quinta-feira, 28 de agosto de 2014

I WANT TO BE FOREVER YOUNG...



Ilustração de João Nasi Pereira

«Hoje sei como se mede a verdadeira idade: vamos ficando velhos quando não fazemos novos amigos. Estamos morrendo a partir do momento em que não mais nos apaixonamos.»

Mia Couto, "Mar me quer" - pág.12


Nota de rodapédepois de ter passado por ESTE post do Rui Pascoal, fui buscar este livrinho delicioso (e que se lê de uma assentada) para recordar algumas passagens mais marcantes.


a ouvir... 

34 comentários:

  1. Respostas

    1. Catarina

      So do I :))


      Beijinhos em uníssono
      (^^)

      Eliminar
  2. Também já li!
    Gosto muito da escrita de Mia Couto!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rosa

      A sua escrita cativou-me... e felizmente este é um sentimento global!


      Beijinhos (na continuação do 8 que já te deixei lá no teu canto)
      (^^)

      Eliminar
  3. A minha mulher nasceu na Beira, Moçambique, cidade Natal de Mia Couto, e desde 1975 nunca mais lá voltou (está nos nossos planos fazê-lo...).
    Escusado será dizer que ela adora a escrita dele (eu também) e, sempre que o escritor vem a Leiria não perdemos a oportunidade de o ver e ouvir.
    Há coisa de uns dois/três anos um amigo comum, que tem o filho e a nora a trabalhar na Escola Portuguesa de Moçambique, no Maputo, (onde também trabalha a esposa do Mia) trouxe directamente de Moçambique para nos oferecer, "O Pátio das Sombras" (texto de Mia Couto e desenhos de Malangatana), não sei se conheces.
    Claro que não há livro dele que saia que não venha cá parar. A escrita dele faz as nossas delícias.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui

      Mia Couto é de facto especial... e para vocês especial por mais motivos ainda!
      Que chegue logo essa oportunidade da tua Any voltar à terra que a viu nascer.


      Beijinhos em ti como se estivesse aí "à tua beira"
      (^^)

      Eliminar
  4. Mia Couto é daqueles que nunca envelhecerá! Encantador de frases e criador de palavras nunca envelhece...

    Quanto à lei que ele promulgou e que tu tão sabiamente transcreveste, estou feliz - estou sempre disponível para me apaixonar...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Graça

      Ele não envelhece porque os bons escritores imortalizam a sua alma nos livros que escrevem.


      Beijinhos felizes
      (^^)

      Eliminar
  5. Por dentro, temos a idade que quisermos!

    Beijinhos ternos, Afrodite! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria

      Eu costumo dizer que a nossa idade real não é aquela que aparece nos nossos documentos de identificação... mas sim a idade do nosso coração.

      Obrigada minha querida... (tu sabes o que estou a agradecer)


      Beijos de irmã
      (^^)

      Eliminar
  6. Poético... Mas muito acutilante, também!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. mmm's

      Mia Couto sabe envolver-nos nas palavras... e os seus pensamentos são muito pertinentes sim e sábios!!


      Beijinhos poéticos
      (^^)

      Eliminar
  7. O meu interior é jovem...a "carcaça" não!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elisa

      Ora minha amiga... esses lindos olhos são sempre jovens!


      Beijnhos da cor do mar
      (^^)

      Eliminar
  8. Somos os amigos que temos,
    somos velhos se os perdemos
    somos velhos se não fazemos novos
    mesmo se os amigos novos
    sejam mais velhos que nós
    e
    acredite ou não
    todos os dias tenho uma nova paixão


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E (ainda) sobre Intimidade, tome e guarde:

      "Dormir com alguém é a intimidade maior. Não é fazer amor. Dormir, isso que é íntimo. Um homem dorme nos braços de mulher e sua alma se transfere de vez. Nunca mais ele encontra sua interioridade”

      Mia Couto

      Eliminar

    2. Rogério

      Conheço essa frase que transcreveste... mas o que te posso dizer é que é, no mínimo, polémica... porque não faltam por aí casais que apesar de dormirem juntos há anos e anos, na verdade não se conhecem!

      Quanto às "paixões" (em sentido muito lato) e no seguimento do que comentaste, apetece-me fazer uma brincadeira dizendo que as paixões são como as maçãs... «one each day keeps the doctor away!»


      Beijinhos saudáveis
      (^^)

      Eliminar
  9. Sou apaixonadíssima Afrodite,
    morrer sim mas envelhecer não !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis

      Mas olha que dizem que saber envelhecer é uma arte!!
      Que nunca falte paixão na tua vida, minha querida.


      Beijinhos jovens
      (^^)

      Eliminar
  10. Mia Couto é um dos melhores escritor desta época. Relembro o último que li dele "Venenos de Deus, remédios do Diabo". O significado do pequeno excerto é do mais verdadeiro que há !
    Alphaville no seu maior êxito, adequa-se perfeitamente !.... "Velhos são os trapos !"

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo

      A associação da música ao pensamento do grande Mia Couto foi automática... e até muito natural porque sempre gostei muito deste tema.


      Beijinhos sem antídoto
      (^^)

      Eliminar
  11. Bom! Afinal ainda não estou velho. Iuuupaaaa!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manuel

      O que é uma excelente constatação!!
      Enquanto continuares a escrever... não envelhecerás :D



      Beijinhos com um brinde à juventude
      (^^)

      Eliminar
  12. ~
    ~ ~ Desde a Idade da Alquimia, procura-se o "Elixir da Longa Vida".

    ~ ~ Mia Couto encontrou-o num laboratório mágico-- no coração.

    ~ ~ Tenho a juventude eterna garantida, porque amo os meus amigos, adoro fazer novos e sou, por natureza, uma pessoa apaixonada.

    ~ ~ ~ ~ ~ Beijinhos amigos, Muitos. ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Majo

      Ainda bem amiga... ainda bem!!


      Beijinhos e um excelente fim de semana
      (^^)

      Eliminar
  13. Gosto imenso de Mia Couto...será porque ele não envelhece, tal como o meu interior!
    Continuo a apaixonar-me, assusta-me quando não acontecer.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia

      Não te assustes... isso não vai nunca acontecer!
      O teu interior é lindo!!


      Beijinhos no teu coração
      (^^)

      Eliminar
  14. Mar me Quer é um dos muitos livros do Mia Couto que moram em minha casa.
    Um tipo com uma escrita absolutamente única, excepcional.
    Que lei e releio sem nunca me cansar.
    Beijinhos, votos de bfds

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro

      O meu volta e meia vai poisar na minha mesinha de cabeceira. Foi para lá que voltou ontem a passar mais umas férias, longe do "pó" da estante do escritório! :))


      Beijinhos meu querido, passa também um excelente fds
      (^^)

      Eliminar
  15. Eu também queria, mas vou-me habituando á ideia de que cada idade tem o seu fascínio.
    Beijinhos pendulares ( estou a bordo do Alfa Pendular :-) )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Carlos

      E tem sim senhor!! Se assim não fosse, todos quereríamos partir jovens... "young and restless" :))


      Beijinhos inquietos
      (^^)

      Eliminar
  16. Nunca tinha pensado nisso, mas está ai uma grande verdade...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Isy

      E uma jovem como tu pensa nestas coisas??


      Beijinhos e bom fim de semana
      (^^)

      Eliminar