrodite, o mérito é todo teu.

    ResponderEliminar
  4. Oi Afrodite
    Já tenho um desenho bonito de letras _umas duas com alguma dúvida que certamente ao longo do evento vou decifrando ,de preferência sem pressa rsrs
    No post anterior a oitava letra é a inicial de um 'boneco' que não decifrei rsrs e nessa etapa também tenho pequenas dúvidas kkk mas está fácil e bacana conhecer seus amigos .
    meus abraços

    ResponderEliminar
  5. Continuando a apontar....
    E a descobrir uns espaços que não conhecia.
    Só pessoas inteligentes e sensíveis seriam capazes de semelhante gesto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Já tenho as minhas primeiras 20 letrinhas ! Oxalá estejam certas ! :)))

    Sabes o que admiro em ti, minha Deusa ? ... É sentir em ti o espírito da verdadeira Amizade e entrega aos outros, que eu também sinto em mim e procuro ! :))

    Estas iniciativas não são para qualquer um ! Só para quem é verdadeiramente Amigo dos seus Amigos ! É dando, que se recebe !

    Grato por me incluíres nesse role ! :))

    Bj
    .

    ResponderEliminar
  7. Será que, quando voltar, ainda irei a tempo de decifrar as letrinhas?
    Duvido!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Continuo a guardar com todo o carinho as letrinhas que vais semeando. Venho buscá-las durante o dia e alinho-as à noite.
    Hoje, para além do prazer em visitar blogs amigos, tive a surpresa de me ver na lista
    Vou repetir-me, eu sei, mas tenho que voltar a dizer-te que estou encantado com a fórmula que tu engendraste para apresentar os teus amigos uns aos outros. È verdade que (pelo menos até agora) eu já os conheço todos, mas vê-los aqui reunidos, no mesmo cantinho, é um prazer enorme.
    Foi com esse espírito que me iniciei na blogosfera, mas reconheço que só aguentei três anos. Quem sabe se não vais conseguir "recuperar-me" para a boa causa da blogosfera?
    Obrigado por me mostrares o caminho
    Beijinhos muito enternecidos

    ResponderEliminar
  9. Cara Amiga Afrodite!
    Enviarei para o seu endereço eletrônico a 2ª fornada de letras.
    É como sempre digo você é a deusa das deusas de todas as deusas!!!!
    Caloroso abraço! Saudações carinhosas!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus!

    ResponderEliminar
  10. Como sou despistado
    já tô todo baralhado

    (mas conheci gente bonita)

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito de ser uma pista também :) obrigada pela referência aqui e pelas palavras.
    Estou a anotar num papel as pistas e a descobrir novos blogues.
    Vou continuar para recuperar o atraso...

    ResponderEliminar
  12. ah-aaaaaah. As minhas pesquisas sempre dão fruto. Bem que estranhei comentários no meu blog a referir o teu blog. Sua marota. eheheheheh. :)))))))

    Beijocas musicais

    ResponderEliminar
  13. Olá, amiga! Obrigado pela sua linda partilha, sua sensibilidade e gentileza comove-me.
    Abraço grande.
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Fiquei de boca aberta e muitíssimo grata.

    A minha alma alemã afasta-me dos vossos encontros, porque há no ar um certo ódio contra a Alemanha. Sou uma pessoa muito tolerante, mas fico absolutamente ferida quando leio ou ouço as injustiças contra o país que amo com todo o meu coração. Ainda não esqueci o comentário em que uma portuguesa pedia a morte para todos os alemães a viver em Portugal. A minha filha mais velha vive em Portugal e tem a nacionalidade alemã.

    Beijinhos da amiga de longe.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teresa,

      Não faltam animais e gente bruta que só sabe dizer barbaridades e nem intelecto tem para sequer saber o que diz.
      Não endureças o teu coração e deixa essa tua tolerância germinar e fortalecer-se... e não julgues uma floresta inteira por causa de apenas um punhado de árvores.
      Tem de haver quem reme contra a desumanização de que as nossas sociedades estão a ser alvo e fazer com que os laços de verdadeira amizade ajudem a superar as diferenças.

      Estou confiante que um dia mudarás de opinião e te juntes a nós.
      Muitos beijinhos ♥

      Eliminar