sexta-feira, 25 de julho de 2014

O PODER DE UMA VOZ...


Imagem da Net



Quem nunca, pelo menos uma vez na vida, se "apaixonou" por uma voz? 

Há vozes que nos deslumbram pelo seu som cristalino... outras que nos cativam pelo seu tom grave... outras há que são extremamente charmosas mesmo sendo roucas, mas com muita personalidade. Depois há aquelas que nos apaixonam. Não precisam de ter nada de extraordinário aos olhos dos outros... mas que a nós faz vibrar as nossas células auditivas de forma especial. 

Essas vozes podem vir ter connosco de forma esporádica, até podemos ouvi-las apenas uma vez na vida! Mas por serem especiais ficam gravadas na nossa memória. Podemos encontrá-las através do telefone falando com um desconhecido, pode ser a voz de alguém com quem nos relacionemos profissionalmente, pode ser a voz da empregada do restaurante que nos vem servir à mesa... 

São imensas as situações que podemos vivenciar. Mas são talvez mais marcantes aquelas vozes a quem não conhecemos um rosto associado... porque ficam envoltas de uma magia especial... e a nossa imaginação divaga... tentando descobrir os contornos fisicos e psicológicos da pessoa que possui aquela voz tão sedutora e cativante. 

Sou uma apaixonada por vozes. 
E vocês?


34 comentários:

  1. Vozes bonitas não se ouvem com frequência. Uma voz bonita desperta todos os sentidos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina

      Pois não, por isso quando encontramos uma especial, os nossos sentidos "disparam o alarme"!
      Não sei porquê... mas imagino-te com uma voz bonita! :)


      Beijinhos com voz matinal
      (^^)

      Eliminar
  2. O estranho é que não sabemos como é que os outros nos ouvem...
    Quando ouço a minha voz gravada fico com os cabelos em pé porque não me ouço assim!
    Há vozes que nos cativam não pelo som mas pelo que dizem! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rosa

      É claro que a ressonância da nossa voz é diferente quando é ouvida gravada...
      Mas olha que se ouvires a tua voz gravada com alguma frequência, acabas por te familiarizar com ela.

      Quanto às vozes que nos cativam... claro que importa o que dizem... e se for algo "cantado" ao ouvido, então nem digo nada!! :))


      Beijinhos na primeira voz
      (^^)

      Eliminar
  3. Uma vez flirtei com uma voz linda (lembro-me dela, ainda)
    Nada anasalada, clara como a água, ágil como uma gazela e pouco tagarela. Apaixonante. A masturbação de ouvido era um prazer difícil de conter. E quando o telefone tocava à hora aprazada, falávamos, falávamos, sem dizer nada. Foi assim, como resultado de linhas cruzadas, como se o cupido se tivesse atravessado em nossa orelha. Resolvemos então nos conhecer. Marcamos encontro, num restaurante italiano e desfizeram-se o encanto e o engano: ela parecia a avó da Merkel quando era nova e eu nem sei a emoção que lhe proporcionei. Almoçamos e nem parecia que a voz vinha daquele corpo. Acho que pela primeira vez dei atenção ao que dizia e a partir dai ficámos amigos. Voltámos a almoçar, até o destino nos afastar... Se não fosse a sua voz nunca nos teriamos dado a conhecer, e foi um prazer. Verdade!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério

      O cupido é um grande maroto... :)

      Adorei a tua peculiar narrativa, peculiar mas ao mesmo tempo semelhante a outras que conheço.
      A ideia que fazemos de um rosto que está associado a uma voz pode de facto estar muito longe da realidade... mas olha que o contrário também acontece... conhecermos um rosto a quem associamos uma voz... e apanharmos um susto na hora em que o som lhe sai da garganta.


