quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O QUE É PARA TI A SENSUALIDADE?...



Foto de Ennio Tavares



Embora haja quem pense que não, todas as mulheres têm SENSUALIDADE. Não importa a sua aparência física, o seu padrão mental de beleza, se têm ou não companheiro, se o seu corpo tem muitas ou poucas curvas (lol) ... o que eu defendo é que a sensualidade é algo inato que nasce connosco e que faz parte da nossa condição feminina. 

A forma ou a idade como ela se revela pela primeira vez variará, com certeza, de mulher para mulher e se algumas só desfrutam plenamente dela em idades mais maduras, outras há que sempre sentiram esse estímulo latente e que se manifesta até na forma como andam ou como "respiram".

O próprio conceito de sensualidade e a forma como a sentimos é diferente de pessoa para pessoa. E aqui não importa que estejamos a falar na perspectiva masculina ou feminina pois todos nós, uns mais outros menos, a vivenciamos, a sentimos, a apreciamos... faz parte do nosso código genético. 

A sensualidade é a qualidade do que é sensual e quer queiramos quer não ela desperta e estimula o nosso instinto sexual, a nossa libido  propiciando os prazeres e até uma embriaguez dos nossos sentidos, podendo-nos levar a vivências e desejos luxuriantes.

As formas como percepcionamos a sensualidade podem ser das mais variadas... mas normalmente estão associados a arquétipos de beleza, sobretudo se falamos de imagens de corpos femininos. Mas ela pode ser sentida de muitas outras formas, até mesmo na natureza sob forma de flores (as orquídeas, por exemplo), e para quem tenha a sua sensibilidade mais apurada pode percepcioná-la através da música, da dança e da arte, onde a pintura e a escultura são os seus expoentes máximos.

No que diz respeito às relações interpessoais, podemos sentir essa sensualidade e desejar alguém pela sua beleza mas podemos também conhecer pessoas que até nem correspondem aos padrões de beleza comuns mas que têm algo de especial, um "je ne sais quoi" que nos encanta... a sua forma de falar, sorrir,olhar, caminhar, toda a sua postura e linguagem corporal nos deixa fascinados.

Em qualquer dicionário podemos encontrar como sinónimos de sensualidade, a luxúria, a volúpia, a lascívia... mas eu gostava de reunir as vossas opiniões sobre este assunto. 
Por isso hoje deixo-vos esta pergunta: 

«O que é para ti a sensualidade?»


17 comentários:

  1. A sensualidade...
    ...é um conceito por demais abrangente e pessoal.
    Como tu dizes pode manifestar-se em tudo, até nos lucais mais insuspeitos...

    (Basta ver as experiências místicas de Stª Teresa de Ávila...)

    Mas para mim, pessoalmente, a sensualidade é mais um reflexo do interior da pessoa do que do exterior (se bem que o próprio exterior pode muito bem ser um reflexo do interior, mas nem sempre o é) e manifestá-se em pequenas coisas, subtilezas que despertam a curiosidade.
    Talvez por isso, não há para mim nada mais sensual que o desejo expresso num olhar...

    :)

    ResponderEliminar
  2. É algo que vem de dentro e se materializa com o exterior.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Óh diabo...
    Disse Goethe: “Só é possível dar uma resposta inteligente a uma pergunta inteligente.” vamos tentar!
    Eu penso, raios, eu nem sei se penso! bom, eu penso que a exemplo do ditado "quem feio ama, bonito lhe parece", essa coisa da sensualidade, tem várias matizes e "atinge" de diferentes formas pessoas diferentes.
    Sendo o tesão a consequência lógica da sensualidade, pois o que me dá tesão são as transparências; o bocadinho escondido que deixa antever tudo; uma perna cruzada que deixa ver a coxa até lá bem acima;
    uma meia de liga rendada; uma bota com o cano sobre o joelho que promete o mundo lá mais acima;
    uns sapatos de salto vertiginoso e uma saia mini...ou ela aparecer apenas com uma gabardine e eu adivinhar que por debaixo está apenas uma lingerie e um corpo para eu desfrutar e ela confirmá-lo olhando-me profundamente nos olhos.
    E pronto, será mais ou menos isto!

    Jinhos

    ResponderEliminar
  4. Sensualidade.... tema já falado por ti noutros locais.
    Vem de dentro, nasce connosco, pode revelar-se mais ou menos, vai depender da vida de cada um de nós.

    Sensual.... quando um determinado movimento, embora que discreto, nos consegue chamar a atenção, quando a postura, a forma de ser toda ela nos atraia sem motivo....





