domingo, 4 de maio de 2014

PORQUE AS MÃES... SÃO ETERNAS


Foto da Net


Para Sempre


Por que Deus permite 
que as mães vão-se embora? 
Mãe não tem limite, 
é tempo sem hora, 
luz que não apaga 
quando sopra o vento 
e chuva desaba, 
veludo escondido 
na pele enrugada, 
água pura, ar puro, 
puro pensamento. 
Morrer acontece 
com o que é breve e passa 
sem deixar vestígio. 
Mãe, na sua graça, 
é eternidade. 
Por que Deus se lembra 
— mistério profundo — 
de tirá-la um dia? 
Fosse eu Rei do Mundo, 
baixava uma lei: 
Mãe não morre nunca, 
mãe ficará sempre 
junto de seu filho 
e ele, velho embora, 
será pequenino 
feito grão de milho. 


Carlos Drummond de Andrade, in "Lição de Coisas"


21 comentários:

  1. Como seriam bom que isso acontecesse...
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Catarina

      Mas isso é uma realidade... elas são eternas em nós... quer enquanto presentes fisicamente, quer depois "cristalizadas" na nossa memória.


      Beijinhos de fé
      (^^)

      Eliminar
  2. "Fosse eu Rei do Mundo,
    baixava uma lei:
    Mãe não morre nunca"

    Drummond, passeando-se no seu jardim, fica bem, assim!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Rogério

      Fica bem o Drummond e ficas bem tu também, que sempre ajudaste a colorir estes Jardins com a tua presença e as tuas palavras.


      Beijinhos em flor
      (^^)

      Eliminar
  3. Um poema encantadoramente belo.
    Porque Deus permite que as nossas mães partam ?
    Elas são estrelas presentes nas vidas que carregamos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luís

      E sê-lo-ão sempre enquanto nós próprios, seus filhos, existirmos.
      O mundo continuará sempre a girar... mas haverá ao longo dos tempos cada vez mais "estrelas" no céu.


      Beijinhos intemporais
      (^^)

      Eliminar
  4. Beijo de feliz dia da mãe. Tivesse o teu numero já te tinha enviado uma sms como fiz c a tua vizinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Duckman

      És um querido! Olha que não fez falta o sms porque eu recebi o teu beijinho no dia certo e fiquei com um sorriso enorme estampado na cara! :D


      Beijão meu lindo
      (^^)

      Eliminar
  5. Emociono-me sempre que o leio.

    Magnífica homenagem às mães.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Elisa

      Obrigada minha amiga, estive para tentar escrever eu qualquer coisa... mas não sei escrever nada "por encomenda". Aliás, mesmo que o tivesse feito, as palavras de Drummond são muito mais belas.


      Beijinhos em tua homenagem
      (^^)

      Eliminar
  6. Eternas, como é eterno o seu amor e o nosso amor por elas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa

      E não há nada neste mundo tão grandioso como o amor entre mães e filhos!
      Depois de sermos pais e mães compreendemos bem melhor a grandiosidade desse amor.


      Beijinhos em grande para ti
      (^^)

      Eliminar
  7. Embora o relacionamento entre mim e a minha fosse bastante controverso, principalmente na minha fase adulta, sempre a admirei !

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Ricardo

      As nossas mães marcam-nos sempre... seja por coisas boas ou más.
      Salvo algumas excepções, as mães querem sempre o melhor para os seus filhos... podem é não saber bem como o mostrar.


      Beijinhos meigos
      (^^)

      Eliminar
  8. Amiga, sempre que leio este poema de Drummond fico com os olhos rasos de água. Publiquei-o há uns 2 ou 3 anos atrás, neste Dia, e considero-o dos poemas mais belos dedicados às Mães.

    Gostei muito de o ver aqui, publicado por ti.

    Desejo que, como Mãe e filha, tenhas passado um dia muito feliz.

    Um beijinho grande, Afro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita

      Obrigada minha Querida.
      Também o acho muito bonito e emocionante.
      O meu dia foi ameno e passado em família, com boa disposição e muitas ternuras.


      Beijinhos com muita amizade
      (^^)

      Eliminar
  9. Pemanecem em nós e no nosso papel como mães.

    Beijinhos Marianos, Afroditezinha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Maria

      E por isso são eternas... :))



      Beijinhos ternos
      (^^)

      Eliminar
  10. Dei ontem o meu beijinho à minha mãe.
    O Dia da Mãe em Macau comemora-se na próxima semana

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Pedro

      São dias que sabe sempre bem comemorar a duplicar, a triplicar, ...


      Beijinhos Querido Amigo
      (^^)

      Eliminar
  11. Fez-me lembrar este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5hn9Tt6coQs

    ResponderEliminar