      Beijinhos... sem mais palavras
      (^^)

      Eliminar
  4. Ouvir é mágico e fico imaginando como dever o mundo para os surdos.Claro que eles se adaptam mas para nós que conhecemos os sons sabemos o quanto é triste não ouvi-los.
    Vozes me atraem nas músicas que ouço .E se a ouvimos baixinho sem aquela gritaria atual é uma delícia... rs
    bom fim de semana Afrodite,
    com abraços

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Lis

      Chamaste a atenção para um ponto muito importante: o mundo dos silêncios!
      Como deve ser triste essa realidade principalmente para quem já conheceu os sons e os deixou de ouvir :(

      O mundo com música é fantástico... (eu não saberia viver sem música) e para todas essas maravilhas que que a música nos proporciona, as vozes que as cantam contribuem sem sombra de dúvidas para que seja muito mais mágica!


      Beijinhos musicais
      (^^)

      Eliminar
  5. Boa tarde,
    uma voz de cana rachada também pode causar que alguém se apaixone pela mesma, como tudo é relativo, pode acontecer que a linda voz bem timbrada seja uma enorme desilusão ou uma enorme felicidade magica temporária ou definitiva.
    Dia feliz com voz tenor.
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. António

      Claro que é tudo relativo... e sobre isso eu também falei... porque uma voz que nos toca pode não ter nada de especial aos ouvidos dos outros... e o mesmo pode acontecer pela negativa, de uma voz nos irritar ao ponto de nos tirar do sério!
      (a mim acontece-me isso sempre que ouço na televisão a voz do actual presidente do Sporting. O senhor não tem culpa... mas eu mudo instantaneamente de canal porque não o consigo ouvir!)


      Beijinhos e votos de uma excelente semana para Ti
      (^^)

      Eliminar
  6. Estou a ficar doida com o pc...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Cantinho

      Calma mulher... tu não te enerves!

      (^^)

      Eliminar
  7. Entrou!
    Contrariamente ao habitual, vou começar a pôr o perfil em promeiro lugar e depois escrevo o comentário.
    Cá está...
    "A voz desejada e ao mesmo tempo déspota do outro.
    O timbre, a entoação, os requebros, as pausas e as inflexões da voz do outro também passavam a comandar-nos a vida como generais no activo.
    Se era quente e carinhosa precisava da cama para exultar sem testemunhas; se era agreste ou
    apressada, precisava dela para sofrer em condições. "

    "Uma mulher não chora", Rita Ferro.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Cantinho

      És terrível...
      E sempre encontraste a tal passagem do livro da Rita Ferro!
      Your memory serves you well! :))


      Beijinhos num tom de voz que já conheces bem
      (^^)

      Eliminar
  8. Gosto da voz de Leonard Cohen...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elisa

      Eu também... e de tantas outras vozes do mundo da música!
      Estive para colocar um vídeo para ilustrar uma das vozes que gosto... mas são tantas que acabei por não me decidir. Pensei em Leonard... em Nat King Cole... em Michael Bublé...


      Beijinhos bem afinados
      (^^)

      Eliminar
  9. Deusamiga

    Também sou. Mas prefiro conhecer a voz que me deleita. Gosto de ouvir a voz; mas adoro ver quem a possui. Ou seja gosto de ver a voz...

    Qjs

    INFORMAÇÃO, só: Há China na Travessa

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Henrique

      "Ver a voz"... adorei essa imagem!!
      Será de facto o ideal caso não queiramos ter nenhuma eventual desilusão.

      Já passei pela Travessa... mas (e tal como a nossa amiga Maria José se queixou) achei o texto muito extenso e não consegui completar a leitura. E comentar uma balela qualquer só para dizer que estive lá não faz o meu género.


      Beijinhos com voz clara
      (^^)

      Eliminar
  10. Eu também sou uma apaixonada por vozes!
    Não gosto de ouvir a minha principalmente em gravações, mas gosto da minha voz, está muito diferente, mais sensual daquela que tinha quando fumava.

    Bom fim de semana minha querida.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Adélia

      O hábito do fumo é um dos que mais altera as características da nossa voz. Ainda bem que conseguiste libertar-te do jugo desse vício maldito!