    Beijos minha deusa

    ResponderEliminar
  5. Cara confrade Afrodite!
    O pedido da minha deusa das deusas de todas as deusas - a sensualíssima e belíssima Afrodite - é uma ordem que atendo sem titubear!
    Apreciei ver sua brilhante pena em ação a discorrer sobre um tema que é inerente a condição humana, bem como a provocação que fez ao nos instigar para também versar sobre a sensualidade.
    No meu viés, a sensualidade é que nos move neste maltratado e fascinante mundo!
    Se não fosse a sensualidade não estaríamos aqui, nesta fantástica tecnologia cibernética, a datilografar, digo, digitar sobre a razão da nossa existência.
    A sensualidade também está presente nas palavras...
    A inesquecível atriz Mae West (1893-1980) era tarimbada em proferir palavras de duplo sentido.
    A personagem almodoviana, a Agrado, que fugiu de Madri e instalou-se na cabine nº 5 do vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, é o exemplo da sensualidade plena, isto é, vive intensamente, tem uma língua sempre pronta para cumprir múltiplas funções e é muito autêntica!
    Considero altamente alvissareiro quando a nossa sensualidade é admirada e desejada!
    Caloroso abraço! Saudações sensuais!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    PS - Espero que aprecie os mimos:

    http://www.youtube.com/watch?v=FJS670okmZc
    http://www.youtube.com/watch?v=vjaETgxvs9s


    ResponderEliminar
  6. A sensualidade ultrapassa muitas vezes o crescimento do amor, de forma que a raiz permanece fraca e arranca-se facilmente.
    (Friedrich Nietzsche)

    E, digo eu, pensador/observador do reino, em 'part time', que para uma mulher ser sensual não precisa ser bonita, 'boa cumó milho', ou coisa assim.

    A sensualidade vem de dentro.

    O mesmo acontece com o homem.

    Beijos (sensuais?) eheheh

    ResponderEliminar
  7. Sensualidade é algo que se sente mas (para mim) dificilmente se traduz por outras palavras…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  8. Deusamiga

    Hoje não te respondo - estou muito sensual e irrevogável... :):):)

    Já estás nos meus BLOGUES MAIS FIXES

    Qjs

    Henrique

    ResponderEliminar
  9. A sensualidade nasce connosco, não se adquire!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Sensualidade é sentir essa pessoa intimamente, perceber o que ela quer, somente pelos seus movimentos, pela sua fala, pelo seu olhar, pelo seu toque, pelo seu cheiro.
    Há ali algo para muito para além de uma Mulher Bonita.
    Se o conseguirmos perceber, vamos de certeza tentar influenciá-la para que a sua sensualidade nos seja dada, sempre que ela perceber que estamos a olhar para ela e que achar que somos nós, os dignos dessa intimidade.

    ResponderEliminar
  11. Nada posso acrescentar, está perfeito o que aqui nos deixou.
    Acrescento, até na escrita, se pode encontrar.
    Magnifico!

    ResponderEliminar
  12. Faltava a música... e esta composição pode demonstrar aquilo que alguém sente quando uma mulher dirige essa sensualidade toda para uma única pessoa
    http://www.youtube.com/watch?v=uTVkCw7A5uE

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente, não sei definir sensualidade, porque é algo inato que se sente, percepciona, mas é impossível de adquirir. Ou se é sensual, ou não, nasce connosco, agarrado à nossa pele...
    Beijinhos sensuais

    ResponderEliminar
  14. Sensualidade... serão os sinais corporais de aptidão para a satisfação sexual. Que surge e se repara, mas desaparece quando se racionaliza.

    Bons sonhos...
    https://www.youtube.com/watch?v=ajwnmkEqYpo&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  15. Em primeiro lugar, desculpa mas nem todas as mulheres têm sensualidade.
    Há algumas que nem um pinguinho, francamente.
    Sensualidade será aquele je ne sais quoi que te faz ficar inquieto, que te incomoda, mas um incómodo agradável.
    E há muitas mulheres que, efectivamente, não aquecem, nem arrefecem.

    ResponderEliminar
  16. Já o Toy cantava "sensul, és tão sensual. Tens um ar de mulher fatal."
    Mas banalizaram muito a palavra, acho que a tornaram muito física. Acho que a sensualidade deve ser algo que não passa só pelo aspecto, mas pelo resto, a postura, o olhar, forma de estar...

    ResponderEliminar
  17. Eu cheio de saudades da tua casinha, chego aqui e fazes-me perguntas difíceis...Sensualidade, é tudo. Um gesto, uma palavra, um olhar...Um cruzar de pernas...Um beijo, um toque...
    Mas não acho que todas mulheres sejam sensuais. Poderão sê-lo se quiserem..
    Beijos, sensuais ou não!

    ResponderEliminar