      Beijinhos despoluídos
      (^^)

      Eliminar
  11. ~
    ~ Ao contrário da maioria das pessoas, adoro ouvir a minha voz contralto gravada.
    ~ Foram os amigos que repararam neste dom, quando tinha 16 anos. Na época, não dei o devido valor porque andava com o altruísta intuito de ser médica.
    ~ Talvez ainda se proporcione fazer um voluntariado.

    ~ ~ ~ Para mim, a voz mais sexy de Portugal, é a do Victor-- o nosso mini Espadinha-- ""sim, eu sei... mas foste a mais linda ... ... " ~ ~ ~

    ~ ~ ~ No "bello canto", Placido Domingo-- é sempre uma emoção!

    ~ ~ Dulce Pontes, Gal Costa e Céline Dion, são vozes excecionais.

    ~ ~ ~ ~ ~ Bom fim de semana, com vozes tocantes... ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Majo

      Uauu, tens uma voz de respeito!! :))
      Eu também gosto da minha voz... e gosto de a escutar gravada.
      Mas não a sei classificar quanto ao seu tom.
      Um dia destes ainda faço como o meu amigo Same Old Guy e faço um post áudio para verem que tal! heheheh

      Gosto de todas as vozes que referiste...


      Beijinhos em voz natural
      (^^)

      Eliminar
  12. ... e há vozes que (independentemente do texto e de tudo), nos recordam uma presença e nos deixam tantas saudades, que ouvidas de novo muito tempo depois, as sentimos como um forte abraço, muito apertado e sentido e nos emocionam de um modo estranho ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rui

      Sei bem o que queres dizer! Há vozes que, não substituindo a presença física de alguém, ao escutá-las é como sentir uma presença... e sempre ajuda a matar algumas saudades!


      Beijinhos e muitos abraços
      (^^)

      Eliminar
  13. Estou de acordo com tudo aquilo que escreveste ! Por exemplo posso dizer que uma voz portuguesa que me deixa apaixonado é esta...

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo

      A mim tanto me apaixona a voz como a música! É linda linda!!


      Beijinhos em sintonia
      (^^)

      Eliminar
  14. Hummm... há vozes que me apaixonam, sim, mas há outras que me ferem os tímpanos. Dessas, fujo a sete pés... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Teté

      Ou então, se for na televisão ou na rádio... pode-se sempre mudar de canal ou de estação!! :))


      Beijinhos suaves
      (^^)

      Eliminar
  15. Tenho uma voz que me dá trabalho. Isto é, causa paixão. Dizem.
    Lembras-te da chamada 'voz de FM'? Por aí, com classe à mistura.
    Não, não estou a ser narcisista. Apenas realista ;-)

    Beijos em estereofonia.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Observador

      E eu acredito piamente que isso que dizes é verdade...
      Sabias que alguém um dia me disse que eu tinha voz de "menina da rádio"?
      hehehehe


      Beijinhos em frequência modulada
      (^^)

      Eliminar
  16. Uma voz grave, algo rouca até, é extremamente sexy, Afrodite.
    Beijinhos e votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro

      Ó se é... estou a lembrar-me das vozes de tantos cantores e cantoras italianas... o cunho rouco na voz é muito sedutor.
      Ah, lembrei-me agora também da voz de Joaquim de Almeida... todo ele um sedutor da cabeça aos pés. :))


      Beijinhos de voz limpa
      (^^)

      Eliminar
  17. Pensando bem, agora que vejo a questão, também sou.
    De facto há vozes que nos levam num encanto, que nos seduzem, que nos prendem.
    Mas, tantas vezes, os donos dessas vozes quebram o encanto.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Manuel

      E esse encanto pode quebrar-se graças às mais variadas razões.
      Mais vale manter o encanto...


      Beijinhos encantados
      (^^)

      Eliminar